Como manter seus filhos seguros na internet

Publicado em 29.03.2012

segurança crianças internet

As crianças andam assumindo muitos riscos na internet enquanto a maioria dos pais parece não perceber isso. Mas se você que pretende mudar este quadro, poderá encontrar à seguir diversas dicas para a segurança das crianças na internet.

Primeiramente você precisa fazer seu filho entender que assim como você, para sua própria segurança, não o deixa ir sozinho em qualquer lugar, ele também precisa prestar contas dos lugares que visita na internet. Assim como no mundo real existem perigos, estes também estão presentes no mundo virtual.

Se sites de redes sociais e fóruns como o Orkut e Facebook tem idade limite para seus usuários se registrarem, os pais devem ser os primeiros a orientar que estes limites sejam respeitados.

As crianças que já estão nas redes sociais devem saber que os próprios precursores destas redes afirmam que nunca adicionam como amigos pessoas que não conhecem no mundo real. Essa deve ser uma regra adotada para todas as crianças que usam o computador ou smartphones. Os programas de mensagem instantânea também devem ser incluídos nesta norma. Não se deve adicionar alguém simplesmente porque recebeu um convite.

Manter o olho no perfil do Facebook de seu filho com freqüência também é fundamental. Para os pais mais vigilantes, outra possibilidade, é instalar um software que controle ou grave o que a criança faz durante o tempo que passa online. Mas para não haver quebra de confiança entre pais e filhos seria importante que a criança soubesse disso e que essa vigilância é para o seu bem e não para invadir sua privacidade.

Não é aconselhável que menores de idade tenham um computador no próprio quarto ou em algum lugar privado onde possam trancar a porta, por exemplo.

O Windows possui nativo o “Controle dos Pais”, uma opção de controle que limita vários aspectos do uso do computador pelos filhos como horários, sites, jogos e programas. Outros programas podem ser baixados separadamente.

Nenhuma destas técnicas substitui uma conversa franca sobre os riscos de se expor na internet, que todos os pais deverão em algum ponto ter com seus filhos. E reforçá-la de tempos em tempos. Dialogue numa boa sobre as consequências de fazerem vídeos ou fotos de si mesmos nus via internet ou celular. Dê exemplos da mídia do que pode ocorrer nestes casos. Pergunte o que acham que aconteceria quando uma foto destas fosse compartilhada entre todos seus amigos da escola e como seria virtualmente impossível de fazê-la desaparecer da internet. [Foto de White African]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Essa matéria veio na hora em que estou enfrentando problemas com minha filha.Um amigo me pediu ajuda para controlar o que o filho dele estava fazendo na internet,pesquisei alguns programas e instalei em casa para teste, acabei descobrindo que minha filha acessava sites de relacionamento. Através de um site de jogos ela teve acesso, direcionamento, a redes sociais. Esse site tem como links , facebook,haboo,badoo entre outros. Até no badoo ela criou conta com facilidade,e um fake!!!!.Crítico, tivemos até que trocar o numero de celular dela além de proibir o acesso ao micro sem acompanhamento.Crítico mesmo…

    Thumb up 3
    • a internet veio como um avanço da humanidade, agora que tem muita armadilha tem,é preciso ficar atento com os aproveitadores, que a usam para fins ilicitos,e crianças e adolecentes podem ser vitimas em potencial, pela sua inexperiencia com s tramoias de certos adultos.

      Thumb up 2
  2. Reforçando o que diz o texto também acho que o mais importante é uma conversa franca com os filhos, e tentar ao máximo explicar o porque ele ou ela deve se cuidar, o exemplo da foto é muito válido…uma vez postado…

    Thumb up 1
  3. Realmente, hoje em dia como está a pedofilia no Brasil, é muito importante que os pais fiquem de olho, agora quanto o orkut, é muito fácil digitar que você tem mais de 18 anos e ter apenas 12 ou 13, cabe a responsabilidade de alguns pais vigiar o que os filhos estão fazendo na internet, pois passo todos os dias em frente a uma lan-house e vejo várias crianças menores de 18 anos no orkut, e os pais, onde estâo?

    Thumb up 4
  4. muito interessante a reportagem, principalmente pelo foco principal estar em educação, não em controle subversivo… é justamente neste aspecto que muitos se inflamam de ira e saem gritando aos quatro ventos que tudo esta errado, que todos são falsos e mentirosos, que não há aqueles que realmente querem ajudar a trazer paz ao coração e espírito… bem, a boca fala do que o coração está cheio, e falando em termos “de psicologia humana”, cada pessoa tem sem filtros devido as experiências pessoais, sendo assim duas pessoas nunca enxergam um único objeto ou fato da mesma forma, pois além da estrutura psicológica ser distinta também existe a diferença de estrutura morfológica, falando exatamente de sensores do corpo. Apenas lamento que ainda existam seres, que se dizem humanos, que preferem viver enrredados nos próprios filtros e crer que a vida se resume a isto do que ter coragem de por a “cara para fora de si mesmo” e descobrir que não é nem o que se acredita e nem o que a mídia quer que se acredite, mas que a vida é muito mais simples e bela, basta escolher o que se deseja, ter consciências das próprias escolhas e conhecer a Lei da Inercia, citada por Newton em física clássica porém amplamente aplicada as massas sociais.

    Thumb up 3
  5. É muito símples: somos seres humanos, “iguais” morfológicamente mas diferentes psícológicamente. A mesma consciência que nos faz evitar o perigo é a que o cria!

    Thumb up 1
  6. Por que somos tão estranhos uns aos outros? Porque nossa Sociedade produz tantos “esquisitos” propensos a danificar os da própria espécie? Por quê?
    Porque somos “educados” com mentiras, afetados em injustiças.
    E por quê isso?
    Porque sustentamos um bando de parasitas que dizem a nós desde crianças: “Olha, essa é a Sociedade de Deus!”. Sendo que esses que dizem isso se regalam em farturas às nossas custas, engendrando piores e piores atrocidades para nos manterem espavoridos. Fomentam desgraças para que nos destrocemos uns aos outros; e eles então se apresentam como “divinos intermediadores” que boníssimamente nos fazem ir comer nas mãos deles um restinho de miserável e mentirosa solução. Somos “educados” por assassinos, covardes, e vagabundos. Nossas cidades enfeiam enquanto eles enriquecem. Nos destroem e ainda jogamos nós e nossos filhos nas mãos deles. Nos adulam e nos ludibriam duranrte toda nossa vida; geração após geração. Por isso somos estranhos, e podemos sê-lo até mesmo dentro de nossas casas. Nosso tempo é quase que completamente todo perdido em tanta dissimulação, sofismas, e insanas mentiras religiosas. E crescem os presídios, e cresce a violência, e confundem-se todos as relações e afetos. E as ignominiosa e inescrupulosas máfias religiosas impõem sem pena seus ditames, arreios, e terror à Sociedade Humana. Assim, perdemos o direito do viver, e não discernimos como viver livres, porque nos impedem disso. Somos escravos de “espertos”. E desgraçamos a nós e ao nosso Planeta. E a cada geração, mais e mais, crianças sofrem e se tornam adultos ressabiados e longe do senso genuíno de Justiça e adultos com lágrimas sêcas desesperançadas da verdade.

    Thumb up 2
    • Parabens. A corja manipula, afim de obter lucros faceis, vivendo no luxo e até na luxúria, as custa dos pobres crédulos. E cada vêz mais se propagam esses vagabundos, sob a benoplácida do Estado, com suas isenções vantajosas. Concordo em gênero, nº e grau.

      Thumb up 0

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pedófilos convencem crianças a fazer sexo online em 8 minutos | Pavablog - [...] Como manter seus filhos seguros na internet [...]
  2. Pedófilos convencem crianças a fazer sexo online em 8 minutos - [...] Como manter seus filhos seguros na internet [...]

Envie um comentário

Leia o post anterior:
6829524075_b047af41e4_z
Qual é a pior característica de um chefe?

Segundo um novo estu...

Fechar