O universo em um clique

Efeito do CO2 no clima é “superestimado”

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 27.11.2011 as 11:30

Share

Um novo estudo sugere que as temperaturas globais podem ser menos sensitivas à concentração atmosférica de dióxido de carbono (CO2) do que pensamos.

Os pesquisadores dizem que as pessoas ainda devem esperar “mudanças drásticas” no clima mundial, mas que o risco é um pouco menos iminente.

Modelos climáticos antigos usaram medições meteorológicas dos últimos 150 anos para estimar o efeito do aumento do CO2.

Desses modelos, os cientistas têm dificuldades em estreitar suas projeções, e ao invés de conseguir um dado único, projetam um campo de temperaturas esperadas, baseado nos níveis de CO2 dos tempos pré-industriais.

A nova análise, que incorpora dados paleolíticos, tenta projetar as temperaturas futuras com um pouco mais de certeza.

O líder do estudo, Andreas Schmittner, da Universidade Estadual de Oregon, explica que ao analisar as temperaturas da era glacial mais recente – 21 mil anos atrás, quando os humanos não provocavam impacto nas temperaturas globais -, o grupo descobriu que esse período não era tão gelado quanto se estimava.

“Isso implica que o efeito do CO2 no clima é menor do que pensávamos”, explica.

Ao incorporar essa nova descoberta, eles foram capazes de reduzir a incerteza das projeções climáticas futuras.

Os novos modelos predizem que, em comparação com os níveis de dióxido de carbono pré-industriais, a temperatura da superfície terrestre vai subir entre 1,7° C a 2,6° C.

Isso é muito menor do que o sugerido pelo Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas em 2007, que seria de 2° C a 4,5° C.

Os autores não afirmam que a influência humana nas mudanças climáticas deveria ser tratada com menos seriedade. Mas sim que para acontecer uma catástrofe gigantes no planeta, nós teríamos que aumentar o CO2 muito mais do que o previsto no futuro próximo.

“Mas nós não queremos que isso aconteça nunca, certo?”, comenta o membro do grupo, Antoni Rosell-Mele. “Pelo menos, já que ninguém está fazendo muito para diminuir as emissões de CO2, temos um pouco mais de tempo”.[BBC]

Bernardo Staut é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

8 comentários

  1. Mario /

    Carlos Veiga, muita gente já mudou ou ta mudando, é cada comportamentozinho.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Carlos Veiga /

    Os ECO’s das mudanças climáticas analisados com recuo a 21 mil anos.
    Onde está o histórico da actividade vulcânica deste planeta e impacto com asteróedes?
    Que outros fenómenos poderiam no passado influenciar o clima?
    Banhos de raios gama ou outras partículas ainda não identificadas?
    Só falta dizer que somos uns Santinhos e que como todos sabem não fazemos nada…
    Se não mudarmos de actitude o clima MUDA-NOS.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Ze da Feira /

    Os ecotarios que ficavam prevendo o apocalipse tomaram !!!! Isso é que da vira massa de manobra. e agora ? e agora ? levaram ! haaaaa haaaaaaa haaaaaarrr ! da proxima vez pensa mais por conta própria ao invés de ir acreditando em qualque coisa que lê. isso é bom pra vocês aprenderem. só dou um desconto porque a maioria é gente nova fácil de embromar. tôma Tôma Tôma. isso é muito bom eu que sempre denfendi que isso de co2 era uma bobagem to rindo agora haaaaaaaaaaa haaaaaaa haaaaaarrrrr! ai que bom huuuuurrruuuuummmmmm. toma otário cambada de ecochato. E te falo mais , só vai pintar noticia assim agora o release mudou ! toma toma toma. ai ai

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  4. Ze da Feira /

    haaaaa haaaaa haaaaar. os ecotarios que ficavam prevendo o apocalipse tomaram !!!! haaaa haaaaa haaaaar. isso é que da vira massa de manobra. e agora ? e agora ? levaram ! haaaaa haaaaaaa haaaaaarrr ! da proxima vez pensa mais por conta própria ao invés de ir acreditando em qualque coisa que lê. isso é bom pra vocês aprenderem. só dou um desconto porque a maioria é gente nova fácil de embromar. tôma Tôma Tôma. isso é muito bom eu que sempre denfendi que isso de co2 era uma bobagem to rindo agora haaaaaaaaaaa haaaaaaa haaaaaarrrrr! ai que bom huuuuurrruuuuummmmmm. toma otário cambada de ecochato. E te falo mais , só vai pintar noticia assim agora o release mudou ! toma toma toma. ai ai

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  5. karlloz /

    1,7°c a 2,6°c e eles acham pouco?
    Desse jeito eles vão arruma até
    patrocínio para continua a pesquisa.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Márcio M /

      Verdade karlloz. A temperatura hoje já está UM INFERNO, imagine só aumentando essa escala como estão dizendo. O mundo JÁ ESTÁ INSUPORTÁVEL! Abram os olhos!

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. Austregon /

    Esse é apenas um novo estudo que ainda vai ser avaliado por outros grupos de pesquisadores,cautela não faz mal a ninguém.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
    • O sistema climático da Terra é extremamente complexo. Simular os efeitos de gases e aerosóis na atmosfera é algo que pode ser feito, mas tem suas limitações.

      O negócio é fazer o que você diz, esperar o que os especialistas decidirem.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.