Como um homem salvou uma criança de 20 kg caindo de um prédio [vídeo]

Por , em 18.07.2012

Às vezes um momento de sorte e destreza pode tornar uma pessoa comum um herói. Foi o que aconteceu com Stephen St. Bernard, americano de 52 anos, que salvou a vida de uma garotinha de 7 anos na última segunda-feira (16) em Nova York (EUA).

Segundo a polícia, a garota era autista. Ao voltar para casa a pé na segunda à tarde, Stephen viu a menina no terceiro andar de um prédio, em cima um aparelho de ar condicionado. Ela balançava e o motorista de ônibus percebeu que iria cair.

De fato, ela caiu. Mas exatamente como pretendia, Stephen conseguiu pegá-la no ar.

A força necessária para a peripécia

A garota caiu 7,62 metros, o que levou 1,25 segundos. Stephen parou sua queda a 0,90 ou 1,20 metros do chão, o que levou 0,1 segundos, dependendo da distância da travagem e de como ele a apoiou. “Então, ela acumulou uma força descendente ao longo cerca de 1,25 segundos e deu esse mesmo impulso para o homem no chão em cerca de 0,1 segundos”, explica o físico Louis Bloomfield, da Universidade da Virginia (EUA).

Para ele parar o corpo da menina em um doze avos do tempo que ela passou a acelerar em direção a ele (0,1 segundos de tempo de parada, em comparação com 1,25 segundos de tempo de queda), Stephen precisou exercer uma força 12 vezes maior do que ela.

Se ela pesa cerca de 22 quilos, isso significa que Stephen teve empurrá-la para cima com uma média de 12 vezes mais força, ou 272 quilos. Isso é possível?

Segundo Bloomfield, sim. Em um momento, digamos na “adrenalina”, um homem pode exercer uma força de mais 270 quilos rapidamente, mas provavelmente vai se ferir. A menina também pode tolerar tal força muito brevemente, se distribuída de forma adequada.

Foi o de que fato aconteceu. Stephen teve uma lesão no ombro, e a garotinha recebeu tratamento para ferimentos leves.

Nada comparado com ter salvado a vida de uma criança de 7 anos. “Se o homem não a tivesse pegado, ela teria caído mais rápido e com mais força, por exemplo, 540 ou até 900 quilos, o que seria uma lesão muito mais grave”, disse Bloomfield.[MSN, LifesLittleMysteries]

1 comentário

Deixe seu comentário!