Flúor é perigoso a saúde

Publicado em 8.10.2008

crianças escovando os dentes

Mesmo pequenas quantidades de flúor consumido na água encanada pode danificar seus ossos, dentes, cérebro, causar problemas de tiróide, reduzir o QI e causar câncer de acordo com a maior revisão de estudos sobre o flúor.

Associações dentais dos EUA e o Centro de Controle de Doenças afirmam que este relatório não teria relação com o flúor da água potável, mas as mesmas instituições recomendam que o leite em pó de bebês NÃO seja diluído em água da torneira.

Análises cuidadosas descobriram que o flúor está ligado a efeitos na tiróide, especialmente em pessoas com deficiência de iodo. Três especialistas do painel que analisou os estudos solicitaram publicamente o fim da adição de flúor na água potável.

Baixos níveis de hormônio da tiróide podem aumentar o risco de doença cardíaca, colesterol alto, depressão e menor inteligência nos bebês nascidos de mães com este problema. Foi encontrado “uma forte e consistente associação entre a exposição ao flúor e baixo QI”.

A questão primordial seria se a exposição ao flúor através de diversas rotas como produtos dentais, água e alimentos podem contribuir para desenvolver efeitos nocivos. Estudos posteriores também seriam necessários para descobrir qual dose de flúor pode aumentar o risco de problemas de desenvolvimento neurológico, câncer, fluorose dental e óssea, principalmente para pessoas mais sensíveis.

Quase dois mil profissionais assinaram uma declaração encorajando o Congresso dos EUA que pare com a adição de flúor na água até que a situação possa ser avaliada. [Scientificablogging]

Água mineral pode causar diabetes

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

62 Comentários

  1. O flúor está presente na Natureza sob a forma de fluoretos que podem ser encontrados, em pequenas quantidades, na água, ar, plantas e animais. Deste modo, os seres humanos têm acesso às quantidades diárias necessárias. Alimentos como chás, sal marinho e alguns peixes como o salmão e o bacalhau têm uma concentração de fluoretos superiores à maioria dos alimentos.

    O flúor em doses moderadas, contribui para a redução das cáries dentárias e solidez dos ossos. Se a “dose” diária for superior à recomendada pode provocar danos ao nível dos ossos e dentes, originando uma doença designada por fluorose, em que os primeiros sintomas são o aparecimento de manchas nos dentes, seguindo-se a deformação do esqueleto e alterações da função renal.

    Tem sido prática comum adicionar fluoretos, tais como NaF, à água potável para reduzir a incidência das cáries dentárias em muitas regiões do globo. Este procedimento tem, no entanto, sido criticado principalmente em zonas em que a quantidade de fluoretos já é naturalmente elevada, pois pode conduzir a um envenenamento progressivo das populações.

    O flúor, um gás extremamente tóxico e corrosivo, causa queimaduras graves afectando os olhos, a pele e o sistema respiratório. O limite para exposição de curta duração (15 minutos) é de 1 ppm.

    Thumb up 24
    • Entre quatro tipos de fluoretos, há o CaF2 e o NaF: fluoreto de cálcio e fluoreto de sódio. O fluoreto de cálcio (CaF2) é encontrado naturalmente em fontes de água, enquanto que o fluoreto de sódio (NaF) é um produto sintético de resíduos de alumínio, energia nuclear, das indústrias de fertilizantes fosfatados. Que tipo de fluor você acha que é encontrado em nossa água? É lógico, o pior.

      Thumb up 9
    • Vai se informar pessoa!!!Aff!!Já foi afetado pela alta ingestão de flúor….baixo QI….baixa vontade!!!

      Thumb up 25
    • O outro comentarista Mxrox estava certo. O fluor usado na água é tóxico e pronto. Não há, sequer um único comprovante que este produto nos faça bem em qualquer escala na sua adição à nossa água. E o início disto tudo foi sim pelo programa nuclear americano que precisava de um lugar para dispor do fluor que é um subproduto derivado da produção do material necessário para as armas nucleares.

      Thumb up 12
    • fluor aplicados nos dentes nao previne cáries. eles so fazem os dentes identificarem satelites

      Thumb up 9
  2. Geeeeente, é necessário o flúor nos cremes dentais, pois é ele que ajuda a previnir as cáries e é por isso que hoje em dia é obrigatória a presença de flúor na água e nos cremes dentais. Claro que o uso exagerado de flúor como de qualquer outra substância química faz mal, mas não no creme dental né..
    OBS: Sou acadêmica de Odontologia

    Thumb up 4
    • A cárie dental não é uma doença causada pela falta de flúor, nem surge por causa das plantas. É o primeiro sinal de alerta de um problema do metabolismo que afeta todo o organismo devido a uma alimentação errada. A cárie dental e outras doenças da civilização causadas pela má alimenta­ção podem ser evitadas – sem riscos – com uma alimentação integral rica em elementos vitais, sem carboidratos refinados, sem açúcar refinado e fa­rinha branca.

      Do ponto de vista médico, as medidas de fluoretação não podem ser recomendadas en­quanto cientistas renomados estão alertando para os riscos. A comprovação de que o flúor não prejudica a saúde, exigida pelos sanitaristas, ainda não foi apresentada. A afirmação que “só a dose faz o veneno” não vale para aplicação a longo prazo, nem leva em conta o efeito cumulativo

      Fonte (recomendo ler o texto inteiro, mto interessante):
      http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/educacao/1281-reflexoes-sobre-o-fluor.html

      Thumb up 0
  3. bem pra mimé uma novidade saber queb o fluor fasnmal a saúde fiqueisurpresa com a novidade. agora que sei diso jamas eu vou comprar pasta bocal com flúor!!!

    Thumb up 3
    • Bem pior é o adoçante Aspartame. Pesquisem e fiquem surpreendidos

      Thumb up 1
  4. TENHO UMA AMIGA QUE COMERCILIZA UM PÓ DENTAL MARAVILHOSO, FEITO A BASE DE JUÁ E OUTRAS ELEMENTOS NÃO NOCIVOS. PREÇO E RENDIMENTO EXCELENTE.

    DEVE SER POR CAUSA DO FLUOR QUE NOSSOS POLITICOS MANTÉM NOSSA POPULAÇÃO BEM CONTROLADA…

    Thumb up 4
  5. Gente… Eu já sabia sobre o flúor algum tempo,usamos aqui em casa pasta de dente sem flúor de uma marca alemã ,os produtos são orgânicos. Hoje, fui na primeira consulta do dentista do meu filho (1 ano) e ele já está cheio de dentes… a dentista insistiu e falou muito séria que é muito importante o flúor na pasta pra ele. Eu estou sem saber o que fazer, ela disse que não é ter bom cuidado dele caso eu use a orgânica!! :S Socorro!

    Thumb up 5
  6. O flúor é um veneno…sabendo que o numero de pessoas com o mal de parkson só aumenta a cada ano..E o flúor é derivado de quem? o ‘Alumínio” Um dos principais causadores da doença..

    Thumb up 10
    • Flúor é um elemento químico não é derivado do alumínio outro elemento químico enquanto que o flúor é um halogéneo o alumínio é um metal de transição É preciso ter cuidado como informações que em vez de ajudarem desinformam

      Thumb up 1
    • Não sei a relação entre o fluor e o aluminio. Mas há dois produtos muito usados que tem aluminio: panela de alumínio, que solta alumínio na comida ao cozinhar e sais de alumínio em desodorantes anti-transpirantes.

      Thumb up 0
  7. Ola a todos, gostei dos comentarios exibidos aqui e desde 2008 acordei para a digamos necessidade de se ter uma vida saudavel, sem nos privar dos prazeres da vida, e parabenizo a vcs que tambem acordaram, e desde entao uso creme dental sem fluor, que é por 04 anos consecuivos eleito o melhor creme dental do mundo, por combater todos os problemas bucais, como gengivite, sensibilidade, cáries, halitose etc…. apenas em sua formulação encontramos própolis, menta e hortelã entre outros naturais, é antinflamatorio natural, bactericida, etc… Hoje minha saude bucal e de toda a minha familia vcs não tem noção de como estamos saudeveis, incrivel. Bem minha intenção não é propaganda para vender e sim fazer como vcs, passar conhecimento saudavel a todos semefeitos colatera Obrigado pela oportunidade.

    Thumb up 8
  8. Desde 1974 o brasil está com fluor na agua, muito infelismente, não temos opção, somos obrigados a consumir este veneno diariamente,temos que nos unir e pedir a retirada deste veneno na nossa agua, é muito estranho o tempo todo ficarem anunciando que temos que tomar dois litros de agua por dia, será que é pra ficarmos pior mentalmente, pois o corpo não aguenta tanto fluor.
    Comprei agora um filtro de destilação de agua, para assim amenizar os problemas que o governo me causa através do veneno na agua.PESQUIZEM, CONTEM PRA TODO MUNDO.

    Thumb up 8
    • ao sou americano, mal portugues, por favor que filtro voce compro para tira fluor, foi revers do resmosa etc. ou outro

      big hug Richard in Fortaleza

      Thumb up 7
  9. Ótimas informações.Não gosto do que vejo , dentistas defendendo o uso do flúor para evitar as cáries da população carente. Será que eles não querem atender atender os carentes ou não querem ganhar dinheiro ?

    Thumb up 2
  10. GENTE ACORDEM!!! O FLUOR ESTÁ PRESENTE ATÉ EM Cremes dentais! OLHEM O RÓTULO! aguas engarrafadas tbm com o nome *água fluoretada* e a nossa agricultura? nossa pele? alimentação? que constantemente necessitam de água? pesquisem.CODEX ALIMENTARIUS, NOVA ORDEM MUNDIAL, ILLUMINATIS, tem ligação tudo isso e tem alguns vídeos no youtube sobre cada assunto!

    Thumb up 14
  11. Deve ser por isso que o governo adotou a não reprovação nas escolas. E também por isso que o brasileiro não reclama dos político com abaixo-assinados. Estão todos fluoretados.

    Thumb up 14

Envie um comentário

Leia o post anterior:
youtube-grande
Youtube venderá músicas, games e filmes para gerar receita

O Youtube, passará a...

Fechar