A ciência comprova que mulheres são melhores em fazer várias tarefas ao mesmo tempo

Por , em 21.07.2010

Converse com qualquer mulher que todas elas concordam: homens não conseguem fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Pois agora elas têm a ciência a seu favor também. Os pesquisadores decidiram testar a veracidade da crença comum depois de descobrir que nenhuma pesquisa científica havia sido feita sobre esse assunto.

“Todos nós já ouvimos histórias de que tanto os homens não podem exercer várias tarefas ao mesmo tempo ou que as mulheres são excepcionalmente bons nisso, mas não parecia existir qualquer evidência empírica para isso”, conta o psicólogo da Universidade de Hertfordshire responsável pela pesquisa, Keith Laws.

Os pesquisadores enfim descobriram que quando mulheres e homens trabalham em um número de tarefas simples – como procurar uma chave ou resolver contas simples de matemática – ao mesmo tempo, as mulheres superaram os homens significativamente. Os cientistas acreditam que os resultados mostram que as mulheres são mais capazes de refletir sobre um problema, enquanto continuam desempenhando seus outros compromissos rotineiros.

Durante a pesquisa, foram dados oito minutos para 50 estudantes do sexo masculino e 50 do sexo feminino para que eles executassem três tarefas ao mesmo tempo: resolver problemas simples de matemática, encontrar restaurantes num mapa e desenhar uma estratégia de como eles iriam procurar uma chave perdida em um campo imaginário.

Enquanto as mulheres eram capazes de fazer bem todas as três atividades ao mesmo tempo, os homens se davam pior no planejamento para procurar a chave.

“Espera-se que homens tenham uma melhor consciência espacial do que as mulheres, mas a tarefa da chave também requer planejamento e algum tipo de estratégia”, explica Keith Laws. “E é aí que os homens se atrapalham. Isso mostra que as mulheres são melhores em refletir sobre o problema por um momento e aí sim agir”, completa. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • Bruno Cézar Scarpati:

    chega ao trabalho,e começa a trabalhar,lembra que deixou o anel em casa,mas lembrava enquanto via tv, cozinhava e atendia o telefone?

  • Bruno Cézar Scarpati:

    depois de desligar,lembra que tem que almoçar e ir trabalhar,mas ainda lembra do que passou na tv,pega o celular para falar com as amigas(2)

  • Bruno Cézar Scarpati:

    faz tudo né como estar cozinhando,e vendo a tv, e o telefone toca, ai atende o telefone com a atenção para a penela no forno e a televisão 1

  • Rosângela:

    Gostei Rafael.
    Joana cheguei a imaginar a cena.LOL
    Esta frase, “as mulheres são melhores em refletir sobre o problema por um momento e aí sim agir”, e esse refletir é que nos torna capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mas sabemos que toda regra tem sua exceção.E a prova disso, é que alguns dos mais “apavorantes” comentários em outros artigos foram feitos por mulheres que não sabem o significado da palavra refletir e desconhecem a maneira correta de redigir um texto.
    What a shame!

    • francisco:

      Com certeza toda regra tem sua exceção, já ouvi mulher dizer que não consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo. Eles chegam à conclusão pela média geral.

  • JAMES COLEMAM ALVES:

    O comentário do Alan amplia a visão “científica” de quem ousou escrever este artigo TÃO ONTEM! A Neurociência explica que o ser humano (homem ou mulher)”utiliza” completamente e em tempo integral o cérebro. Isso significa que, tanto quem está realizando uma única tarefa quanto quem está realizando várias ao mesmo tempo, está utilizando igualmente TODO o cérebro. `Pobviamente, se você está com o seu cérebro totalmente voltado para uma única tarefa, é capaz de desempenhá-la melhor do que quem faz “milcoisas” ao mesmo tempo. Um fato: quando você termina de comer, fica com uma certa moleza; é seu cérebro se “concentrando” na digestão. Daí a mulher ser considerada mais “sensível” do que os homens. Pudera, como está sempre realizando várias coisas ao mesmo tempo, não está totalmente concentrada e qualquer coisa a “distrai”. O homem, em contrapartida, se concentra tanto em seu jogo que é difícil lhe chamar a atenção nesse momento! A proporção de mulheres que se dedicam ao estudo da Ciência é outro fato que corrobora essa visão, sendo o flagrante aumento nessa proporção, sinal de uma mudança de paradigma com relação às diferenças REAIS entre homens e mulheres!

  • Alan:

    Vou resumir o texto a uma pequena histórinha, a histórinha do PATO.

    O PATO sabe voar, nadar, andar, PORÉM ele voa mal, nada mal e anda mal.

    • amanda:

      faz as coisas mal mas voces nao vivem sem né ? pelo menos fazem.

    • Bruno Cézar Scarpati:

      homem não faz as coisas mal,porque as mulheres olham e falam que não foi bem feito,de acordo com elas,já que querem nos mínimos detalhe

  • joana:

    O lance é que ela é capaz de falar pelos cotovelos, mais palavras do que vc poderia no mesmo tempo, e ainda fazer a lista de compras, assistir TV, e ouvir o que o vizinho está fazendo, além de achar a manteiga, o suco, a chave e sei lá mais o que que você não consegue achar. Tudo isso ao mesmo tempo. Risos!

  • Claudio:

    …..acho que nisso aí tem maquiagem…..Até pode ser que possam “fazer melhor várias coisas ao mesmo tempo”…..mas quando dão pra ser burras, aí não tem santo que salve….

  • big bang:

    Isso e comprovação? Prefiro o fato de minha namorada conseguir falar pelos cotovelos, varios assuntos ao mesmo tempo e eu ficar completamente perdido…

Deixe seu comentário!