Água mineral pode causar diabetes, afirma estudo

“Devido à grande exposição ao arsênico inorgânico na água potável de todo o mundo, elucidar a contribuição do arsênico para a epidemia de diabetes é uma prioridade para a saúde pública com implicações potenciais para a prevenção e controle da diabetes”, disseram os autores do estudo.
Envie este artigo para um bebedor de água mineral
O arsênico sempre foi um veneno temível por ser facilmente solúvel em qualquer bebida e também por não ter sabor, cor ou odor característicos. E pequenas doses também podem deixar uma pessoa doente de maneira gradual.
Pesquisadores da Universidade John Hopkin, nos EUA, descobriram uma associação forte entre diabetes tipo 2, a mais comum, e os níveis de arsênico na urina dos pacientes. “Parece que não existe um nível seguro de arsênico”, disse a Dra. Ana Navas-Acien, para a Reuters.
Além de muitas pessoas preferirem beber água mineral extraída de poços e veios subterrâneos há certas regiões do planeta que possuem os recursos hídricos escassos e precisam optar pelas fontes de água subterrânea. Ana disse que o arsênico aumenta as chances de câncer de bexiga, pulmão, rim, pele e, talvez de próstata também.
Dos 800 voluntários do estudo 20% tinham toleráveis 16,5 microgramas de arsênico por litro de urina, e também tinham 3,5 vezes mais chances de desenvolver diabetes do que os 20% com menos arsênico (3 microgramas por litro). Os níveis de arsênico também eram 26% maiores nas pessoas que tinham diabetes tipo 2, do que naquelas sem a doença.
No Brasil até 5 microgramas de arsênico por litro são permitidos na água potável, de acordo com a legislação, segundo o professor de geologia Eduardo Hinvi, que trabalha no Laboratório de Pesquisas Hidrológicas da Universidade Federal do Paraná, que não participou do estudo. Segundo ele a água mineral não é necessariamente mais saudável do que a água tratada da sua torneira. A legislação obriga que cada poço tenha um químico responsável que certifique que a água esteja dentro dos níveis seguros para ingestão humana. “O problema é que ninguém faz isso”, disse o professor adicionando que o custo do procedimento pode ultrapassar R$ 2 mil. O professor Hinvi também disse que, periodicamente, todas as grandes fontes de água mineral varejistas são analisadas obrigatoriamente.
O arsênico contamina a água potável ingerida por milhões de pessoas na Argentina, Chile, EUA, Europa Central e Bangladesh, onde a água mineral é a principal fonte e a terra possui maiores concentrações de arsênico.
Nos EUA, 90% dos casos de diabetes são do tipo 2, variedade em que o corpo perde a capacidade de produzir insulina. A Dra. Ana disse que o arsênico pode ter um grande papel na incidência de diabetes, mas seria difícil saber o quanto. O que já sabemos é que o arsênico acumula no corpo humano e danifica a capacidade do corpo produzir insulina para converter açúcar em energia.
O estudo publicado na revista científica Journal of the American Medical Association. [AFP, Reuters]
Mais artigos sobre: Água, Diabetes
Você tem Orkut? Coloque um link para HypeScience nele. Você estará estimulando surgirem cada vez mais artigos aqui nesse site gratuito. 

Compartilhe










Tenho certeza absoluta, não é só o arsênico que pode fazer mal, em relação a água, a adição de flúor também é perigoso, mas no Brasil, quem se importa.
Tudo que se produz hoje em dia tem venenos perigosos, você já leu um rótulo de produto industrializado hoje? Alguns chegam a ter até 30 produtos químicos.
Além disso, o maior problema continua a ser os agrotóxicos – principalmente os organoclorados e contrabandeados – utilizado nas lavouras sem qualquer bom senso.
A Anvisa foi inclusive proibida de fiscalizar os produtos, tamanha é a força das fábricas de agrotóxicos.
ée..
se formos parar pra pensar tudo nos faz mal.
É comprovado que ao respirar nos ja estamos nos matando!
E agora diz que a bebida mais saudavel é uma contribuinte à uma doença.
mas acredito na lei Darwim, a natureza nos seleciona e o nosso corpo se adapta ás diversas mudanças do corpo,
Que faço agora?Não bebo agua de torneira no Rio de janeiro pois até cadaveres foi encontrado nos reservatórios da Cedae.Se a única bebida que achava não fazer mal à saude causa diabetes(já sou um diabético)acho que deverei voltar a cerveja,né.
Oxe, que besteira! e os lanches que comemos na rua? tá cheio do que n presta mesmo assim estamos vivendo. A pessoa com muita frescura morre primeiro. Quando eu mora no interior da paraíba, comi gia(sapo) punaré(rato)
muçu(cobra) e estou vivinha da silva. linda kkkkkkkkkkkkkk
Estou assustada. Resolvi jogar o filtro fora e passei a usar só agua mineral. Fui fazer exames de rotina e estou com a taxa de glicose alta.Antes era baixa. Será coincidência? Sempre gostei de doces,mas agora o médico mandou que eu parasse totalmente de comer açucares.
OLA, SE É VERDADE OU NÃO ESTOU DESENVOLVENDO A DIABETES DEPOIS QUE COMECEI A TOMAR AGUA MINERAL.SE EU PARAR ELA PARA ?