Elixir da vida: nova droga poderia deter envelhecimento

Publicado em 3.07.2011

O novo elixir da vida tem nome: rapamicina, uma droga apelidada de “para sempre jovem”.

O medicamento foi criado a partir de um produto químico encontrado no solo da Ilha de Páscoa, um dos lugares mais remotos da Terra que fica a 3.220 quilômetros ao largo da costa do Chile.

Os cientistas chegaram a essa droga quando a usaram em experimentos com crianças que sofrem de Síndrome de Hutchinson-Gilford (SHU), também chamada de progeria ou envelhecimento precoce, uma condição genética rara em que o envelhecimento é hiperacelerado e os pacientes morrem de “velhice” em torno dos 12 anos.

A SHU provoca um perigoso processo, pelo qual uma proteína chamada progerina se acumula em cada célula do corpo, levando-as a envelhecer prematuramente. A rapamicina limpa as células da progerina, eliminando os defeitos e deixando as células saudáveis.

Agora, os pesquisadores esperam começar a observar se a droga poderia ser usada mais amplamente, já que semelhanças entre SHU e o processo normal de envelhecimento foram descobertas.

A droga parece ser segura. A rapamicina já é utilizada para suprimir o sistema imunológico em transplantes de órgãos. Dimitri Krainc, um dos coautores do estudo, disse que mesmo uma pequena ativação do sistema (a “remoção de entulhos” que a droga provoca) estenderia a saúde e o tempo de vida de nossas células e órgãos.[Telegraph]

1. E como fica a nossa tão merecida paz ? Já que ela existe e é como
    uma porção de areia,nos chega aos granulos, é um silêncio profun-
    do e um sono mortal. Será que vale a pena prolongar demais a vida
    nos negando essa paz ???

2. Imagine como será polêmico este assunto daqui à uma década, quando algumas possibilidades se tornarem fatos… O mundo tem 6,5 bilhões de pessoas, e ninguém elabora um plano mundial de ‘corte’ pra novos nascimentos, as coisas estão simplesmente indo, enquanto alguns países tem pouca gente para sua economia, ainda assim, tem muita gente para os recursos naturais do planeta. O mundo está lotado, pouco tem sido feito, e a economia nem sempre acompanha o desenvolvimento sustentável…. comam, bebam e se desenvolvam tecnologicamente com registros em banco de dados, chips, cartões, notas, créditos… Desenvolvimento sustentável deve regular o capitalismo, a não ser que o capitalismo tenha falhas de natureza, então já não estaria da hora de planejar outro sistema? não um mais defeituoso, um mais sofisticado….

3. Primeiramente não era a minha intenção publicar 3 ou 4 comentários iguais: mas como não sabia se a minha resposta iria ser publicada por estar muito longa acabei resumindo ela em varias partes… sorry people.

E confesso estar bastante admirado com a facilidade que este tema esta sendo bem aceito pela maioria dos leitores: esse tipo de assunto costuma a gerar uma certa polemica.

E fico feliz de encontrar pessoas que compartilham da minha vontade de viver para ver o homem alcançar as estrelas (bom… por sinal o meu nick é justamente por causa disso) e “povoar” o universo com vida…

… e eu bem que gostaria de poder viver para ver a criação das primeiras colônias espaciais na Lua e em Marte por exemplo, acho que todo o Nerd deve sonhar com isso tambem.

Obrigado pela atenção.

4. isso nao seriam nenhum Problema, é so todo País Colocar Ordem no Seu território no que Diz respeito ao nascimento de criança, Só nascer quando for necessário e quando houver morte Por acidente.O mais que temos mesmo e Viver o máximo que poder viver.Sobre aposentadoria séria de acordo a situação da Pessoa, Uma Pessoa incapaz de trabalhar é necessário aposentar,os outros nao teriam necessidade, porqué tendão saúde e juventude está tudo bem.Estou ancioso para chegar esse momento, vamos pra frente e viver feliz .

5. Na verdade isso não gerará superpopulação. De fato haverá aumento populacional, mas simplesmente a seleção natural se encarregará de eliminar (matar de fome…) aqueles que não conseguirem sustento, assim como ocorre nos dias de hoje na África, por exemplo. Somente os adaptados à vida em sociedade (Classe Media – Ricos) sobreviverão.

A tendencia é a competição entre espécimes humanos se acirrar cada vez mais.

• o ser humano esquece que ele é só um Animal que vive mais e pensa um pouco mais que todos