Efeitos da maconha: o que a erva faz no cérebro adolescente

Publicado em 30.08.2012

efeitos da maconha cérebro adolescente

Jovens que começam a fumar maconha antes dos 18 anos com grande frequência são mais propensos a ter uma redução significativa e irreversível de seu QI, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Londres (Reino Unido). Pesquisadores afirmam que a maconha pode causar mais danos a jovens do que adultos porque o cérebro sofre constantes alterações na adolescência.

Aos sete anos de idade, o cérebro normalmente já atinge seu tamanho completo. Mas, durante a adolescência, o cérebro poda diversas conexões entre as células cerebrais, as sinapses, na massa cinzenta. Pesquisadores explicam que o cérebro produz mais cargas de sinapse do que o necessário na juventude, então ele começa a podá-las para tornar essas conexões mais eficientes.

Anne-Lisa Goddings, da Universidade de Londres, diz que é difícil dizer com precisão como a maconha poderia alterar o desenvolvimento do cérebro. No entanto, a pesquisadora afirma que nesse período de mudança cerebral, o órgão é mais sensível que um cérebro adulto, que está relativamente fixo.

Efeitos da maconha: efeito duplo

O psiquiatra Zerrin Atakan, da King’s College de Londres, acredita que os efeitos da maconha ao cérebro são contraditórios. Para ele, ao mesmo tempo em que o fumante fica mais tranquilo e relaxado, ele pode ficar sem vontade de fazer nada. A falta de vontade de novas experiências geralmente inclui coisas como ir para a escola ou ler um bom livro. Experiências estas que poderiam trabalhar a mente são perdidas, e o cérebro se desenvolve menos.

Quanto mais o adolescente fuma, maior a possibilidade de malefícios a saúde e ao desenvolvimento do cérebro. Mas os pesquisadores do estudo argumentam: os mesmos efeitos podem surgir em um adolescente que bebe muito, ou usa outras drogas com frequência. De um jeito ou de outro, os efeitos não são nada benéficos e, seja qual for a droga, o melhor que você faz é ficar bem longe.[BBC 1 e 2]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

26 Comentários

  1. Isso é hipocrisia. olha quantas pessoas morrem por ano por consequencia do tabaco e do alcool ou as pessoas viciadas em anfetaminas. depois olha quantas pessoas morrem por consequencia da maconha. eu era usuario de maconha e cocaina ate alguns meses atras e nao é essa decadencia toda que dizem, parei sem problemas.

    Thumb up 21
  2. Eu sinceramente não tenho nada contra quem usa qualquer tipo de droga, desde que ele faça isso com seu próprio dinheiro, sem exageros e tendo total consciência de que isso poderá trazer sérios danos a sua saúde.

    Ver os dezenas de hipócritas crucificarem o uso da maconha e rirem do amigo que dirigiu bêbado no fim de semana passado, após o barzinho da faculdade não é exemplo pra ninguém.

    Álcool, maconha, cocaína, Cogumelos Mágicos ou seja lá o que for, todos são drogas, e se for pra julgar, que julguem todas de maneira igual, pois uma alcoólatra causa muito mais problema pra família, do que um maconheiro.

    Pensar ainda é gratuito e faz bem a saúde, lembrem-se…

    Thumb up 25
    • Muito bem, mas todo apedeuta tem o direito de achar o que quer, agora não aceitar os esclarecimentos que são dados são o quê? Vaidade, arrogância, prepotência e…., tudo isso se dá o nome de falta de conhecimento (educação) e, não confunda educação intelectual com educação moral. As vicissitudes que atrasam a caminhada do ser humano na face da terra e ainda detonam a matéria tem que ser combatida (esclarecidas), informada nos detalhes para que a massa possa refletir, sem isso, ficaria complicado ajudar uma imensidão de pessoas e espíritos que estão passando por tamanha dificuldade na terra como no espaço.

      Thumb up 11
  3. Se valer das drogas que são criadas para combater a enfermidade e comparar com uma droga que só te acarreta em dano para o corpo e a mente é brincadeira. Não é só por aí meu caro, pois a coisa vai mundo mais longe do que imaginas. Quando se degusta a droga e, sem que percebas vem para tua volta um batalhão de espíritos, uns amigos, outros conhecidos que vem compartilhar a fumaça e, junto deles vem toda a perturbação para te rodear e dependendo da tua sintonia, você acaba atraindo aquela energia deles para sua volta, e sem que percebas eles ficarão te intuindo a vontade para fumar em outros momentos. A energia deles com certeza irá te atrapalhar em casa, no trabalho em fim e, como tu não consegue sair dessa teia sozinho, a tua tendência será a depressão e outros dorados mais. Será que vale a pena correr esse risco todo pelo prazer efêmero, penso que não. Olhe para trás e veja quantos irmãos a gente já perdeu para qualquer tipo de droga e que poderiam estar junto de nós, dos seus familiares. Se alguém tem essa caída pelas drogas e vive outros problemas mais, faça o seguinte: Assim como se tem coragem para curtir a droga, tenha coragem então e fé e implore Àquele Pai por ajuda, mesmo diante de tamanha dificuldade, faça prece e tome coragem para começar do zero caso seja necessário, pois não se pode é creditar ideias em coisas que não nos levaram a lugar algum. Pense nisso, ajoelhe-se e peça ajuda e vá em busca de apoio em casa de reabilitação…..

    Thumb up 17
    • Amigo, você está tão iludido.
      “… As vicissitudes que atrasam a caminhada do ser humano na face da terra …”
      Você come chocolate ? Toma café ? Toma leite ? Faz exercícios físicos em excesso ? Xinga ? É contra a liberdade individual ? Acredita em deus ? Não acredita ?
      Cara, tudo o que você disse é apenas o ponto de vista que você provavelmente adquiriu na adolescência, e o alimentou ao longos dos anos, tornando-o fato em sua cabeça. Esqueceu de evoluir. Toda essa pureza que você tenta passar é marcada por uma profunda falta de inteligência. Da mesma forma que você não precisa tomar algum remédio para alguma enfermidade, outras pessoas podem usar a maconha para algum outro problema. Crentelhos acreditam em deus pela fé e não pelos fatos, correto ? E diga-se de passagem, o seu comentário é uma mescla de fé e fato; a maconha é uma das “drogas” mais seguras que existe. Não é sintetizada, não é artificial, para usa-la, não é necessário nenhum tipo de refinamento ou enriquecimento. Sabia que o ativo da maconha, o THC, é muito mais seguro que o paracetamol (comumente usado para combater dores de cabeça), que o omeprazol ( remédio mais usado mundialmente para combater a gastrite), e que TODOS, sim, TODOS OS REMÉDIOS CRIADOS PARA TRATAR QUALQUER ENFERMIDADE. O uso recreacional da maconha não cura, mas o próprio nome diz, USO RECREACIONAL. Das substâncias atuais direcionadas a recreação, é fato que a maconha é a mais segura. Já o uso terapêutico, também é fato as suas propriedades literalmente MIRACULOSAS. Pesquise sobre o óleo da cannabis, e veja o seus efeitos em pacientes com câncer, leucemia em específico.
      Você pode não gostar da maconha, odiar quem a fume, mesmo sem razão nenhuma. Mas denegrir a imagem, tentar vender um rótulo ultrapassado, fadado a desaparecer com o tempo e conhecimento, é algo fútil, prepotente e absolutamente arrogante.
      Uma pessoa que não fuma e nunca fumou, ao ler um texto desses, provavelmente imagina que o seu cérebro se desintegrará em dias de uso. Parem com achismos, maconha não mata, e quem fala que mata neurônios, AQUI VAI UM CHOQUE DA REALIDADE PARA VOCÊ, ESTUDAR, LER, VER TV, JOGAR, TUDO O QUE VOCÊ FAZ NO COTIDIANO QUEIMA NEURÔNIOS. ESTUDAR NA VERDADE É O MAIOR ASSASSINO DE NEURÔNIOS, E NO ENTANTO, VEJAM BEM, ESTUDAR NÃO É COISA RUIM, NÃO TE MATA E MUITO MENOS TE DEIXA BURRO.

      Thumb up 17
  4. As pessoas só param pra pensa no ponto negativo das coisas.
    Se for parar pra pensar nos pontos negativo, Olhe seu maldito remedio que vcs tomam todos os dias para dor de cabeça, Dor no corpo, Depreção ou qualquer maldito remedio, e veja o que ele faz com vc. Dependência quimica em tarjas pretas ou ate outras tarjas mesmo. Drogas legais, que ajudam vc a melhorar, mais na verdade se torna pior….. Olhe quantos casos de pessoas dependente de drogas que amenizam suas dores, mais lhe trazem mais dores ainda com passar do tempo…. Em quanto a Erva natural abaixa um pouco se QI, ele ajuda a combater insonia, bulemia, anorexia, dor de cabeça, ajuda no tratamento de AIDS, CANCER e muitos outros beneficios….. Antes de julgarem por ser chamado de DROGA, procure ter conhecimento sobre elas. nunca vi uma overdose de uso execivo da erva. a maconha é diferente de outras drogas, que são quimicas e que faz realmente mau ao ser humano…. mais abro exeção para essa erva. mais tenha em mente que qualquer coisa que vc faça, ou pra onde vc vai, ou ate mesmo o ar que vc respira, Pode lhe trazer mau.

    Thumb up 18
  5. Nada ver, a maconha não vai causar isso, apenas uma pequena redução do QI, há pesquisas mais detalhadas de agora sobre a Maconha e suas causas, isso é uma mentira e manipulação.

    Thumb up 33
    • Lê a matéria corretamente e para de palhaçada tentando defender essa coisa ridícula.

      Thumb up 12
    • Seus pais sabem que você defende o uso da maconha?
      Manipulação? Que mais? Você é ateia de facebook e diz que sua vida tá difícil, postando foto no instangram do lado de uma piscina? Pff.

      Thumb up 7
    • se tu acha que pouco uma pequena redução no QI, só lamento….

      Thumb up 13
    • Como diria meu avo “Essa é maconheira”.

      Thumb up 8
    • Se causa redução de Q.I não sei estou ainda na escola e não percebi isso em nada contiuo do mesmo jeito o que noto apenas é uma falta de atenção maior..

      Thumb up 5
    • De onde você tirou isso, quais as fontes? Nem argumentar você sabe, prova que a pesquisa está correta e quem abusa desse tipo de droga só sabe dizer que a pesquisa é manipulada sem ter provas. Todo maconheiro sofre sim um retardo no QI. Não conheço nenhum maconheiro engenheiro, médico, pesquisador, ou advogado. Quem é viciado em qualquer droga (inclusive o álcool e o tabaco) faz mal a si próprio de alguma forma, seja mentalmente ou fisicamente. E nem vem com esse papo de ser natural, porque existem ervas naturais venenosas e nem por isso o ser humano sabendo do mal, vai querer usar para morrer.

      Thumb up 9
    • Caro Gustavo Holanda, Você pode até conhecer um maconheiro engenheiro, médico, advogado (na faculdade de direito é o que mais rola) etc.. Mais com essa mente tão fechada, quem iria ter a liberdade de chegar em você e falar que fuma? Não julgue o que não conhece, cada um tem o direito que fazer o que quer com o corpo e sua mente. Ah, só pra constar, daqui 2 anos me formo em Administração de Empresas.. rs

      Thumb up 9
    • Gustavo Holanda, não conhece nenhum médico, engenheiro, pesquisador ou advogado maconheiro ?
      Cara, você realmente não sabe ABSOLUTAMENTE nada do que fala.
      Por que ao invés de você nos pedir dados, não vai pesquisar e estudar ?
      E depois maconheiro que é preguiçoso.
      Nem tudo que é natural faz bem, concordo, mas quem defende a maconha alegando a sua natureza natural (não sintética ou artificial), é criança. Você trazer um argumento desses para um debate sério e adulto, de novo, só mostra o desinteresse e falta de comprometimento com a verdade, e com o que você próprio diz. As vezes, para passar uma boa impressão, é bom você saber o que fala. Vai por mim.

      Thumb up 7
  6. Esse assunto é mui interessante. O lado espiritual de quem faz uso desse tipo de droga. Os danos que você cometi com a sua matéria certamente serão muito sério, porém a sua situação vai se debilitando ao ponto em que você rompe a sua tela de proteção espiritual e passa viver com a esquizofrenia. Nessa condição, você pode lembrar de coisas que fez em encarnações anteriores que mais lhe marcaram e, como você não entende; talvez atribui isso as sensações que a droga possa lhe trazer e sem contar que todo o viciado tem sempre os espíritos que se comprazem junto no uso do pito (cigarro). Esses espíritos se compõe no astral inferior como falanges de espíritos doentes que mesmo sem ter matéria curti a energia positiva da droga enquanto você fica com a negativa. Conclusão: Não vale a pena. Procure fazer suas escolhas muito bem e evite assim de viver um martírio daqueles na escuridão. Aos viciados desencarnados, peçam aos seus familiares e amigos para que mande rezar missas e para que eles aceitem as orientações dos socorrista do espaço.

    Thumb up 15
    • Caramba essa foi o comentário mais viajado (acho que esse cara fuma um)

      Thumb up 6
  7. Sempre existe alguém para defender o uso de drogas. Putz; Maconha causa alarde como outra droga qualquer . A maconha não faz mal apenas para menores de 18, adultos também.

    Thumb up 13
  8. Isso acontece com álcool e cigarros de tabaco também . Antes dos 18 nenhuma droga é recomendável ,por que será que só a maconha causa tanto alarde ?

    Thumb up 6
    • Porque as mesmas pessoas que fazem parte das ONGs anti tabagistas, são os mesmos a lutar pela legalização da maconha. Isso é um tanto hipócrita, não acha?
      E ai, eu não tenho liberdade para morrer de câncer, então vamos legalizar e deixar todo mundo retardado.
      Isso é uma atitude de govern ditatorial comunista, que acha que pode mandar na via dos outros, dizendo como eles devem acabar com eles mesmo. Quer fumar a erva, que fume, mas não proiba o tabaco, nem a bebida.

      Thumb up 4
    • Disse tudo.
      Mas também, há vários problemas, de pequenos a médios, que você não citou.
      O nível de “destruição” da maconha é tão alto a ponto de ser comparado com tabaco e álcool ?
      Se estiver interessado, procure alguma pesquisa ou reportagem que aponte um único caso de morte devido ao uso excessivo de maconha, como overdose ou até mesmo câncer. Não conheço um sequer.
      Cigarro e bebida matam milhares, milhões por ano. E isso, é fato.
      Outro problema. O cigarro e a bebida são todos fabricados e produzidos de acordo com normas e certos níveis de qualidade, já a “maconha”, vendida em bica, favela, é lixo com amônia.
      Não quer legalizar a maconha ? Tudo bem, mas, legalizem o cultivo pessoal.

      Thumb up 12
    • Pô Cara você tá emaconhada? não lestes o artigo até o fim, te liga na mensagem final: “Quanto mais o adolescente fuma, maior a possibilidade de malefícios a saúde e ao desenvolvimento do cérebro. Mas os pesquisadores do estudo argumentam: os mesmos efeitos podem surgir em um adolescente que bebe muito, ou usa outras drogas com frequência. [BBC 1 e 2]“

      Thumb up 2
  9. Mais suposições teóricas com fundamento em bases de areia.

    Com o último parágrafo eu concordo: passei minha adolescência toda tomando drogas de tarja preta com prescrição médica (porém sem exames, sem acompanhamento e, aos poucos, sem família). No começo eu me sentia pouco estimulado mas minha curiosidade me impulsionava e me levava a conhecer mundos e aprender ciências. Com os anos eu fui ficando terrivelmente abatido e minha vida perdeu todo o sentido – chegando ao ponto de, observando agora, eu pensar que ela nunca teve.

    Mais uma coisa: sempre foi “antiterapêutico” ler a bula, porque ela dizia que, no caso de eu não ter as tais doenças mentais que eles tentavam combater, eu poderia desenvolvê-las, talvez, ainda pior. \o/ bônus pra você, que veste branco todo dia e prescreve prozac e diazepan pra todo mundo que chega ao seu consultório simplesmente rindo ou chorando!

    Thumb up 5
  10. Isso explica as igrejas lotadas de idiotas que foram ‘salvos’ por algum pastor tambem idiota e a sua conversa de enganar (mais uma vez) idiota. Eles usaram muito alcool, maconha e outras porcarias e ficaram com QI baixo, manipulaveis e (claro): idiotas.

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Um tigre e seus dois filhotes andam entre os turistas em um mosteiro budista na Tailândia. O local é conhecido como Tiger Temple
Concurso fotográfico revela surpreendentes e emocionantes imagens da natureza

Confira aqui belíssi...

Fechar