Assista a Lua passando na frente da Terra, como visto a mais de 1 milhão de km de distância

Por , em 7.08.2015

Todos nós precisamos de um pouco de perspectiva cósmica de vez em quando e essas imagens são uma das melhores que podemos ter. Este GIF impressionante da Lua passando em frente da Terra foi lançado nesta semana pela Agência Espacial Norte-Americana e nos deixou boquiabertos.

Assista o primeiro vídeo da lua orbitando a Terra

A sequência de imagens oferece um olhar sem precedentes na relação entre os dois objetos planetários, e também dá uma visão detalhada do lado raramente visto da Lua.

40 fascinantes fotos desconhecidas do nosso primeiro pouso na lua

O GIF resultante é tão incrível que é quase inacreditável, mas as imagens são totalmente reais. Toda a sequência foi registrada pela Câmera de Imagens Policromáticas da Terra (ou “EPIC”, um acrônimo bem apropriado) do satélite DSCOVR, que foi lançado pela Nasa em fevereiro.

As 11 mais icônicas imagens da Terra tiradas do espaço

Se você está se perguntando por que ela é tão diferente do famosa fotografia “Earthrise” – aquela tirada pelo astronauta William Anders em 1968, durante a missão do Apollo 8 -, é porque o DSCOVR está localizado a um milhão e meio de quilômetros da Terra. O lado mais distante da Lua, onde foi feita a “Earthrise”, fica a aproximadamente 380 mil quilômetros de distância.

Vale lembrar, aliás, como já contamos aqui, que todos os outros planetas do sistema solar caberiam naquele espaço entre a Terra e a Lua, que parece tão pequeno. E aí, como está a sua perspectiva cósmica agora? [The Verge]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • Antonio Fernando Godoy Godoy:

    Interessante que fotos tiradas da superfície das viagens das Apolos, principalmente a da apolo 17 a Terra, muito mais muito pequena a tiradas a milhões de km esta enorme kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Cesar Grossmann:

      Comprimento focal da lente diferente. E tem a ampliação. Você pode pegar uma foto feita pelas Apolo e ampliar até que a Terra fique enorme.

  • Lucas Pereira:

    Cesar, e se uma instabilidade ocorresse ?

    • Cesar Grossmann:

      EU? Que instabilidade?

  • Gustavo:

    A lua não deveria fazer sombra na terra?

    • Marcelo Ribeiro:

      Depende da posição do sol. Quando ocorre chamamos de eclipse.

    • Gustavo:

      Realmente depende da posição, mas como na imagem tanto a lua quanto a terra parecem estar totalmente iluminadas, imagino que o sol esteja exatamente atrás.

    • Cesar Grossmann:

      Exatamente atrás da sonda que fez a foto.

Deixe seu comentário!