Fotos incríveis: o maravilhoso e colorido mundo dos fungos

Por , em 18.09.2010

Quando falamos de fungos você pensa naqueles bolores que apareceram no queijo que já está há meses na sua geladeira? Pense duas vezes! Os fungos são muito mais coloridos e interessantes do que isso. Confira essas imagens incríveis:

Você acha que os fungos são animais? Vegetais? Na verdade, eles não são nenhum dos dois – eles constituem um reino separado na natureza, intermediário.

É justamente isso que torna os fungos tão interessantes. E se você torce o nariz para eles, lembre-se que eles fazem parte da nossa dieta (champingnons, shitake e as famosas e caras trufas são alguns exemplos). Outros fungos, que não são os cogumelos, também são essenciais na fabricação de outros alimentos. Sem eles não teríamos cerveja, vinho, queijo… isso sem falar em medicamentos como penicilina e antibióticos.

Apesar dos fungos mais famosos serem brancos, marrons ou escuros boa parte deles é extremamente colorida, como você pode ver por essas fotos. Há até algumas variedades de cogumelos que não apenas são coloridas, como brilham no escuro, como o Mycena chlorophos, que habita as florestas brasileiras e japonesas.

Mas há fungos que fazem jus à fama, como o Cryptococcus gattii, que pode ser fatal se seus esporos forem aspirados.

Os fungos possuem a habilidade de crescer nos lugares mais inóspitos. Acredite ou não, fungos que se alimentam de radiação cresceram em Chernobyl após o desastre. [Dark Roasted Blend]

• Neto Alves:

muito legal, legal mesmo. lindas as fotos. 🙂

• thiago:

como eu quero ser biologo eu acho muito interessante fungos animais selvagens etc…

• carolina:

Adorei as fotos mais nao gosto dos cogumelos eles sao nojentos.

• Fernanda Thug:

Lindíssimos os fundo, se as pessoas fossem menos FESCAS e tivessem mas curiosidade para pesquisar veriam o quanto é interessante o fantástico mundo dos fungos…

• Cássia:

Quando o assunto se trata de fungos, eu não duvido nada, rs. Sim, sabemos que eles se alimentam de matéria-orgânica, mas em relação à radioatividade, creio que isso seja possível sim. Talvez os elementos químicos da radioatividade auxiliam em transformações fisiológicas que formam o seu alimento. Assim como os vegetais que formam seu alimento através dos fatores luz e água. Ou também, a radioatividade pode causar mutações nestes seres, refletindo em sua anatomia, morfologia e fisiologia.

• Ameli:

Olá! Concordo com o Vicente, é sempre bom saber o nome de cada um porque, mesmo que a gente não seja cientista acho muito interessante ter o nome certo para, posteriores tabalhos de pesquisa. Como se vai pesquisar e não se sabe o nome; mas apesar disso, adorei a matéria. Parabéns!

uma vez eu achei um azul, andando perto de uma cachoeira da minha cidade

Fantasticas fotos!!!!!

Seria possível identificar as especies comestiveis ou VENENOSAS?
    Abrs
    vicente

• Edinaldo Pereira Trindade:

Esta matéria é muito interessante, na realidade, o homem não conhece ainda nem 50% dos mistérios da natureza aqui na Terra, com todo o adiantamento, com toda tecnologia o homem ainda está muito além da realidade. Porque eles não procuram empregar recursos e descobrir e estudar o que temos aqui na terra, em vez de procurar a querer descobrir outros planetas habitados, quando não conhecemos nem o nosso! na verdade ele mesmo, o homem, não conhecem nem eles mesmo, e se, eles não conhecem eles mesmos como irão conhecer os outros? Foi por isso que Jesus falou: conhece a te mesmo! Obrigado!

• Alberto Góes:

Incrivel!

• ivone:

Os fungos são resistentes à radiação,não se alimentam dela.Possivelmente eles já existiam naquela localidade. As fotos são lindas,mas o conteúdo poderia trazer mais detalhes.

• Thamirees:

Intereçante ,mata muitas curiosidades das pessoas ‘

• Liel Pires Ribeiro:

Vão ganhar o VMB junto com Restart.

• Conceicao Cecchi:

Realmente, muito interessante!
    os comestiveis, eu adoro!
    Como pode, fungos se alimentares de radiaçao?

• ANILSON MARTINS:

Lindo de se ver ! A natureza constroi belas artes e nos dão dentro de sua simplicidade um visual muito belo !

Realmente são muito lindos e no link da matéria original há outras fotos muito lindas.
    Quanto aos de Chernobyl, eles se alimentariam realmente de radiação ou a radiação não os afetou?
    Existem outras plantas que sobreviveram à radiação mas que não se alimentavam dela antes, são apenas resistentes a ela.

Mais algumas curiosidades:
    -Fungos tambem podem ser predadores! existem algumas espécies microscópicas que possuem hifas modificadas (com aneis em alguns pontos) esses anéis funcionam como armadilhas, no instante em que um nematóide descuidado passa por dentro desse anel o mesmo prende o bicho, a partir desse ponto o fungo começa a liberar enzimas disgestivas “comendo” o nematóide vivo.
    -Existem espécies de fungos que são capazes de crescer em temperaturas a cima de 60º C e outras q se desenvouvem em temperaturas inferiores a 0º C.

Obs: não creio q fungo sejam capazes de se alimentar de radiação, ela pode favorecer o desenvouvimento do ser vivo de várias formas, mas não creio que o fungo se alimente nessessáriamente dessa fonte de energia, se olharem no site o termo “feeding on the toxicity” não se refere diretamente a radição residual em Chernobyl (a tradução do artigo pode ter sido feita de maneira equivocada)

• Vicente:

As fotos são realmente lindas, mas seria interessante se tivesse abaixo de cada foto o nome científico de cada fungo…

• cristiane:

maravilhoso são lindissimos

• indrigodiaz:

zebu morreu ele si f… cogumelo e meu loco loco melo muito loco melo cogumeo de zebu,sou maluco magrelo do cabelo amarelo gosto de cogumelo ….heheheheh

são bonitos alguns são comestiveis gostaria de saber esses ai da fotos quais os comestiveis e os venenosos

• Eliakim Ferreira Oliveira:

Radiação de alta frequência, como raios gama, partículas beta, ultra-violeta ou raios x, matam células animas. Os fungos não são animais, pois fazem parte de um reino a parte denominado Reino Fungi.

• GodofMW:

Vejam o link da fonte da afirmação. O artigo realmente afirma que os fungos se alimentam da radiação!

• Nerdgf:

É impossivel se alimentar de radiação, radiação é… radiação, fungos se alimentam de matéria orgânica -.-

hauhahuahuahuahuahuahuahuahuahau

Fungos que se alimentam de radiação! Radiação é orgânico agora, no máximo vivem lá, não se alimentam da radiação.