Nova foto da Terra é simplesmente deslumbrante

Por , em 22.12.2015

A agência especial norte-americana, NASA, divulgou uma nova imagem espetacular da Terra que parece uma junção de duas fotografias famosas já tiradas do nosso planeta.

Capturado pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), o registro mostra uma Terra iluminada pelo sol acima de uma paisagem lunar.

Ele foi criado a partir de uma série de fotografias que o LRO fez em 12 de outubro, quando a sonda estava cerca de 134 quilômetros acima da Cratera Compton da lua.

Nascer da Terra: Blue Marble + Earthrise

“A imagem é simplesmente impressionante”, disse Noah Petro, cientista do projeto LRO. “A imagem evoca a famosa ‘Blue Marble’ feita pelo astronauta Harrison Schmitt durante a missão Apollo 17, 43 anos atrás, que também mostrou a África proeminente na figura”.

Blue Marble

Blue Marble

Além disso, parece uma combinação com outra foto anterior, a “Earthrise” (ou “Nascer da Terra”), feita pela tripulação do Apollo 8 – a primeira a deixar a órbita do planeta – ao redor da lua em 24 de dezembro de 1968.

Earthrise

Earthrise

Importância tremenda

Earthrise foi creditada com despertar a versão moderna do movimento ambientalista, segundo o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

“No prazo de 18 meses desta imagem ser vista aqui na Terra, o primeiro Dia da Terra foi organizado”, afirmou. “O Clean Air Act, o Clean Water Act, a Lei Nacional de Política Ambiental [dos EUA] e os seus homólogos em muitos outros países vieram no rescaldo da conscientização que acompanhou esse quadro”.

A foto de 1968 não foi a primeira “Earthrise”, no entanto; essa distinção vai para uma imagem tirada pelo Lunar Orbiter 1 da NASA em 1966. Mas por estar em preto-e-branco, a representação não teve o mesmo impacto dramático e duradouro na sociedade. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!