Dica para emagrecer: Pare de assistir ‘CSI’

Publicado em 25.06.2008

Pessoas que pensam na morte comem mais, um novo estudo descobriu, apontando programas de TV como “CSI”.

CSI engorda
Não saia correndo para a lanchonete por causa desta imagem

Os pesquisadores fizeram diversos experimentos simples na Europa e Estados unidos: foi solicitado para voluntários escreverem ensaios sobre seus sentimentos e sobre a própria morte. Um grupo de controle escreveu sobre procedimentos médicos dolorosos.

Em seguida foram oferecidos biscoitos para ambos os grupos ou, em outro teste, foi solicitado para que riscassem produtos de uma lista de compras. As pessoas que haviam escrito sobre suas mortes devoraram mais biscoitos e indicaram o desejo de comprar mais alimentos no mercado.

“As pessoas querem consumir mais todos os tipos de comida, saudáveis ou não, quando pensam na idéia de que irão morrer algum dia”, os pesquisadores escreveram na edição de agosto da revista científica Journal of Consumer Research.

O estudo também revelou que aqueles com baixa auto-estima tendem a comer mais do que os outros depois de serem expostos a pensamentos relacionados com a morte. No entanto, colocar um espelho na frente dos participantes fez com que reduzisse o efeito glutão.

As descobertas podem nos afetar no dia-a-dia.

“Consumidores, especialmente aqueles com auto-estima mais baixa, podem ser mais susceptíveis a comer em excesso quando enfrentam imagens relacionadas à morte durante o noticiário ou seus programas policiais favoritos”, os autores concluíram.

Os coordenadores do estudo pensam que isso está relacionado à fuga do auto-conhecimento.

“Quando as pessoas se lembram de sua mortalidade inevitável, elas podem começar a se sentirem desconfortáveis sobre o que fizeram com as suas vidas e se fizeram uma marca significativa no universo”, eles escreveram. “Este é um estado chamado ‘auto-conhecimento elevado’. Uma maneira de lidar com estes estados desconfortáveis é escapar dos mesmos ao comer ou gastar em excesso.” [Fonte]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
celular-traseiro-foto
Tarado esconde celular na bunda

"Você consegue me ou...

Fechar