Os melhores artigos. Os leitores mais inteligentes da internet.

Estranho portal conecta Terra ao Sol

portal terra e sol

Portais magnéticos se abrem aproximadamente a cada oito minutos para conectar nosso planeta com o Sol.

Quando o portal se abre, cargas de partículas altamente energéticas podem viajar 150 milhões de km através da passagem, de acordo com cientistas espaciais.

O fenômeno recebeu o nome “evento de transferência de fluxo” ou FTE (de flux transfer event, em inglês). Ele é real e ocorre com o dobro da freqüência que qualquer pessoa poderia imaginar. “Dez anos atrás eu tinha certeza que eles não existiam, mas agora a evidência é irrefutável”, disse o astrofísico estadunidense David Sibeck.

Explosões dinâmicas

Os pesquisadores já sabiam que a Terra e o Sol deveriam estar conectados. Por exemplo, partículas solares incidem na Terra constantemente por causa do vento solar e freqüentemente seguem as linhas do campo magnético que conectam a atmosfera do Sol com a terra firme. As linhas do campo permitem que as partículas penetrem a magnetosfera da Terra; o escudo magnético que envolve nosso planeta.

Uma das hipóteses sobre a formação do evento é que o lado da Terra que está de frente para o Sol pressiona o campo magnético da Terra contra o campo magnético do Sol. E a cada oito minutos os dois campos se conectam brevemente, formando um portal através do qual as partículas podem fluir. O portal toma a forma de um cilindro magnético com a largura da Terra.

Mais de um FTE podem se abrir em um mesmo momento e eles ficam abertos entre 15 e 20 minutos. Algumas medições foram feitas com sondas da Agência Espacial Européia e da NASA que voaram através destes cilindros e nas suas bordas. Apesar das sondas terem conseguido medir a largura de um FTE o seu comprimento ainda é incerto. Mas uma medida preliminar concluiu que teria mais de 5 raios da Terra (um raio da Terra tem cerca de 6.400 km).

O astrofísico Jimmy Raeder, da Universidade de New Hampshire, nos EUA, criou uma simulação computadorizada com estes dados e concluiu que os portais FTE cilíndricos tendem a se formar sobre o equador até que em dezembro eles deslizam sobre o Pólo Norte. Em julho eles deslizariam sobre o Pólo Sul.

Parece também que existem fluxos ativos e passivos o que faz com que ocorram com o dobro da freqüência que se pensava antes.

Os fluxos ativos permitem que as partículas passem com facilidade, formando dutos de energia importantes para a magnetosfera da Terra e os cilindros passivos ofereceriam mais resistência para as partículas que transitam.

Os cientistas ainda estão empenhados em descobrir porque os portais se abrem a cada oito minutos e como os campos magnéticos no seu interior se torcem e enrolam. [LiveScience]

16 comentários

  1. Renato Bueno /

    @tulio

    Onde você ouviu esse absurdo?

    A matemática é a expressão condensada da realidade, apenas um meio mais simples para entender o que nos cerca…

    Mas vai ser dificil explicar isso pra alguem que não saiba o que é um limite ou uma derivada…

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  2. tulio /

    nada contra a matematica em sim, adoro ela…
    mas matematica em si nao explica nada, so calcula…

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  3. julio /

    nada que a matemática não possam explicar.

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Daniel /

    pensei, se isso acontece com a terra, porque não com os demais planetas do sistema solar…
    então poderia-se inventar uma tecnologia que usufrui-se desses tuneis magneticos para facilitar o deslocamento de espaçonaves com menos gasto de energia e tempo, dentre outras coisas
    esperamos mais pesquisas sobre o assunto…

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Beth (elizabeth Senise)

    poderia me enviar algum texto, ou lenda indígena, ou livro, etc onde vc viu esse conhecimento como diz aí em cima? como posso achar essas coisas? agradeço desde já.gloriaazevedo@gmail.com

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Jefferson Oliveira /

    Poxa velho… Isso é só um acontecimento Magnetico…
    Só porque tem o nome “Portal” as pessoas tão viajando aqui…

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  7. WED! /

    hahaha duvido que algum religioso ou astrologo maluco nao vai tenta falar que isso é poder de deus e nada mais… ou a prova de alguma leitura mistica aukhkuhaukhahuk …

    parabens cientistas!

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Sarrinho /

    Manrico,

    Você leu uma revista que entrevistou um alienígena?

    Será que tem em vídeo também?

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  9. Manrico /

    À muito tempo tempo atrás eu li numa Planeta um depoimento aonde um extraterrestre afirmou que os OVNIs viajam pelo espaço por canais tão rápidos como o pensamento e fazem isso sem uma gota de combustivel. Será que é isso que acabaram de descobir???? Então os OVNIs existem mesmo??? Esse artigo confirma a história que eu li a 35 anos atraz.

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Garuda Nagantaka /

    No artigo existe um erro pequeno, mas que dá uma diferença muito grande.

    É dito que as partículas viajam a 150 milhões de km/h, mas isso está errado. No artigo original do LiveScience, na parte correspondente não é citada velocidade, e sim “high-energy particles can travel the 93 million miles (150 million km) through the conduit during its brief opening, space scientists say.” Ou seja: as partículas de alta energia podem viajar os 150 milhões de quilômetros durante o breve tempo em que está aberto, dizem os cientistas espaciais.” Não é citada velocidade e sim distância.

    Se as partículas realmente viajassem a 150 milhões de quilômetros por hora, sequer chegariam ao sol, pois o portal só fica aberto entre 15 e 20 minutos, e nessa velocidade elas precisariam de uma hora inteira.

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  11. chico lobo /

    Com certeza agora algum babaca metido a astrólogo, vai dizer que esta é uma prova da autenticidade de sua mistica.

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  12. heitor /

    Deus du ceu,
    isso realmente esta acontecendo?
    Parebens a ciencia

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  13. Wilson /

    Adoro tudo que se relaciona com espaço,cosmos e universo mas gostaria de saber que utilidade tem estes portais em relação com a terra,qual a importãncia e como podemos tirar proveito em futuras viagens espaciais.

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  14. ELIZABETH SENISE /

    Muito boa reportagem. Que bom que os cientistas comecem a admitir
    tais conexões! Porque isso é ‘ESTRANHO’ para eles, pois algumas tribos indígenas, muito mais integradas às leis que regem a natureza, por convívio e respeito diretos já explicam esse portal há muito tempo.
    Não com linguagem técnica, mas com explicações práticas de quem vivencia a vida por inteiro, com respeito e admiração. Temos muito que aprender com eles, podem ter certeza!!!
    BETH

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  15. Rafael Fuliaro /

    Seria isso um passo para wormholes artificiais?!

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

  16. O mais interessante é que 8 minutos é o tempo que a luz leva para percorrer a distância Sol-Terra.

    Gostei ou não: Thumb up 0 Thumb down 0

Comente