Este é o primeiro alfabeto escrito da história, de acordo com arqueólogo

Douglas Petrovich, arqueólogo da Universidade Wilfrid-Laurier de Ontário, no Canadá, gerou controvérsias na comunidade acadêmica ao afirmar que encontrou provas de que o hebraico é o alfabeto mais antigo do mundo.

Em entrevistas, Petrovich alegou ter evidências de israelitas no Egito que converteram 22 hieróglifos em um alfabeto hebraico há mais de 3.800 anos. No entanto, nem todos os historiadores estão convencidos.

A maioria dos eruditos concorda que o alfabeto mais antigo do mundo provavelmente é o semítico. Mesmo assim, até hoje não há um consenso sobre qual poderia ser de fato o alfabeto escrito mais velho.

Petrovich afirma que a conversão de hieróglifos em um alfabeto escrito foi uma tentativa das pessoas que falavam hebraico de criar suas próprias expressões escritas durante o tempo que os israelitas viveram no Egito.

Alegação

Petrovich vem trabalhando em sua pesquisa desde 2012. Ele começou traduzindo inscrições do Egito Médio em tabletes de pedra, que pareciam ser precursores ou exemplos reais de um alfabeto hebraico.

Para conduzir suas traduções, Petrovich juntou letras previamente identificadas de alguns outros estudiosos com algumas de suas próprias interpretações – um método que pode tornar difícil para outros do campo cientifico aceitarem suas descobertas.

Outro ponto de controvérsia é a fonte que ele oferece para datar algumas de suas referências – a Bíblia.

O arqueólogo ainda afirma que, depois de montar o alfabeto hebraico, foi capaz de usá-lo para traduzir 16 inscrições hebraicas que até agora eram indecifráveis. Ele diz ter encontrado referências a Moisés que se alinham com referências bíblicas, e Ahisamach e Asenath, duas outras figuras bíblicas, além da palavra “hebraico”.

Debate

Petrovich reuniu suas provas e sua hipótese em um livro intitulado “World’s Oldest Alphabet”.

Ele reconhece que haverá céticos e até mesmo sugere que eles tentem provar ou refutar suas descobertas, insistindo que, se o que ele encontrou está correto, eventualmente outros chegarão à mesma conclusão. [Phys]




1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)


Curta no Facebook:

3 respostas para “Este é o primeiro alfabeto escrito da história, de acordo com arqueólogo”

    • Formidável, uma descoberta realmente histórica! É um feito altamente excepcional para todos os estudiosos do assunto. Genial mesmo!

Deixe uma resposta