Evidências genéticas: nós fizemos sexo com os neandertais

Publicado em 26.07.2011

Um novo estudo indica que muitos seres humanos modernos podem transportar fragmentos de DNA de neandertais – os hominídeos que viveram entre 130 mil e 30 mil anos atrás – em seus cromossomos sexuais. A pesquisa acrescenta mais uma evidência a teoria de que os seres humanos e os neandertais se encontraram depois que os primeiros migraram para fora da África, entre 50 e 80 mil anos atrás.

O fragmento de DNA em questão é encontrado no cromossomo X humano, e está presente em 9% dos seres humanos em todo o mundo, exceto na África.

Os primeiros seres humanos e neandertais coexistiram, e pesquisadores procuravam há muito tempo evidências de que os dois grupos se acasalaram.

Tudo começou uma década atrás, quando um pesquisador canadense descobriu o fragmento de DNA no cromossomo X, com origem era desconhecida (cromossomos X são os sexuais. As mulheres têm dois e os homens um, combinados com um cromossomo Y).

Até 2010, o grupo de pesquisadores não tinha como comparar o fragmento com alguma outra coisa. Mas naquele ano, quando o genoma neandertal foi sequenciado, eles perceberam que 1% a 4% do genoma humano moderno teria vindo dos neandertais.

O estudo de 2010 analisou um osso de neandertal encontrado na Croácia. Usando o DNA de 6.092 cromossomos X modernos de todos os continentes, os pesquisadores descobriram que o fragmento de origem até então desconhecida era encontrada também no genoma do neandertal.

Essa foi a primeira vez que foi identificada uma variação genética provida de uma espécie arcaica. Isso já tinha sido feito por suposição, antes do sequenciamento do genoma neandertal. Agora a base dos estudos é sólida e prova a veracidade do fato. Os cientistas se questionam se esses fragmentos são neutros ou trazem algum funcionamento (positivo ou negativo), o que deve ser descoberto em futuras pesquisas. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. Eu acredito que as consequencias dessa provável miscigenação vão muito mais longe do que o que o politicamente correto admite.
    Pode ser que sejamos tão diferentes dos subsaarianos em vários aspectos, inclusive mentais, por causa dessa interação neandersapiens.
    Desde a cor da pele, passando pelo tipo de civilização [tecnológica atual].

    Thumb up 12
  2. fico encantado com as evidencias coincidentes…sugiro aos sábios seguidores da evolução cientifica a leitura de livros fanásticos de autores inspirados que desde sempre antecipam o que a ciencia vem divulgando depois de exaustivas peaquisas. por exemplo: francisco candido xavier e sua grndiosa obra, que através de sua grande capacidade pscografica, recebeu de andre luiz e emmanuel,instruções que podem auxiliar muitissimo aos homens irriquietos que buscam o conhecimento da verdade sobre o imponderável!
    e ainda e pincipalmente o livro “exilados da capela” de edgar armond , que trata desse assunto de uma forma bem mais elucidativa…vale a pena

    Thumb up 5
  3. bem conforme o fisico Pierre Simon Laplac e possivel ultrapassar a velocidade da luz, usando a teoria da gravidade de Newton ele cauculou que se um objeto fosse comprimido em um raio suficientemente pequeno a velocidade de escape desse objeto seria mais rapida que a velocidade da luz. Ele se referia a formação de burracos negros.

    Thumb up 1
  4. Quem tem um Cromossomo X é um X-Man? uHAUhuahuAHuAH
    Enfim. Isso já se sabia há um certo tempo já que o Ozzy Osbourne possui fragmentos de neandertal em seu cromossomo

    Thumb up 4
  5. E porque não? Se hoje em dia o Homo sapiens tem relações sexuais com cabritas, éguas e outros bichos (a chamada zoofilia) por que não transar com uma espécie do mesmo gênero?? Não vejo nada demais….

    Thumb up 9
    • Tirou a palavra da minha boca. Somente não temos fragmentos de cabras, cachorros ou até porcos em nosso genoma porque somos realmente incompatíveis com os tais…

      Thumb up 0
  6. companheiro eu num sei de nada eu num vi nada . . . mudando de assunto, esse sujeito da foto(OVAL) parece que ta com homossexualia.

    Thumb up 0
  7. Não me lembro disso! Só se eu estava bêbado, e também não me lembro de ter bebido. Eu nego. Nego tudo! Olhos verdes? Mas a cara delas… Não fiz nada, eu juro!

    Thumb up 7
  8. Engraçado como ainda aqui há anos disseram que era impossível ter havido cruzamento entre Homo Sapiens e Homo Neandertal. Ainda há poucos dias disseram que é impossível ultrapassar a velocidade da luz, estamos pra ver.

    Thumb up 20
    • Hehehe,Boa!

      Mas não seja tão confiante, não é assim tão “simples” :D

      Thumb up 8
  9. Excelente, já havia pensado sobre isso. Um hibrido das duas especies talves seja o motivo da extinção dos progenitores locais. Uma raça mais robusta e inteligente, faz todo o sentido.

    Thumb up 18

Envie um comentário

Leia o post anterior:
amywinehouse
Polícia abre inquérito para desvendar causa da morte de Amy Winehouse

A morte da cantora A...

Fechar