Cientistas criam carro elétrico feito de uma só molécula

Por , em 15.11.2011

Pesquisadores da Universidade de Twente (Holanda) manipularam uma única molécula e a transformaram em algo completamente inusitado: um carro elétrico. Essa novidade funciona de maneira bem semelhante a um carro elétrico de tamanho normal. A diferença é que ele se move por seis bilionésimos de metro a partir de dez pequenas rajadas elétricas.

A criação deste “carro” é uma aula de nanotecnologia. A molécula em questão é um corpo fixo que tem quatro apêndices, que fazem o papel de rodas. Quando o conjunto é tocado por um metal de extremidade incrivelmente fina (apenas um ou dois átomos na ponta), alguns elétrons entram em movimento, e o carro-molécula se move.

Essa etapa seria a “ignição”. A partir desse ponto, a própria eletricidade adquirida pelo minúsculo veículo é suficiente para mantê-lo em movimento. Os pesquisadores tiveram que criar um conjunto de condições de ambiente e temperatura para que a molécula pudesse adotar o “comportamento” de um carro elétrico, mas a experiência foi um grande sucesso.

A biologia molecular, conforme explicam os cientistas holandeses, tem muito a oferecer a vários setores da engenharia. O segredo para criar equipamentos mais eficientes, baratos e sustentáveis, no futuro, é agregar conceitos orgânicos à construção de produtos de alta tecnologia. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

3 comentários

  • Marcos Pedroso:

    É claro que não deve ser chamado de carro.

  • José Calasans:

    Os avanços nas pesquisas em nano escala são promissores e está abrindo um leque enorme de aplicações;da medicina,até onde onde a imaginação alcançar.Imaginemos por exemplo,uma pessoa com câncer,um dispositivo desses poderia ser programado para destruir as células doentes completamente.Poderá ser usado para desobstruir vasos sanguíneos em qualquer parte do corpo,corrigindo e até mesmo evitando problemas de infarte,avc trombose e outros.O problema é que,como a moeda tem dois lados,essa tecnologia vai ser utilizada para outros fins,sem sombra de dúvidas,de uso militar até mesmo para manipulação genética e outros,ai é que mora o perigo.O tempo dirá.

  • FB:

    Quando vi a foto na página principal, até pareciam uvas, ou azeitonas. 😛

Deixe seu comentário!