O efeito do café está na cabeça de quem o bebe?

Publicado em 12.09.2011

Se você é uma pessoa que não pode começar o dia sem uma boa xícara de café, só pensar em café descafeinado deve te deixar com sono.

Mas um novo estudo sugere que você não precisa ficar realmente preocupado se um dia for comprar café pela manhã e acidentalmente te servirem uma xícara de café sem cafeína.

Isso porque você provavelmente não vai cair de sono durante o trabalho, pelo contrário: só de pensar que você está consumindo um café forte seu corpo vai responder de acordo com isso. Você vai se sentir mais ativo fisicamente e mentalmente, como se tivesse consumido o tradicional.

Em outras palavras, a cafeína está na mente do bebedor, e não necessariamente na sua xícara.

Para investigar o poder desse efeito placebo em bebedores de café, pesquisadores da Universidade de Londres contaram com a ajuda de 88 estudantes, com idades entre 18 e 46 anos, que bebiam pelo menos duas xícaras de café com cafeína por dia. Os pesquisadores disseram aos participantes que estavam apenas estudando os efeitos da cafeína sobre o humor e a inteligência.

Os estudantes foram divididos em quatro grupos. Dois deles receberam uma xícara de café com cafeína para beber, apesar de um deles acreditar que o café era descafeinado. As pessoas dos outros dois grupos receberam uma xícara de café descafeinado, embora um dos grupos tenha sido informado que estava recebendo café com cafeína.

Você já deve estar imaginando aonde isso vai dar. Tanto os estudantes que consumiram cafeína como os que acreditaram que estavam ingerindo o composto químico tiveram a atenção melhorada ao longo do dia. Aqueles que beberam ou pensaram ter bebido café com cafeína relataram também menos sentimentos de tristeza do que os demais.

Os cientistas não estão sugerindo que você passe em uma cafeteria e peça um café expresso descafeinado para sentir o mesmo efeito que se ingerisse cafeína. Mas, se seu parceiro não recusa um cafezinho a noite e não consegue dormir por causa disso, certamente ele não ficará chateado se você, secretamente, preparar café descafeinado para ele. Só não se esqueça de jogar a embalagem do café no lixo. [MSN]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. A energia que obtemos a beber café também vem do açucar que lhe dissolvemos. Por isso é que mesmo com descafeinado nos mantemos acordados.

    Thumb up 3
  2. Eu tenho de tomar café logo pela manhã mas não me dá a energia que dava antes, não sei porquê. Certamente tenho que reforçar a dose. Descafeinado nunca!!!

    Thumb up 2
  3. Sou um cafemaniaco, acho que tomo pelomenos ums 5 xicaras por dia, café, café, café, café, café, café, café, café, café, HAHAHAHAHAHAHAHAHA to cafezado!!!

    Thumb up 7
  4. Eu acho que isso de beber café pra ficar acordado é meramente placebo mesmo das pessoas. Um dia, dormi apenas 4 horas, e sabendo do que se dizia que beber café, fica-se acordado, experimentei. Bem, continuei na mesma com os olhos a fecharem-se o dia todo, acompanhava as pessoas sem prestar muita atenção e falar pouco.

    Outra coisa é que não percebo qual o gosto do café. É amargo, se se mete açúcar fica amargo e enjoativo. Vá-se lá compreender esta gente.

    Thumb up 5
  5. Estranho, sempre que acordo me sinto obrigado a tomar café mas não é nem pra ficar o dia todo acordado. É que se eu não tomar café de manhã fico com dor de cabeça o dia todo. =.=

    Thumb up 5
    • É, Nik, o mesmo acontece comigo… se não tomar café é dor de cabeça na certa.

      Thumb up 4
    • Se sente dor de cabeça por não tomar pode ser o seu corpo já um tanto viciado na cafeina!

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ima
Poderosos ímãs dificultam a nossa capacidade de mentir

Cientistas fizeram u...

Fechar