Foto: Antares e suas nuvens

Por , em 22.04.2012

Antares é uma estrela gigante – ou melhor, uma supergigante vermelha. Ela possui cerca de 850 vezes o diâmetro do sol, é quinze vezes mais massiva, e dez mil vezes mais brilhante! Ela é a estrela mais brilhante na constelação de Escorpião e uma das mais brilhantes em nosso céu.

Localizada a cerca de 550 anos-luz de nós, Antares é vista nessa imagem rodeada por uma nebulosa gasosa amarelada, que foi liberada por ela mesma. A radiação das estrelas azuis companheiras de Antares ajudam o gás a se expandir. [NASA]

• filipe28:

antares pra mim e uma das estrelas mais bonitas de todas

Bela Antares! Pelo tamanho que ela tem é legal observar!

A supergigante vermelha tem uma companheira confirmada, designada Antares B, é branca azulada da sequência principal e por vezes é reconhecida como uma estrela Verde, uma combinação interessante visto o contraste cromático que teria com a vermelha, mas tal verde é uma ilusão observacional.

• iperxp:

As estrelas tem algo em comum com os seres vivos, elas nascem, vivem sua adolescência e meia-idade e também morrem, a vida das estrelas é sempre marcada por dois colapsos, o colapso inicial, e o colapso final, o colapso inicial ocorre geralmente num dos lugares, mais lindo do universo em minha opinião: nos berçários estelares, os berçários estelares são matéria cósmica entre outras coisas gás e poeira, que se condensa pela gravida e quando essa matéria está em abundância numa concentração de matéria foramam-se as estrelas, que são desencadeadas por reações termo-nucleares de fusão dos átomos de hidrogênio em hélio, simplificando como as estrelas são feitas basicamente de hidrogênio, o hidrogênio fica tão excêntrico que átomos batem uns com os outros e formam calor e luz, essa reação ocorre em cadeia e é esse colapso inicial que forma as estrelas.

Se procurar todos os ciclos, verá que elas tem até menopausa.