Foto espacial: um incrível grupo de galáxias

Por , em 6.07.2010

As galáxias do universo, normalmente, formam grupos: a nossa Via Láctea, por exemplo, fica no “Grupo Local de Galáxias” (nome criativo, certo?). Na foto você vê um grupo menor, o Grupo Compacto Hickson 87 (HCG 87) – ele é interessante porque, na verdade, ele está, de certa forma, se auto-destruindo.

Basicamente as galáxias do HCG 87 estão se aproximando – elas têm uma órbita de 100 milhões de anos em volta de um mesmo centro mas, aos poucos, estão se direcionando para esse centro.

Várias estrelas da nossa galáxia também estão à vista, mais distantes. A foto foi tirada pelo Hubble, em 1999. Fotos como essa ajudam astrônomos a entender como as galáxias se formam e evoluem. [Nasa]

• rainey:

é muito bonito

• Thais Gomes Farias:

é muito legal

Muito pertinente a colocação do “Curioso”. Para tirar tal foto o Hubble teria que estar fora da galáxia, mas segundo o texto, pelo que entendi, o enquadramento pega apenas algumas estrelas do Via Láctea. Gostaria de saber se o que entendi procede. E se sim, quais estrela, na foto, são da nossa galáxia?

• aparecido de freitas da silva:

acho fantasticas estas fotos de galaxias ou planetas, gostaria ate de ver mais artigos sobre este assunto

• Curioso:

Se foi o Hubble que tirou a “foto” ele deveria estar fora da nossa galáxia, certo?… E a uma boa distância (diga-se de passagem) para conseguir fotografar não só a Via Láctea como um grupo de galáxias. Sabemos que o Hubble fica em uma órbita baixa, a + ou – 600 km da superfície da Terra. Suponho então que a foto não seja exatamente uma foto e sim uma concepção artística ou ainda uma composição de várias fotos das galáxias que nos cercam com a ilustração da nossa galáxia incorporada. Será?

• Wagner Lima:

Hã? Aonde que está aparecendo a Via Láctea na foto? Ela não aparece. A foto foi sim tirada pelo Hubble, a partir de um enquadramento no qual se obtém a imagem das galáxias, e que é “atrapalhada” por poucas estrelas da nossa galáxia. As galáxias que ali aparecem, são parte de outro agrupamento de galáxias, descrito no texto, em momento algum foi informado que a Via Láctea faz parte da foto, e basta olhar para confirmar.

• Andhora:

Isso é muito lindo *-*