Flúor é perigoso a saúde

Publicado em 8.10.2008

crianças escovando os dentes

Mesmo pequenas quantidades de flúor consumido na água encanada pode danificar seus ossos, dentes, cérebro, causar problemas de tiróide, reduzir o QI e causar câncer de acordo com a maior revisão de estudos sobre o flúor.

Associações dentais dos EUA e o Centro de Controle de Doenças afirmam que este relatório não teria relação com o flúor da água potável, mas as mesmas instituições recomendam que o leite em pó de bebês NÃO seja diluído em água da torneira.

Análises cuidadosas descobriram que o flúor está ligado a efeitos na tiróide, especialmente em pessoas com deficiência de iodo. Três especialistas do painel que analisou os estudos solicitaram publicamente o fim da adição de flúor na água potável.

Baixos níveis de hormônio da tiróide podem aumentar o risco de doença cardíaca, colesterol alto, depressão e menor inteligência nos bebês nascidos de mães com este problema. Foi encontrado “uma forte e consistente associação entre a exposição ao flúor e baixo QI”.

A questão primordial seria se a exposição ao flúor através de diversas rotas como produtos dentais, água e alimentos podem contribuir para desenvolver efeitos nocivos. Estudos posteriores também seriam necessários para descobrir qual dose de flúor pode aumentar o risco de problemas de desenvolvimento neurológico, câncer, fluorose dental e óssea, principalmente para pessoas mais sensíveis.

Quase dois mil profissionais assinaram uma declaração encorajando o Congresso dos EUA que pare com a adição de flúor na água até que a situação possa ser avaliada. [Scientificablogging]

Água mineral pode causar diabetes

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

62 Comentários

  1. O flúor está presente na Natureza sob a forma de fluoretos que podem ser encontrados, em pequenas quantidades, na água, ar, plantas e animais. Deste modo, os seres humanos têm acesso às quantidades diárias necessárias. Alimentos como chás, sal marinho e alguns peixes como o salmão e o bacalhau têm uma concentração de fluoretos superiores à maioria dos alimentos.

    O flúor em doses moderadas, contribui para a redução das cáries dentárias e solidez dos ossos. Se a “dose” diária for superior à recomendada pode provocar danos ao nível dos ossos e dentes, originando uma doença designada por fluorose, em que os primeiros sintomas são o aparecimento de manchas nos dentes, seguindo-se a deformação do esqueleto e alterações da função renal.

    Tem sido prática comum adicionar fluoretos, tais como NaF, à água potável para reduzir a incidência das cáries dentárias em muitas regiões do globo. Este procedimento tem, no entanto, sido criticado principalmente em zonas em que a quantidade de fluoretos já é naturalmente elevada, pois pode conduzir a um envenenamento progressivo das populações.

    O flúor, um gás extremamente tóxico e corrosivo, causa queimaduras graves afectando os olhos, a pele e o sistema respiratório. O limite para exposição de curta duração (15 minutos) é de 1 ppm.

    Thumb up 25
    • Entre quatro tipos de fluoretos, há o CaF2 e o NaF: fluoreto de cálcio e fluoreto de sódio. O fluoreto de cálcio (CaF2) é encontrado naturalmente em fontes de água, enquanto que o fluoreto de sódio (NaF) é um produto sintético de resíduos de alumínio, energia nuclear, das indústrias de fertilizantes fosfatados. Que tipo de fluor você acha que é encontrado em nossa água? É lógico, o pior.

      Thumb up 10
    • Vai se informar pessoa!!!Aff!!Já foi afetado pela alta ingestão de flúor….baixo QI….baixa vontade!!!

      Thumb up 30
    • O outro comentarista Mxrox estava certo. O fluor usado na água é tóxico e pronto. Não há, sequer um único comprovante que este produto nos faça bem em qualquer escala na sua adição à nossa água. E o início disto tudo foi sim pelo programa nuclear americano que precisava de um lugar para dispor do fluor que é um subproduto derivado da produção do material necessário para as armas nucleares.

      Thumb up 14
    • fluor aplicados nos dentes nao previne cáries. eles so fazem os dentes identificarem satelites

      Thumb up 9
  2. Geeeeente, é necessário o flúor nos cremes dentais, pois é ele que ajuda a previnir as cáries e é por isso que hoje em dia é obrigatória a presença de flúor na água e nos cremes dentais. Claro que o uso exagerado de flúor como de qualquer outra substância química faz mal, mas não no creme dental né..
    OBS: Sou acadêmica de Odontologia

    Thumb up 5
    • A cárie dental não é uma doença causada pela falta de flúor, nem surge por causa das plantas. É o primeiro sinal de alerta de um problema do metabolismo que afeta todo o organismo devido a uma alimentação errada. A cárie dental e outras doenças da civilização causadas pela má alimenta­ção podem ser evitadas – sem riscos – com uma alimentação integral rica em elementos vitais, sem carboidratos refinados, sem açúcar refinado e fa­rinha branca.

      Do ponto de vista médico, as medidas de fluoretação não podem ser recomendadas en­quanto cientistas renomados estão alertando para os riscos. A comprovação de que o flúor não prejudica a saúde, exigida pelos sanitaristas, ainda não foi apresentada. A afirmação que “só a dose faz o veneno” não vale para aplicação a longo prazo, nem leva em conta o efeito cumulativo

      Fonte (recomendo ler o texto inteiro, mto interessante):
      http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/educacao/1281-reflexoes-sobre-o-fluor.html

      Thumb up 3
  3. bem pra mimé uma novidade saber queb o fluor fasnmal a saúde fiqueisurpresa com a novidade. agora que sei diso jamas eu vou comprar pasta bocal com flúor!!!

    Thumb up 4
    • Bem pior é o adoçante Aspartame. Pesquisem e fiquem surpreendidos

      Thumb up 2
  4. TENHO UMA AMIGA QUE COMERCILIZA UM PÓ DENTAL MARAVILHOSO, FEITO A BASE DE JUÁ E OUTRAS ELEMENTOS NÃO NOCIVOS. PREÇO E RENDIMENTO EXCELENTE.

    DEVE SER POR CAUSA DO FLUOR QUE NOSSOS POLITICOS MANTÉM NOSSA POPULAÇÃO BEM CONTROLADA…

    Thumb up 6
  5. Gente… Eu já sabia sobre o flúor algum tempo,usamos aqui em casa pasta de dente sem flúor de uma marca alemã ,os produtos são orgânicos. Hoje, fui na primeira consulta do dentista do meu filho (1 ano) e ele já está cheio de dentes… a dentista insistiu e falou muito séria que é muito importante o flúor na pasta pra ele. Eu estou sem saber o que fazer, ela disse que não é ter bom cuidado dele caso eu use a orgânica!! :S Socorro!

    Thumb up 5
  6. O flúor é um veneno…sabendo que o numero de pessoas com o mal de parkson só aumenta a cada ano..E o flúor é derivado de quem? o ‘Alumínio” Um dos principais causadores da doença..

    Thumb up 12
    • Flúor é um elemento químico não é derivado do alumínio outro elemento químico enquanto que o flúor é um halogéneo o alumínio é um metal de transição É preciso ter cuidado como informações que em vez de ajudarem desinformam

      Thumb up 1
    • Não sei a relação entre o fluor e o aluminio. Mas há dois produtos muito usados que tem aluminio: panela de alumínio, que solta alumínio na comida ao cozinhar e sais de alumínio em desodorantes anti-transpirantes.

      Thumb up 0
  7. Ola a todos, gostei dos comentarios exibidos aqui e desde 2008 acordei para a digamos necessidade de se ter uma vida saudavel, sem nos privar dos prazeres da vida, e parabenizo a vcs que tambem acordaram, e desde entao uso creme dental sem fluor, que é por 04 anos consecuivos eleito o melhor creme dental do mundo, por combater todos os problemas bucais, como gengivite, sensibilidade, cáries, halitose etc…. apenas em sua formulação encontramos própolis, menta e hortelã entre outros naturais, é antinflamatorio natural, bactericida, etc… Hoje minha saude bucal e de toda a minha familia vcs não tem noção de como estamos saudeveis, incrivel. Bem minha intenção não é propaganda para vender e sim fazer como vcs, passar conhecimento saudavel a todos semefeitos colatera Obrigado pela oportunidade.

    Thumb up 9
  8. Desde 1974 o brasil está com fluor na agua, muito infelismente, não temos opção, somos obrigados a consumir este veneno diariamente,temos que nos unir e pedir a retirada deste veneno na nossa agua, é muito estranho o tempo todo ficarem anunciando que temos que tomar dois litros de agua por dia, será que é pra ficarmos pior mentalmente, pois o corpo não aguenta tanto fluor.
    Comprei agora um filtro de destilação de agua, para assim amenizar os problemas que o governo me causa através do veneno na agua.PESQUIZEM, CONTEM PRA TODO MUNDO.

    Thumb up 9
    • ao sou americano, mal portugues, por favor que filtro voce compro para tira fluor, foi revers do resmosa etc. ou outro

      big hug Richard in Fortaleza

      Thumb up 8
  9. Ótimas informações.Não gosto do que vejo , dentistas defendendo o uso do flúor para evitar as cáries da população carente. Será que eles não querem atender atender os carentes ou não querem ganhar dinheiro ?

    Thumb up 2
  10. GENTE ACORDEM!!! O FLUOR ESTÁ PRESENTE ATÉ EM Cremes dentais! OLHEM O RÓTULO! aguas engarrafadas tbm com o nome *água fluoretada* e a nossa agricultura? nossa pele? alimentação? que constantemente necessitam de água? pesquisem.CODEX ALIMENTARIUS, NOVA ORDEM MUNDIAL, ILLUMINATIS, tem ligação tudo isso e tem alguns vídeos no youtube sobre cada assunto!

    Thumb up 16
  11. Deve ser por isso que o governo adotou a não reprovação nas escolas. E também por isso que o brasileiro não reclama dos político com abaixo-assinados. Estão todos fluoretados.

    Thumb up 16
  12. Eu tenho a solução!!!
    Eu vendo!!!

    Gel dental à base de Aloe Vera, própolis, menta e hortelã. Clareia os dentes, elimina as placas bacterianas e o tártaro. É antiinflamatório, altamente cicratrizante e elimina os sangramentos. Ideal para tratar as doenças periodontais.
    Trata, também, aftas e herpes, aplicando-se o gel direto nas feridas. A quantidade de um grão de ervilha é o suficiente para a higiene.

    E o melhor de tudo :
    NÃO CONTEM FLÚOR!!!

    Thumb up 33
  13. Até compreendo que através da água,certos grupos, mal intencionados poderiam causar grande constrangimento em qualquer parte do mundo. Deus natureza, todas as coisas propocionou, com peso, conta, e medida. O fluor é uma ferramenta da natureza para poder combater, certos germes nocivos. Se a ignorancia, ou estupidez do homem procura alterar, os parametros naturais, é natural que daíprovenham consequencias.

    Thumb up 7
  14. Interessante que na ultima reunião dos países emergentes, foi ventilado a preocupação de fazer com a agua canalizada chegue o mais rapido possível à toda população Mundial, principalmente aos países com maior número de população! Por que será? pense nisso!!!

    Thumb up 8
  15. estamos vivendo os ultimos dias,o veneno esta sendo diluido no ar na agua e no alimento.precisamos ficar atentos e não deixar que nos manipulem.

    Thumb up 16
  16. vivian – eu faço uso de enxaguante bucal a 4anos, nunca mais tive placa, nunca mais fiz limpeza, não tenho problemas de saúde,sou calma de natureza,não vejo pq

    CALMA DE NATUREZA, e não vê pq???? é justamentwe isso, vc deu a resposta e nem se tocou, o fluor deixa as pessoas complacentes, inertes, letargicas e não pensantes!

    Thumb up 11
  17. meu amigo sinistro me informou sobre esse elemento quimico e sobre sua complexidade no uso direto por humanos, o sinistro pegou estas informações em pesquisas relativas aos maçoes e eu estou pesquisando o fluor nesta pagina; sera que uma coisa tem a ver com a outra e estamos cativos em uma armadilha com procedente mundial com obgetivos de inviabilisar a permanencia total da raça humana e permanecer os mais previlegiados isso tudo só nos tras mais incertezas de um futuro melhor para a humanidade.

    Thumb up 11
  18. Gente achei muito importante todas essas informações, somente pessoas sem visão para não dar real importância a esse assunto! e fiquei pensando que tal a água de côco? o problema é o preço.

    Thumb up 14
  19. eu faço uso de enxaguante bucal a 4anos, nunca mais tive placa, nunca mais fiz limpeza, não tenho problemas de saúde,sou calma de natureza,não vejo pq

    Thumb up 1
  20. Pesquisem por CODEX ALIMENTARIUS. Vocês ficarão chocados.

    Abaixo a Nova Ordem Mundial.

    Thumb up 18
  21. Pessoal, por favor eu preciso que vcs acreditem em mim, por favor, poucos sabem o que está acontecendo com o mundo, eles riem da população e o chamam de tolos.

    Pesquisem o que o fluor tem haver com satelites.
    Pesquisem sobre qual é a co-relação entre terremotos, chuvas.. e o projeto haarp.
    Pesquisem sobre a nova ordem mundial e o grupo illuminatis.

    Eles mentem

    Thumb up 18
  22. olha gente, uma quantidade excessiva de fluoreto na agua faz mal sim, mas a protaria 518 do ministerio da saude determina que a augua potavel deve ter um teor maximo de fluoreto na agua de 1,5mg/L. e as companhias de distribuição de agua fazem a dosagem de fluoreto no momento do tratamento, antes da distribuição.
    a adição de fluoreto nas águas é para diminuir a incidencia de carie.
    como sempre a diferença entre o veneno e o remedio é a dose, se ingerido na quantidade certa o fluoreto traz beneficios.

    Thumb up 5
  23. Faltou

    8)O flúor é um inibidor enzimático, enzimas são catalisadores biológicos, ou seja, aceleram as reações químicas que ocorrem no organismo, então, o flúor pode prejudicar o nosso metabolismo.
    9)O flúor prejudica o funcionamento da tireóide, glândula responsável por secretar os hormônios do metabolismo.

    Thumb up 14
  24. É bom saber que há mais sites informando sobre os malefícios do flúor(fluoreto), é triste ver que a visão pobre e de curto alcance dos dentistas tem prevalecido, a toxicidade do flúor é coisa real, não lenda, nem maluquice, o flúor é bastante prejudicial a saúde e vou dizer o porquê.E quem diz q devemos confiar em fontes científicas, é nelas mesmas que pesquisei, o problema é que há também pesquisas mentirosas por aí, afinal, há um grande interesse econômico nisso.O flúor é um dos principais resíduos da indústria do alumínio, até se adicionar flúor a água de abastecimento, lançava-se flúor na atmosfera e nos rios, mantava gados e plantações e a indústria do alumínio tinha de pagar indenizações.

    Malefícios do flúor:
    1)É neurotóxico, prejudica a memória e cognição.
    2)Pode causar apatia e letargia.
    3)Prejudica a produção de colágeno, proteína muito importante presente na pele, dentes, cartilagens, ossos e parede dos vasos sanguíneos.
    4)Causa pequena diminuição nos níveis de testosterona.
    5)Prejudica a síntese de proteínas e aumenta a sua degradação também.
    6)É cumulativo, eliminamos apenas 50% do que ingerimos.
    7)Por ser cumulativo se fixando principalmente aos ossos tornando-os mais densos, duros e QUEBRADIÇOS.

    Thumb up 15
  25. Não é somente o flúor, também os hormônios sexuais causam retardo mental, os efeitos do flúor são pertubadores, tenho que montar um destilador de água! A pergunta é; “o flúor vai se separar da água?” ou “somente fazendo eletrólise e unindo os gases?”. Mas uma vez que fiz eletrólise em 310 volts com a água em alta temperatura, ficou um gás em uma garrafa de 2 litros que não é combustível e nem comburente! Será que é o flúor? O flúor é inflamável? E aquelas bolhas de ar que saem quando a agua está sendo fervida, acumule estas bolhas com um tubo de ensaio, quando a água voltar a ficar fria, o ar continuará lá! É absurdo ter tanto gás carbonico na água! Tudo o que fazem é para manipular toda a sociedade!

    Thumb up 5
  26. existe um filtro capaz de filtrar o fluor da agua , custa caro amsi vale mais a pena ( obs agua mineral tmb tem adicção de flour veja no rotulo ) kkk vc’s estaoa atrazados mais como eu n sou egoista deixo essa dica para vocês :)

    Thumb up 7
  27. Assistam o video no youtube sôbre os ILUMINATI, vejam o histórico dessa coisa, verão quem está por trás dessa idéia de por fluor na água…é no mínimo uma coisa estarrecedora.

    Thumb up 9
  28. Vocês que defendem a água fluoretada afirmando diminuir a cárie são bem burrinhos, afinal ninguém aqui “bebe” pasta de dente e nem faz gargarejo com água. Quando bebemos água, mal “molhamos” nossos dentes, ela já vai direto pra garganta…

    Realmente deve ajudar muuuuito contra a cárie.

    Thumb up 12
  29. “…O inteligente se previne de tudo; o idiota faz observações sobre tudo.”

    Thumb up 2
  30. Oá pessoal tudo bem?? Eu trabalho direto com sistema de abastecimento de água para consumo humano. Aqui em minha cidade 100% de toda agua contem fluor(0,6 – 0,8 ppm), clorada 100%(0,5 – 1,2 ppm). Trabalhamos dentro das normas. Agora dentro que já li, e esse artigo tbm acabei de ler, tudo leva a crer que o fluor pode causar mais problemas doque sua real proteção. Pelo que sei o fluor foi utilizado em grande escala pelos alemães nos campos de concentrações de judeus. Issu pelos estudos causava um tipo de calmaria ou retardo. Meu ponto de vista realmente é verdadeiro. Eu não utilizaria fluor nas aguas ou em cremes dentais ou ainda em tipos de clareamento dental. Mas não sou o dono da verdade. Quanto aguas minerais tbm creio em algum ponto de verdade e vou além, nhm estudo comprovou mesmo que devemos tomar de 2 a 3 litros de agua por dia. O que vale é a sua perda de liquidos e não um consumo sem motivo aparente. Um fato tbm a ser pesquisado mais, seria após a pratica de espostes ou esforços intensos a reidratação rapida com isotonicos ou mesmo refrigerantes. Procure sempre ingerir sucos naturais ou agua de cocô e lentamente. Não sou cientista pesquisador, mas um curioso. Apenas tento passsar o que tbm encontrei. Abraçus.

    Thumb up 20
  31. Hoje, tanto as faculdades de medicina, como as de odontologia, são reféns dos grandes laboratórios internacionais, em consequência, os profissionais também o são.
    Cada um tem o livre arbítrio de ser livre, ou marionete.
    O dinheiro cega totalmente os fracos, que acham que a vida é sòmente isso.

    Thumb up 6
  32. desencana pessoal, nao se pode acreditar em tudo que se vê na internet, o que tem valor sao textos cientificos que comprovem alguma coisa, o fluor é essencial para os dentes e responsável pela queda de indice de cáries em nossas crianças através da fluoretaçao da agua potável. A agua mineral comprada em garrafões tem fluor natural vindo da fonte.
    Se formos nos preocupar com poluiçao, ondas eletromagneticas, aditivos quimicos nos alimentos, so dando um tiro na cabeça para ficar livre disso tudo. espero ter esclarecido alguma coisa.

    Thumb up 3
  33. descobri no yuo tube uns videos que falam sobre o fluor, me assustei com, esta noticia do fluor, fiz um teste, parei de escovar os dentes com pasta, o resultado, da minha garganta sai uma massa meia amarelada isso durante 40 anos depois que parei de escovar os dentes com pasta com fluor essa massa desapareceu, outra coisa era o poblema de halitose desapareu tambem, infelizmente outra consequencia que eu creio que seja por causa do fluor sao os poblemas neurologico,que ja esta em estagio avançado. agora so Deus. grato.

    Thumb up 15
  34. Camila, é óbvio que a Colgate vai afirmar que fluor faz bem, afinal os produtos dela contém fluor… que tipo de empresa faria propaganda contra si mesma?

    Thumb up 14
  35. afinal de conta qual esta certo tem lugar q esta falando bem do flúor >>
    O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes e ajuda no crescimento
    esta até no próprio site da COLGATE .

    Thumb up 0
  36. Sim, Fluor e o principal ingrediante de veneno para rato. Eh proibido descarrega lo nos oceanos de tao perigoso, mas um quimico trabalhando para a indutria nuclear americana achou un jeito simples de se livrar deste problema, adiciona lo na agua em quantidades pequenas. O pior eh que nao faz bem para os dentes, todas amelhoracoes no numero de caries foi devida a uma amelhoracao na higiene mundial: A europa -que nao usa fluor na agua- tem menos caries que or USA -que usam-
    Eu tenho varios links em ingles, se alguem tiver em portugues adicione,
    Obrigado.

    http://www.uk-water-filters.co.uk/fluoride_information.html#water_fluoride

    http://www.youtube.com/watch?v=_Ys9q1cvKGk

    http://www.scribd.com/doc/5401416/THE-FLUORIDE-DECEPTION?autodown=pdf

    http://video.google.com/videoplay?docid=7319752042352089988

    http://www.scribd.com/doc/4098849/Fluoride-Fatigue-

    Thumb up 6
  37. galera, acho que vcs estão meio doidões heim, tomem cuidado heim, o ar que vcs respiram é poluido ( inclusive quando vcs peidam), parem de respiram tb, a se fosse vcs tambem não tomariam mais banho no chuveiro, procurem ai um lago, e não se esqueçam de testar a agua ok ( ela pode estar contaminada), a final de contas a agua que vcs tomam banho vem dos rios né, e pelo que sei a bosta (aquela que vcs jogam no banheiro) vão pra lá, e falando em bosta façam na casa de vcs ai uma fossa, afinal de contas vcs estão ajudando a poluir o meio ambiente, a e pra quem resolver dizer ai que o que eu estou dizendo não tem nada a ver com o assunto, acho que tem sim heim, vcs são uns piradões, e vcs que estão fazendo estas perguntas ai uns idiotas, como descobri este assunto, estava a procura do creme dental colgate sensitive e achei esta besteira ai, fiquem espertos

    Thumb up 0
  38. @Rafael
    Pelo visto, deixa a população burra E neurótica também, pelo que eu tô vendo. O flúor começou a ser adicionado na água para reduzir os problemas de cáries, e esse objetivo ele atingiu plenamente… Não tem essa história de acrescentar flúor pra deixar a população brasileira mais acomodada, até porque é mais difícil ser mais acomodada do que já é!

    Thumb up 1
  39. tao envenenando agente, a agua do brasil tbm é fluorada, isso mantem a populaçao mais calma (dopada) , mais burra e doente….
    cuidado com os caras por detras da cortina!!!!!!!!!!

    Thumb up 8
  40. Foi-me recomendado por dentista o uso do Creme Colgate PreviDent 5000 plus, como forma de prevenção a cárie. Ele contém 5000 ppm de flúor. Segundo a bula, após a escovação não exaguar durante 30 minutos. Como fica???

    Thumb up 1
  41. Olá!
    sabe eu nasci no inicio da decada de oitenta…
    Quando comecei a estudar, nas escolas tem aqueles enchagues bocais com fluor, minha mãe proibiu a professora de me deixar fazer…
    Na epoca minha mãe dizia algo sobre a composição quimica do fluor…tanto que durante alguns anos usei produtos sem fluor…
    E não me perguntem onde minha mãe achava…rsrs
    Dizem que o aumento de doenças na garganta pode ser relacionada a isso…

    Thumb up 7
  42. Eu já tinha ouvido falar de um químico que o flúor realmente causava problema no organismo, como por exemplo, dopagem.

    Thumb up 3
  43. Xiii… Na velocidade que a coisa toca por aqui, é melhor fazer a dança da chuva e encher as garrafinhas!
    Mas uma coisa é certa, todo mundo sabe que não é muito adequado tomar água direto da torneira sem filtrar. Independente do flúor na água, o caminho que ela faz até chegar em nossas casas não é curto. É distância suficiente pra sujar de novo a água que a Companhia de Saneamento deixa pronta pra consumo.
    O mínimo que devemos fazer é filtrar antes de tomar. Mesmo se não ajudar com o flúor, garanto que ajuda em outros aspectos.

    Thumb up 2
  44. Sim Douglas é adicionado junto com o Cloro, eu só uso água mineral para o consumo direto, mas usava água da torneira em situações que a mesma era fervida como na preparação de alimentos, mas agora estou pensando seriamente em rever isto….. é impressionante, parece que tudo faz mal, as opções estão diminuindo..

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
youtube-grande
Youtube venderá músicas, games e filmes para gerar receita

O Youtube, passará a...

Fechar