Foto espacial: uma galáxia extremamente fina

Publicado em 9.11.2010

Acredite, isso não é uma linha ou uma explosão de supernova – é uma galáxia inteira. A NGC4452 é um dos alinhamentos mais precisos que conhecemos, em uma forma de disco quase perfeita.

Essa imagem foi capturada pelo telescópio Hubble. A NGC4452 fica próxima ao aglomerado de galáxias de Virgem e é tão fina que é difícil de determinar o tipo exato de galáxia que ela é. A falta de poeira espacial indica que ela possa ser uma galáxia lenticular, mas há a hipótese de que, se vista de cima, ela pode se mostrar uma galáxia em espiral.

Ela possui 35 mil anos luz de comprimento e, em seu centro, há um leve aglomerado de estrelas. No fundo da foto, como pequenos pontos de luz, você pode ver outras galáxias.

Na verdade, galáxias finas são mais comuns do que parecem. Não encontramos muitas por causa da localização da Terra mas astrônomos acreditam que, de determinado ângulo, a própria Via Láctea pode ser tão fina quanto a NGC4452. [Nasa]

1. Estas galáxias devem ter uma rotação elevada. Geralmente uma galáxia vista de cima é brilhante e redonda. Quando vista de lado, é eliptica ou em formato de disco (dependendo da rotação).

• kkkk….ooo Andreia, vc anda vendo muito filme.Vc me fez rir…com todo respeito ok.

2. Mileny, no post diz que podem existir milhares de galáxias assim, mas pela localização da Terra é difícil detectá-las na forma como acoteceu com a NGC4452. A própria Via Láctea PODE ser assim. Elas se formam como qualquer outra galáxia, nada de diferete.

P.S.: Só o Hubble mesmo para capturar imagens impressionantes como essa!!!

3. Nosssa essa linha até perece uma explosão,
    legal só falaram que é comum, como eles não encontraram outras será que existe mesmo outras lihas finas?
    Como será que elas se formam?

macaco1