O universo em um clique

Foto: eclipse lunar sobre a Acrópole grega

Por em 27.06.2011 as 15:52

A fase total do eclipse lunar do dia 15 de junho durou impressionantes 100 minutos. Essa imagem mostra toda a sua duração em um composto feito de uma sequência regular de fotos tiradas por câmeras digitais, que acompanharam o disco lunar ficando escuro conforme se pendurava acima da Acrópole, em Atenas, Grécia.

Na verdade, cerca de 270 a.C., um astrônomo grego, chamado Aristarco, também acompanhou a duração de um eclipse lunar, embora sem o benefício de equipamentos digitais e câmeras. Ainda assim, utilizando a geometria, ele desenvolveu uma maneira simples e surpreendentemente precisa de calcular a distância da lua, em termos de raio do planeta Terra, através da duração do eclipse.

Um astrônomo grego mais moderno, Elias Politis, estudou esse eclipse e sua duração, criando também o vídeo que o mostra, “Acropoclipse”.[NASA]

Natasha Romanzoti tem 23 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

2 comentários

  1. Gray /

    Essa montagem ficou muito maneira!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Carlos Machado /

      Pois é, só queria uma foto com resolução boa!

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2

Reponder

Leia o post anterior:
mamute
Imagem de mamute é encontrada pela primeira vez na América

Centenas de imagens de mamutes e mastodontes já haviam sido encontradas na Europa, mas nenhum no continente americano. A descoberta espetacular fornece evidências de que os povos pré-históricos das Américas criavam imagens artísticas dos animais que caçavam

Fechar