Aqui está a imagem mais clara já vista de um planeta alienígena em movimento

Por , em 22.09.2015

Nós conseguimos o melhor registro já feito de uma exoplaneta em movimento. E ele é… literalmente seis segundos de uma bagunça pixelizada. Mas, antes de você desistir, saiba o seguinte: fazer estas imagens não foi tarefa fácil.

Este é Beta Pictoris b, um gigante de gás com dez a doze vezes a massa de Júpiter que orbita uma estrela a 60 anos-luz de distância. Para ficar surpreso, basta pensar que mesmo estando tão longe, nós conseguimos vê-lo! Se você ainda não está impressionado, fique com essa mais informação: o exoplaneta brilha aproximadamente um milhão de vezes menos do que sua estrela-mãe.

Escondendo a luz

Levando isso em consideração, Beta Pictoris b deveria ser completamente engolido pela luz das estrelas ao seu redor e, mesmo assim, uma equipe de astrônomos liderados por Maxwell Millar-Blanchaer, da Universidade de Toronto, conseguiu identificá-lo, graças à incrível engenharia ótica do instrumento Gemini Planet Imager (GPI), no telescópio Gemini Sul, no Chile. Primeiro, o sistema de ótica adaptativa do GPI afina a imagem da estrela alvo, anulando a distorção causada pela atmosfera da Terra. Em seguida, ele usa um filtro chamado coronógrafo para bloquear toda a luz das estrelas, revelando o fraco brilho de planetas orbitantes.

Mesmo com os sistemas ópticos mais avançados do mundo, os astrônomos fotografaram apenas alguns exoplanetas diretamente, todos gigantes gasosos maiores do que Júpiter. Nós já identificamos mais de 2 mil planetas através do método de trânsito indireto, o que implica medir uma pequena inclinação na saída de luz de uma estrela à medida que um planeta cruza seu caminho.

Mas com futuros observatórios como o Telescópio Espacial James Webb, seremos capazes de perscrutar mais profundamente no espaço, bloquear a luz das estrelas e registrar imagens de mundos que eram inimagináveis ​​há uma geração. Pode haver bilhões de planetas à espera lá fora e estamos construindo as ferramentas para encontrá-los. [Gizmodo]