Foto: toda água da Terra reunida

Publicado em 20.05.2012

Muito se fala que o planeta Terra deveria ser chamado de planeta Água devido a cerca de 70% de sua superfície ser coberta de água. Mas a realidade é que os oceanos são rasos, se comparados com o raio da Terra (3,79 quilômetros em média, comparados com os cerca de 6.000 quilômetros do raio).

A ilustração acima mostra o que aconteceria se toda a água na superfície ou próxima dela (até a umidade da atmosfera) fosse reunida em uma esfera. O raio desta esfera seria de cerca de 700 quilômetros, menos que metade do raio da lua, mas um pouco maior que Rhea, uma lua de Saturno, que, como muitas luas em nosso sistema solar, é constituída praticamente só de água congelada. O quanto desta água está sobre a Terra e quanto está sob a superfície ainda é um tópico de pesquisas.

Esta imagem é do U. S. Geography Survey (Pesquisas Geográficas do EUA, algo como o IBGE deles). Eles também fizeram uma imagem um pouco diferente retratando a água do planeta, com três gotinhas de água sobre a Terra: a maior é toda a água do planeta, a segunda maior é a água doce subterrânea, dos lagos, pântanos e rios, e a menor é a água apenas de rios e lagos.

Uma imagem muito parecida, do dr. Adam Nieman, “Volume Global de Água e Ar”, ganhou em 2003 uma competição de imagens científicas, “Visions of Science”.

E aí, vivemos sobre um planeta “Água” ou “Terra”?[NASA, USGS (original), USGS, SciencePhoto, Adam Nieman]

Autor: Cesar Grossmann

Formado em Engenharia Elétrica, é funcionário público, gosta de xadrez e fotografia. Apesar de se definir como "geek", não tem um smartphone, e usa uma câmera fotográfica com filme (além da digital).

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

56 Comentários

  1. Nunca nenhum ser humano passou da crosta terrestre o primeiro cara a pisar na lua “Neil Armstrong” ele disse q la nao tinha estrelas,como se até daqui da terra nos vimos estrelas. e no livro dele ele disse q as estrelas sao grandes, nao tem como as estrelas ser grandes de qual quer quanto as estrelas sao do mesmo tamanho

    Thumb up 1
    • Na boa, Erisson, não entendi o q vc quis dizer. Vc tem noção q estrelas tem diferentes tamanhos, não é ? Que elas não são pequenos pontos brilhantes no espaço, né ? Estrelas são enormes, maiores q o Sol, algumas chegam a ser.

      Thumb up 6
    • Passar da crosta passou meu querido, temos a estação espacial. Quanto a pisar na lua eu também duvido, não pelo “tamanho das estrelas” como você disse rsrs, mas realmente pelo fato de ele ter dito que não viu estrelas, da bandeira americana balançando (na lua não há vento), da transmissão em TEMPO REAL, dentre outras coisas rs.

      Thumb up 2
    • Acho que vocês estão viajando, e de diversas formas. Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na Lua em 20 de julho de 1969, conforme está bem documentado. Mas o que isto tem a ver com “toda água da Terra reunida”?

    • Essa é fácil para você, Jonatas. Na sua opinião, qual a quantidade de água que deve existir somente na Via Láctea? Deve ser um quantidade inimaginável.Imagine nas outras centenas de bilhões de galáxias…

      Thumb up 0
    • Bom Mr Norris. Do que é feita a água? Hidrogênio e Oxigênio. Do que são feitas as estrelas? Hidrogênio, massivamente o elemento mais abundante do Universo. A abundância dos elementos no Universo, a partir do Hidrogênio, segue a escala do número de massa. Em seguida vem o Hélio, produzido pelas gigantes vermelhas. Mais adiante essas estrelas produzem os próximos elementos da tabela periódica, praticamente em sequência. Em especial culminamos em Carbono, Oxigênio e Nitrogênio. Todas as estrelas mais comuns e abundantes do Universo são fabricas de elementos essenciais à vida, se ainda não são, vão ser, e tem tempo, a gigante vermelha é a fase especial onde produzem esses elementos, e a nebulosa planetária a fase em que os lançam generosamente ao espaço.
      Então, entre as substâncias mais simples e comuns do Universo, estão os compostos orgânicos, primariamente Hidrogênio e Carbono, e a água, Hidrogênio e Oxigênio. Logo, água é uma substância tão simples que chega a ser banal, e os compostos orgânicos essenciais à vida também.

      Thumb up 13
    • Excelente resposta. Grande Jonatas!
      Pena que estamos presos neste lindo planeta.
      Seria incrível se pudéssemos conhecer pelo menos os planetas do nosso Sistema Solar e suas luas.

      Thumb up 7
    • Gostei da sua observação, muito bem feita….kkkkkk

      Thumb up 0
  2. Eu não entendo o choro…
    Nunca vi um americano reclamando de que a Mônica ou o Cebolinha, não são pro-americanos!

    O personagem Superman é uma criação americana!
    É um produto cultural deles! Reflete valores deles!
    E, claro, como outros tantos personagens, foi utilizado como peça de propaganda.

    Quanto à água, é a mesma água – sem acréscimos ou decréscimos – desde a formação do planeta. E há um ciclo…

    Thumb up 2
  3. Uma ilustração relevante:

    Se toda a água da Terra estivesse em uma garrafa de 1 litro, a água potável corresponderia a apenas 1 gota.

    Thumb up 3
  4. nunca li sobre aqua misturado ao magma … mais na preção e na temperatura que é ?
    imagino uma explosão que colocaria rochas em orbta

    Thumb up 1
  5. A parte das luas é verdade. Dione, uma das luas saturninas mais densas, tem uns 40% de rochas e o resto todo é gelo. No entanto, nenhuma dessas massas se compara à massa de água que acredito existir nos mantos planetários de Urano e Netuno, ainda pouco estudados. Acredito que seria suficiente pra construir quase umas 10 Terras, talvez mais.
    Vamos calcular: A Terra tem 7 bilhões de pessoas, essa esfera de água tem 1.436.755.040 km³. Então para cada pessoa existe um volume de 0,20 km³ de água, ou 200.000.000 m³ (200 milhões de metros cúbicos) ou 200.000.000.000 litros (200 bilhões de litros), o que da uma bola de aproximadamente 740 metros de diâmetro para cada pessoa da Terra. Se cada litro pesa cerca de um quilo então cada pessoa carrega uma bola de água de 200 milhões de toneladas.
    Bom, calculei usando a fórmula do volume da esfera das aulas de geometria espacial do ensino médio: V = (4*pi*R³)/3, e caso ter errado, se alguém quiser corrigir agradeço.
    Mas acho que é isso, é claro que essa água não é nossa, pertence a biosfera do Planeta, a consumimos porque dependemos dela, e também da biosfera, mas nem a água nem a biosfera dependem de nós. O que acho válido em pesquisas como essa, em reportagens assim é chamar a atenção para a nossa dependência de um recurso que é finito, por mais que pareça abundante. A maior causa do desperdício que tantas pessoas fazem é por nunca terem sentido na pele a falta que tantos lugares do mundo sentem. Mesmo nós brasileiros, que vivemos em cima do poderoso Aquífero Guarani, temos em nossa população gente sofrendo por falta de água.
    Quem lava seu carro de mangueira pouco antes de chover nunca teve a ideia do fluído da vida que desperdiça, porque sempre teve muito mais do que precisa.

    Thumb up 24
    • Geometria espacial no Ensino Médio?

      Nunca tive Ohh!

      Estou vendo só agora na faculdade!

      Thumb up 0
    • Eu vi no terceiro ano do ensino médio, depois da geometria analítica. :)

      Thumb up 4
    • Jonatas, queria ter um filho feito tu…sabe tudoooooooooo!!!!

      Thumb up 0
  6. Eu acho que ele quer dizer com isso que provaria que não existe água o suficiente no planeta para cobrir todo o globo, até o topo das montanhas.

    Thumb up 1
    • véi se n@0 acredita em milagres
      tu le a Biblia pra que ?

      ta perdendo tempo

      Thumb up 0
  7. Meus amigos… 70% da SUPERFÍCIE da Terra é formada por água. Ninguém, com um mínimo de noção, ia achar que o PLANETA era 70% água, né?

    Pelo menos é o que eu espero…

    Em relação à superfície, a frase ‘Terra: planeta água’ continua valendo…

    Thumb up 2
  8. Bonito é que, de toda a extensão da superfície do planeta, a água vai parar justo… mas olha só! Nos estados unidos!?
    Pois é, sempre se achando os donos do mundo.

    Thumb up 21
    • os americanos se acham mesmo …¬¬ … cultura mediucre a deles

      Thumb up 2
    • O correto é “Medíocre”;
      Baseado em que você chama a cultura deles de medíocre? Eles têm um sistema de conservação dos valores (deles) e da cultura Indígena deles muito superiro a nossa (brasileiros);
      E qual o problema deles se acharem? Você, como brasileiro, também não ‘se acha’ nao?

      Thumb up 12
    • é ? … se eles mesmos mataram todos os indios de la

      eles defedem os indios daqui tambem sabia ?
      os indios brasileiros tem um território no qual nem o governo brasileiro tem poder sobre ele mais
      e os indios que vivem nessa região estão sendo levados para os estados unidos para serem alfabetizados la
      agora tenta adivinhar o porque deles defenderem os indios
      e qual o interece deles em defender os daqui ?

      EUA formando indio brasileiro em direito na américa do norte sem interece nenhum né ? é só uma ajuda aos pobres
      ¬¬

      Thumb up 0
    • Medíocre? Cultura maravilhosa é nossa, né? Enquanto eles são potência em praticamente tudo, nossa tecnologia praticamente não existe. O povão só pensa em Carnaval e futebol, não está nem aí para o país. Eles são patriotas. Ainda dizem que o Brasil é a bola da vez. Eu dou risada quando ouço uma piada dessa.

      Pesquise, tudo lá é justo, a população tem acesso a tudo com preço justo. Aqui é uma piada, fazem de tudo para ferrar as pessoas.

      O povo brasileiro é completamente alienado.

      Thumb up 4
    • não estou falando sobre tecnologia e patriotismo
      estou falando em conseguir seus objetivos independente do caminho a seguir

      no viatnã apoiaram um partido capitalsta contra outro comunista
      fez isso em varios paises na américa latina incluindo o Brasil

      afeganistão = sabe o porque dessa guerra ?
      porque armas não encontraram nenhuma

      irã = eles tem medo do irã, que não tem medo de ninguem e é aliado a russia

      estou falando disso … jogam sujo contra os paises menores
      o darwinismo da segunda guerra mundial esta presente na ideologia deles até hoje

      Thumb up 1
    • va morar la !
      independente do seu gral de formação, vão te tratar como resto

      com 18 anos eu fiz intercambio la, voltei porque fui expluso da escola e consequentimente do meu emprego
      por conta de briga nos corredores quase todo dia
      por causa de bulling, preconceito e tudo mais
      botamos um bocado de frango americano pra durmir sem pena
      eles começavam humilhando e depois não aguentavam na mão
      por isso eu digo .. cultura mediocre !
      darwinismo é a ideologia de todos la
      o mais “forte” tem o direito do espaço e dos reursos dos mais “fracos”

      fiquei 3 meses la
      e não aprendi nada, só exculaxo

      Thumb up 1
    • Todas os relatos que tenho lido e assistido na internet são completamente o contrário do seu.

      Preconceituosos e ignorantes existem em todos os países. Pesquise no You Tube: realidade americana. O cara chegou lá sem nada e hoje está bem de vida. Disse que o povo é educado.

      Thumb up 0
    • Se foi um orgão americano que fez o trabalhgo você queria que eles colocassem no Egito?
      Se fosse o IBGE, você acha que eles colocariam a gota aonde?

      Thumb up 5
    • De fato, o desenho inclusive é feito para ensinar as crianças americanas sobre a importância da água. Colocar a bolinha de água sobre os EEUU ajuda eles a entender o tamanho que ela é, e as figuras com três bolinhas é inclusive comparada com estados americanos.

      Ou seja, é para americano ver.

    • Muito bem colocado. Pobres coitados

      Thumb up 1
    • Se a pesquisa fosse feita por um brasileiro, colocariam a bola perto de nosso mapa, se fosse de um europeu colocaria perto da Europa. Mas não há tendenciosidade, o propósito verdadeiro é apenas passar uma ideia de tamanho, dimensão. Como a autoria da pesquisa é americana, natural usarem o próprio território como base de comparação de proporções.

      Thumb up 18
    • É possível, naturalmente, Jonatas. Eu já vi variações dessa foto. É que também depende visão da pessoa: global/coletiva ou elitista/individualista. Não pude evitar de generalizar este caso dos EUA porque é uma coisa antiga e recorrente que já enjoou, entendeu? Quando eu estava na escola já dava pra reparar. A gente pode ver, se quiser, em todos os tipos de mídia americana: filmes, seriados, desenhos, programas de tv, internet, jornais e nas guerras e ações deles. Não tem nada a ver com ser melhor ou pior, é só a postura. É como aquela “simpatia” que as pessoas arrogantes geralmente inspiram em quem está perto…

      Acho muito destrutível se posicionar desta maneira: inflacionar os valores ou direitos de UM em relação ao OUTROS movido pela minha afeição pessoal, ao invés de avaliar racionalmente. Imagina um gerente trabalhando assim? Ou qualquer profissional que influencie muitas pessoas? Já pude testemunhar que existe, mas me policio pra tentar nunca agir dessa maneira. Quando falo algo sobre pessoas e preciso me referir a um escopo maior, sempre penso em “mundo”, “humanidade”, não faz sentido pra mim falar “país”, soa superficial. (se continuasse daqui, ainda teria outras idéias pra relacionar, mas vão ter outras ocasiões)

      Thumb up 2
    • Entendo a tua posição, também nunca fui um admirador dessa postura norte americana, desde que comecei a pensar a nível de mundo, vi claramente o trabalho deles sempre tendencioso, a política deles é essa, o jeito deles é esse e não vem deles, é uma herança, uma herança Inglesa, os Britânicos sempre foram assim. Eu gostava dum desenho animado, a Liga da Justiça, mas quando num episódio superman levanta a bandeira dos EUA na parte mais emotiva do desenho, eu desliguei a TV. Eu nunca gostei do Superman, eu gostava do Batman e do Marciano.

      Thumb up 2
    • É, já aconteceu esse tipo de decepção comigo. Até no Smallville que é recente, falaram algumas vezes que ele “se tornaria o herói que salvaria a América” e variações disso.
      E como já sabemos, “América” não se refere aos mais de trinta países do continente que ficou conhecido como “O Novo Mundo”, mas especificamente os EUA.

      No filme “O dia em que a terra parou”, quando a poderosa secretária do governo exige saber o que Klaatu veio fazer na terra, ele responde que há um grupo de líderes mundiais (a sede da ONU) ali perto e é com eles que ele veio falar.
      Ela informa que ‘infelizmente’ não será permitido e que, ao invés disso, ele deve se explicar a ela.
      É aí que, meio indiferente, ele pergunta: “Você fala por toda a raça humana?” A secretária, com os pulmõezinhos cheios: “Eu falo pelo presidente dos United States!”
      Nessa hora só dei risada… Seria algum tipo de auto-caricatura?

      Thumb up 1
    • Também vi essa cena. Na verdade, o filme apenas mostra uma realidade que o mundo todo sabe e os estadunidenses sabem que não podem mais esquecer. Mas tem um outro lado também: O filme é feito por empresas, e nos USA a iniciativa privada impera, ou seja, a empresa mostrou algo que o público aprova, uma crítica ao governo norte americano. A posição do povo estadunidense em relação ao próprio governo e seus atos é praticamente a mesma de todos o resto do mundo: Governo manipulador que oculta informações do mundo todo. O fato é que o povo, mesmo orgulhoso do poderio de seu país como patriotas, não aprova a maior parte da política externa e até interna, a única diferença é que os impostos deles é que sustentam a maior parte desse império. Lembro dum documentário sobre a Guerra do Vietnã passado recentemente: Os soldados voltavam pra América e eram recebidos não como heróis, mas como motivo de vergonha, alguns escondiam seus uniformes. A verdadeira derrota americana naquela Guerra não foi lá nas florestas vietnamitas, mas em seu próprio país, a desaprovação de seu povo.

      Thumb up 3
    • É também – a respeito do povo – eu lembro que no auge das investidas militares contra o Afeganistão passou entrevistas com as pessoas, teve gente criticando, lembro até de um que se preocupou com “o que o mundo vai achar da gente”, etc. Se pudesse votava nele pra presidente (dos EUA)…

      Thumb up 0
    • Pior concordo!

      Thumb up 0
  9. Se você afirma que o dilúvio é um “mito”poderia se aprofundar um pouco mais, há um livro de 1966 que faz muito o que pensar se o dilúvio foi realmente um “mito”, antes de afirmar sugiro que você leia “The Biblical Flood and the Ice Epoch”, é um livro bem fácil de encontrar em ferramentas de busca da internet. Fica a minha sugestão de não afirmar algo que nem mesmo os cientistas tem como afirmar que não ocorreu!

    Thumb up 0
    • por que ?

      Thumb up 2
    • Eu acho que ele quer dizer com isso que provaria que não existe água o suficiente no planeta para cobrir todo o globo, até o topo das montanhas…
      Mas o mito do dilúvio por si só se derruba. Não precisaria desses dados.

      Thumb up 3
    • aonde na Biblia diz que as aguas tomaram o globo todo ?
      se no final das contas noé encontrou terra
      como que a agua encobriu o globo ?

      Thumb up 0
    • Na verdade não acho que o mito do dilúvio se derruba. Vários fenômenos climáticos explicariam uma grande enchente, e achar que o mundo inteiro foi coberto por ela seria normal pra um povo que não fazia ideia do que que havia no resto do mundo.
      O que é sem sentido é aquela história de arca e salvar um casal de cada animal, isso sim permanece só no imaginário.

      Thumb up 4
    • Os relatos dos hindus, persas, chineses, japoneses, babilônios… de todos os povos deixa bem claro que o que ocorreu foi água caindo do céu, e não uma enxente. Se eles tinham escrita, matemática, astronomia e arquitetura, é claro que conheciam enxentes e suas causas muito bem. Portanto não cola o seu argumento.

      A história da arca pode ter outra interpretação. E se esses animais, na verdade, fossem humanos de uma classe inferior ao de Noé, e que deveriam ser salvos para povoar a Terra novamente? Essa é a origem da nossa raça atual de acordo com os textos hindus e tibetanos, e nome de Noé para eles era Manu Vaisvatasa, e os maias chamavam ele pelo mesmo primeiro nome… estranho que culturas tão distantes possuam o mesmo personagem e o mesmo evento, concorda??

      Thumb up 3
    • Concordo, aliás as similares culturas e figuras culturais como monstros, espíritos e deuses similares em várias culturas distantes e sem contato é um mistério equivalente. Mas não acho que um dilúvio do passado não seria descoberto no presente, por um simples estudo geológico nas montanhas mais altas, a não ser que escondam o jogo por conservadorismo, incerteza ou interesses. Claro que isso é apenas o que eu acho, mas certamente não duvido de nada desse passado enigmático, e o que não falta é pesquisa séria com fatos e indícios reais em torno disso, inclusive do clássico “Eram os Deuses Astronautas”, um assunto fascinante e pertinente. Tudo é uma questão de deixar a mente aberta, pois só há dois tipos de tolos: Os que acreditam em tudo e os que não acreditam nada (frase de Maga Patalógica).

      Thumb up 1
    • Mas você tem que concordar que não sabemos qual seria a quantidade de água existente na Terra “antes” do dilúvio. A história diz justamente que continentes inteiros ficaram debaixo do mar, sinal que ele era muito mais recuado no passado. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

      Thumb up 1
    • Eu respeito vocês dois, mas o que vocês estão falando (escrevendo) não têm o menor sentido e nem embasamento geologico e mesmo biológico.
      Não entendi a citação do livro “Eram os Deuses Astronautas”. Aquele livro não têm qualquer aval ciêntifico.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Herschel_cygnusX_04052012_H600
Foto: Cygnus X vista pelo Observatório Herschel

Cygnus X é uma fonte...

Fechar