Teste de DNA pode dizer a cor natural do cabelo de uma pessoa

Por , em 5.04.2011

Cientistas holandeses criaram um novo teste de DNA que usa uma gota de sangue ou saliva para determinar a cor natural do cabelo de uma pessoa.

Segundo os pesquisadores, o método pode prever a cor do cabelo de alguém com até 90% de precisão, o que pode ajudar investigadores forenses a identificar as características de um suspeito desconhecido.

O estudo é um aprimoramento do teste de determinação da cor atual do cabelo. Anteriormente, apenas o cabelo vermelho, que é raro, podia ser determinado a partir de DNA.

Agora, os pesquisadores usaram o DNA e as informações da cor do cabelo de centenas de europeus, e estudaram como os genes influenciam a cor do cabelo.

Em última análise, os cientistas identificaram 13 marcadores de DNA em 11 genes que podem servir como indicadores de cor do cabelo. Eles conseguem determinar se alguém tem cabelo vermelho ou preto com 90% de precisão, e cabelos castanhos ou loiros com 80% de precisão. O método pode até mesmo distinguir entre cores semelhantes, como o ruivo e o loiro acobreado.

A mesma equipe descobriu como prever a cor dos olhos e a forma de estimar a idade com base no material de DNA. Por exemplo, certas moléculas de DNA no interior das células sanguíneas diminuem com a idade.

Todos estes testes de biomarcadores podem produzir uma riqueza de informações a partir de vestígios deixados na cena de um crime ou um desastre. O cabelo é o mais novo biomarcador encontrado. Entretanto, pode ser não muito útil se o verdadeiro criminoso tiver pintado o cabelo. [POPSCI]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!