Como o terremoto japonês encurtou os dias na Terra

Uma nova análise do terremoto 8,9 graus de magnitude que assolou o Japão no dia 11 de março afirma que o evento encurtou a duração do dia terrestre por uma fração de 1,8 microssegundos (um milionésimo de segundo), e mudou a forma como a massa do planeta é distribuída.

As estimativas do impacto do terremoto foram feitas com base em dados sobre o quanto a falha que provocou o tremor deslizou para redistribuir a massa do planeta.

Um dia na Terra tem cerca de 24 horas, ou 86.400 segundos. Ao longo de um ano, esse comprimento varia em cerca de um milésimo de segundo, ou 1.000 microssegundos, devido às variações sazonais na distribuição da massa do planeta.

Os dados iniciais sugerem que o terremoto recente mudou a principal ilha do Japão em cerca de 2,44 metros. Também deslocou o eixo da Terra em cerca de 17 centímetros.

Ao alterar a distribuição da massa da Terra, o terremoto japonês fez com que o planeta girasse um pouco mais rápido, encurtando o comprimento do dia por cerca de 1,8 microsegundos.

E o impacto do terremoto pode não ter completamente acabado. Tremores mais fracos podem contribuir para pequenas mudanças no comprimento do dia também. Pelo menos 20 tremores de magnitude 6,0 ou superior já seguiram o tremor principal.

Segundo os pesquisadores, em teoria, qualquer coisa que redistribui a massa da Terra irá mudar a sua rotação. Então, em princípio, os tremores menores também terão um efeito sobre a rotação da Terra.

O fenômeno é semelhante a uma patinadora que recolhe os braços durante um giro, para virar mais rápido no gelo. Quanto mais próximo da linha do equador está o deslocamento de massa durante um sismo, mais ele irá acelerar a rotação da Terra.

A mudança na posição do eixo da Terra fará com que ela oscile um pouco diferente, mas não vai causar mudança no eixo norte-sul espacial do planeta (que gira em torno de uma vez por dia a uma velocidade de cerca de 1.604 km/h). Só as forças externas, como a atração gravitacional do sol, da lua e dos planetas podem fazer isso.

Além do mais, essa não é a primeira vez que um terremoto muda a duração do dia terrestre. Maiores tremores já encurtaram nosso dia no passado. O terremoto de magnitude 8,8 do Chile, no ano passado, por exemplo, também acelerou a rotação do planeta e encurtou o dia por 1,26 microssegundos. O terremoto de 9,1 em Sumatra em 2004 reduziu o dia em 6,8 microssegundos. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

25 respostas para “Como o terremoto japonês encurtou os dias na Terra”

  1. Uma coisa é certa, as profecias de Deus estão se cumprindo! E esse encurtamento do dia é uma das predições Bíblicas escritas em “Mateus” 24:22 Que os dias seriam abreviados para que os escolhidos pudessem suportar tamanha corrupção, tribulação na terra, até Volta do Santo de Israel “Jesus”.
    E Deus tem os seus meios de fazer acontecer aquilo que Ele diz. Agora pare pra pensar o Japão reconhece qem Como se deus??? …
    É isso ai o Juízo de Deus veio sobre eles.

    • Os cariocas que sofreram com o desabamento de terra reconhecem quem como deus???
      Acho que Buda resolveu se vingar do deus cristão por que ele destrui o Japão kkkkkkk

    • tá vamos dizer q é isso mesmo… Quem e quantos são os escolhidos? Se já são escolhidos pra que ainda tem que suportar corrupção até o barbudinho voltar.. que deus cruel desajuizado com seus animais de estimação…

  2. Simon o deslocamento de 17cm pode ser entendido como por exemplo: Imagine uma bola no chão parada,ela tem um norte,um sul e seu “equador”; Se você colocar um chiclete na parte norte por exemplo a bola vai se inclinar para o lado do chiclete alterando assim o seu norte,sul e “equador”.É exatamente isso que aconteceu, o globo terrestre é medido em graus, o terremoto do Japão desnivelou a Terra fazendo o pólo norte apontar 17cm mais para o lado, já como você deve saber a terra é inclinada para o lado,e agora está 17cm mais inclinada o que não representa importância nenhuma para agente já que é imperceptivel ao homem.Mais isso para a ciência é super importante já que a luz solar não irá ser dividida pela terra como era antes fazendo as estações do ano durarem mais ou menos tempo;Aumentando também alguns segundos a cada final de ano. Os 17cm de deslocamento não influenciam muito porque a terra tem 10.000Km Uma circunferência com esse diâmetro, tem Pi x 10.000 = 31.400 Km de circunferência, aproximadamente
    Dividindo essa circunferência em 360 partes, temos 1 grau =31.400 / 360 = 87,2 km. ou seja 1 grau tem 87,2 Km a terra deslocou 17cm, quase nada.

    • Olá,

      Luan, pelo que eu entendi, sua responta não me ajudou muito…

      «…globo terrestre é medido em graus, o terremoto do Japão desnivelou a Terra fazendo o pólo norte apontar 17cm mais para o lado..».

      Sim, continuo sem saber pra onde se desloca! Se a inclinação do “globo terrestre é medido em graus”, logo o esse deslocamento continuaria sendo em graus!!!. (medidas iguais para parâmetros iguais).

      Outra coisa, a inclinação da terra NÃO TEM NADA HAVER com a coordenadas geográficas, pois o ‘norte” ou se baseia no “polo magnético” (da bússola – que varia de lugar para lugar), ou em relação ao eixo central (de rotação).

      Obs.: O “norte” magnético não coincide com o norte geográfico, pois o primeiro é em função da corrente “elétrica” causada pelo núcleo do planeta, que por “azar” não é igual!!! (ex.: o polo magnético poderia ser em qualquer direção… tanto é que ela muda com o tempo)

      A inclinação da terra é relativa ao Sol, ou seja, o eixo de rotação da terra está a x graus do plano de translação da terra ao Sol. Como ao girar pela Sol (translação) a terra também gira em relação Sol (não coincide), a incidência de luz, devido a essa inclinação, faz que uma parte de planeta receba mais luz que a outra, o que provoca as mudanças de estações por exemplo. Mas não tem nada haver com as coordenadas geográficas…

      RESUMINDO
      Estritamente a inclinação da terra influencia nas estações do ano, e logo na diferença entre o dia e noite (mais ou menos dias com Sol ou não). E a rotação na duração do dia…

      Obs.: Como citado no exemplo da lua, a o dia depende tanto da rotação, tanto da translação… (repetindo o ex.: se a Terra fosse o Sol e a Lua fosse a Terra, a Lua teria 24h de “Terra” num lado e escuridão na outra… – não existiria “nascer” nem “por da Terra”.

      Att,

  3. Jesus está cagando e andando pelo Japão, ou melhor, cagando e nadando!!!

    Tira deus desta conversa. Para de usar divindades para explicar ou justificar o que não se entende (aff)… Como você mesmo comenta, “catástrofes naturais” são NATURAIS, são eventos como qualquer outro… (deslocamento de placas tectônicas provocam fissuras, que por sua vez provocam terremoto e descolocamento de água, que por sua vez provocam os tsunamis, que provocam…)

    Já houveram Tsunamis muito antes dos seres humanos.. agora me explique a razão disso então já que “não tinha ninguém para ser punido” ???

  4. tudo isso está acomteçendo para cumprir a palavra de deus,que diz que no final dos tempos haveria muitas catastrofes naturais,guerras,e que o amor de muitos iriam se esfriar,e que o tempo na terra seria abreviado o tempo iria passar mais rapido tudo está acomtecendo.apocalipse 22,12 diz eis que venho sem demora,e comigo esta o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. jesus esta voltando buscair-me eis e achareis quando buscar de todo coração,jesus te ama e tem resposta pra sua vida. pense nisso

  5. Pois é.. esse descolamento em “centímetros” para mim ainda continua um mistério (cansei de pesquisar!! rs). O mais perto que eu consigo supor é em relação a “linha imaginária de translação”, ou seja, no momento do impacto a terra se descolocou 17 cm para alguma direção, seja para mais perto do Sol, ou para mais longe, ou seja para qual outra direção…

    Resumindo
    No meu entender (de leigo), existem dois movimentos principais que determinam o tempo do dia e da noite:

    1) A rotação no próprio eixo. (a medida que a Terra vai girando, o Sol vai se descolando)

    2)O movimento de translação… (ex.: imagine que a terra não tem rotação, logo o “dia” iria demorar 1 ano!!!) Obs.: É como se o Sol girasse em torno da terra… vai iluminando onde vai passando.

    No caso é a COMBINAÇÃO DA ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO é que determina o tempo do dia e que atualmente é aproximadamente 24h mais alguns segundos. Uma verificação próxima dessa relação é a face da lua. Nela SEMPRE A MESMA FACE ESTÁ VIRADA PARA A TERRA (fato). Isso acontece por que a rotação da lua no seu eixo coincide com a de translação pela terra, ou seja, se a Terra fosse o Sol e a Lua fosse a terra, “não existiria” dia e noite!!!

    CONCLUSÃO
    Cada uma das situações (deslocamento da massa e mudança na translação) vão influenciar separadamente na duração do dia.

    Só me resta entender como funciona esse deslocamento em cm, e se ele realmente vai influenciar no tempo.

    PS: No momento, essa alteração em centímetros só está servindo de SENSACIONALISMO, já que não fazemos a menor ideia do que seja, ou seja, é um dado adicional que não está tendo nenhuma valor com informação..

  6. Acontece o seguinte!
    devido ao terremoto que inclinou cerca de 30 cm
    o eixo da terra, agora a terra esta girando de forma desordenada nalinha imáginaria de translação!
    e devido a isso em 21 de de abril de 2012
    o terra devido a essa movimentação ela se chocara em 45%
    com o sol, e isso causaria um novo ”big-bang”
    e o q vai acontecer depois disso?esse so ELE sabe!
    agora se isso é verdade ou mentira ELE tbm é o unico q pode responder… AGUARDEM…

  7. Comum pensarem que estão ocorrendo mais catástrofes no mundo. A diferença é que hoje em dia, quando ocorre um terremoto, você fica sabendo, ao contrário de antigamente, que a informação custava a chegar.

  8. Apocaliose. 6:12 Biblia diz: Fica atentos Jesus esta voltando!!!!!
    e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina,vers14 todos os montes e ilhas foram movidos dos seus lugares.
    Na biblia diz que o sol vai perder seu brilho com o tempo.
    A nasa com suas pesquisa diz que em 21 de abril de 2012 o planeta x se chocara com o sol.
    O DIA DIMINUI?
    Em 2004 no chile 1,26 microsegundo;
    Em 2011 no Japão 1,8 microsegundo;
    Total 3,06 microsegundo o dia ja diminuio.
    OBS. Um dia isto vai acontecer. Apocalipse 19:17
    Então vi um anjo posto em pé no sol, e clamou em grande voz,
    JESUS disse; E certamente ouvires falar de guerras e rumores de guerras, levantarão contra nação e havera fomes e terremotos em varios lugares porem tudo isso é o principio das dores. Mateus 24:6-8

  9. 1.8 microssegundos não fazem diferença no cotidiano da massa popular, mas muda muitas coisas em relação às perspectivas científicas quanto ao conhecimento do nosso planeta. ~:

  10. Alguém pelamordedeus pode me explicar como ocorre esse descolamento do “eixo da Terra em cerca de 17 centímetros.”???

    Descolamento em relação a que referencial??? Todo mundo fala que descolou x centímetros… mas quem entende isso???

    Por quê a alteração do eixo altera a rotação? (altera???). Pelo que vejo, o que está influenciando é a distribuição de massa!!! (ou não)

    PS: A magnitude do terremoto é baseada pela Escala Richter… (grau também é relativo a algo), ou seja, poderia ser graus Celsius, Fahrenheit, de inclinação a uma posição… etv

  11. E isso comprova, cada vez mais que, não há nada a ser feito.
    O ser humano continua sendo um monte de merda, somos o lixo do universo.

    Observe só, até os “superiores” japoneses morreram em um indice assustador…
    Não há prevenção que supere a força da natureza.

Deixe uma resposta