Baleia misteriosa avistada na costa espanhola

Por , em 10.06.2010

Uma baleia cinzenta misteriosa que estava próxima de Israel foi avistada nessa última semana na costa da Espanha. A segunda observação, feita com 23 dias e 3000 km de diferença da primeira, está deixando os biólogos perplexos.

As baleias cinzentas eram consideradas extintas no oceano Atlântico, então o aparecimento desse indivíduo é um milagre. Mas ainda não se sabe para onde ela está indo ou porque.

Há muito tempo atrás existiam várias dessas baleias no oceano Atlântico, mas sua extinção foi reportada no século XVII – as razões para o desaparecimento da espécie ainda não foram descobertas – e nenhuma observação de um animal desse tipo havia sido feita desde o período.

Então foi uma surpresa que dois indivíduos aparecessem. Mas através de fotos, especialistas comprovaram que, na verdade, se trata da mesma baleia. De acordo com sua rota, ela está indo para mares do norte, próximos ao Reino Unido. O que ela vai fazer por lá, ninguém sabe. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • milena:

    geralmente essas baleias aparecem mais cedo ou maos tarde.

  • Vitor:

    As vezes essas baleis podem ter ido mais para o fundo do mar para tentar fugir da extinção agora depois de muito tempo ela esta voltando

  • ThiagoSperandio:

    Corrigindo,

    Conforme a BBC, a viagem que essa espécie de baleia faz é de 15.000-20.000 km por ano.

  • Diego Maradona Nascimento Aragao:

    A natureza nos impressiona, pois esse fato não é raro por que tenho certeza de que ela não é um fato isolado e sim tem muito mais no oceano desta espesse de baleia.

  • ThiagoSperandio:

    Corrigindo,

    Conforme a BBC, a viagem que essa espécie de baleia faz é de 15.000-20.000 km por ano.

    Mais informações sobre essa espécie:

    Maior quantidade (mapa): http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cetacea_range_map_Gray_Whale.png

    Informações técnicas (em inglês e sueco, e resume tudo que foi falado ;-P): http://www.bucknell.edu/msw3/browse.asp?id=14300030

    Um abraço!

  • ThiagoSperandio:

    Vejam, NÃO SÃO EXTINTAS, xD

    Me assustei com a “descoberta”… pesquisei um bocado e:

    Bem… no site fonte (BBC, final da matéria) explica melhor….

    – Essas baleias sumiram desde então (entre os séculos XII e XIII) APENAS no oceano Atlântico. Não sumiram nos outros. Ao contrário, não estão nem perto de risco de extinção.

    – Os pesquisadores acham que essa espécie de baleia pode ter recolonizado o oceano Atlântico, ou simplesmente que essa baleia em particular tenha feito uma grandiosa viagem até os mares citados. Com isso, essa baleia teria “quebrado o recorde” de migração dessa espécie, que é de 15-20 km por ano.

    Um abraço!

  • Felipe:

    A natureza é fantástica

  • Zltn:

    É bom saber que espécies consideradas extintas, estão reaparecendo, seria bom se a ignorância do ser humano fosse objeto de extinção, concordam comigo minha gente?

  • squish:

    Alguem ja jogou Ecco – the Dolphin ?

    A história dessa baleia me lembrou muito a do golfinho do jogo…

  • Espedito:

    Os comentários aqui antes já foram bem melhores, boa época aonde eram moderados e os leitores respeitados. Educação cai bem em todo e qualquer lugar.

  • Leandro R:

    Acharam a mulher da outra reportagem em “Alto mar”!!! auehaeuheuh

  • Fernando Sávio:

    Provalvel razão para a extinção é a caça..
    Naquela época era bem comum pescadores baleeiros nos mares..

Deixe seu comentário!