Foto espacial – como a Terra e a Lua são vistas de Mercúrio?

Por , em 2.09.2010

Você já imaginou como um ET pode avistar nosso planeta? Bom, por enquanto achamos que não há vida em Mercúrio, mas se algum dia descobrirmos que é possível existir aliens que sobrevivam àquele tipo de calor, confira como eles veriam a Terra e a Lua.

Essa foto foi tirada pela sonda espacial MESSENGER , que capturou essa foto durante a aproximação mais rente da Terra com o Sol, cerca de três meses atrás. A sonda não estava exatamente em Mercúrio, mas em uma localização similar – então a vista do nosso planeta seria bem parecida.

A MESSENGER deverá entrar na órbita do planeta mais próximo ao Sol em Março de 2011.

Caso você não tenha deduzido, a Terra e a Lua são os dois pontos brilhantes mais para a esquerda da foto. Vistas de Mercúrio, elas sempre se parecerão essas duas esferas refletindo a luz do Sol – sem nenhuma fase crescente ou decrescente já que, na perspectiva de Mercúrio, nenhum astro faz sombra nelas. [Nasa]

• Davi Bueno Rodrigues:

seria legal ver uma imagem do sol na perspectiva de mercurio

• Alicia Monteiro:

Provavelmente apareceria apenas uma grande luz!

• Lucian:

Me perdoe amigo, mas esta foto contem um erro muito sério. Está provado que o tamanho da Terra em relação à lua é superior a 40 vezes. Nestas proporções,(foto vista de mercúrio) a terra é maior apenas 6 vezes. Alguma coisa está errada.
    Lucian

• hector:

É que o brilho confunde tudo, já que a Lua tem capacidade de refletir mais luz que a Terra, já que a Lua reflete cerca de 18% da luz do Sol, e a Terra, cerca de 3%.

Olha, Lucian, o engano é seu:A Terra,é, realmente, 81 vezes MAIOR que a Lua, em MASSA.Entretanto, em DIÂMETRO, o terrestre mede aproximadamente 12 700 km, enquanto que o DIÂMETRO lunar, mede cerca de 3 470 km.Assim, o diâmetro lunar, equivale a UM QUARTO do diâmetro da Terra, o que essa fotografia mostra, é a realidade, sem erro algum.Veja que o círculo maior, a Terra,aparece , quatro vezes maior que o outro, a Lua.

• Yuma Colt:

Quanto à proporção dos tamanhos eu não me surpreendi porque o diâmetro da lua é em torno de um quarto do diâmetro da terra, logo, até aí, não vi nada de estranho. Porém, a princípio, estranhei a proximidade dos dois astros, já que é sabido que a distância da lua à terra é de 384 mil km, eu esperaria que os dois pontos estivessem bem mais distantes. Mas depois, imaginando melhor, eu percebi que pode se tratar de perspectiva. A distância máxima entre os dois pontos só poderia ser visualizada se a “linha do horizonte” da sonda estivesse exatamente paralela à linha linha traçada entre terra e lua no momento em que a foto foi tirada.

• joão victor:

sabes quantas estrelas existem no universo?junta todos os grão de areia da terra e multiplica cada um por um milhão e terás 1 por-cento da quantidade de estrelas!

• hector:

Bem menos, segundo estimativas existem 5 sextilhões de estrelas no universo.

Ah tá…o grande castigador então…achava que ele é amor e que estamos debaixo de escolhas…tudo tm uma consequencia….aff

Muito interessante a imagem…e além do mais o q tm a ver o coments abaixo ?

• Lucian:

Um recado para o Richard: meu caro, se você acredita que um simples dicionário, ou um relógio não surgiram por acaso em suas fábricas, mas que alguém precisou organizar tudo, quanto mais a vida e o universo. A vida é muito, muito, muito mais complexa do que um simples reloginho, dicionário… PUXA, FICAMOS ESPANTADOS, BOQUIABERTOS E SEM FÔLEGO DIANTE DA VASTIDÃO DO UNIVERSO, DO MILAGRE DA VIDA…Com dizer então que tudo isso decidiu criar-se por si mesmo. Gostaria de encontrar um dicionário, um relógio, um carro que se criaram a si mesmos, onde???????? Um abraço

• Lucian:

Ouve um engano: não é para o Richard, mas sim para o Eduardo.

• Igor Dias:

So pra descontrair, Ok, então quem criou o criador? E chato esse tipo de pergunta neh? Parafraseando o Douglas Adams “Não basta admirar um jardim pelo que ele é? Será mesmo necessário imaginar se há fadas nele?” até

• deus castiga quem nao acredita nele:

jesus ira vootar mesmo ke o sol engula a terra estaremos salvos no reino celestial.

obs: so akeles ke acreditar ne jesus cristo

• Richard:

Dar pra ver quase todos os planetas do nosso sistema solar todo mundo devem saber que o nosso planeta gira em torno do sol,então com isso o nosso planeta muda de posição, com isso da pra ver os planetas, nós identificamos como uns dos + brilhantes do nosso céus, exemplo aonde eu moro quando o sol se põe a estrela dalva,estrala do pastor como se identificamos o planeta vênus aparece a + brilhante no céus. obrigado

• adenilson leite:

nosso planeta e´simplismente,um grão de areia vagando na imensidão do universo quem opde afirmar q não existe vida dimensão do nosso universo?

• AferVentus:

Cadê o comentário que enviei? Porque não foi postado?
    Não tinha nada demais nele… só corrigindo alguns erros nos comentários das outras pessoas.

• Thiago_czz:

Enfim um post sobre o sistema solar que não tem nenhum cristão xiita querendo desmerecer as pesquisas. Vamos aproveitar, é raro isso acontecer!

A Terra é só mais um despresível ponto no Universo. Um Astro errante que orbita uma estrela de médio porte nos grandes braços de uma Galáxia Espiral, com, por volta de 100.000 anos-luz de diâmetro. A questão é: Estamos sós nesse imenso vazio ?

A Terra vista da lua deve algo inexplicavel de lindo mesmo!

• Leonardo Das Neves:

.A Terra vista da lua deve ser algo magnifico

• haliel:

jupiter esta no oeste, e marte, saturno e vênus estão bem próximos uns dos outros no leste… quando um esta nascendo, os outros estão pra se por.

• alvaro:

muito mal se ve planetas do sistema solar a olho nu durante a noite, e tu ja ta querendo ver fora.

é possível ver apenas planetas do sistema solar a olho nu durante a noite?

• GERVÁSIO BARROS DE MELLO:

Sim! Na ordem de menor afastamento do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra(obviamente não a vemos), Marte, Júpiter e Saturno.

• Hedeson:

Impressionante mesmo, mas a lua é um astro correto? então no movimento que ela faz em torno da terra, é lógico que ela vai “sumir” na sombra da terra, e por sua vez a lua passa a frente da terra, o que seria muito bacana de “ser ver”… 🙂

Muito bom mesmo, e é verdade, como parecemos insignificantes…

São cinco os planetas que podem ser vistos daqui da Terra, à noite (não em todas as noites, depende de alguns fatores, mas na maioria das vezes): Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Meu deus! Como somos insignificantes nesse universo!

No site da MESSENGER,a visão do Sol naquele planeta. Observem que ao “meio-dia”, o Sol dá uma “paradinha” e até um pequeno “retrocesso”, para depois “seguir” para o poente (o Wikipédia explica esse fenômeno):

• Romero:

Como a lua está perto da terra!!!aposto que um et em mercúrio pensaria que chegar até lá seria moleza…

• hehehe:

Estrelas tem luz primeria: emitem luz própria

Planetas tem luz secundaria: são refletidas

• Paullin:

Joseph, Pablo, e Bruno:
    Júpiter pode ser visto sim daqui da Terra. É uma ‘estrela’ grande no oeste, pode ser visto assim q o sol se põe.
    Além do planeta Júpiter, Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno tbm podem ser vistos a olho nu. Alguns em épocas diferentes do ano.
    A diferença entre o brilho de uma estrela e o brilho de um planeta, é q as estrelas cintilam, piscam; enquanto q os planetas tem luz firme.

• jean:

se vc foce um ET e olhace para o ceu pensando, onde vamos atacar agora?

em qual vc iria? claro q é as duas bolinhas maiores q as outras no meio dessa escuridao ^^

medo…

Eles estão aqui a muitos e muitos anos os Ets!

Joseph, Jupiter esta muito mais longe

• Pablo Praxedes:

Joseph, talvez pq nao tem uma lua do lado de Jupter para iluminar ele né ?!

• Atilada!:

Muito legal, gostei! Para eles, parecemos uma estrela…

• Joseph:

Por que a gente não consegue ver Júpiter, que é muito maior, desse jeito?