Como identificar um psicopata

Publicado em 29.10.2011

Às vezes você pode pensar que uma pessoa é absolutamente louca enquanto conversa com ela, mas é realmente difícil distinguir pessoas simplesmente estranhas de psicopatas genuínos.

Pesquisadores da Universidade Cornell entrevistaram psicopatas criminosos e analisaram suas falas. Com isso, descobriram que existem certos padrões de fala que os psicopatas tendem a usar nas conversas.

De acordo com os pesquisadores, psicopatas tendem a mostrar falta de emoção e descrever seus crimes em termos de causa e efeito. Eles concentram sua atenção em necessidades básicas, como comida, bebida e dinheiro.

Essas coisas não são facilmente identificadas em uma conversa informal, não é mesmo? A não ser que alguém comece a descrever seus crimes para você.

Mas existem alguns outros maneirismos mais específicos na fala de um psicopata, como tiques verbais. O uso do pretérito pode ser um indicador de distanciamento psicológico, e os pesquisadores também descobriram que psicopatas usam mais o tempo presente do que outras pessoas. Psicopatas também interrompem mais suas falas com “hum” e “hums”.

Isso tudo é interessante, mas pode ser usado no mundo real, digamos, em um primeiro encontro? Não exatamente. Essas descobertas são mais propensas a serem usadas por policiais que tem acesso a softwares de análise de discurso – não são técnicas tão boas a ponto de detectar um assassino em um encontro em um bar.

Se uma pessoa não para de fazer “hum” e “hums” em um encontro, o que isso significa? Que ela é apenas uma pessoa normal nervosa! Usando esse critério, seria muito fácil diagnosticar incorretamente o pobre rapaz ou moça que só quer te convidar para sair, mas morre de medo que você diga não. [Jezebel]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

102 Comentários

  1. Os filmes de Hollywood não nos assustam e surpreendem mais, a cada dia 10 mulheres brasileiras são mortas de forma brutal por seu companheiro, seja marido, namorado ou ex-amante.

    A mídia exibe casos terríveis de crimes passionais todos os dias e uns ganham mais holofotes como o caso Elisa Samudio, Mércia Nakashima e outros.

    É importante ressaltar o perfil do inimigo, pois muitas mulheres são mortas por não conseguirem detectar nenhum perigo à sua volta. Quando percebem que algo está errado, fazem BO, mas nada acontece, isso porque temos uma lei que não é aplicada de forma correta e devida (*Maria da Penha).

    Esses inimigos que as mulheres acolhem, mimam e desejam em suas vidas, muitas vezes são psicopatas; termo usado pela psiquiatria para descrever o indivíduo frio, sem sentimento amoroso pelo próximo, com ausência total de culpa, remorso ou solidariedade.

    É de extrema importância ressaltar que o **psicopata não é doente, ele é um indivíduo frio e sádico, extremamente lúcido e sabe exatamente como agir com suas vítimas.

    A maioria deles não irá matar, mas aplicará golpes financeiros em suas parceiras e buscarão uma próxima vítima.

    Escolhem suas vítimas pela vulnerabilidade, principalmente mulheres carentes, frágeis de atenção e com autoestima baixa. Detectando a vítima, ele vai ao ataque.

    Ele procura conquistá-la, fingindo ser amoroso, romântico ao extremo e extremamente apaixonado. Hoje em dia com a facilidade tecnológica da internet é muito fácil para esses predadores escolheres suas vítimas. Basta entrar em uma sala de bate-papo e escolher a mulher mais carente que achar para iniciar seu jogo cheio de charme e sedução.

    Os sinais começam a ser mostrados com o passar do tempo, principalmente se a mulher não faz o que ele pede, se ela se impõem ou se mostra contra as vontades dele. Aí podem surgir ataques de ira, violência com tapas e pontapés e um sadismo exacerbado e muito latente.

    Após o ataque não há culpa, mas provavelmente ele fingirá a culpa para poder reatar, dizendo que não teve a intenção; fingirá um arrependimento enorme e chorará pedindo perdão. A maioria das mulheres continua com esses homens após serem espancadas e agredidas fisicamente e verbalmente, tentando justificá-los a qualquer preço ou entrando no processo neurótico de que são as únicas capazes de modificá-los.

    É importante saber quebrar os laços no primeiro sinal de perigo, lembrando-se sempre: Ninguém modifica um psicopata, nenhuma mulher, nenhum psiquiatra, nenhuma prisão; são seres imutáveis, ervas daninhas que devem estar fora do convívio da sociedade.

    Perfil do psicopata

    Descrita pela primeira vez em 1941 pelo psiquiatra americano Hervey M. Cleckley, do Medical College da Geórgia, a psicopatia consiste num conjunto de comportamentos e traços de personalidade específicos. Encantadores à primeira vista, essas pessoas geralmente causam boa impressão e são tidas como “normais” pelos que as conhecem superficialmente.
    No entanto, costumam ser egocêntricas, desonestas e indignas de confiança. Com frequência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio. Os psicopatas não sentem culpa. Nos relacionamentos amorosos são insensíveis e detestam compromisso. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas. Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos.

    *Lei nº 11.340
    Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher

    **O psicotico é doente, mas não o psicopata. Essa é a diferença, o psicótico pode ser um esquizofrênico, um bipolar ou entrar em outras categorias de doença mental. O psicopata ou sociopata não é doente; é um indivíduo totalmente lúcido e ciente do que fa. Os psiquiatras não atendem psicopatas justamente porque seria impossível curar um, já que eles são imutáveis e lúcidos.

    Thumb up 19
    • Normalmente estão entre os mais próximos, conhecidos ou parentes. Bom texto e explicação.

      Thumb up 0
  2. Meu comentario , falei o que penso e o que vejo no dia a dia , se nao foi satisfatorio para algumas pessoas paciença,que tenham fé em dias melhores .eu tenho e falei a verdade de alguns itens boa sorte feliz NATAL……..

    Thumb up 4
    • e msm este felipe deve ser um idiota mental

      Thumb up 0
    • Olhe nos meus olhos, oque vc vê? Pois bem imagine !
      Você, paciando tranquilamente em um parque e então para de fronte a um maldito estuprador que acaba de fazer sua última vítima e se feriu na fuga !!!
      Ele está deitado e incapaz ! pense …pense na garotinha violentada e morta por este mostro!
      Se você sentiu vontade de pisar na cabeça dele até toda massa encefálica exteriorizar-se atravéz dos globos oculares e vias respiratórias, e chutar com toda a sua força sua cabeça visando separa-la do corpo…então você É UM PSICOPATA AUTENTICO.

      Thumb up 11
  3. então eu acho que meu marido é um psicopata, mais não sei muito sobre isso, outro dia me pegou na marra no trabalho e não me deixou trabalhar, me seguiu até lá, quero me separar mas tenho um filho de 4 anos, tenho muito medo!

    Thumb up 4
    • Não faço parte nem da “fugueirinha” de papel pra quentar o frio.
      À Cesar só porque é obrigado por Lei. Deus não me cobra nada material e as coisas que estão ao meu alcance para fazer de acordo Suas Leis, faço-as.

      Thumb up 1
    • Absolutamente ninguém sabem como identificar um psicopata. Por esse motivo esse estudo foi feito.

      Thumb up 4
    • Cara, eu sei como identificar psicopata.
      Olho no espelho e digo: És tú, lindona. rsrsrsrsrs

      Thumb up 14
  4. O que diferencia o psicopata de “todo o mundo” é que um erro não faz com que ele sofra. Sempre vai ter uma desculpa. É sempre a vítima. Ele acha que é imune a punições, só os outros devem ser punidos. Psicopata que se preza se orgulha de suas mancadas, porque eles tratam as pessoas como coisas, porque simplesmente não assimilam emoções. Fingem que choram, que lamentam a desgraça dos outros.

    Thumb up 11
  5. inteligência acima da média e habilidade para manipular o que está a sua volta, em especial os septuagenários.
    Para a Organização Mundial da Saúde eles (os psicopatas) têm uma doença, ou melhor uma deficiência que não tem cura. O nome mais conhecido é psicopatia, mas também se usam os termos sociopata e transtorno de personalidade anti-social. A maioria dos psicopatas não são assassinos. Eles andam pela sociedade como predadores sociais, rachando famílias, destruíndo as suas famílias, embora sempre ponham a culpa nos outros, se aproveitando de pessoas vulneráveis, em especial daquelas que buscam o poder e a fama a qualquer custo.

    Thumb up 9
    • É! Então tá cheio de psicopatas carregando uma bíblia na sovaqueira. Eles vão dando tudo o que tem para uma aposta milionária. A foqgueira arde e o dindim, jamais volta.

      Thumb up 7
  6. ha pessoas que penso ser um psicopata, faz tudo por dinheiro, capaz de tudo,participa em fraudes, viola às regras sociais,nao sente pena de nada, que atingir o objetivo de qualquer maneira, nao admite perder !!!!!!
    valeu beijos teo jr…………..

    Thumb up 3
    • Lógico! Se não alcançar uma arrecadação viável será tranferido para outra igreja.

      Thumb up 2
  7. Olha que eu sei identificar um psicopata, o povo Brasileiro trabalha com alegria e tem muitos em BRASÍLIA que matam nos de RAIVA, sem atendimento medico, falta de emprego, combustivel carissimo carregado de impostos, favorecem somente os ricos,que tem milhoes de alqueres de terras p/ plantar eucalipitos, cana p/ o alcool criar gado, enao sobra terra p/ produzir alimentos p/ a humanidade estes sim sao os psicopatas eles mentem e faz a corrupiçao na cara de pau…enganam a todos e tdos dias matando o povo!!!!!!!!!

    Thumb up 15
    • Valeu pedrão,gostei do comentário!Concordo contigo.

      Thumb up 2
  8. Importante. Psicopatas quase sempre são simpáticos e desinibidos.
    Embora a ficção normalmente os retrate como indivíduos reclusos e timoratos é mais comum que os psicopatas (e não me refiro aos psicopatas assassinos e sim aos que representam cerca de 2% da população em geral e que só querem tirar proveito de todos) sejam carismáticos e envolventes, até porque faz parte da estratégia que utilizam para explorar as fraquezas dos outros.

    Aquele cara simpático, de sorriso largo que se oferece para te ajudar… cuidado.

    Thumb up 34
    • Homem bom de verdade não se preocupa em mostrar sua personalidade pra cada um que aparece, por isso podem parecer reservados e distantes. Muitas vezes este tipo de gente costuma sofrer preconceito.

      Thumb up 10
    • falou em disse …isso se chama “CARATER” algo rarissimo nos dias de hoje..

      Thumb up 0
    • Esse é sociopata, e não psicopata

      Thumb up 6
    • Conheço um pastor dono da Igreja da Graça que é assim como você definiu.

      Thumb up 4
    • Curioso como se enquadra no perfil clássico de político popular

      Thumb up 1
    • falou e disse !! e MUITAS PROFISSOES incorporam qualidades de PSICOPATA ex : VENDEDORES .

      Thumb up 0
  9. “O cérebro humano tem muito a dizer,mas ainda não foi completamente explorado”.(John cleese) podemos observar características de psicopatia desde a infância até a vida adulta. Antes dos 18 anos, por uma questão de nomenclatura, o problema é chamado de Transtorno da Conduta. Crianças ou adolescentes que são francos candidatos à psicopatia possuem um padrão repetitivo e persistente que podem ser sintetizados pelas características comportamentais descritas abaixo:

    *Mentiras freqüentes (às vezes o tempo todo);
    *Crueldade com animais, coleguinhas, irmãos etc.;
    *Condutas desafiadoras às figuras de autoridade (pais, professores etc.);
    *Impulsividade e irresponsabilidade;
    *Baixíssima tolerância à frustração com acessos de *irritabilidade ou fúria quando são contrariados;
    *Tendência a culpar os outros por seus erros cometidos;
    *Preocupação excessiva com seus próprios interesses;
    *Insensibilidade ou frieza emocional;
    *Ausência de culpa ou remorso;
    *Falta de empatia ou preocupação pelos sentimentos alheios;
    *Falta de constrangimento ou vergonha quando pegos mentindo ou em flagrante;
    *Dificuldades em manter amizades;
    Permanência fora de casa até tarde da noite, mesmo com a proibição dos pais. Muitas vezes podem fugir e levar dias sem aparecer em casa;
    *Faltas constantes na escola sem justificativas ou no trabalho (quando mais velhos);
    *Violação às regras sociais que se constituem em atos de vandalismo como destruição de propriedades alheias ou danos ao patrimônio público;
    *Participação em fraudes (falsificação de documentos), roubos ou assaltos;
    Sexualidade exacerbada, muitas vezes levando outras crianças ao sexo forçado;
    *Introdução precoce no mundo das drogas ou do álcool;
    Nos casos mais graves, podem cometer homicídio.
    Vale ressaltar que as características acima são apenas genéricas e que o diagnóstico exato só pode ser firmado por especialistas no assunto. Além do mais, o leitor deve se atentar para a freqüência e a intensidade com as quais estas características se manifestam.
    É muito comum e até compreensível que os pais de jovens com características psicopáticas se perguntem quase sempre em um tom de desespero: “O que nós fizemos de errado para que nosso filho seja assim?”. Os pais se sentem culpados por acharem que falharam na educação dos seus filhos e que não souberam impor limites. Isso é um grande equívoco! Não resta dúvida de que a educação, a estrutura familiar e o ambiente social influenciam na formação da personalidade de um indivíduo e na maneira como ele se relaciona com o mundo. No entanto, esses fatores por si só não são capazes de transformar ninguém em um psicopata.
    Não obstante, é muito importante que os pais tenham conhecimento pleno sobre o assunto e que passem a reconhecer a disfunção em seus filhos, dispensando o devido valor que o problema merece. Quando em grau leve e detectada ainda precocemente, a psicopatia pode, em alguns casos, ser modulada através de uma educação mais rigorosa. Um ambiente familiar mais estruturado e com a vigilância constante de filhos “problemáticos” certamente não evita a psicopatia, mas pode inibir uma manifestação mais grave. E aí, fazer toda a diferença. É lógico que estas medidas estão longe de serem ideais, são apenas paliativas e demandam muito esforço e empenho por parte dos envolvidos na criação. No entanto, não podemos desprezá-las para salvaguardar a estrutura familiar e a sociedade como um todo. As posturas que devem ser assumidas são as seguintes:
    Procure conhecer bem o seu filho. A maioria dos pais não sabe como ele se comporta longe dos seus olhos. Estabeleça contato com todas as pessoas do convívio dele (professores, amigos, pais dos amigos etc.). Quanto mais precocemente você identificar o problema maiores serão as chances de que ele se molde a um estilo de vida minimamente produtivo e socialmente aceito.
    Busque ajuda profissional. Isto é válido tanto para se certificar do diagnóstico dessa criança quanto para que os pais recebam orientações de como devem agir.
    Não permita que seu filho controle a situação. Estabeleça um programa de objetivos mínimos para obter alguns resultados positivos. Regras e limites claros são necessários para evitar as condutas de manipulação, enganos e falta de respeito com os demais. Lembre-se que uma criança com perfil psicopático apresenta um talento extraordinário em distorcer as regras estabelecidas e virar o jogo a seu favor. Por isso NÃO CEDA! Se você fraquejar, certamente ela ocupará todos os “espaços” deixados pela sua desistência.
    Não pretendo ser pessimista, no entanto não seria honesto da minha parte afirmar que a psicopatia infanto-juvenil atualmente tenha uma solução satisfatória. O máximo que podemos fazer é adotar posturas no trato com essas crianças no sentido de melhorar a forma como a psicopatia vai se manifestar no futuro. A psicopatia não tem cura, é um transtorno da personalidade e não uma fase de alterações comportamentais momentâneas.
    Porém, temos que ter sempre em mente que tal transtorno apresenta formas e graus diversos de se manifestar e que somente os casos mais graves apresentam barreiras de convivência intransponíveis. Segundo o DSM-IV-TR a psicopatia tem um curso crônico, no entanto pode tornar-se menos evidente à medida que o indivíduo envelhece, particularmente a partir dos 40 anos de idade…leiam o livro :” Mentes Perigosas – O Psicopata Mora ao Lado” de:Ana Beatriz Barbosa Silva.

    Thumb up 25
    • Oi, Lídia Valentim:

      Parabéns pela excelente postagem.

      Tenho uma amiga, viúva, cujo filho de 41 anos tem esse problema.
      Ele não trabalha, não estuda e se sente o “rei” da casa.
      Toma remédios fortíssimos e frequenta uma psicóloga e um psiquiatra.

      Foi superprotegido desde pequeno e a mãe sempre diz:
      “_Ninguém tem paciência com meu filhinho!”

      É um drama para a família, pois ele não consegue manter amizades (os amigos se afastam com o tempo) nem namorada (que se afasta de pronto).

      Abs:
      Silvio

      Thumb up 12
    • Destruiu hein? Parabéns!! É isso que deveria estar no artigo.

      Thumb up 1
  10. Ufa, pensei q fosse ler uma descrição minha aqui! Já posso deixar algumas pessoas mais tranquilas a meu respeito agora…

    Thumb up 2
  11. Não achei graça nenhuma… então todo mundo que faz “hum” ou “hums” pode ser psicopata? Perda de tempo…. Hummmmm….

    Thumb up 3
  12. Como identificar um psicoapata?
    bem uma das prinicipais carcterísticas de um psicopata é:
    Ele não parece ser um psicopata!
    as pessoas tentam criar padrões para defini-los, mas porque temem a inteligência desses. Realmente, assombroso é você conversar com alguém e esse não ser aquilo que parece, sem dar qualquer pista de falsidade. Mas não creio que exista padrões. Contudo nem todos aqueles que têm comportamentos agressivos, repulsivos, diria até mesmo frio, podem ser considerados psicopatas. Certa vez, vi um artigo que dizia: há muitos psicopatas, só que alguns não manifestam seu distúrbio de forma agressiva.
    Contudo, analisei: aqueles que o fazem, são vítimas de um mixto de distúrbios psicoemocionais. Logo, creio que o psicopata tem emoções, a diferença é que ele a todo instante as bloqueia.
    Quando chega o ponto que ele não consegue mais fazer isso, há um desequilíbrio. O psicopata não sabe lidar com suas emoções, logo quando ele se desequilibra, ele se torna agressivo.

    Thumb up 2
  13. Discordo totalmente da idéia de psicopata “frio e sem sentimento”, os horrores que praticam muitas vezes estão ligados a sentimentos e por mais absurdo que possa parecer, à um senso artístico.
    Macabro, não?

    Thumb up 5
  14. Vamos falar sério…ninguém sabe na verdade o que é um psicopata e muito menos o que pensam e tão pouco o que são capaz de fazer. Apenas se sabe após o que estes já fizeram com suas pobres vítimas.
    No caos de nossas vidas qualquer “um” pode ser ou se tornar “um” doente psico que não precise dos numerais expostos.

    Thumb up 8
    • muito bom seu comentário Zézão parabens!

      Thumb up 1
  15. Tem um amigo meu que se chama Paco, aliás é apelido, tenho certeza que ele é um…

    Thumb up 1
  16. Ninguem é psicopata porque quer.

    Apartir do momento que busco aperfeiçoar no entendimento devo está primeiramente aberto a novas idéias. Isso consiste em não fazer julgamentos imaturos. Digamos que novos conhecimento não se adquire para esquecer os velhos. Dessa forma não vou deixar de acreditar naquilo que penso que é o correto, mas também nada me impede de ter novas visões.certo? Mas terei outros conhecimentos que me ajudaram a perceber que de um determinado assunto se pode tirar diversas conclusões.O hipe science abrange temas complexos que nos motiva a buscar outras fontes e assim formar uma consciencia mais amadurecida.
    Penso que acima de tudo devemos agir como seres humanos, com capacidade de ter atitudes éticas, respeitando cada ser dentro de seus limites. De fato, o que vale a inteligência sem a sabedoria? A sabedoria é a fonte do
    discernimento. Quem não sabe discernir condena a sí próprio.
    Certos comentários para mim são até divertidos, mas tem outros que atinge a integridade das pessoas, causando aborrecimento e angústia profunda.
    As pessoas que se sentirem lezados físico ou moralmente tem direito de recorrer a lei que ampara “A sadia convivência entre o público e o privado”.
    Significa que todos são iguais sem distinção de raça. Em um regime livre e democrático, práticas racistas são intoleráveis. A Lei Federal nº 9.259, de 13 de maio de 1997, estabelece que o racismo é crime. Segundo o texto legal, chamar alguém de “negão”, “judeu” ou “japa”, com a intenção de ofender a honra de uma pessoa por causa de sua cor, religião, raça ou etnia é atitude que pode ser punida com pena mínima de um ano de reclusão. Uma outra Lei nº 10.040, editada pelo Município de São Paulo, determina a cassação dos alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais que pratiquem discriminações incompatíveis com a igualdade racial. Deste modo, uma lanchonete que proíbe a entrada de negros será punida com a sua interdição ao público e seu dono, responsabilizado penalmente.

    Significa que todos são iguais sem distinção de idade. Jovens e idosos, por exemplo, não podem sofrer qualquer discriminação profissional em virtude de sua condição etária.

    Thumb up 2
  17. perdi 2 min da minha vida lendo essas asneiras!!
    ”De acordo com os pesquisadores, psicopatas tendem a mostrar falta de emoção e descrever seus crimes em termos de causa e efeito.” ao encontrar alguem ,pergunte os crimes q ela ja cometeu e descubra se é psicopata

    ”psicopatas também interrompem mais suas falas com “hum” e “hums”.” aham, se a conversa tiver um saco, tipo aqelas senhoras fuxiqueiras q ficam nas filas falando q nem umas matracas, só se faz ”huum ” mesmo.
    hypescience caindo no meu conceito

    Thumb up 1
  18. Meu caro:
    Perdoe a intromissão, mas pudor e educação não fazem mal a ninguém.

    Como você se sentiria lendo uma crítica nesses termos, dirigida à sua irmã, namorada ou à sua mãe?

    Num debate, perdemos a razão quando apelamos para o desrespeito.

    Abs:
    Silvio

    Thumb up 4
  19. Psicopatas são muitos por aqui (inclusive eu)

    Gastamos nossos neurônios debatendo certas matérias com título chamativo, mas de conteúdo sem pé nem cabeça.
    Hummmmmmm!

    Magda Dona Quixote

    Fui.

    Thumb up 32
  20. hum… se a gente fizer um movimento pra natasha participar mais o site irá melhorar.

    Thumb up 2
  21. PARA MIM A FIGURA DE UM PSICOPATA É A FIGURA DO GOVERNADOR SERGIO CABRAL DO RIO DE JANEIRO, É IGUALZINHO

    Thumb up 9
    • Vamos abolir o numero um, arrisca na escola uma criança começar a contr um , dois… e a professora falar que ele é psicopata..

      Thumb up 2
  22. uma besteira de materia…para o padrão do hype science…oq foi escrito parece mais uma fofoca de vizinhas e não relatos de pesquisa…vc ja postou materias melhores…faça melhor o dever de casa…até agora não aprendia a identificar um…me desculpe pela sinceridade…

    Thumb up 20
  23. O Livro dos Médiuns poderia inserir nos estudos dessa área uma variável interessante, mas como predomina hoje uma visão materialista nas análises ou melhor, tentativas de análise, ficamos refém de soluções nem sempre adequadas.

    E considerando serem pertinentes as informações constantes no “Livro Negro da Psicanálise”, aí “que a coisa fica feia” nessa área.

    Thumb up 6
    • Eu tb.

      Aliás, é somente uma opinião sem ofensa nem palavrões que não passa.

      Thumb up 2
    • Legal é quando você poem uma palavra (mas palavrão pode né) no comentário que faz com que seu comentário simplesmente nem vá para moderação, seja deletado na hora! ¬¬’

      Thumb up 2
  24. O uso do “hum” na fala também é comum entre as pessoas que falam mais de um idioma. Às vezes, qdo a gente consegue não apenas traduzir maquinalmente, mas pensar em 3, 4 linguas diferentes, é complicado. Para evitar a mistura de idiomas, recorremos ao “hum”, para dar tempo de pensar na palavra certa, e nem por isso somos psicopatas :-P

    Thumb up 7
    • Comum em brasileiros que tentam falar mais de uma língua (mal sabe a nossa). O normal é estender o som da última palavra até vir à consciência o que falaria.

      Thumb up 1
  25. Impressão minha ou o artigo rodeou, rodeou e no final não chegou a lugar algum…???

    Informações mais sólidas e detalhadas deste tipo de comportamento, pode ser encontrado em uma ramificação da Neuro Linguistica. Embora não muito abordado e documentado para este fim, a Neuro Linguistica é uma ferramenta que consegue dar mais sustentação não só para este, mas para vários perfis. Hoje, essa ferramenta é muito usada motivacionalmente e criando profissões como Coaching. Quem conhece o inicio da Neuro Linguistica, sabe que ela surgiu de análise de comportamento, ações e mais outros diversos recursos… hoje, está muito mais avançada.
    Provavelmente, se estes pesquisadores usassem esta e outras ferramentas, poderia dar mais sustentação ao artigo.
    Alias, Jezebel é um site de Historias.

    Thumb up 36
    • O titulo e muito sujestivo mas o texto diz :Hum, Hum…..

      O titulo e uma imitacao de um titulo de um livro que foi muito diviulgado nos ultimos meses.

      Porem um livro pode ter uma chamada dessas pq ha um espaco para realmente entrar a fundo.

      Mas esse titulo desse “textozinho” e pra la de barato, se a pessoa que postou isso aqui esta aspirando a Jornalismo eu diria que por favor leia a folha, Estadao e o Globo e veras que esta na mesma classe de jornalismo barato e mediocre que eles.

      Um titulo menos errado seria algo como “Dois sinais que potencialmente identifica psicopatas”

      O titulo diz “como identificar” ou seja algo definitivo….mas o texto entra em contradicao com o titulo dizendo que nao e bem por ai, alias o texto passa mais tempo contradizendo o titulo.

      Um assunto complexo desse esse tipo de texto nao poderia ser encaixado em nenhuma categoria de descricao, index etc….muito menos como um artigo que abordasse o assunto em geral como se sugere.

      Muito fraquinho quem escreveu isso ou copiou de algum outro lugar…..

      Thumb up 5
  26. O título do artigo é “como identificar um psicopata?”, mas o que consta no texto é que se alguém, que não seja especialista, tentar, vai se dar mal…

    Thumb up 3
  27. DESCONFIE DE TODA PESSOA QUE VENDE FACILIDADES OU SEJA MUITO SOCIAL, SIMPÁTICA ETC… O PSICOPATA NÃO POSSUI O MINIMO DE EMPATIA PELO SEU INTERLOCUTOR, ELE FINGE O TEMPO TODO,ATÉ CONSEGUIR O QUE QUER. É MUITO DIFÍCIL PARA UMA PESSOA DESPREPARADA DESCOBRIR QUE ESTA LIDANDO COM UM PSICOPATA, QUANDO JÁ SERÁ TARDE DEMAIS. SÃO PERIGOSÍSSIMOS A PONTO DE VOCE NÃO ACREDITAR QUE ESTA PESSOA É UMA DOENTE CRONICA DA PSIQUE, NASCEU ASSIM E IRÁ MORRER ASSIM. MESMO COM TRATAMENTO, QUANDO TÊEM A CHANCE DE MELHORAREM E ENTENDEREM QUE SÃO DIFERENTES DAS OUTRAS PESSOAS, PROCURAM NÃO SE TRATAREM, POIS, POR INCRIVEL QUE PAREÇA, A MAIORIA DOS PSICOPATAS TEEM UMA INTELIGENCIA AC IMA DA MÉDIA DAS PESSOAS NORMAIS, E ELES, QUANDO SE DÃO CONTA DISSO NUMTRATAMENTO POR EXEMPLO, NÃO QUEREM SE TRATAR, POIS ISTO LHE DA´VANTAGEM EM TODOS OS COMPORTAMENTOS. ELES ESTUDAM CADA PESSOA QUE SE RELACIONAM, E EM POUCOS MINUTOS, SEGUNDOS, JÁ CONHECEM O FRACO DO SEU INTERLOCUTOR E JÁ SABEM AONDE TIRAR VANTAGEM. CONTRA ELES SÓ HÁ UM REMEDIO… NÃO CONFIEM EM TODO MUNDO QUE VOCE ACABOU DE CONHECER E NINGUEM CONHECE, OU TODOS CONHECEM E PARECE SER UMA PESSOA LEGAL. CUIDADO POIS ELES SAÕ CAPAZES DE MATAR SEM NENHUM REMORSO.

    Thumb up 22
    • O livro “Mentes Perigosas” descreve mto bem os tipos de psicopatas. vale a pena a leitura.

      Thumb up 3
    • Psicopatas sempre usam letras MAIUSCULAS,mais um item…

      Thumb up 6
    • Resumiu bem, Hugo!
      E aquí nos cometários encontramos um montão desses. Mas,por outro lado, o ato de escrever em letras maiúsculas quando todos devem e deveria escrever naturalmente em letras minúscula, significa também histeria.

      Thumb up 1
  28. Pra quem gosta ou quer saber mais sobre o assunto leiam Mentes Perigosas ;é um ótimo livro .

    Thumb up 5
  29. Bem pessoal eu queria hum…
    hum… dizer a respeito deste hums…
    que achei hummm… legal.

    Thumb up 0
  30. Oi Anita Becher PARABENS mais ao centro eu entendi que ponto de vista social que o Andre quiz se referir…
    Ele se refere aquelas pessoas que quer se mostrar boazinhas para todo mundo, ser popular ao extremo conhecida por todos como a pessoa BOA, mas na verdade naum her o que parece.
    dEvemos sim ser generos mais naum pra nos gabar.
    BOM E DEUS.
    felicidadess a todos.

    Thumb up 2
  31. OS “HUMS” USADOS NAS FRASES, PARECEM SER UMA MANEIRA DE CONCENTRAÇÃO, POIS OS SOCIOPATAS PRIMAM PELO ACERTO PARA NÃO SEREM DESCOBERTOS. CONHEÇO MAIS DE UM, ELES SÃO ESPERTOS,INTELIGENTES E LOGO VIRAM O CENTRO DAS ATENÇÕES EM UMA RODA DE CONVERSA. NÃO SÃO AGRESSIVOS NO PRIMEIRO (ATÉ QUANDO) PORQUE QUEREM GANHAR A CONFIANÇA E RESPEITO DOS OUTROS (INCAUTOS).

    Thumb up 1
  32. Conheço gente que bate com perfil de psicopata. Nunca matou mas, sempre dá uma de perfeitinho e manipula as coisas para acontecer do jeito que ele quer.. Avalia bem as pessoas a sua volta.

    Thumb up 0
  33. Este é um tema sociológico riquíssimo em informações que podem ou não ter fundamentos As análises e conclusões sobre o nível desta anomalia em qualquer indivíduo é muito relativa, sobretudo neste novo século em que vivemos. Além disso, um profissional renomado desta área pode ser um Psicopata potencial. E daí ? Como é que finalizamos esta questão ? Esta questão do “hum . . . .” , a meu ver, não é o sinal mais adequado em que devemos nos dedicar. Existem sinais muito mais fortes e sérios a serem analisados. Análise conclusiva extremamente complexa onde “todo cuidado ainda é pouco”.

    Thumb up 10
    • O comentário está bom. O que foi mau é a agressão à última flor do Lácio: maioria “são”: nota zero!

      Thumb up 1
    • oh, Helio Geraldo, tua frese tem um erro. Aprende a escrever direito antes de tentar corrigir os outros. Além disso, aqui é uma conversa informal, comentários são conversas formais, figura!

      Thumb up 3
    • frase. Foi erro de digitação.

      Thumb up 1
    • Descupa aê, Helio, mas “são” concorda com “PSICOPATAS”.

      Thumb up 0
    • “A mairia são” ou “a maioria é”?

      Thumb up 1
  34. O pior de um psicopata é que ele se comporta como uma pessoa absolutamente normal, sendo que o que o diferencia das pessoas normais é a ausência de culpa e emoções pelas barbaridades que comete. É preciso que esse seja mais explorado pela Ciência, pois temos psicopatas em todas as classes sociais e nas mais diversas profissões.

    Thumb up 3
  35. Já li muito a respeito de assassinos em série e psicopatas. É um assunto complicado e que requer muita cautela pois, de fato, nunca se pode saber com exatidão quem é ou quem parece ser um psicopata. Acredito que o melhor aspecto para se analisar um psicopata ou um suposto assassino em série, é verificar a vida presente e, se possível, a vida pregressa do “suspeito”. Trata-se de pessoas que aparentam ter vidas normais, mas há -quase sempre- alguma espécie de trauma passado ou comportamento bizarro ou inadequado. Tais tipos de criminosos possuem também, desejos e pretensões muito internalizadas. No geral, é difícil identificá-los apenas à primeira vista.

    Ao passo que também acredito que o argumento da fala pausada seguida do “hum” é válida. Uma vez que uma das características mais comuns em psicopatas é o desejo de se sentir o centro das atenções. E tais pausas podem denotar uma melhor escolha de palavras para, por exemplo, explicar seus crimes daquela maneira fria e doente.

    E é isso! Espero ter ajudado compartilhando um pouco do que conheço a respeito. ;)

    Thumb up 2
  36. è facil saber!! Se voce avistar alguem com a camiseta do Corithians… é ele!….

    Thumb up 7
  37. Conheço uma pessoa diagnosticada com psicopatia, nunca matou ninguém (pelo menos q eu saiba), mas já fez muita maldade!!
    Bate bem essa descrição! Principalmente a justificação dos atos por causa e efeito e os “humms” nas pausas das falas!!

    Thumb up 4
    • Pô! Já tem cocô dando pitaco por aquí?

      Thumb up 0
  38. André ,penso como vc ,confie desconfiado ,nunca acredite em tudo q a pessoa te diz, mesmo aquela q dorme a seu lado e come na sua mesa, já dizia Jesus, o profeta, “O inimigo do homem é aquele q mete a mão no prato contigo” “o inimigo do homem está dentro de sua propria casa” “o profeta ñ tem crédito em sua propria familia’ santo de casa ñ faz milagres’. Isso quer dizer q quem te traí , te ferra é quem te conhece, tem acesso a seus documentos, a seus filhos(caso d sequestro)já diz um ditado q de” mádico e louco todo mundo tem um pouco”. Melhor ficar sempre de pé atraz!

    Thumb up 0
  39. O psicopata não tem vínculos emocionais, tudo nele é artificial ele pode até fingir bem mas no fundo ele é oco.

    Thumb up 22
  40. Eu não acho que seja um psicopata, mas alguns amigos meus dizem que eu tenho olhar de psicopata…

    Thumb up 6
    • Acredito que não seja. Você nã escreve todo texto com letras maiúsculas. (gritanto)

      Thumb up 0
  41. Desconfie sempre. Desconfie de pessoas muito “perfeitas”. Desconfie de pessoas “extremamente boas”. É claro que há exceções.

    Thumb up 25
    • hum

      Thumb up 27
    • A bondade é inerente aos homens de boa vontade, que são raros hoje em dia. Agora, como as pessoas nos dias de hoje estão acostumadas com deslealdade, sacanagem com o próximo, infidelidade, desonestidade, egoísmo e uma série de sentimentos negativos que pairam na sociedade doentia e sem tempo para alguém que realmente precisa de ajuda, aí fica fácil acharem de desconfiar das pessoas “perfeitas” ou “boas”. Pessoas boas é luxo para poucos, infelizmente e não é pq a pessoa tem bondade em seu ser que tem que ser perfeita. Viva as pessoas boas!!!

      Thumb up 8
    • “Os psicopatas são falantes, charmosos, simpáticos, sedutores, capazes de impressionar e cativar rapidamente qualquer pessoa. Sua capacidade de “parecer bonzinho, educado e inofensivo é impecável”. É a pessoa perfeita, aquela que você menos desconfia ser um psicopata. Tudo isso é uma fachada, como um teatro muito bem engendrado para esconder suas características perturbadoras”. Os psiquiatras é quem dizem.

      Eu errei ao não citar que temos que desconfiar de pessoas que aparecem em nossas vidas do nada. É lógico que existem pessoas que tem bondade em seu ser, e o número é muito grande. Eu só acho que devemos desconfiar de pessoas desconhecidas que tentam criar uma intimidade aparentando ser uma pessoas perfeita e boa. Eu não condenei.

      Thumb up 8
  42. Será o que aquela menina pensou quando apareci na tela de seu computador usando um capuz?
    Ainda bem que não usei “hum” e nem “hums”como também termos ralacionado a comida, bebida e dinheiro.
    Por essa me salvei!

    Thumb up 0
  43. Gosto de falar de quando me divertia quando pequeno ao queimar as formigas com um fósforo e dividi-las ao meio com uma faca. eheheh :D

    Ah, e também cortar as “antenas” dos caracóis com uma tesoura. ;)

    Thumb up 0
    • Já depilou com cera, hoje?

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
517
6 dicas científicas para seu casamento dar certo

Enquanto os pesquisa...

Fechar