Doença misteriosa está matando crianças no Camboja

Publicado em 11.07.2012

Pelo menos 64 casos de uma doença misteriosa foram detectados no Camboja, país asiático próximo ao Vietnã. A maioria dos casos identificados atingiu crianças menores de três anos. De acordo com a última informação recebida, apenas uma sobreviveu à doença.

As crianças que ficaram doentes têm febre alta seguida de problemas respiratórios. Alguns também apresentam sintomas neurológicos, como convulsões. Eles podem sofrer de encefalite, que é um tipo de inflamação do cérebro. A maioria morre porque o pulmão não aguenta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando junto às autoridades do país e da região para descobrir mais sobre a doença misteriosa. O número de casos é baixo – 34 casos em junho, em comparação com 75.000 crianças doentes e 16.000 crianças hospitalizadas -, mas sua alta mortalidade é preocupante.

Os médicos estão alertando a população da região para ficar atenta aos primeiros sinais da doença, como falta de ar, febre e problemas neurológicos. Segundo as autoridades, não existem indícios de que a doença seja contagiosa, pois pacientes que tiveram contato com crianças doentes não foram infectados.

Cientistas e especialistas estão analisando dados e detalhes de cada caso para tentar entender melhor a origem ou causa da doença. A OMS e o Ministério da Saúde do Camboja disseram que, segundo resultados de suas análises, uma percentagem significativa das amostras apresenta valores positivos de EV enterovírus 71, uma forma mortal da doença mão pé boca, comum na Ásia, que nunca tinha sido identificada no Camboja.

Porém, mais testes terão que ser realizados para confirmar uma ligação desse vírus com a doença. Além disso, os médicos têm que determinar a causa dos sintomas respiratórios e se eles estão ligados a um fator tóxico.[CNN, R7, DN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

5 Comentários

  1. Isso se deve a toda poluição da região causada pela guerra do Vietnã, onde os americanos usaram agentes quimicos que espalhados pelos ventos, e pelos afluentes também contaminaram solo e agua do Camboja.

    Thumb up 2
  2. Cadê Deus? Tá dormindo, não faz nada? Tomara que a ciência ache uma cura pra essa doença porque se depender desse deusinho mixuruca, a humanidade está frita.

    Thumb up 5
    • Quanta revolta… Pra que se pergunta onde está Deus se não acredita nele?

      PS: Sou ateu tb. Só estou tentando entender o motivo de vc ter levantado essa questão.

      Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
646227_29155629
Religião atrofia o cérebro?

Um recente estudo li...

Fechar