Conheça a incrível “árvore da vida”

Por , em 17.02.2011

No Brasil, quando se pensa em deserto, logo vem à cabeça a vegetação típica do sertão nordestino, o ecossistema conhecido como Caatinga. Paisagem acinzentada que passa por longos períodos de estiagem, que “recupera” seu verde tão logo chove, mas que o perde em seguida devido aos baixíssimos níveis de precipitação. As árvores perdem suas folhas, as cactáceas crescem. É uma vegetação típica e adapatada ao seu clima seco.

Mas, uma pequena árvore no deserto do Bahrein, desperta a curiosidade dos moradores do país, de biólogos e de turistas que viajam até lá para entender como ela sobrevive naquelas condições adversas. Diferente da vegetação da caatinga, que está acostumada com o tipo de clima, a Árvore da Vida, localizada a dois quilômetros da montanha de Jabal Dukhan, tem 400 anos e muitas folhas verdes. Sua sobrevivência continua sendo um enigma. Alguns dizem que ela tem raízes compridas e profundas que conseguem buscar água em fontes desconhecidas, mas nada ainda foi comprovado.

Os moradores locais têm suas próprias histórias e lendas sobre os segredos da Árvore da Vida, mas nenhuma delas pôde ser cientificamente confirmada. Alguns acreditam que ali é o local exato do Jardim de Éden, enquanto os Beduínos estão convencidos que a árvore sobrevive porque recebeu a benção do deus da água, Enki. Mesmo sem explicações, a árvore continua sendo um fenômeno natural que deslumbra os homens há quatro séculos.

[OddityCentral]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 5,00 de 5)

34 comentários

  • Elias Junior Silva:

    Pode existir um lençol freático no deserto

  • Igor Souz4:

    Será que essa árvore não teria algum gene mutante que deu a ela a capacidade de viver com menos água?? Se for esse o caso, essa árvore poderia ajudar muito pra reflorestar áreas desertificadas….

  • kati:

    É coisa de DEUS, o arquiteto de tudo.

    • leandro:

      la na África(nordeste brasileiro, favelas etc..) milhões de pessoas passam fome, é coisa de deus o arquiteto de tudo.

    • Paravindicar:

      Use de reflexão e procure entender ! A fome, as fronteiras, as favelas, a economia perversa, as guerras, a industria bélica, o nacionalismo que impulsiona as guerras, a falta de bons princípios, a corrupção, a poluição, a destruição do meio ambiente,o crime entre outras não são coisas de DEUS, são coisas da humanidade.DEUS deu a terra a humanidade que tem usado mal e arruinado este presente,talvez não tenha ainda pensado por esse lado.

    • ateu_crente_sonhador:

      bom argumento PARAVINDICAR. mas uma duvida se deus fez isso tudo mas se tudo o que esta mal e obra do homem e tem toda a razão diga-me uma coisa pq razão diarimente milhoes de crentes rezão e pedem a deus por mais comida ,mais dinheiro ,mais igualdade,mais principios etc se isso e coisa do homem ,,,para que querem dinheiro se e coisa do homem deculpe minha ignorancia mas se é cpoia de homem para que pedir a deus por algo que ele nao sabe…ha só o que esta errado e obra do homem deus e tão bom que em não sei quantos milhoes que criou a terra e a fez em 6dias ao 7descançou ate hoje , so mandou um filho a terra os outros nao sao filhos do pai sao filhos da mae enfim vamos entender esta gente com argumentos sem argumentaçao abraços e muita paz para todos

    • Paravindicar:

      A Bíblia foi escrita originalmente em Hebraico Aramaico e Grego coine(grego comum)os dias criativos se referem não a dias de 24 horas mas a períodos de tempo( ex em outros planetas o dia tem duração diferente. Possuímos traduções da Bíblia que invariavelmente foram feitas a partir de outras traduções,por isso a necessidade de buscar o conhecimento, e não é difícil de encontrar, ele bate à sua porta! A conduta das religiões tem afastado as pessoas de Deus, como acontece com muitas pessoas sinceras e questionadoras como deve ser no seu caso. Só porque dizem fazer a vontade de Deus não é que eles fazem. Deus tem seu tempo devido para resolver tudo, mas isso não significa que não ouça orações, a oração é necessidade humana, e talvez você às vezes também tenha vontade de orar. A palavra Evangelho significa boas novas,boas noticias, mas a maioria que dos que se dizem evangélicos nem sabem disso, e muito menos quais são essas Boas Novas. Obrigado por seus comentários!

    • brad pitco:

      O homem foi criado para morar num paraíso,Adão tinha a incumbência de espalhar o Éden em toda terra, mas quando pecou se rebelou contra o governo divino. Governando a si mesma, de modo independente de Deus a humanidade tem sofrido pelas Ações de sua “rebelião”. Por esta razão Jesus ensinou na “oração do Pai nosso” :” Venha a nós o vosso reino(governo)”. No tempo em que vivemos a humanidade tem governado a terra sozinha, e isso não dá certo, daí todos os problemas da humanidade conforme descrito. Deus tem um tempo determinado para voltar a governar a terra,o Rei do Reino já empossado é Cristo Jesus. O reino como solução para os problemas da humanidade é o tema central da Bíblia. Deus não é responsável pela humanidade estar destruindo a terra e a sociedade, ele tem dado instruções através da Bíblia, mas as pessoas não querem ouvir. Muitos querem usa-la( a Bíblia ) de forma conveniente para si e não da forma correta e muitos senão a maioria dos religiosos não fazem a vontade de Deus, mas sim sua própria vontade egoísta.Daí então pessoas sinceras e questionadoras como esse senhor tem certa razão em dizer tudo isso.

    • Ronaldo Rocha:

      Seu argumento é verídico, mas o nosso colega Leandro também tem razão. Os religiosos dão a Deus o título de criador da beleza, da bondade e o responsável por acontecimentos impossíveis considerados milagres. Mas quando se trata de fatos ruins de nossa existência, a culpa é sempre voltada para os seres humanos ou para o Demônio. A própria Bíblia afirma que “uma folha não cai de uma árvore sem a concessão de Deus”. Então, seguindo a linha de raciocínio do Leandro, é correto afirmar que bebês nascem deformados, crianças morrem de fome ou devido a doenças tendo a permissão de Deus; ou seja, “Deus seria o culpado”, pois permitiu que acontecesse. E também não podemos culpar os seres humanos pelo sofrimento de uma criança inocente devido as doenças. E elas também não têm culpa. Então, de quem é a culpa?

  • Rebeccasm:

    Leiam o comentário do is \m/ kk

  • aurilan:

    is \m| vc falou tudo

  • ís \m/:

    ao ler o primeiro parágrafo, pensei que essa árvore fosse daqui.
    claro que não é. se fosse, já teria sido arrancada ilegalmente.

    país de merda.

    • Paravindicar:

      É fácil e comodo ser pedra, ser vidraça é mais difícil! Faça a pergunta: O que já fiz ou estou fazendo para mudar essa situação?
      Se pensar melhor seu comentário foi pouco construtivo, faça sua parte de forma positiva, e cuidado quando você fala de seu País, você é parte dele!

    • Walter Malta:

      Paravindicar, você sempre tem sábias palavras!

  • ZEUS:

    JOABE,NEGATIVARAM SEU COMENTÁRIO;POR QUE???É MAIS QUE CERTO QUE UMA PLANTA SÓ SOBREVIVE COM ÁGUA E LUZ SOLAR,OU SERÁ QUE NÃO???POIS NEGATIVARAM!!!…

  • Netnature.wordpress.com:

    É bem provável que a raiz dela tenha alcançado um lençol aquático subterrâneo e esteja sobrevivendo ali. O que vemos é só a parte externa, a raiz pode estar onde menos imaginamos ja que não a vemos. Afinal ela teve 400 anos para crescer e chegar até onde chegou, e convenhamos, será que em 400 anos ela não teria tempo o suficiente, e devemos pensar, será que a caatinga sempre esteve quente nesses anos todos? Acho que não, a prova é esta sobrevivente. O que uma raiz pivotante não faz…
    Essa é a explicação!!!

    Quer saber mais, entre em http://www.netnature.wordpress.com
    Comente, participe da enquete, deixe sua opinião e sugestão. Entre em contato, faça amigos, conheça…

    Um Abraço!!!

    • Paravindicar:

      Ótimo comentário! Muitas vezes se comenta existe água no deserto, mas embaixo! O que são os Oasis ?

  • JOABE DE JESUS:

    tenho certeza que possuim um reservatorio de agua abaixo…
    Uma planta para sobreviver so necessita de h2o e luz 😀

  • 優伊貴 Yuicki:

    Alguém já ouviu falar da “Joshua tree” (arvore de Josué)? Ela cresce nos desertos da california e outros desertos.. Um pouco diferente dessa árvore da vida que lembra um pouco o baobá, a joshua tree é da família das das agaves e como as draconianas a seiva é vermelha também (interessante…, então as folhas são pontudas nascendo direto do tronco e não dos galhos menores como em árvores mais comuns. Elas vivem mais de 1.000 anos também, desde que não apareça nenhum estudante super curioso para ceifá-las….

  • Letícia Resende:

    Cesar, não acredito que a árvore de 5 mil ano foi cortada. O estudante realmente era cheio de vontade, mas não pensava muito nas consequências, né? Poxa, que triste. Valeu pelo comentário.

  • deuzi:

    ja ouvi falar de alguma coisa similar na biblia que Cristo abençoou uma planta e ela existiria desde entaum mas pra ter certeza tenho que lê-la pra estar mais segura do que ouvi.

  • GAIA:

    Simplesmente é de DEUSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!! Nem imaginamos como ele é poderoso, basta observarmos os ultimos acontecimentos no planeta. E ainda duvidam?

  • cybergirl:

    Claudemir, quero te apresentar algo que pode se tornar sua melhor amiga: Pontuação. Use e abuse, não faz mal!

  • Erico:

    Raizes profundas?

    Vacúolos superdesenvolvidos?

    Metabolismo adaptado para funcionar com pouca água?

    Capacidade para utilizar uma fonte mineral de Hidrogenio, o Oxigênio do ar mais a energia solar para produzir água?

    Tudo isso junto?

    Sei lah, eu tentei… mas tem explicação, com certeza!

  • Cesar:

    Existem umas árvores no deserto americano, no estado de Nevada, uns pinheiros, que tem quase 5.000 anos (a árvore que tinha 5.000 anos foi cortada por um jovem estudante com muita curiosidade, ímpeto e pouca sabedoria, Donald Rusk Currey, falecido em 2004).

    Esta daí tem só 400 anos, é uma criancinha, e o que há de espantoso nela não é a idade, mas o fato de estar viva e verde. Os pinhos do deserto de Nevada também são quase um milagre, já que a região que eles vivem é desértica também.

    -oOo-

    Ainda sobre a árvore da vida, ela tem uma página na Wikipedia (Tree of Life, Bahrain), onde dá para ficar sabendo a sua espécie: mesquita, uma leguminosa (uma espécie de algaroba, como apontou o colega aí de baixo).

  • Alex Keher:

    Douglas, acho que ninguém faz um estudo sério pelo mesmo motivo que não desvendam o Monstro do Lago Ness (com seu nome você deveria entender de lagos), o Santo Sudário e outras ‘lendas’.

    As lendas alimentam o turismo, ou a fé, ou outras coisas que interessam a grupos locais.
    Se ela for simplesmente uma árvore cuja raiz atingiu um lençol d’água ela se torna banal. Ruim para o turismo.

  • Bruno Juncklaus:

    Daqui a pouco vão os seres humanos capacitados perfurarem a terra pra saber de onde vem a fonte de alimentação dela.

  • Bruno de Jesus Mota:

    Falta informações na materia…
    … Não sabemos de qual espécies, poderia consta uma ficha tecnica, e cadê as pesquisas sobre a Arvore da vida?

  • Victor Garcia:

    Se liga aí, Claudemir da Silva:

    Deus abençoa toda a obra da criação e não apenas essa àrvore.
    Árvores de folhas pequenas precisam de menos àgua que as de folhas grandes.
    Sacou?

  • Lrgullo:

    Árvores precisam de agua… se ela esta verdinha tem agua em baixo dela… deve ter raízes 10 vezes maiores q seu tamanho… algo assim….

  • Dubh:

    Pena que a Árvore da Vida é um Forever Alone.

  • Leopoldo:

    A árvore é uma algaroba. Tem no Brasil e como pode se ver, possue uma incrivel capacidade de adaptação.

  • claudemir da silva:

    a natureza tem varias formas de inteligência nascinante essa árvore viver neste deserto deus abençou ela

  • Douglas LK:

    Realmente facinante mas… me pergunto como é q ninguem não fez nenhum estudo apontando se existe ou não um depósito de água a baixo da arvore. Pra finalizar acho q o artigo ficaria mais completo se colocassem o nome da espécie a qual a arvore pertence.

Deixe seu comentário!