Eletricidade sem fio: O futuro no presente

Publicado em 11.01.2009

Em uma grande evolução tecnológica agora a eletricidade não necessitará de fios para acender nossas luzes. A novidade foi apresentada em uma feira de tecnologia em Las Vegas, nos EUA.

A tecnologia da eletricidade sem fio, criada por estadunidenses e israelenses, ainda é um grande segredo, pois eles ainda não revelam muitos detalhes. Eles explicam apenas que a eletricidade é transmitida através de indução magnética, algo próximo de um imã. Não há necessidade de fios ou contato e as placas de transmitem energia elétrica sem fio poderão ficar sobre a escrivaninha ou até embutida no balcão da cozinha.

O mais incrível é que além de luminárias é possível ver um liquidificador e uma batedeira de 300 watts funcionarem sem fios elétricos.

A empresa que está desenvolvendo a tecnologia afirma que o material transmissor no futuro será impresso em um tipo de papel de parede que poderá ser colocado nas mesas ou paredes para transmitir eletricidade sem fios.

Não vamos tomar choques constantes? Não, pois não é eletricidade que é transmitida, mas outro tipo de energia.

Outra empresa transmite eletricidade sem fio com ondas de rádio. As ondas de alta frequência abastecem pilhas e baterias recarregáveis, como o controle remoto.

Mas há outro inventor de eletricidade sem fio que criou um aparelho que transforma a energia em um tipo de raio infravermelho (calor) que pode ser transmitido até 100m de distância e convertido novamente em energia elétrica. Até o momento a voltagem e amperagem geradas conseguem apenas acender lâmpadas, mas logo quase todos os aparelhos em nossa casa funcionarão assim, segundo David.

Este tipo de tecnologia ainda está nas suas primeiras idades, mas logo haverá uma grande corrida para o estabelecimento de um padrão para a eletricidade sem fios que dominará o mercado e, assim que entrarmos em casa, nosso celular será automaticamente carregado e não precisaremos mais nos preocupar com o emaranhado de cabos pela casa.

Assista a reportagem Fantástico em vídeo:

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

45 Comentários

  1. isso daria brecha para o carro elétrico de verdade com motores potentes já que seriam alimentado por esta energia wi-fi ou seja lá o que for.

    Thumb up 3
  2. Isto não é novidade e quem inventou e patenteou foi o grande Nikola Tesla que queria gerar eletricidade sem fio e chegou a construir seu projeto porém os recursos financeiros foram poucos e o projeto acabou sendo roubado pelos americanos bem como muitos outros projetos como um gerador de baixa frequencia que produzia terremotos. Nikolas morreu e o governo americano confiscou todos os seus projetos por isso grande parte da tecnologia que os americanos detem hoje, muitos senao todos sao de Nikola Tesla.

    Thumb up 15
    • A pessoa explode e morre.

      Thumb up 3
  3. isso nao é muito logico… estudo eletricidade e sei q os eletrons nao ficam dando sopa no ar, sera que me entende!

    Thumb up 3
  4. Quero ver como vai ser feito aqui no Brasil, pois a grande média da população adora usufruir, através de meios ilícitos, ou lícitos de regalias através de terceiros (GATOS)!!!!Junto com a instalação das placas dentro da casa, teremos de contruir uma gaiola de faraday no interior dos comodos para que ninguém roube nossa energia elétrica kkkkkkkkkk.
    Isso já existe,a muitos anos nos nossos transformadores, o que mudou foi a distância entre as bobinas, pois em um trafo as bobinas estão próximas, e o campo magnético perde sua intensidade com o aumento da distância (eletrotécnica básica), porém o campo não se anula por completo, ele tende ao infinito com uma intensidade pífia. O pulo do gato do pessoal do MIT foi notar, através de experimentos, que este campo é gerado por um elemento de fio enrrolado de cobre, e o mesmo possui uma vibração natural, que pode ou não ser audível, essa vibração natural entra em ressonãncia com outro material se o mesmo possuir a mesma frequência natural, ou seja, o acoplamento do campo magnético se dá através da ressonância elétromagnética, quando o campo gerado (enrrolamento primário) entra em ressonância como o elemento captador da onda (enrrolamento secundário), sendo assim os campo mágnético manteve a mesma intensidade, mas a frequência desta onda encontrou a outra frequencia natural do cobre.
    Para quem não entende muito de ressonância vai um exemplo prático, o afinamento da corda do violão, quando vai se afinar um violão reproduzimos no diapasão a nota Lá, e a corda do violão vibra na mesma frequência do diapasão. Analizando o fenômeno do diapasão aplicamos uma energia mecânica no diapasão (batida), e essa energia se propagou práticamente sem perda no ar para vibrar a corda do violão. Este principio convertido para a elétrica, mais específicamente nos campos elétromagnéticos e que gera a tal eletricidade sem fios. Para que já teve contato com os antigos instrumentos de lâminas vibráteis (Frequencímetros) lembra que o princípio era a ressonância, pois o circuito era uma simples bobina, onde circulava uma corrente, que com a variação da frequência emitia uma leve variação no som, onde paralelamente estavam instaladas em uma base lâminas com vibração natural calibradas individualmente para determinadas frequências. Parabéns pelo trabalho dos caras do MIT.

    Thumb up 5
  5. Gostaria de receber informações sobre:
    1)porque o modelo de transmissão de Tesla não ganhou a disputa contra a distribuição de energia por fios?
    2)A história do matemático que usando a unidade imaginária resolveu os problemas de transmissão de energia elétrica através de fios a longa distância. Lembro de já haver visto algo nesse sentido nos documentários da tv escola mas, ainda não consegui encontrar. Vocês podem me ajudar a encontrar essas informações?

    Thumb up 2
  6. Gostaria da história sobre o porque o modelo de Tesla não foi adiante? E ainda como um Matemático usando a unbidade imaginária resilveu os problemas que impediam a eletricidade de circular nos fois elétricos a longa distância? Lembro de já ter visto algo a respeito nos documentários da TV escola ms, ainda não consegui encontrar, vocês podem me ajudar?

    Thumb up 2
  7. DEVERIAM INVENTAR UMA MAQUINA QUE NÃO DEIXE POLÍTICOS ROUBAR, AÍ SIM SERÍAMOS SURPREENDIDOS NOVAMENTE

    Thumb up 2
    • Já existe…a urna eletrônica

      Thumb up 10
    • Mentira, a urna não funciona, já foi burlada e inclusive o haker foi ouvido no congresso. Procure no google “urna hakeada” Trabalho com TI e pode ter certeza, tudo que se refere à meios informatizado pode ser burlado. O certo seria o papelzinho de sempre. Demora mas nao tem como burlar pois na contagem dos votos, lá estão os cabos eleitorais fiscalizando.

      Thumb up 3
  8. essa é uma ótima novidade! modéstia à parte, haha, já que EU inventei isso há um século.

    Thumb up 15
  9. Esta de parabens este site pois fikei sabendo aki k nao estamos longe da quebra das barreiras de distancia, rios e matas k hje devem ser desafiados para transportar electrica. Em Africa onde so a electricidade é so para os centros urbanos isto pode ser uma grande revolucao levando a energia para as ares remotas.

    Thumb up 4
  10. Como o antigo carro movido a agua,são coisas que ficaram “esquecidas”, e que depois resurgi após algumas decadas,sendo que o tempo força aparição desta velha tecnologia.Aeletricidade sem fio é uma delas…

    Thumb up 4
  11. Mais uma invenção de Nikola Tesla roubada…

    É perturbador pensar no tipo de coisa que o governo americano deve estar criando com os projetos dele, como a “máquina de terremotos” e o famoso raio da morte.

    Thumb up 9
  12. Muito legal terem lembrado de TESLA…sem dúvida, um dos maiores inventores da humanidade. Sugiro que pesquisem sobre nikola tesla. Esse gênio que esteve muito a frente do seu tempo.

    Thumb up 5
  13. Bábaro ! Aonde podemos chegar ? Penso no “comunicador” portátil da série Star Trek, que parecia impossível e hoje todos tem o “seu”.

    Pior, é que numa dessas conversas informais, no bar, alguém me disse que isso ocorreria ! Estamos no caminho de uma energia limpa ? E os produtores de cabos, como vão aceitar isso ?

    Thumb up 4
  14. Será a maior evolução no setor eletrico, e dara novo rumo aos aparelhos eletronicos.

    Thumb up 3
  15. O Yuri tem razão, o problema não é a freqüência ou o acoplamento, e nem a idéia, que é antiga.
    O problema é o desperdício na transmissão.
    Sempre haverá perdas, maiores que pelos fios. Mas para alguns usos seguros, como objetos usados por pessoas deficientes ou idosas é uma alternativa.

    Thumb up 3
  16. Regra Básica : Sempre que se transmite energia perde-se um pouco dela !

    A parede ou mesa que “conduz energia” consome pelo menos 15 % do que dispõe para os aparelhos, isso se eles conseguirem eficiência acima de 80% o que é ainda muito difícil.
    Mas vale a pena a pesquisa e a tentativa, quam sabe se não descobrem algo melhor e revoluciona o modo de plugar alguns equipamentos ?
    Seria ótimo carregar o celular apenas esquecendo ele em cima da mesa….rsrs

    Thumb up 3
  17. Ainda bem que algumas pessoas sabem que isso foi desenvolvido por Tesla na virada do século 19 pro 20. Porém como todas as outras invenções suas essa também foi roubada e mantida em segredo pois estava muito a frente do seu tempo. Uma pena.

    Thumb up 4
  18. Não quero ser chato dando uma de sabichão, e nem me acho capaz disso.
    Mas pensando em melhorar sempre, quero salientar que o correto seria:

    amperagem = corrente
    voltagem = tensão, d.d.p. f.e.m.

    Háhá, estou feliz em ajudar.

    =D

    Thumb up 3
    • O correto seria: Vc=fdp ou se Vc=fdp, também pode ser Vc+fdp=pqp

      Thumb up 2
  19. Olha, a cada dia eu me surpreendo com as descobertas científica e teconlógicas.
    Essa da energia sem fio, realmente foi uma descoberta, como diria o Fausto Silva: “é um tapa na orelha”.
    Eu fico imaginando na comodidade que essa e outras descobertas traz para os usuários, mas também fico preocupado no custo que as pessoas terão para usufruirem disso, embora seja no futuro. Hoje, para instalar uma casa pequena, com 7 cômodos, o proprietário gasta algo em torno de 1.000,00 (hum mil reais) aproximadamente; com estes novos recursos, quanto gastará. Esta é a minha preocupação.
    Mas, parabéns para estes dois descobridores. Que venham mais.

    Thumb up 2
  20. Não chega a ser uma grande novidade mesmo como disse o leitor Almir Fernandez. Esse era o sonho de Tesla, que tem seu nome dado a intensidade do campo magnético, que fez muitas esperiencias e até conseguiu construir um aparelho que transmitia a eletricidade sem fios. É certo que com o adventos de novos materiais e mais estudos sobre ondas eletro-magnéticas, hoje se pode aperfeiçoar e melhorar muito a idéia. Em resumo: não é inédita a façanha, e deve se dar os créditos a quem merece.

    Thumb up 4
    • LEGAL SOU ELETRICISTA NAO VOU PRECISAR MAIS USAR ALICATE E FITA ISOLATE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Thumb up 2
  21. Isto é assim… há o lado e o lado mau
    O lado bom é que Apesar de tesla ja ter feito esses estudos da electricidade sem fios… nao os acabou nem os pôs em prática… e agora estão a preocupar-se a pôr… e a muda realmente o futuro
    O lado mau é que pode ter danos no nosso corpo como os telemoveis… a radiaçao pode ser muita e para o futuro isso pode até ser fatal.
    É por isso que isto ainda está em estudo e está nas suas primeiras idades como diz o artigo… porque não está acabado…
    Bj

    Thumb up 4
  22. Super interessante essa notícia, mais surgiu uma dúvida…

    Como desligar o abajur mesmo estando na aréa que ela esta?

    Thumb up 2
    • Ai ai ai….. É só apertar o botao de desligar né! Afff, cada uma…

      Thumb up 2
  23. Por enquanto os inventores só falaram o lado bom da coisa…Mas e quanto à nossa saúde? Essas “ondas invisíveis” certamente não fazem bem para o nosso corpo.
    Peguemos o celular como exemplo. Quando foi lançado era maravilhoso porque era móvel e etc. Agora vemos constantes artigos, aqui mesmo no HypeScience, o quão grande é o perigo do uso do celular.
    Não sou conservador, aliás, sou grande fã da tecnologia. Creio, porém, que desta vez poderiam avaliar os riscos à saúde antes que se passe tanto tempo para “descobrir” que faz mal.

    Thumb up 2
  24. Eletricidade sem fio não é novidade. O que estão fazendo agora é apenas o resgate do trabalho de Nicola Tesla.

    Thumb up 4
  25. Calasans 12-01 2009

    Essa tecnologia não é novidade, pois Tesla já fazia isso.

    Thumb up 5
  26. Tesla já havia pensado nisso a um século atraz.
    Pena que ele não conseguiu terminar os desenvolvimentos de seus estudos…
    Mas seu legado está no gerador de energia alternada, rádio, wirelless entre tantos outros inventos.

    Thumb up 5
  27. Muito legal isto ai!!

    mais ja tinha visto uma melhor, onde é uma frequencia bem alta que faz vibrar um dispositivo que converte esta vibração em energia.. era mt eficaz. mais ainda estavam em testes de seus efeitos nos seres humanos.. e a liberação desta frequencia para produção em massa de aparelhos compatíveis…

    esta de indução magnética axo que nao sera bom.. ate pq mts coisas sao sensíveis ao magnetismo…

    Thumb up 3
  28. Olá amigos do HypeScience!!

    A única coisa agora que me preocupa, são as ondas de radiação e suas freqüências.

    Temos tido muitas preocupações com celulares, então qualquer tecnologia que venha, e seja sem fio, faz a gente se preocupar.

    Espero que a tecnologia de infravermelho e a magnética não causem problemas deste tipo…

    Um abraço!!

    Thumb up 2
  29. Olha… se aquela outra matéria sobre celular provocar câncer estiver correta, imagina isso… qual a intensidade e o nível de energia das ondas necessários para transmitir eletricidade sem fio???

    Thumb up 2
  30. Isso não é novidade, Nikola Tesla inventou a energia sem fio em 1900.

    Thumb up 5
  31. Ufa! Já era hora!

    Mal posso esperar para ver um estúdio de áudio todo wireless, mas acho que esse sonho ainda demora mais. Esperança é a ultima que morre. Que eu tb demore a morrer pra poder curtir a despedida dos cabos à minha volta…

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
nave-jesus-grande
Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos… Graças a Deus!

Respeito as pessoas ...

Fechar