Telescópio Hubble pode ter encontrado vida extraterrestre

Por , em 10.12.2008

O Telescópio Espacial Hubble, que orbita o nosso planeta, encontrou dióxido de carbono em um planeta distante, um subproduto comum da vida biológica.

O planeta gigante, chamado de HD 189733b, está orbitando outra estrela. Apesar de ser muito diferente da nossa Terra a descoberta mostrou que a detecção de subprodutos da vida biológica pode ser um dos métodos utilizados para que encontremos vida alienígena.

A imagem acima, criada pela NASA, é uma representação artística do sistema.

Observações anteriores já encontraram vapor de água e metano na atmosfera do mesmo planeta. Apesar de o Hubble haver sido projetado para observações do espaço distante ele está inaugurando uma nova era para a astrofísica e para a ciência planetária comparativa.

Segundo os cientistas este novo campo de estudos atmosféricos de exoplanetas (planetas que orbitam estrelas diferentes do nosso Sol) pode levar à encontrar outras moléculas e, finalmente, à descoberta vida extraterrestre.

Alguns instrumentos de observação de emissões de luz infravermelha do Hubble foram utilizados para medir emissões do planeta que está a 63 anos-luz do nosso. Os gases da atmosfera do planeta absorvem certos comprimentos de onda de luz do interior quente e brilhante do planeta. Foi encontrado monóxido e dióxido de carbono, gases que deixam uma impressão espectral única na radiação que atinge a Terra. Foi a primeira vez que uma emissão próxima do infravermelho foi obtida de um exoplaneta.

Os cientistas afirmam que a razão para a alegria é justamente o dióxido de carbono que, sob certas circunstâncias, pode significar vida biológica como ocorre na Terra.

O telescópio espacial James Webb, que será lançado em 2013 para substituir o Hubble, será capaz de fazer medições muito mais precisas. [NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (18 votos, média: 4,89 de 5)

52 comentários

  • Elimu:

    Esses cientistas só sabem procurar vida baseada em carbono.pelo visto nada de novo.

  • JONATAS GOMES:

    Somos apenas uma gota no oceano (e o oceano tem fim).
    Uma agulha em um palheiro.
    Uma partícula num universo sem fim.
    Estamos em um sistema solar bilhões de vezes mais novo do que muitos outros existentes.
    A vida na terra evoluiu em 3,5 bilhões de anos até chegar em nós. imaginem até onde pode chegar(ou chegou) a evolução da vida em outros planetas distantes com mais alguns bilhões de anos?
    Mais descobertas extraordinárias virão. Pena não estarei vivo até lá.

  • HERDY:

    Imagina se estar dentro de um ambiente com pouquissima visibilidade e somente com o passar do tempo conseguimos ver ao poucos o que está do lado de fora. Assim somos nos , aqui na terra, percebem que a ciencia desde ha muito tempo vem descobrindo , conhecendo e divulgando fatos relacionados ao desenvolvimento da humanidade, como percebemos tudo dentro de um espaço de tempo permitido pela ordem natural no qual nem todos os homens estao evoluidos afim de conhecer e acreditar que existem vários mundos habitados ,e para ser habitado nao necessariamente ser um de nos, com a mesma materis ( corpo ) e sim outra existencia que ja passou por aqui, pois na casa do pai “tem muitas moradas ” nao estamos sozinho nesta grande morada que é o universo criado por DEUS. abraço a todos.

  • Poneycor-de-rosa:

    A nasa descobriu um novo planeta parecido com a térra,esqueci o nome dele, + passou no jornal da globo isso. Acho que vcs ja devem estar sabendo disso,se nao,entao procurem na internet que vcs iram ficar sabendo.” *-* ” eu acredito que existe VIDA ALIENIGENA, acredito em discos voadores e em tudo que for relacionado a ete’s. Principalmente acredito em Deus,com o tempo as respostas viram.

  • Poneycor-de-rosa:

    A nasa descobriu um novo planeta parecido com a térra,esqueci o nome dele, + passou no jornal da globo isso. Acho que vcs ja devem estar sabendo disso,se nao,entao procurem na internet que vcs iram ficar sabendo.” *-* ” eu acredito que existe VIDA ALIENIGENA, acredito em discos voadores e em tudo que for relacionado a ete’s. Principalmente acredito em Deus, ele nao iria criar tantos planetas assim para deixar de enfeite,e so existir vida humana aqui no planeta térra.

  • Victor Gouvea Rogel:

    Concerteza existe, apenas nos falta tecnologia suficiente pra fazermos que nem eles…Visitar outros Cosmos ou PLanetas, Galaxias etc.

    Lembre-se: vida extra-terrestre existe, mas farças tbm..=D

  • julio:

    eu axo ke existe vida estra terestre porke num lugar ke nao tem comesso nem meio nem fim como podemos estar soz se existe bilhoes de planetas e galaxias pode haver vida num lugar bem longe da terra e ke nos nao sabemos e nem desconfiamos

  • adler:

    sabe, nós vivemos num mundo de mentiras, tudo que eles controlam nossas informaçoes, a internet é uma ferramenta onde podemos descrubrir coisas que nunca imaginamos saber.
    entao esse assunto sobre haver vidas extraterrestres esta bem claro que é verdade as naçoes unidas sabem a verdade mas sempre que ha casos de avistamentos de ovni o eles tentao abafar dizem que é mentira que era avia. e tal … é só pra distrair a atençao do povo …. quando se fala em ovins as pessoas sempre aborda esse assunto tirando sarros fazendo videos falsos isso faz com que as pessoas deixam de acreditar ou até nem acreditar , é iginorancia nossa dizer que somos os unicos seres vivos. deus existe??? eles tem medo que saibemos da verdade e pasasm a perder o controle de nós quem é deus?? quem foi ???? quando nasceu??? porque nunca podemos querer saber mais que deus??? rsrsrsr eles aproveitam de sua fé pra te controlar e é isso que eles querem e vc cai que nem patinho bom pessoal nao quiz ofender a religiao de ninguem e nem a fé isso é um comntario é mais ignorancia sua regeitala ou dizer que é mentira porque vc sabe que nao é nao é msm? vlw abraçuuuuu

  • bruno:

    Não sei como existe pessoas questionando se existe vida sem ser na terra , claro k existe porque se existe infinitas galaxias milhoes ou biliões , certamente k existe vida tambem noutras galaxias , agora temos é k pensar assim : como é k se ade xegar lá , pensamos k somos os mais espertos do universo mas certamente k nao somos, noutras galaxias devem ter outro tipo de material consegundo talves ultrapassar a velucidade da luz e kem sabe k eles podem andar por ai facilmente e nos tentando e nao conseguindo , um dia se saberá a verdade , mas para mim nós os seres humanos somos usados por eles e eles podem ser tão pekenos “nao vistos a olho nu e com uma inteligencia suprior a nossa , entao eles nos usam e nos evoluem…

  • Érika:

    Sinceramente… Lendo os comentários percebi que não vale a pena expor o que penso sobre esse assunto, aqui! Agora, mais intrigante que os mistérios astronomicos é a imaginação e a falta de bom senso dos comentários. Li em um deles que os peixes abissais foram trazidos por VENTOS de outro planeta, alguém me explica? Existe vento fora da atmosfera terrestre? Peixes tem asas? Ou são passáros disfarçados? E tomara que os extraterrestres não tenham acesso à nossa internet e nem sejam professores de português pois se eles descobrem algum desses comentários jamais vão fazer contato! E pior, podem até querer nos expulsar do universo… Pensem bem antes de nos envergonhar kkk

  • edson costa:

    acredito sim em vidas fora do nosso planeta , se tem vida na terra , porque nao haveria de ter nesse imenso universo cósmico . gostaria de trocar material sobre ufologia com outros estudante deste assunto ( tenho ; livros,dvds) , tambem gostaria de fazer vírgilia ufologica de trabalho de campo , quem interessar escreva para minha caixa postal N 28030 RJ – cep: 21 840-970 RJ – edson costa ufologo

  • Neriton:

    Kra lendo esses comentários eu pude ver como tem lunáticos no mundo, kkkkkkkkk, claro q existe vida em outro planeta, esses lunaáticos vieram da lua, aos olhos da ciencia nao é facil haver vida em outro planeta, pelo menos inteligente como nós kkkkkkkk,nao acredito que tenha vida em outros planetas mas me diverti lendo os coments

    • Fabricio Carvalho:

      Há muitas moradas na casa de meu Pai.

  • Divonsil Lourenço Rosa:

    Sempre devemos acreditar que há um outro Mundo (Planeta) habitado visto que a Bíblia diz que pela palavra os mundos foram criados,

  • gyhjthjt:

    vida em otros planetas existe sim nao ha como provar que nao existe que existe ta mais provavel de que nao existe !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • gyhjthjt:

    vida em otros planetas existe sim nao ha como provar que nao existe que existe ta mais provavel de que nao existe !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • nandinha:

    Acredito em vida em marte e em qualquer outro planeta,pois pode existir um planeta habitado e até mais desenvolvido que o nosso.
    Em quanto nós os procuramos eles também podem estar nos procurando.

  • egberto:

    a verdade e que estamos sendo monitorados por especies beniguinas e maliguinas, por enquanto a beniguina esta conseguindo uma serta estabilidade na terra, evitando que o homem se destrua atraves da bomba atomica e evitando que nos enchergemos o mundo alem do nosso. a maliguina so consegue introduzir pensamentos individuais destrutivos. porque a beniguina esta combatendo fisicamente e mentalmente o mau
    por ser maioria no universo.

  • Mamas:

    não gostei desta cena!
    FOGO PAH .|.

  • guilherme:

    Ha sei la eu acho que existe pq se vc pensar bem existem varios planetas desconhcidos,ainda mais ja acontçeram varias apariçoes

  • Alessander:

    Não seria necessário o homem ir ao espaço para estudar vida extraterrestre, se durante vários anos escutamos que milhares de elementos são trazidos de lá através de ventos aqui para terra, porquê não aproveitar a situação e ir atrás !!!!! O homem não se preocupa em estudar o fundo do oceano, apenas escavar para achar o dito “ouro negro” enquanto acaba com a vida ao redor. Vemos em diversos programas, seres que vivem em completo escuro, se adaptando, e mudando, não seriam eles fruto de alguma bactéria ou elemento trazidos de algum lugar do universo aqui para nosso miúdo planeta ?????

  • ROBSON CASTRO:

    Tenho plena convicção de que existe vida extra terrestre, somente pelo fato de analizarmos que este universo é praticamente infinito,basta um planeta orbitar uma estrela na mesma distância que a nossa terra do sol e o resto a natureza faz. Pensem existem bilhões de de galaxias, e cada galaxia existem bilhões de estrelas.Provavelmente nós nunca evidenciaremos devido à grande distância.

  • Lucas:

    É óbvio que há vida alienígena!!!

  • lucas almeida:

    eu acredito si em vida extraterrestre porque eu afirmo eu ja VI

  • GGP2010:

    Não precisa ser muito inteligente para saber se existe vida no universo, basta raciocinar da seguinte forma: Se existem milhões de galáxias, por que razão só a nossa galáxia teria esse previlégio? É óbvi8o que existe vida no universo. Posso até crer que não sejam iguais a nós, mas outros tipos de vida com certesa.

  • Jefferson:

    Concordo que existe vida extra-terrestre em planeta distante do nosso sistema solar, mais isso que muitos ufologos estão dizendo é bobagem esse negocio de transcomunicação não existe e eles ja estão com intensão de criar uma religião com isso e ganhar dinheiro dos bobos, deixo bem claro ET existem mais não existe esse negocio de dimensão como mostrou no programa do ratinho aquilo que eles fizeram é jogo de imagem e só trouxa para acreditar até da vontade de rir

  • diego:

    acho que nao seriamos poeira no espaço tao grande provalvelmente existe vida com tecnologia e do mesmo jeito que achamos que estamos sozinhos eles podem achar o mesmo !!!!

  • joao pinto:

    quanta pretençao do ser humano achar que so neste planetinha minusculo tem vida. não existimos nem em nossa galaxia, somos apenas poeira no univreso se muito.

  • Giovani Ufologo:

    Eu como ja vi um et ja posso dize que existe.Mas ainda na provei.meu amigo e eu vimos uma criatura estrana e marrom.Era Muito F E I OOOO.Eu me assustei.Ai se passou um tempo eu pensei.Sera que esta se desenvolvendo outra forma de vida aki na terra ou em otro planeta?

    Concordao ou nao?

  • Paulo Braga:

    Concordo que existam muitas formas de vida fora do nosso espaço. Seria uma falsa pretensão nossa achar que somos os únicos, alem de um desperdício, ou burrice divina. Mas às vezes penso: pode haver formas de vida para nós tão extranhas que talvez não possamos percebê-las como vida. Quando se fala em vida fora da Terra imaginamos parecidos conosco, que respirem, tenham quatro membros, andem eretos… e se nem ao menos respirarem?

  • Yago:

    Bom sempre fui facinado por pensar que não estamos sosinhos no universo.Penso assim,acho que nos humanos somos tão prepotentes e achar que deus criaria um universo apenas para nos (contanto que nos hoje não conceguimos sequer ir a um planeta visinho como marte),e tamben certos indicios que tanto existe aliens com eles nos visitam e fazem contato.Um grande exenplo é a area 51,ela existe e sconde algo ninguem sabe oque mas a teoria mais provavel(e o que eu acredito)é que eles esconden indicios de aliens.
    Para quem não acredita na area51 entre no google mapas e digite area51 e irão ver!!

  • MARCIO:

    creio que existe sim vida em outros planetas. nao neste sistema solar que conhcemos: mercurio, venus, terra,marte, etc.
    mas sim em outro sistema solar, tipo outro planeta com a mesma distancia que a terra esta do sol. mas do outro lado do sol e que gire na mesma velocidade que a terra tornando assim dificil de notar sua presença.

  • laura winslet:

    nossa !!!!
    vcs merecem muitos parabens ,suas materias fazem
    muito sucesso!!!!
    super interesante isso é bom para deixar-nos por dentro
    de tudo!!!!

  • Aldo:

    Acho que tanto os cientistas quanto as autoridades terrenas estão mais precupadas em explorar o espaço, que ainda é um mistério. Se outras vidas forem encontradas? Isto é uma consequência! Acredito que um dia isto irá acontecer. Mas não estaremos mais aqui. A Humanidade e a realidade serão outras.

  • Deicide:

    Gostei muito bom…

  • marcos silva:

    meus amigos uma civilizaçao de 500.000 anos luz mais avançada que a nossa nos descobriu descobriu aqui, nao podemos fazer nada, a nao ser aguardar manter contacto nao creio,uma ou varias civilizaçoes inteligentisimas nos visitam sempre… olhem, para o ceu que voces tambem vao descobrir…fortaleza ano de 1963 praça do liceu do ceara em jacarecanga 7;45 da noite um enorme objeto de proporçoes gigantesca cruzou os ceus de fortaleza tem, registro de jornais da epoca que comprovam a veracidade dos fatos, o que era nao sei mais era imenso, avermelhado e parecia uma luz florescente de uma cauda de mais de 200 metros de diametro

  • Marcelo Amorim:

    Existem afirmações de que, há sete ou oito mil anos, teria caído na Terra um fragmento de meteorito arrancado de Marte. Parece que algumas formações filiformes nele presentes, de poucos milímetros, foram interpretadas por alguns como sendo possivelmente bactérias. Em maio deste ano, algumas publicações científicas negaram que sejam formações provocadas pela atividade de bactérias, mas seriam cristalizações naturais presentes no meteorito. Há também uma hipótese diferente da proposta inicial. Alguns acreditam que o meteorito é proveniente de Marte: teria havido um choque que tirou uma lasca do planeta, a qual foi rodopiando pelo espaço, durante milhares e milhares de anos, até cair na Antártida, acabando por ser encontrada. Mesmo aceitando esse fato – tacada fantástica de sinuca celestial! – há dúvidas se as tais estruturas sejam fósseis ou pseudofósseis, quer dizer, falsos fósseis. Mas em dez ou quinze anos, teremos uma resposta, senão antes, para um problema realmente fantástico: houve ou não vida no planeta vizinho do nosso?

  • Ruben Zevallos Jr.:

    A nossa galáxia é enorme, só no nosso braço existem milhares, senão milhões de estrelas com planetas… Penso que a existência de planetas classe M como o nosso é uma questão de procurar, principalmente se for na nuvem da supernova que gerou o nosso sistema.

  • Druida:

    eu penso que nós humanos temos errado continuamente sobre a abordagem do fenómeno vida (inteligente) extraterrestre: pois que sabemos todos que a natureza é económica então, porque faria sentido o espaço total so para o deleite dos humanos? (há la fora lugares longe que nem podemos so contemplar!)
    quando procuramos vida extraterráquea porque buscamos no epaço água, carbono (tudo que se assemelhe a vida na terra)? porque não pode haver outras formas de vida no espaço?
    -porque água, porque atmosfera,porque sol?
    nós nascidos homens sonhamo-nos deuses e, menosprezamos qualquer que possa estar lá fora…esse alguem pode estar atento e sabe-se lá o que lhe vai na alma, relativo ao nosso egocentrismo?

  • Ricardo:

    Concordo, e discordo ao mesmo tempo, acredito muito mesmo em vida no universo, mesmo que seje uma bactéria, o que precisa ser feito e realmente uma nave estelar, com capacidade de podermos viajar a uma velocidade grande, por volta dos 200.000 km/h, e manter está expedição nesta velocidade por 10 anos, onde chegarmos, vamos conhecer muito mais, do que so com os telescopios, não precisamos encontrar vida agora, mas sim conhecer como viajar, andar ou vagar no espaço, devemos nos concentrar aqui, nas nossas máquinas, a resposta está aqui, o carro por exemplo, não evoluiu em velocidade e aerodinâmica, o avião, não evolui, os caças, os navios, hoje para afundar é mais dificl, então!!!, a resposta está nas máquinas, em uma NAVE ESTELAR…. como as do filme STAR WARS, OU JORNADA NAS ESTRELAS… MINHA OPINIÃO

  • francisco lira:

    A verdade e que ainda somos ignorantes de mais ainda a ponto de questionar se há vida fora do sistema solar , o universo e imenso tão grande que juntando todas as pedras que existe aqui em nosso planeta não daria pra comparar com as milhares de estrelas que a em nossas galaxias agora vc que esta lendo reflita um pouco , por que estariamos sosinhos com tanto espaço sobrando que disperdicio já que somos um grão de areia no universo. obs: não somos os primeiros nem os ultimos daqui uns bilhões de anos luz.

  • Luis Fernando:

    Claro que existe vida, se existe aqui intão existe em qualquer outro lugar, nem que seja em outra dimensão ou “Freguência”, só nos resta ir atrás, é uma questão de onde não de quando…

  • Bravo Neto:

    Seria interessante saber a idade deste planeta, para compararmos a vida lá existente se é que existe, se são ainda os dinossauros que lá vivem, ou se os seres equivalentes a nós humanos já conseguem “voar sem aparelhos” ou viver até os mil anos de idade, com base na evolução tecno-ciêntífica deles, se são parecidos com os terráquios, etc… etc.

  • Vovô 78…:

    Olha, eu não sei, mas supondo que eu soubesse eu diria… Sei lá entende.

  • Genesio Martins:

    Boa oportunidade para o nosso ministro das finanças ir até lá mendigar um empréstimo…

  • Morais:

    Acredito que a possibilidade de NÃO haver vida em outros planetas é menor que 1%.

    Provavelmente não essa vida não deve ser nem perto do que conhecemos na Terra. Basta olhar como foi a vida no passado ou como é em ambientes exóticos como as profundezas do oceano abisal.

    Também acho questionável os “discos voadores” uma vez que, mesmo com toda tecnologia, seres de outros planetas também teriam grande interesse em fazer contato direto conosco, seja la com qual finalidade for.

    Lembrem-se: Já foi dito que o mundo se resumia ao norte da África, Europa e Asia…e quando descobriram o NOVO mundo os mais fracos perderam.

  • Darcy Brito:

    Acho provável a exis`^encia de vida em outro planeta desde que ele esteja a uma distância em relação a sua estrela (seu Sol) semelhante à distância daTerra em relação ao nosso Sol. Se a presença de CO² for confirmada poderemos dizer que temos um “vizinho” a 63 anos luz da Terra.

  • MORAES:

    Parabéns pela matéria! sou fascinado por matérias assim que falam de vida extra-terrena, espero que realmente que aja vida extra terrena e que nos ensine muitas coisas interessantes.
    Abraço!

  • Jota Pê:

    Concordo também, mas vamos torcer. \o/

  • Ísis:

    concordo viu 😀

  • César Augusto Westin:

    Parece-me um pouco cedo para dizer se monóxido e dióxido de carbono são suficiente para uma dedução sobre vida extraterrestre.
    Vamos ver com o novo telescópio.
    Também não penso que nessa imensidão apenas haja vida na Terra.
    Cordialmente,
    César

  • César:

    \o/ … Meu primeiro comentário no site… estão de parabens, suas matérias são muito interessantes!

Deixe seu comentário!