Facelift de células-tronco: Uma promissora inovação na cirurgia plástica

Publicado em 31.05.2009

facelift celulas tronco

Especialistas no anti-envelhecimento e cirurgiões plásticos descobriram fontes de células-tronco adultas para tratamentos de beleza, que não são afetadas por decisões éticas.

Uma célula-tronco é uma célula da qual outros tipos de célula são desenvolvidos. Elas têm a habilidade de criar mais delas mesmas para diferenciação, para criar uma variedade de tecidos. Apesar de as embrionárias serem o tipo mais conhecido, nem todas as células multipotentes vêm de embriões. Uma fonte abundante de células-tronco pode ser a nossa própria gordura. Por causa de suas capacidades, as células-tronco são conhecidas como multipotentes.

Pesquisadores estão descobrindo que gorduras retiradas da lipoaspiração podem ser convertidas em células com a habilidade de se diferenciar e replicar. Cirurgiões plásticos estão começando a implementar métodos de usar essas células para reconstruir tecidos perdidos e construir novos tecidos de maneiras menos invasivas. Eles já utilizam a reinjeção de gordura no rosto há décadas. O maior problema com este procedimento é a reassimilação desta gordura, resultando na falta de permanência da melhora.

A gordura injetada deve ter a sua própria provisão de sangue para circular na nova localidade para o resultado perdurar a longo termo. E isso geralmente não é possível quando uma grande quantidade é injetada de uma vez e quando não é feito com os instrumentos e as técnicas especializadas.

A lipoestrutura, foi um passo a frente em estabelecer peramência na gordura reinjetada. Com este processo, pequenas quantidades de gordura são cuidadosamente microinjetadas em uma série de camadas discretas para gradualmente construir uma nova estrutura de tecido. Como há um espaço entre cada microinjeção, novos vasos sanguíneos podem crescer na gordura injetada, a permitindo perdurar. Quando o procedimento é feito de maneira correta, melhoras permanentes nos contornos faciais são possíveis.

Pesquisadores estão experimentando novas maneiras de processar a gordura para que as frágeis células-tronco possam, criar suprimento sanguíneo para as células transplantadas para ajudá-las a sobreviver. Um método experimental desenvolveu, separando células-tronco adultas multipotentes, e a cultivando numa placa de petri, enquanto as induzem a se diferenciar em teciso específicos, como gordura ou cartilagem. Essas células diferenciadas são então injetadas no paciente, onde elas continuam a crescer e se dividir, criando um pequeno amontoado de tecido natural.

Um segundo método usa meios mecânicos para conquistar alvos similares. Cytori é uma compania de San Diego, nos EUA, que faz equipamentos para processar células-tronco da gordura imediatamente depois de retiradas pela lipoaspiração. Metade da gordura é separada, enquanto a outra metade é processada para extrair a mistura condensada rica em células-tronco. Essa mistura é então injetada de volta na gordura reservada, produzindo uma gordura supercarregada de células-tronco, pronta para ser reinjetada no paciente. Como o paciente é o próprio doador, não há riscos de rejeição.

Hoje muitos procedimentos são utilizados para o rejuvenecimento facial. Enquanto alguns envolvem cirurgia, outras opções não-cirúrgicas apareceram nos últimos dez anos como meios de temporariamente rejuvenescer o rosto. Entram os relaxantes musculares como Botox, preenchedores como Juvéderm, Radiesse e Restylane. Essas opções podem prover os pacientes um aparência mais jovem e descansada, mas por essas medidas serem temporárias, as injeções devem ser reaplicadas periodicamente. [Make Me Heal]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Garota que eu não conheço. Isso acontece por causa da hipocrisia da religião, que trava todo o avanço na área da ciência, sempre foi assim e sempre será enquanto tiver religião no mundo.

    Thumb up 3
  2. AS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS SÃO CAPAZES DE SE MUTIPLICAR E DAR ORIGEM A QUALQUER UM DOS MAIS DIFERENTES TIPOS QUE FORMAM NOSSO CORPO.OS CIÊNTISTAS ESPERAM APRENDER A CONTROLAR O PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃODESSAS CÉLULAS PARA SUBISTITUIR TECIDOS DANIFICADOS.AS PESQUUISAS COM CÉLULAS -TRONCO EMBRIONÁRIAS REPRESENTAM UMA CHANCE DE CURA PARA DIVERSAS DOÊNÇAS COMO MAL DE PARKINSON, ALZEIMER.
    PORQUE QUE GERA TANTA POLÊMICA NO MEIO CIÊNTIFICO,RELIGIOSO E JURÍDICO? ESPERO RESPOSTAS!!!

    Thumb up 4
    • Pq eles dizem estar matando pessoas(embriões)para conseguir matéria-prima para s as pequisas.

      Thumb up 1
  3. novas técnicas contra a calvice são aplicações dos conhecidos medicamentos que, não se fala muito, mas pode causar diminuição da libido. fala-se muito tambem, de muita coisa, mas tudo é para o futuro, a unica coisa que resolve, e já é o implante.
    feito por especialista, falo pq eu já fui vítima de um especialista de araque, que me causou danos, e eu tive que procurar um outro, este sim, especialista, que me resolveu o problema, mas com mais dois implantes, feitos no internalo de um ano. ou seja tive que fazer tres implantes para conseguir, hoje, um resultado que considero satisfatorio, e devo isto ao miguel singer. grande amigo, de quem sou fã.
    e tudo isto aconteceu a 16 anos.
    então, muito cuidado, com qualquer nova técnica. procure um médico de sua confiança, antes de fazer, entre no site do crm e veja se o profissional é mesmo especialista.

    Thumb up 3
  4. gostaria que publicasse novas tecnologias contra a calvicie
    estamos anciosos pela materia

    Thumb up 1
  5. A palavra não seria “promissora”? Gosto muito do site parabens a toda a equipe pelos artigos interessantes!

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
predio-mais-inclinado-mundo-1
Brasil começa a produzir soja resistente à ferrugem asiática

O Brasil vai começar...

Fechar