Fezes de baleia fertilizam os oceanos

Publicado em 14.10.2010

Organismos menores, como micróbios, plâncton e peixes, são geralmente considerados o centro do ciclo de nutrientes das cadeias alimentares do oceano. No entanto, muita gente desconhece os benefícios trazidos por mamíferos marinhos tão grandes como as baleias. Agora, um novo estudo acredita que as baleias têm uma influência direta muito importante sobre a produção de plantas na base desta cadeia alimentar.

Acreditem ou não, o cocô da baleia pode servir de fertilizante para os oceanos. Segundo estudiosos da área, a baleia é um dos poucos mamíferos que não produz excrementos normalmente sólidos. Pelo contrário, o cocô da baleia parece mais uma pasta.

Esse excremento é semelhante a um tufo de lã. O cocô da baleia não desce ao fundo do oceano. Na verdade, essa “pluma” flutua na superfície. Esse fenômeno pode explicar como os ecossistemas do oceano são fertilizados.

As baleias, por causa das suas fezes ricas em nutrientes, desempenham um papel importante no transporte de nutrientes. O que elas comem em águas profundas, através de seus excrementos elas levam até a superfície. Lá, esses nutrientes fertilizam plantas flutuantes minúsculas, chamadas fitoplâncton.

Para apoiar essa ideia, a equipe analisou 16 amostras de fezes de baleias jubarte, e encontraram concentrações de nitrogênio bastante elevadas. Os resultados das análises mostraram uma forte ligação entre a taxa de produção de uma forma de nitrogênio usada pelos micróbios e fitoplânctons, e o nitrogênio do cocô de baleia.

A presença das baleias permite que mais fitoplâncton cresça, aumentando a produção de criaturas que se alimentam dele. Ou seja, mais pesca e abundância em todas as regiões com muitas baleias.

Em algumas partes do oceano, a poluição por nutrientes, tais como resíduos agrícolas, fertiliza em excesso e cria zonas mortas, como no Golfo do México. No entanto, falta nutrientes em muitas áreas do Hemisfério Norte, incluindo o Golfo do Maine, onde este estudo foi realizado.

Durante o verão, a produtividade é limitada porque o nitrogênio é limitado. Assim, a adição de nitrogênio nas águas sob a forma de fezes de baleia pode provocar o crescimento do fitoplâncton, e aumentar essa produtividade.

Por causa da caça às baleias, elas provavelmente desempenhavam um papel muito maior nos ecossistemas no passado do que agora. De qualquer forma, a constatação da importância desse animal chama a atenção para a necessidade de leis eficientes que as protejam. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Em materia anterior o proprio HS afirmava que”Nitrogênio é apontado como novo vilão do ecossistema”
    Posted: 13 Oct 2010 06:47 PM PDT.
    Afinal sobra ou falta nitrogênio no planeta?
    Pelo que parece esse site não tem um padrão de avaliação, e transmite todo tipo de “m” que encontram.
    Abaixo um trecho da materia anterior.

    “Outro problema: muitos dos fertilizantes a base de nitrogênio que são usados mundialmente são mal aplicados. Como resultado, cerca de 60% do nitrogênio presente nos fertilizantes não chega a ser incorporado pelas plantas, ficando livre para escorrer nas zonas de raízes e então poluir rios, lagos, aqüíferos e áreas costeiras através da eutrofização, dizem os pesquisadores. (Eutrofização é um processo causado por excesso de nutrientes que esgota o oxigênio em corpos d’água e em última instância leva à morte dos animais.)
    Além disso, algumas reações envolvendo nitrogênio liberam óxido de nitrogênio na atmosfera – um gás que contribui para o efeito estufa e que tem um potencial de aquecimento de 300 vezes o do dióxido de carbono (por molécula). O óxido de nitrogênio ainda destrói o ozônio na estratosfera, que protege a superfície da Terra e os seres vivos da radiação ultravioleta nociva (UV-B).”

    Thumb up 0
  2. Dizer que fezes de baleia fertiliza ocenao é o mesmo que dizer que “pum” de vaca destroi a camada de ôzônio . Tenha santa paciência, haja
    vaca e baleia para fertilizar e poluir um planeta desse tamanho. Daqui a pouco vão dizer
    que o calor do acasalamento dos pinguins está derretendo os polos!!!!!!!!

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
gliese
Surge a dúvida sobre a existência de planeta extra-solar habitável

Recentemente, astrôn...

Fechar