Foto: “Fata Morgana” ajudou a afundar o Titanic?

Essa miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno óptico chamado Fata Morgana faz formas estranhas ou uma parede falsa de água aparecer no horizonte de um oceano, por exemplo.

Se as condições forem adequadas, a luz que reflete da água fria é “dobrada” por uma camada anormal de ar quente acima e chega a quem a observa de vários ângulos diferentes.

Uma miragem comparável, por exemplo, poderia fazer o sol se pondo parecer estranhamente distorcido ou uma calçada distante ter aparência molhada.

Cem anos atrás, no dia 15 de abril de 1912, a miragem Fata Morgana pode ter obscurecido icebergs reais na visão clara da tripulação a bordo do Titanic. Evidências adicionais para esta hipótese surgiram do navio SS Californian, próximo ao Titanic, que relatou avistamentos consistentes com miragens Fata Morgana. A imagem da miragem Fata Morgana acima foi tirada no oceano Pacífico, na costa dos EUA, em 2008.[NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

7 respostas para “Foto: “Fata Morgana” ajudou a afundar o Titanic?”

    • Caro Renato
      Para que colocar jogar a culpa em alguém senão em nós mesmos, seres humanos que erramos todos os dias. A ciência já demostrou o porquê do afundamento tão rápido do navio. Já é hora de parar de colocar a culpa em Deus (caso ele realmente existe) e aceitar nossos erros como seres humanos que somos.

    • Renato, eu nunca vou entender de onde vocês tiraram essa história de “nem Deus afunda esse navio”. Foi comprovado que alguém disse isso? quanta bobeira. E se alguém disse, certamente essa não foi a causa do afundamento. Um iceberg foi, e ponto. Largue o achismo de lado.

  1. Uns tempos atrás já foi postado no Hypescience que a posição da Lua naquela época causou uma influência gravitacional que levou o iceberg para aquela região marítima, ocorrência incomum naquela época do ano. Agora a culpa é de efeitos de ilusão ópicas, já outros dizem que os protocolos de segurança foram violados para que o Titanic chegasse na América antes de outros navios. Parece haver no mínimo uma dúsia de teoria diferentes sobre o afundamento do Titanic. Essa história, que inicialmente era trágica, já virou ideologia e estereótipo.

    • É um nome estranho para uma miragem. Morgana das Fadas, ou Morgaine Le Fay, ou ainda Morgana Le Fay, era a meio-irmã feiticeira de Arthur Pendragon, o famoso Rei Arthur dos Cavaleiros da Távola Redonda. A história da moça é complicada, e o romance “As Brumas de Avalon” (e o filme baseado nele) recontam a história dos Cavaleiros da Távola Redonda do ponto de vista de Morgana e das sacerdotisas de Avalon. Recomendo…

      Fata Morgana, pelo que vi na Wikipedia, é uma expressão italiana. A Wikipedia em inglês tem uma historinha interessante sobre a expressão.

    • Grata pela recomendação, Cesar. Eu já tinha vontade de ler esse livro, agora então mais ainda.

Deixe uma resposta