Exercício aeróbico rejuvenesce até 12 anos

Publicado em 25.04.2008

linda mulher correndo woman jogging woman running

Manter a forma com exercícios aeróbicos a partir da meia idade pode atrasar o processo do envelhecimento em mais de uma década e prolongar a vida independente, de acordo com uma nova revisão de pesquisas sobre exercícios aeróbicos e dependência em idade avançada.

O Dr. R. J. Shephard da Universidade de Toronto em Ontário, Canadá e seus colegas publicaram um artigo no periódico científico British Journal of Sports Medicine onde revisaram estudos sobre esta questão.

Exercícios aeróbicos regulares aumentam a habilidade do corpo de captar oxigênio e utilizá-lo, mas a capacidade aeróbica máxima de uma pessoa declina com a idade.

De acordo com Shephard, estudos sobre a resposta do treinamento aeróbico em pessoas mais velhas mostraram que se exercitar, especialmente com atividades físicas intensas por períodos mais longos, pode aumentar o poder aeróbico. Em realidade, sete estudos sobre este tipo de exercício descobriram que a capacidade aeróbica das pessoas aumentou 25%, o equivalente a 12 anos de perda de forma física.

Baseado nesta revisão, Shephard concluiu que pessoas mais velhas que fazem treinamento aeróbico progressivo podem manter a independência por mais tempo, pelo fato de atrasarem o relógio biológico na perda da forma aeróbica que ocorre com a idade.

Outros pontos positivos da forma aeróbica incluem a redução de riscos de doenças sérias, recuperação mais rápida depois de ferimentos ou doenças e redução de riscos de quedas devido à manutenção da força muscular, equilíbrio e coordenação.

“Ali se mostra a necessidade de esclarecer a importância da deterioração na forma física relativa com outras causas potenciais de dependência, mas, de um ponto de vista prático, atividade aeróbica regular pode ajudar em muitas questões de ambas as perdas: funcionais e doenças crônicas”, ele escreveu. [Fonte]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

19 Comentários

  1. Luizão
    Parabéns por não ser uma “maria vai com as outras”, e fazer o que te dá prazer; não seguir o modismo radicalizante e opressivo dos bombadões. Afinal pra que existe a sinvastatina?

    Thumb up 4
  2. QUER SABER O QUE É massacre emocional em um ser humano?? EXPERIMENTE SER UMA PESSOA IDEOLOGICAMENTE SEDENTÁRIA COMO EU E TER DE AGÜENTAR UM BATALHÃO DE PARENTES , AMIGOS E COLEGAS DE TRABALHO E AGORA ATÉ A MÍDIA TENTANDO TE CONVENCER A MUDAR SEUS HÁBITOS. É UM SACO!!
    ESTE NEGÓCIO DE BEM ESTAR POR MEIO DA PRÁTICA ESPORTIVA SÓ FUNCIONA COM QUEM GOSTA, E TEM PREDISPOSIÇÃO PARA FICAR DANDO CAMINHADINHAS, LEVANTANDO PESOS EM ACADEMIAS E OUTRAS PRÁTICAS. PRA MIM, NADA DISTO FUNCIONA.NEM INTERESSA.
    MAS A PRESSÃO SOCIAL É UM PORRE MESMO, E DEVE ENVELHECER UNS 15 ANOS OU MAIS, E ELEVA O STRESS, PELO MENOS ALGUMAS VEZES, A NÍVEIS ALTISSIMOS.SÓ QUE NÃO FUNCIONA, SOU DOTADO DE LIVRE ARBÍTRIO , COMO TODOS. QUANTO MAIS ME CRITICAM, MAIS RADICAL FICO.
    DESDE MINHA INFÂNCIA DETESTO QUALQUER PRÁTICA ESPORTIVA. ODEIO MESMO QUALQUER FORMA DE GINÁSTICA. E PODE APOSTAR, UMA PESSOA COMO EU JAMAIS SERIA MINIMAMENTE FELIZ PRATICANDO AS COISAS RELATADAS POR OUTROS LEITORES COMO: caminhadas de 4 km ded 2ª a 6ª feiras e musculação por 1 hora;Pilates de estudio, musculação, e spinning, alternando os dias;EXERCICIO AROBICO , ALONGAMENTO, PILATES E MUSCULACAO ALTERNADAMENTE.
    ESTAS TORTURAS FUNCIONAM PRA ELES, PRA MIM…

    Thumb up 6
  3. Posso comprovar, tenho 53 anos e nunca me deram essa idade sempre 10 anos a menos,a minha vida inteira me dediquei a esportes ,judô(faixa preta) ,karate,dança, musculação e etc… no momento faço box ,dança e power junp, me sinto muito bem e animada . As vezes converso com mulheres da minha idade que não praticam exercícios, confesso que a diferença´é grande em tudo, començando com a aparencia e as dores ,ela mesmas veem a diferença pois comentam que estou muito bem e jovem…..
    Estar velha ou jovem é um estado de espírito ,tenham um espírito jovem e verá!!!!!!

    Thumb up 13
  4. mario 15 11 2010 faço caminhadas alternsndo com corridas ha pelo menos 20 anos hoje tenho 52 me sinto muito bem dificiomente adoeço o melhor remedio e uma boa atividade fisica associando aerobio com musculaçao ate mais viva melhor

    Thumb up 5
  5. boa notícia.sou praticante de corrida a mais de 30 anos ja participei de 16 saosilvestre e quero completar 20 na sequencia .gostaria que voces orientasem os internautas que existe uma zona alvo de treino aerobio pois o exercicio de alta intensidade produz radicais livres e consequentemente intxicacao de células , isso é radicais livres e envelhecimento precoce , semppre gostei de competir e sinto na pele que estou com a fisionomia mais envelhecida apesar de fazer uma boa alimentacao com as vitaminas antioxidantes obrigaddo e um abraco leonel Botucatu sp brasil

    Thumb up 8
  6. SOU PEDAGOGA, TENHO 51 ANOS E NAO FREQUENTO NENHUMA ACADEMIA PORQUE NAO DISPONHO DE TEMPO, MAS DURANTE O DIA FAÇO LONGAS CAMINHADAS E NAO TENHO UMA VIDA TOTALMENTE SEDENTARIA. ESSES ESFORÇOS DIARIOS SAO VALIDOS PARAMANTER A FORMA?

    Thumb up 6
  7. Alo, gostei da noticia, e muito melhor para a nossa saude, eu tambem fao exercicios todos os dias, caminhadas e ajuda muito, boa sorte para todos que fazem exercicios e boa soaude, espero mais noticias sobre o assunto, bjs

    Thumb up 3
  8. Sem dúvida que retarda o envelhecimento.
    Pratico exercícios aeróbicos a pelo menos 30 anos , tenho 43 , e constantemente erram a minha idade , já me deram : 29 , 32 , 33 e no máximo 36 .
    Vamos malhar , é a melhor e mais barata plástica que existe .

    Um abraço

    Thumb up 7
  9. Isso é super-comprovado. Sempre fiz programas de exercícios seletos que fizeram-me ter sempre a aparência assim mesmo como indicado na pesquisa: uns 12 15 anos mais novo. E também o que outra pesquisa pode comprovar é que o massacre emocional em um ser humano pode jogá-lo rápido uns 12 a 15 anos a mais. Conseguir saúde psíquica e física nos dias de hoje não é muito fácil não, a não ser que vivamos adirando, ou seja, voejando pra lá e pra cá. Enfim, há muita gente se enfeiando, é só olhar as orlas das praias hoje, e muitos cãeszinhos bonitos. A gurizada enfiada no computador e muita gente, mas muita mesmo, dando uma voltinha preguiçosa exibindo como vitrine de beleza seu lindo cachorrinho-sujadorzinho. Parece que só os que estão à vontade na Sociedade hoje são os cachorros. O molequin tem que ficar sentado no banco com alguém do lado, e o cachorro é que fica solto pulando e correndo. Grades e grades e calçadas e gramados impregnados de “cacos de vidro” e aquele fedorzinho. E todo mundo correndo e respirando. Acho que estamos distorcendo praticamente tudo que pode mesmo nos levar a comportar-nos para nos chegarmos mais ao conceito de beleza.

    Thumb up 3
  10. Aaaah, eu não disponho de tempo pra fazer academia, estudo de manhã e trabalho durante o dia, estou pensando em praticar a noite, mas haja disposição!

    Thumb up 3
  11. SEI QUE ISSO REALMENTE, E A MAIS PURA VERDADE!PRATICO EXERCICIO AROBICO , ALONGAMENTO, PILATES E MUSCULACAO ALTERNADAMENTE…E SINTO MELHOR !

    Thumb up 4
    • o corpo precisa de exercicio para sobre viver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Thumb up 1
  12. Tenho realmente certeza disto, completei 50 anos agora, e realmente além de me sentir super em forma, devido ao spinning que pratico regularmente há pelo menos 5 anos, tenho também muita energia e é claro, um visual menos envelhecido do que a maioria das mulheres da minha idade. Além de muita disposição e aniomação pela vida que Deus me deu. E também por ter adquirido qualidade de vida, pois faço academia há 20 anos sem interrupção. Pratico Pilates de estudio, musculação, e spinning, alternando os dias.Estou felizzzzzzzz.

    Thumb up 6
  13. Gostei mto da matéria sb exercício aeróbico pois mtos pensam que fazer este exercício depois dos 45 anos é prejudicial a saúde ainda mais q nos dias atuais mtos estão tendo problema de artritr, artrose, água no joelho, menisco atacado e por ai vai. Esta matéria esta maravilhosa. Parabéns pra vcs.Cleonice

    Thumb up 0
  14. Parabéns pelo pessoal que está se movimento, no comentários e fisicamente também, para não ficar no sedentarismo. Mas lembro que o artigo fala de atividade aeróbica intensa, que não é o mesmo que caminhadas. Iremos escrever futuramente um artigo sobre isso, mas ao contrário do dito popular a caminha não é o melhor exercício. Talvez um dos mais seguros, no máximo.

  15. Gostei muito,pois eu e minha esposa praticamos todos os dias de caminhada de 1 hora,inclusive sábados e domingo.
    .

    Thumb up 3
  16. Está mais que comprovado que o corpo humano não foi criado para ficar estático, a prática de exercícios regulares principalmente os aeróbicos, só traz benefícios a saúde. Costumo fazer caminhadas de 4 km ded 2ª a 6ª feiras e musculação por 1 hora. Realmente os benefícios são enormes, tenho 51 anos e me sinto muito bem com essa prática. Aconselho a todos que vão começar, fazer uma avaliação médica e boa sorte.

    Thumb up 3

Trackbacks/Pingbacks

  1. Folha Da Web – Os 10 cientistas mais malucos do mundo - [...] das primeiras tinturas sintéticas, mas ainda mais famoso por sua busca incansável pelo elixir da imortalidade. Rumores que ele fazia …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
hubble-gigante
Hubble fotografa galáxias colidindo (veja)

Imagens de galáxias ...

Fechar