Crianças que nascem no verão estão em desvantagem acadêmica

Publicado em 3.11.2011

Segundo um novo estudo inglês, crianças que nascem no verão estão em desvantagem acadêmica ao longo dos anos de escola.

O relatório dos pesquisadores mostra a nítida diferença nos resultados entre as crianças mais novas em um grupo escolar – os nascidos em agosto (mês de verão no hemisfério norte, onde o estudo foi conduzido) – e as mais velhas, nascidas em setembro.

O estudo diz que, entre as crianças com sete anos de idade, as nascidas em agosto têm mais de três vezes mais chances de ser “abaixo da média” do que crianças nascidas em setembro. Crianças de agosto também têm 20% menos probabilidade de frequentar uma boa universidade.

As consequências econômicas que os bebês de verão enfrentam duraram toda a sua vida de trabalho.

Crianças de sete anos nascidas no verão são entre 2,5 e 3,5 vezes mais propensas a serem consideradas abaixo da média por seus professores em leitura, escrita e matemática. Também são 2,5 vezes mais propensas a serem infelizes na escola (na idade de sete anos) e sofrem um risco aumentado de sofrer bullying.

Isso reflete o fato de que estas crianças, nascidas em agosto na Inglaterra, podem ser quase um ano mais jovens do que seus colegas de setembro, segundo o calendário escolar do país.

Esses adolescentes têm 20% menos probabilidade de estar numa universidade depois da escola. Eles também são 20% menos propensos a estar em uma das principais universidades do país, em comparação com um adolescente nascido em setembro.

Sendo assim, os nascidos em agosto são propensos a ter menor confiança e não sentem que “controlam seu próprio destino”.

Este “acidente” de nascimento pode ter amplas consequências econômicas, já que o baixo rendimento escolar pode reduzir as oportunidades de emprego na idade adulta.

Isto sugere que os nascidos em agosto podem acabar indo pior do que os de setembro ao longo da sua vida profissional, simplesmente por causa do mês em que nasceram.

A pesquisa destina-se a encontrar uma maneira de combater as desvantagens de ser o mais jovem de um grupo escolar. As regras britânicas para o início da escola significam que uma criança atinge a idade escolar obrigatória no início do ano do seu quinto aniversário.

No entanto, é comum que alunos comecem a escola em setembro, após o quarto aniversário de uma criança, o que pode ser a fonte do prejuízo – o mesmo acontece no Brasil quando alunos que só completam sete anos depois de julho entram na primeira série no ano de seu aniversário. Sendo assim, os de dezembro seriam os mais novos, e os de janeiro os mais velhos, com todo um ano de diferença entre eles.[BBC]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

  1. Gente eu nasci em 20 de janeiro, no Brasil é verão,então eu não vou ser uma pessoa bem sucedida na vida ? E nao vou entra para uma boa faculdade ? ME ajudem.

    obrigado

    Thumb up 4
    • Eles estão de blusa de frio… ¬¬

      Thumb up 1
  2. mas como que fica o solsticio de verao? e o solsticio de inverno? e o equinocio outonal?

    Thumb up 0
  3. Com este estudo e se eu fosse britânico resolvia o problema. Muito simples.
    Abstenção sexual nos meses de dezembro e depois queria saber das estatísticas..!!
    Para além do mais dezembro é o mês do menino Jesus e para quê mais meninos?
    A estatística até já nos elevou em 7 mil milhões (bilhões) e como a espécie mais BEM SUCEDIDA na história da vida do planeta.!
    Um mês não custa nada…

    Thumb up 3
  4. Quanta bobagem, nasci no verão brasileiro e sempre estive na média ou acima. Tenho um bom emprego e estudo em uma boa faculdade.

    O lance de ter diferença de um ano entre os alunos significa nada.

    Thumb up 9
    • Talvez você precise aprender estatistica. O estudo não afirma que todos que nascem no verão vão ter desempenho ruim, isso é apenas uma média, uma probabilidade.

      Thumb up 13
    • kkk.. tbm aprenda uma coisa ñ são todos que nasceram nessa nesse periodo que estão comentando, apenas de todos os eventos possíveis ele foi quem deu a “sorte” de comentar. Sendo assim ele está certo!!

      Thumb up 0
  5. Que pesquisa boba meu Deus, reducionista . “Criança que nascem no verão (…) kk, ainda bem q nasci na primavera.

    Thumb up 4
  6. isso explica muito,nasci no fim do ano e sou considerada muito inteligente e teho otimo qi!se bem q ninguem pod medi sua capacidade pela data de nascimento não concordam ne

    Thumb up 5
    • Muito inteligente e com ótimo QI… Só o português que tá uma lástima né? Quem explica isso?

      Thumb up 5
  7. Algo parecido ocorre no futebol com vantagem dos nascidos no início do ano,estes levam vantagem nas “peneiras”pois estão com o físico mais desenvolvido que os mais jovens…

    Thumb up 3
  8. não concordo com este estudo, aliás tem estudo que não serve pra nada, tenho dois filhos, um nascido em janeiro, sempre foi nota dez, com 17 já ingressou na faculdade, números pra ele é o que mais gosta, o nascido em junho é o oposto do outro, nunca foi dez, odeia números, se saí bem em letras, tanto é que faz psicologia, mais emfim, tem estudos que não ajuda em nada.

    Thumb up 9
    • O que comprova o estudo. Porque aqui começamos o ano letivo em fevereiro. O que é exatamente o contrário do hemisfério norte.

      Thumb up 6
    • Leia a materia completa antes de postar, isso vai lhe poupar vexames como este

      Thumb up 6
  9. Isso já havia sido observado nos esportes coletivos. Vários exemplos de atletas de sucesso como Romário e Ronaldo nasceram no inicio do ano.
    Nos primeiros anos de escola os mais velhos possuem mais força física e coordenação. Uma criança que nasceu em janeiro compete na mesma categoria esportiva que uma nascida em dezembro.

    Thumb up 1
  10. acho isso uma uma falta de absurdo , é mais uma ironia desses besta minha filha te 7 anos nasceu dia 12 de agosto tem as melhores nota da sala dela, já tiro o primeiro lugar de melhor nota, faça outra pesquisa pra ver se da certo

    Thumb up 3
  11. Vcs não entenderam. A reportagem quis dizer sobre as crianças q nascem no verão no caso do hemisfério norte e aqui em dezembro. Acho que isso não tem nada a ver, porque nasci em dezembro e entendo muito bem a matéria na escola.

    Thumb up 2
    • Vc tb não entendeu, amigo. O verão é usado no estudo apenas para designar a época de nascimento, que seria pouco depois do meio do ano no hemisfério norte. De acordo com o calendário escolar inglês, pessoas nascidas nessa época são as mais novas da sala. O artigo também peca ao dizer que no Brasil seriam os nascidos em Dezembro. Na verdade no Brasil seriam os nascidos até Junho, mês em que, teoricamente, se vc completar a idade adequada a série, ainda pode se juntar à mesma. Eu nasci em Junho, e tirando os “adiantados” sempre fui o mais novo da sala.

      Thumb up 5
  12. Sou de 30 de agosto, tenho 16 anos, meu Q.I. é de 122, considerado bem acima do normal, não tenho a minima dificuldade em matérias de idiomas, escrita, etc, e olha que tenho dislexia.

    Thumb up 4
  13. SÓ PODIA SER ESTUDO PRA INGLES VER. QUANDO EU ESTAVA NA FACULDADE DE GEOGRAFIA NOS PASSARAM UM ESTUDO DE PROCEDENCIA EUROPEIA DO SECULO XIX QUE DIZIA QUE POVOS DE REGIOES TROPICAIS ERAM MENOS DESENVOLVIDOS E DE REGIOES TEMPERADAS TINHAM TENDENCIAS DE MAIOR DESENVOLVIMENTO. É RIDICULO ISTO.

    Thumb up 2
  14. Este estudo não tem credibilidade nenhuma, eu nasci em pleno Agosto e tenho um QI acima de 140.
    Tenho 20 anos e acabo este ano o Mestrado em psicologia clínica.

    Thumb up 7
    • Lá por você ter nascido em Agosto e ter um QI de 140 isso não quer dizer que o estudo não tenha credibilidade. Há sempre excepções…

      Thumb up 4
    • Pow, Q.I de 140+ e num sabe que verão no hemisferio norte é diferente do verão no hemisferio sul? To achando que esse negocio de mestrado em psicologia é mentira sua hein?

      Thumb up 8
    • por isso que digo que testes de Q.I são ineficientes.

      Thumb up 1
    • isso tambem acontece no futebol,onde crianças nascidas mais no começo do ano(primeiro semestre) competem e treinam com as mais jovens(que nasceram no segundo semestre)pode parecer uma diferença pequena mas já da uma diferença na força,controle motor,agilidade,e é por isso que muitos desses sujeitos do primeiro semestre desenvolvem melhor suas habilidades e se sobrepoem de alguns demais ,passando nos peneiroes.PORQUE QUE EU FUI NASCER EM SETEMBRO!!!!!

      Thumb up 1
  15. Lorota. Não creio que o clima influencie, da forma como foi exposta, de tal forma a vida de uma criança. O que pode ocorrer é que esse grupo de indivíduos compartilhem de outras características, como algum fato que motive seus pais a os terem em determinada época e que influencie negativamente a criação dos mesmos durante suas vidas.

    Thumb up 1
    • Acho que o grande fator determinante é fato de entrarem mais cedo ou mais tarde na escola, fazendo os ser os mais novos da turma e consequentemente com o cérebro menos desenvolvido para acompanhar as materias.

      Thumb up 2
  16. Um bom motivo para eu ficar feliz por ter nascido em Fevereiro! (aqui em Portugal, os mais velhos são os que nasceram em Janeiro)

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
111031102058-restless-sleep-1031-story-top
Não consegue dormir bem? Solidão pode ser a culpada

Segundo um novo estu...

Fechar