O universo em um clique

Frutas e vegetais não afastam o câncer sozinhos

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 12.04.2010 as 19:29

Share

Comer muitas frutas e vegetais para prevenir o câncer pode não ser uma solução final. Uma comida mais natural realmente traz mais benefícios, mas os efeitos de uma dieta desse tipo não são tão fortes quanto se considerava.

De acordo com uma nova pesquisa, comer cerca de 200 gramas de frutas e vegetais reduz o risco de câncer em apenas 3% – redução considerada muito fraca pelos cientistas do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos.

Isso não significa que frutas e vegetais não sejam importantes, mas é bom que as pessoas saibam que uma dieta rica nesse tipo de alimento não vai prevenir o câncer sozinha. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a ingestão de cinco porções de frutas e verduras todos os dias.

Os cientistas consideram que as frutas e vegetais têm componentes anti-cancerígenos, que afetam as enzimas e o sistema imunológico. Eles pensam que resultados anteriores relacionando um maior consumo de alimentos naturais e o câncer (ou a falta dele) foram obtidos, também, porque pessoas que têm uma dieta saudável normalmente tem um estilo de vida equilibrado. Ou seja, não fumam, bebem menos, dormem melhor, etc.

Os estudos anteriores consideravam que o consumo de frutas e verduras reduzia o risco de câncer em até 30%.

Pesquisadores ainda consideram que as frutas e verduras diminuem as chances de desenvolver câncer, mas em uma taxa consideravelmente menor. E eles frisam que os resultados obtidos nessa pesquisa não alteram a relação de uma dieta saudável com outras doenças, principalmente as cardíacas.

Os vegetais ajudam a reduzir a pressão sanguínea, diminui o risco de diabetes (reduzindo o açúcar do sangue) e, além disso, fornecem nutrientes com baixa caloria.

Fonte: CNN

Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

One comment

  1. jose nilson /

    segundo o grande cientista de berkelei labs dos estados unidos
    bruce ames, autor do famoso teste ames de cancerigenicidade
    os nutrientes alc sao muito favoraveis a eliminação dos radicais
    livres, e portanto ajudar tanto na prevenção da tumorigenicidade
    quanto no envelhecimento.
    assim, comer frutas e vegetais e suplementos de acetil l carnitina
    e carotenoides, flavonoides, podem sim, ajudar na prevenção de
    cancer e outras doenças degenerativas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.