Como estar em dois lugares ao mesmo tempo

Publicado em 3.06.2012

Uma ambiciosa experiência teria o poder de fazer com que uma esfera de vidro esteja em dois lugares ao mesmo tempo pode fornecer o mais sensível teste prático da teoria quântica até agora.

Tal experimento seria colocar uma minúscula esfera que contém milhões de atómos – tornando-se maior do que muitos vírus – em uma sobreposição de estados em diferentes lugares. A experiência precisa ser realizada em alto vácuo e em temperaturas extremamente baixas.

A ideia é atirar um laser dentro de uma esfera de vidro de 40 nanômetros de diâmetro enquanto ela estiver dentro de uma pequena cavidade. Isso deve forçar a esfera a saltar de um lado da cavidade para outro. Mas, como a luz é quântica na natureza, assim também será a posição da esfera, que estará em uma sobreposição quântica.

Em 2010, um experimento parecido foi realizado, no qual pesquisadores demonstraram que seria possível criar sobreposições em uma tira de metal de 60 micrometros de comprimento. No entanto, a separação física associada com os dois diferentes estados da tira foi de apenas 1 fentometro, a largura do núcleo de um átomo.

A nova experiência, ao contrário, pretende colocar a esfera de vidro em dois lugares totalmente diferentes de uma só vez, sem sobreposição. A proposta é que o centro da massa seja colocado em sobreposição de localizações espaciais separadas por uma distância maior que o tamanho do próprio objeto.

Outros experimentos atômicos já alcançaram uma boa separação, mas essa nova experiência propõe fazer o mesmo com objetos macroscópicos. Isso será importante para as futuras pesquisas da mecânica quântica. Só nos resta esperar para ver se os cientistas serão capazes de realizar tal façanha. [New Scientist, Foto]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. Vou ter que ser sincero e dizer que não entendi paçocas tem um desenho pra ajudar ?? aprendi isso com meu professor de java muitos dos princípios lógicos são melhor compreendidos se desenhados e não só explicados minuciosamente.

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
NGC891-Subaru-HST937
Foto: a galáxia NGC 891

Confira a foto da be...

Fechar