Garota de 17 anos inventa nanopartícula que mata células cancerosas

O que você estava fazendo quando tinha 17 anos? Jogando videogame? Matando aula? Fumando escondido?

A menos que você tenha respondido “curando o câncer”, prepare-se para se sentir um fracassado em comparação com Angela Zhang.

A garota da Califórnia – nos seus impressionantes 17 anos de idade – acaba de ganhar 100.000 dólares (cerca de 180 mil reais) no Grande Prêmio de Matemática, Ciência e Tecnologia do Concurso da Siemens com o projeto “Design da liberação de drogas guiada por imagem e controlada fototermicamente através de um nanosistema multifuntional para o tratamento de células-tronco cancerosas”.

É ainda mais impressionante quando você entende o que esse título realmente significa: basicamente, Angela criou uma nanopartícula que mata células cancerosas.

Ela disse que a partícula melhora os tratamentos atuais contra o câncer porque oferece uma maneira de entregar a droga diretamente nas células tumorais, sem afetar as células saudáveis ao redor delas. A partícula também é capaz de liberar uma droga quando ativada por um laser.

Sua criação está sendo anunciada como um “canivete suíço no tratamento do câncer”, porque tem muitos usos potenciais diferentes.

Como é frequentemente o caso com esses tipos de inovações, ainda está muitos anos longe de ser usada em pacientes reais, mas ainda é um grande feito, especialmente para uma adolescente.

A vitória de Angela não veio sem dedicação. Ela trabalhou nestas nanopartículas desde 2009 e passou mais de 1.000 horas no projeto. Sua pesquisa foi estimulada pela morte de seu avô e bisavô, ambos de câncer. Tudo o que a garota pudesse fazer para impedir a doença de matar mais pessoas, ela queria fazer. E parece que conseguiu.[Jezebel]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

108 respostas para “Garota de 17 anos inventa nanopartícula que mata células cancerosas”

  1. Eu costumava ser ingênuo como essa menina. A questão é que a ciência não pode fazer muito quando o seu principal estimulo vem do dinheiro. Os maiores e mais recorrentes problemas da humanidade já poderiam ter sido resolvidos a pelo menos 30 anos, pela ciência. Fome, miséria, 97% da violência, poluição do meio-ambiente, fontes de energias duráveis… Por exemplo, já virou clichê dizer que por ano (e cada vez mais) se produz uma quantidade de comida muito maior do que o necessário para alimentar toda a população mundial. Mesmo assim, por dia temos um número grotesco de mortes por desnutrição, maior parte desse número devido a falta de acesso a alimentos. Má distribuição de renda. Há muito tempo que não se tem fome por comida por aqui… A fome é pelo dinheiro, por acesso. Não me entendam mal, não estou dizendo que a ciência é ineficaz. Estou dizendo que a ciência hoje se limita pelo dinheiro. A pesquisa se faz por ele. Os resultados visam ele. Há interesses que são relevantes, mas há também interesses bem mais interessantes. O mais extraordinário é que nós criamos esse sistema e deixamos que se tornasse doentio. Enquanto não tivermos uma mudança de paradigma social, político, econômico e acima de tudo mental, um desenvolvimento realmente digno de nota não será possível. É admirável a visão dessa menina, mas infelizmente, ingênua… Inegavelmente esperançosa, de várias formas.

    Um pequeno exemplo do que digo é o tratamento tecnológico recebido por Simon Lewis. Pode-se ver neste link aqui: ( ( http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/simon_lewis_don_t_take_consciousness_for_granted.html )Agora, quando esse tipo de tecnologia estará disponível realmente? Apenas quando o retorno financeiro for interessante. A doutrina econômica baseada no monetarismo não se interessa pela vida dos indivíduos. Aliás, indivíduos? O que seria isto para ela… Ela só conhece valores com cifrões.

  2. Eu também odeio o Big Brother e outras programações da TV aberta que eu gostaria que fossem encerradas. Porém isso não vai criar um país melhor, vai apenas criar um país melhor para mim.

    No mundo inteiro as pessoas assistem bobeiras, ouvem música ruim e escrevem errado. O diferencial é que não são fofoqueiros, como nós, que passamos o tempo dando agulhadas uns nos outros para não assumirmos a responsabilidade pelas assombrações que estão nos seguindo..

    É sempre ‘o problema é ele’ ou ‘o problema é dele’.

    Acho que um país sério se faz com atitude, união, planejamento, e disciplina. Oportunidades são consequências. Porém, enquanto ficarmos plantando debates em vez de ações, sempre estaremos dez passos atrás dos desenvolvidos. Já sabemos onde está o problema, basta agir.

    Há uma diferença entre ter uma formação política e uma vida política bem como entre conhecer as regras e cumprir as regras.

    Muitos querem um Brasil melhor porém mal se preocupam em exigir que tapem os buracos nas ruas de seu bairro ou aumentem o acervo da biblioteca pública. Vivem argumentando que “estudam e trabalham” como se isso fosse o suficiente para a violência parar de crescer e acabar os encontrando.

    • Por favor! Visite os jornais virtuais internacionais, leia as notícias e as sessões de comentários de outros povos. Não encontrarás diferença nenhuma do nosso povo. Reclamam do mesmo jeito e por coisas insignificantes diante das que acontecem por nosso continental país.

  3. Com certeza se ela estivesse no Brasil, ela não teria feito o trabalho devido a burocracia educacional, pois com 6 anos ela tem que estar na 1ª série, com 7 na segunda série, e assim por diante. Nenhuma criança pode no Brasil matar ‘etapas’ e tem que estar matriculadas na série adequada a idade.
    Houve um caso em Minas, em que dois irmãos que passaram no vestibular com 13 e 14 anos provocaram a prisão do pai e da mãe pois os pedagogos e desorientadores, e demais autoridades jumentas chegaram a conclusão que os pais cometeram o incrível crime de tornar as crianças autodidatas.
    Os pedagogos, esses bichos que não entendem de nenhuma ciência mensurável, estão ocupando todos os cargos chaves em todas as esferas governamentais do Brasil, engessando e burocratizando a educação e emburrecendo gerações e mais gerações de jovens vítimas.
    Assim, muito dificilmente quando um jovem tem um talento maior para as ciências tem que ficar amarrado lá nas febens reaprendendo o Be A Ba desmotivando qualquer cérebro brilhante.

  4. Só nao entendo porque tanto tempo, poderiam ir testando em pacientes terminais, que nao tem nada a perder. Mas parece q quem fabricantes de tratamentos como quimioterapia bloqueiam nao é mesmo?

    • Não Solange, n se faz isso pq é proibido expor as pessoas a técnicas n comprodamente seguras para o indivíduo, pois ele morrer de câncer foi algo n provocado por ninguém, mas ele morrer depois do uso de uma droga n testada o suficiente seria crime ( homicidio) e valeria processo.

  5. No Brasil…
    assalto, violência, dinheiro, saúde
    trabalhador(99%) sim sim não não
    corruptos (1%) não não tudo sim

    Uma vez que 99% VOTAM e IDOLATRAM os 1%, a culpa
    é dos 99%.

    Cultura geral: Bruaca não é ‘mulher feia’, mas sim uma grande bolsa colocada por sobre um burro de carga.

  6. Não devemos nos diminuir pq alguém fez um feito notável. Devemos aplaudi-lo e saber que temos competências diferentes. Todos nós somos únicos e, como tal, produzimos coisas únicas. Qual é o grande desafio? Descobrir a nossa singularidade e contribuir para o desenvolvimento da humanidade, da qual somos partícipes.
    Não somos MELHORES, mas NÃO SOMOS PIORES.
    Ney Glauber

    • Fracassado em comparação á ela???? Nunca amigo, pois somos filhos do mesmo Deus e ele nos designou algo nessa vida, no caso dela essa ajuda contra o câncer foi o seu designo, no entanto ñ devemos nos sentir inferiores jamais.Todos somos dotados de inteligência, apesar de que algumas estão adormecidas e precisam de um empurrãozinho, e eu com 17 anos estava sendo um adolescente
      estudante a medida do possível e muito brincalhão, mas sem pular etapas da vida ou sei lá da idade.Ela apenas se dedicou e foi agraciada com muita inteligência, parabéns menina.

  7. Acredito que neste País temos muitas pessoas com grandes potenciais para fazerem coisas grandiosas…o empecilho é apenas a oportunidade. Gostei do comentário da Marianna G sobre a escola, que os alunos nao estudam e sobre escola pública. Mas a grande verdade é que 90% ou talvez 99% dos professores da rede publica são péssimos profissionais…que nao buscam expecialização e só sabem fazer greves e reclamar do salário. Um péssimo exemplo para todos os estudantes. São pessoas que nao conseguiram um emprego melhor e “ensinam”! Isto é uma dura realidade. Mas ainda há salvação. (Espero)

    • DK, voce não pode generalizar. Não são os professores que são péssimos. Acredito que voce há muito está fora de uma sala de aula e pelo visto tambem não tem filhos que ja frequentem escolas. O professor, hoje, por falta de insentivos e valorização do próprio governo, esta sim desencantado com a profissão que escolheu. Outro fato importante é a falta de respeito para com o professor em salas de aulas, e a isso se dá o nome de “falta de educação”, e educação desde que o mundo é mundo,vem do berço. E aí é que pais se confundem. O professor como educador desenvolve o papel de transmitir informações com o intento de formar cidadãos que saibam, exatamente como transformar essas informações em conhecimentos e não só bons modos. E professor só é professor por amor e dedicação, nunca por dinheiro. Enfrentar determinadas salas de aulas com adolecentes sem o mínimo de limites, não tem salário que pague. Eu não sou professora, mas respeito e muito essa profissão, que querendo ou não, o professor é a ponte entre o querer e o saber, não alguem para impor bons modos, limites e controle nessa molecada, isso tem que vir de casa, da família, diante disso só o professor e a escola acabam sendo castigados por comportamentos que não cabem a eles ensinar.

  8. Esta sim merece..tudo,trabalhando em algo que pode salvar o ser humano,se erguendo e brilhando sobre a multidão que só pensa em si mesmo..parabéns..ao meu ver vc merecia muito mais….obrigada!!!

    • gata eu só espero,que isso seja bom, pois nesse meu país Brasil,só se curam quem tem dinheiro pra dar pelo remédio,pois as pessoas pobres na maioria das vezes morre esperando na fila do tratamento!!!

  9. grande parte dos meus comentarios tem votos negativos mas porque? pq brasileiro é acomodado brasileiro qr ser genio sem qrer estudar, brasileiro qr politico bom votando no ruin, brasileiro da importancia a coisas sem importancia _ daqui a pouco chega um falando (se ta com inveja da menina )como ja ocooreu! outra ai fez uma critica nada haver com o meu comentario, lamentavel! só porque falei a verdade arrespeito da TV. com certeza deve ser mais alienado por bobagens q vão ao ar.Certo temos q elogiar a garota mas depois tentar ser como ela e deixar de perder tempo com bobagem.

  10. Bom para o mundo q ela não nasceu no Brasil ou outro país q não tem uma infra-estrutura de educação decente p desenvolver esse talento.

    Uma asiática nos Estados Unidos: full potential

  11. com certeza o que sente em termos de satisfação pelo seu feito historico cientifico não é nada comparado com o dinheiro que ela vai ganhar, tenho ceteza q quando ele dorme de noite ele sabe o bem q fez p humanidade, já outros se sentem vazios e estão apenas vivendo uma mentira!

  12. Galera, acho que voces estão perdendo o foco certo ?
    Neymar ganha mais que 100 mil por mes
    porque ele é BOM no que faz, e essa de que : se nao assistissem futebol teriamos melhores escritores. O CARAMBA !
    se ela realmente é boa no que faz (oque parece que sim ) podem ficar tranquilos que ela vai ganhar mais qe o Neymar ainda certo ?

    • Bom no que faz? Tire o apoio da mídia, dos fãs e dos passes geniais que recebe do Danilo, do Ganço, e dos outros, e verá que esse Neymar é só mais uma vedete da mídia, igual ao Robinho, apostinhas do Pelé que não renderam em NADA na seleção brasileira. O Santos não deve seu desempenho ao Neymar, mas ao grupo, esquecido diante de Neymar. Essas vedetes do futebol não fazem em tuda sua carreira relâmpago nem sombra do que o Ronaldo Fenômeno fez, um atacante que realmente víamos decidir um jogo, e uma pessoa humilde do início ao fim da carreira, nunca se achou o tal, e ele podia. Sabe qual o maior centroavante brasileiro da atualidade? chama-se Borges, é o único ser vivo no futebol atual capaz de fazer a “parede” e o “giro” na pequena área.

    • Rafa, ela inventou um aprimoramento no TRATAMENTO, e não uma cura. Não vai achando que é só colocar a nanopartícula no seu pulmão (que pelo seu entusiasmo em fumar vai ta parecendo bosta de hipopótamo) e ele vai ficar novinho em folha e você vai poder sair correndo maratona por ai.

  13. Bom, o resumo da coisa é que não existe talento bom o suficiente sem ter um financiamento.

    Essa garota teve bom proveito graças ao sistema de educação americano e as boas finanças da família dela.

    No Brasil é de praxe que muita gente de potencial é desperdiçada porque têm de se sustentar. E ainda por cima em algum emprego que não está a altura de sua capacidade.

    Neymar não é problema, o cara só ganha o que ganha porque existem milhares de torcedores dispostos a pagar para ver uma partida de futebol.

    Se esse pessoal não assistice futebol para comprar um livro, Neymar poderia controlar a bola com a mente que nem assim seria rico, e teríamos mais escritores bons.

    • Enquanto as bolsas de pesquisa da CAPES, CNPq e afins não aumentarem, isso vai continuar sendo raridade no nosso país.

  14. A verdade do Brasil é que temos milhares de oportunidades seja profissional, pra melhorar a qualidade de vida, sair das drogas, o que for. O problema é que falta a qualificação do povo pra isso. E os ignorantes vão ficando na aba de bolsa família sempre. O iff ta aí pros adolescentes, ONGS pros necessitados, Estudo público de Medicina pros que tem consciencia que os hospitais estão umas merdas. Quem faz o país é o povo, e não o presidente, o secretário ou o cassete que for. podem dizer que escola pública é bosta… é bosta pq os alunos são umas bostas! Coloco minha mão no fogo que se um aluno REALMENTE estiver interessado em tudo, o professor da todo o apoio. Sei disso por experiência.

    O que me da mais raiva é que as pessoas não sabem fazer outra coisa a não sei culpar o outro, os políticos, e não sabe que a frase mais clichê é a que realmente manda no sistema: “O ALUNO FAZ A ESCOLA” e se aplica a tudo. Se TODOS os alunos de uma escola se revoltassem (nao apenas os de mais conhecimento) e MANDASSEM fazer as melhorias, E não só mandassem mas FIZESSEM as melhorias por conta própria, quem concorda que seria feito? eu sou a primeira!

    Então é isso, não venham culpar neymar, ou dilma(tem culpa sim kk) ou quem for, Pq tenho certeza que quase todos amam futebol como eu amo. E se ele esta ganhando essa grana toda, (alguma merda tem rsrs) é pq sabem jogar, faz o que eles fazem la? Se exercitem o dia inteiro, ouçam porcaria dos torcedores, seus corpos sendo explorados, são praticamente uma máquina humana(pq pra correr 2h em um campo enorme atras de uma bola e ainda conseguir dar entrevista não é mole), tem que ganhar um cadinho alto sim!! Concordo que é exagero o que recebem, mas nao concordo que vocês sempre tem que colocar a culpa em alguém. Entendam que a culpa é de todo o povo brasileiro. e isso inclui você. “O POVO FAZ O PAÍS!”

    Bom a conversa fugiu da EXEMPLAR garota, mas é pq estou lendo absurdos e vim comentar para expor a minha visão pra vocês. Sei que muitos n concordam, e que outros concordam. Só peço que possamos pensar melhor antes de escrever pq nossas palavras fazem diferença na vida das pessoas, sejam elas erradas ou certas. Não vê esses pastores que leem de qualquer jeito e as pessoas acreditam… então… é isso!

    • Verdade e somando a tudo isso…… o monte de religiões que infestam o Brasil e ajudam a atolar cada vez mais a nossa juventude!

  15. Acho que o brasil esta sim numa situaçao muito ruim ,e nao é so politico ,a midia entorpece a mente dos jovem que a unica coisa que eles necessitam para ser feliz e sexo e cerveja.Eu estou tentando fazer um projeto para ajudar o povo ver sua realidade

  16. AINDA TEM GENTE INTELIGENTE NO MUNDO FAZENDO E ACONTECENDO!!
    AJUDANDO AS PESSOAS Q PRECISAM E INVENTANDO NOVOS MEIOS DE
    AJUDAR A TODOS.
    GOSTARIA DE DAR MEUS PARABENS AS PESSOAS Q PELO MENOS TENTAM
    FAZER DESTE MUNDO UM MUNDO MELHOR.
    ESTAMOS PRECISANDO DE PESSOAS QUE TENHAM “CABEÇA”!!!
    E Q SIGAM PELOS CAMINHOS DO ESTUDO E DA DESCOBERTA CIENTIFICA.
    NÓS MERECEMOS UM MUNDO MELHOR, PORÉM QUEM VAI FAZER ESSE
    MUNDO SOMOS NÓS! E TEMOS Q TER PERSONALIDADE PARA PASSAR POR CIMA DOS MODISMOS E SEGUIRMOS ADIANTE POR MAIS Q PAREÇA
    Q NÃO VALE A PENA.
    A UM TEMPO ATRAZ FIZ ALGO MUITO BOM!!! E TRAGO COMIGO ESTE TROFÉU. CONSEGUI AJUDAR ALGUÉM!!!
    Q BOM, MUITO BOM, MARAVILHOSO!!!!!!!!!!
    AMIGOS PEÇO Q PELO MENOS TENTEM!!!! AJUDEM O PLANETA, OS SERES HUMANOS OU ANIMAIS, MAS FAÇAM ALGO Q OS MOTIVEM E Q
    OS FAÇAM SENTIR SER… HUMANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Legal! E eu que pensava que a Helin e a vivis eram as mais estudiosas. Parabéns Ângela, espero que você revolucione cada vez mais com a sua inteligência, e, em troca, seja a mulher mais feliz do mundo.

  18. É por isso que eu sempre digo.O problema do mundo é o dinheiro.A discussão aqui é o dinheiro,e não o feito,a realização.
    Eu acho que deveriamos ficar felizes pela descoberta e não ficar dizendo,ah credo ela recebeu pouco.Talvez ela tenha vindo de uma família rica,porque não é qualquer família que tem condição de manter um projeto durante 5 anos.
    E a questão de que existem pessoas que ganham 1 milhão de reais sem fazer quase nada,nós não sabemos oque elas passaram,e talvez esse 1 milhão tenha um efeito muito maior que uma descoberta.Ninguem sabe se o sujeito ajudou pessoas que estavam com câncer ou não.
    Parabéns a garota pelo projeto,e a todos os outros jovens de mente brilhante.

    • A inspiração dos jovens de hoje tem sido o cabelinho do Neymar… Ande pela rua e verá jovens de 17 anos com pentiado moicano falando na gíria. Acho que o dia que um jogador de futebol resolver usar cuecas por fora da calça essa pirralhada vai fazer igual, uma lástima. E o que dizem dessa moça? NERD, CDF, e outras coisas mais pejorativas que prefiro nem falar.

  19. o culpado não esta no funk na gravidez e nem na religião somos nós os principais culpados (ninguem é obrigado se engaravidar enem engravidar alguem .ninguem é obrigado encher a cara de drogas ,niguem é obrigado dançar funk, nunca vi falar q um padre ou um pastor ja fez carcere de alguém em igrejas ) nós somos culpados não qr dizer q vc deve descobrir a cura do cancer para ser inteligente felizmente temos sim varias pessoas bastantes inteligentes no nosso meio. e vcs acham q nos EUA tbm não tem gente q faz uso de drogas ,crenças q gostam das baladas? tem sim! tenho 21 anos e dou palestras em varias faculdades quando vou dar minhas palestras diferente de muitos consigo falar de ciencia e religião sem causar brigas. em um certo comentario li q o rapaz teve de largar a crença para viver a filosofia.vivera sim mas não a filosofia vivera enganado por si mesmo. espero q consigo ajudar alguem com esse comentario.

    • jops, seu comentário só pode está em codigo por que eu não entendi nada, o que uma coisa tem a ver com a outra? não lí uma linha sequer no artigo que falasse de religião, em qualquer lugar se usa droga,e sim, é muito importante uma pessoa descobrir algo que tenha aplicação contra o câncer,principalmente uma jovem que poderia estar fazendo um uso errado de sua vida; porém, ao invés disto está preocupada com o futuro da humanidade, e você, do que trata suas palestras? porque eu não vi nada de interessante no que você comentou acho inclusive pouco provável que você seja palestrante.

    • O.õ
      Não sei quem que é pior… aqueles que realmente acham que no país SÓ tem gente inútil (não estou falando de comentários irônicos, feitos pra chamar atenção, mas os que realmente acham que é SÓ coisa ruim), ou quem fica justificando o fato de não ter inventado a cura pro cancer aos 17 anos, com base nas coisas boas que tem feito pra sociedade…
      E eu perdendo meu tempo aqui…
      Tá faltando aprender a enxergar, ler e criticar galera, ces tão perdendo a essencia das coisas, fugindo do assunto, entendendo as coisas de um jeito muuuuito viajado. Fala sério…
      Daqui a pouco, sim, o país vai ser só de gente analfabeta funcional e boba, que não sabe comentar nd da vida.

    • nossa sociedade (ESQUECEU , APRENDEU) aprendeu q :assistir um programa de tv onde participantes semi nus ficam dentro de uma casa atrs de meio meio milhãoR$, É UMA coisa esplendida para fazer. APRENDEU Q ficar vendo novelas onde só passa prostituição, cenas de infidelidade,cenas eroticas, apologias a rebeldia entre adolecentes e fora muita coisas muito improvaveis de acontecer,lamentavel é nossa sociedade julga isso como coisa boa! enquanto a sociedade n acordar e aprender destinguir o aproveitavel do não aproveitavel vai ser dificil termos genios. ESQUECEMOS Q: estudo a meditação a crença são partes fudamentais para nosso desenvolvimento academico poucas pessoas se e
      importam para a filosofia para a atrampologolia e outros estudos onde a mente trabalha. e como queremos ter genios? mas disso tudo o passo mais errado q damos está no foto!

  20. Quanto ao Brasil, não sei de que se queixam alguns.
    Tenho lido em boletins informativos muitos e grandes projectos tecnológicos idealizados, desenvolvidos e realizados pelo Brasil, deixando muito para trás aquilo que se faz nos EUA.

    A nível de nano tecnologia o Brasil também está a dar cartas.
    Deixem-se de ser pessimistas (os que só falam mal) e leiam mais.

    • Você deve estar lendo matérias de outros países colega, e não do Brasil, vem pra cá e vive o dia a dia aqui só tem gente ”esperta” que quer passar a perna nos outros o tempo todo, isso herdado de quem hem ?

  21. Não sei em que se basearam os estudos da rapariga.
    Não sei se ela desenhou a nano partícula.
    Não quero de maneira nenhuma colocar em causa o mérito dela, mas ela mais não fez do que pensar na solução de um mal usando para isso uma tecnologia já existente, falada e discutida.
    A intervenção directa e cirúrgica de nano partículas para o tratamento celular.
    Este conceito existe já à algum tempo e foi já pensado como restaurador celular. São nano estruturas que detectam a doença e intervêm directamente na célula afectada de modo a não prejudicar as que estão nas imediações.

  22. Se olhar-te no espelho e disseres a si mesmo: “eu sou um MERDA”, isso você será, não tenhas dúvida. Se disser “Eu sou muito bom”, mais chances terá de ser bom.
    Acho que a nível de país é a mesma coisa, o que será do nosso Brasil se seu povo não o admire? Existem cinco tipos de brasileiro quanto aos problemas de nosso país:

    1 – Os Acomodados: Não se importam com nada e nem reclamam dos problemas.

    2 – Os Reclamões Acomodados: Se encomodam com os problemas e reclamam, mas não fazem nada para melhorar a situação.

    3 – Os Reclamões Ativos: Agem para resolver o que puderem e reclamam quanto ao que não podem.

    4 – Os Sonhadores: Caem em todas as conversas moles de políticos e previsões de “pais do futuro”, iludidos com um Brasil majestoso sem se darem conta da realidade.

    5 – Os Conscientes: Sabem que o Brasil tem potenciais para um grande futuro, tanto interna quanto externamente. Mas sabem também que existem grandes desafios para se construir uma nação mais próspera e justa, desafios como vencer a corrupção, a impunidade, ao falho sistema judicial, a concentração de renda. O nosso hino nacional, a mensagem “ordem e progresso” na bandeira, não falam do que o Brasil é na realidade, mas do que temos potencial para ser, o Brasil potencial.

    Querem imitar americanos? então comecem invadindo a Venesuela e devastando a Bolívia. Europeus? terão então que colonizar outros continentes, catequisar índios e levar muito ouro de suas teras. Não temos que seguir outros modelos, não temos que americanisar ou europear o Brasil pra sermos uma grande nação. Uma grande nação não se contrói menospresando o que temos e espelhando as outras, uma grande nação se constrói com patriotismo, consciência e educação, como investimento prioritário. Só assim haverão mais Brasileiros Conscientes.

  23. Por que pessoas assim não recebem metade da “badalação” que recebe uma cantora brega ou um jogador de futebol qualquer?
    Quem terá feito mais pela humanidade? Alguém que busca a cura do câncer ou alguém que sabe jogar bola?

    A humanidade precisa muito rever suas prioridades e seus ídolos.

  24. O jovem bem trabalhado pelos seus pais, tem grande potencial, pois sua mente é bastante aguçada para as novas descobertas, se o jovem conhecesse seu potencial, muitas coisas seriam bem diferentes em nosso mundo, basta os pais se esforçarem para isso, mas a maioria dos jovens se apegam às drogas, bebidas e sexo, além de ofender ao próximo, e os respectivos tutores acham graça nisso e alimentam seus pensamentos negativos e sem nenhum proveito, vamos investir nos jovens, tanto espiritualmente como materialmente.

  25. Acho que essa moça merecia ter ganhado um valor muito mais alto. Vi a foto dela, fisicamente parece de origem oriental.

    Pagam fortunas muito maiores para modelos e jogadores de futebol. A humanidade simplesmente não sabe valorizar o que é realmente importante.

    • O fato de ter o sobrenome oriental não significa que a seja.
      Jonatas foi atrás para ter certeza.

    • Eu quis dizer com a expressão “só podia ser oriental”, que só podia ser oriental para ter tal empenho e dedicação.

    • Como podem positivar esse cara ANALFABETO que ERRA no português? Tenho muita RAIVA dele porque em todos os assuntos ele comenta e é bem votado porque entende de tudo e eu só posso pesquisar no meu dicionário tentando encontrar ERROS pra falar ou dar sempre esse votinho vermelho contra os 36 positivos…

    • Será que essa raiva não tem outra origem??? Eh, eh, eh.
      O senhor já viu o seu português escrito???
      É que existe o portugues escrito e o falado e geralmente não se deve escrever comforme se fala…

      Vá lá, não se irrite, dê o seu comentário ou…

  26. A genialidade é mesmo individual mas o fomento e o incentivo a criação em nosso país é abaixo do terceiro mundo. Nossos jovens são seviciados à bebida, futebol e sexo através das mídias e nosso governo nada estimula ao crescimento científico. Quando nos acordamos e derrubarmos esse sistema de governo onde os políticos deitam e rolam com nosso dinheiro, ai sim, vamos aprender a ser patriotas e valorizarmos nossos jovens para o futuro.

  27. Além disso, a jovem-prodígio ainda incluiu ouro e óxido de ferro à sua nanopartícula, que permitem a monitoração do tratamento por exames de imagem, como ressonância magnética e varredura foto-acústica – uma espécie de ultrassonografia.

    Vale lembrar que esse não é o primeiro prêmio da adolescente. Anteriomente, a jovem já havia faturado o primeiro prêmio da Intel International Science & Engineering Fair (ISEF), em 2010 e 2011, ambos na área de medicina e tecnologia da saúde.

  28. Enquanto aqui no Brasil a maioria, eu disse a maioria, mas não todos, de jovens anda jogando video game ou fumando maconha, esses imprestáveis, outros procuram ser útil à Humanidade. É nos EUA, né?

    • Lucyano Valdez, isso nos leva a outro problema. A falta de incentivo à população brasileira.
      Quem disse que nos EUA a maioria dos jovens estuda?
      Veja os prêmios ganhos este ano por brilhantes jovens brasileiros.
      Um criou um sistema para ajudar na comunicação de pessoas surdas/mudas por celular. Também existem os trabalhos para melhorar condição de vida nas favelas que exitem aos montes.
      Projectios de tecnologia aos montes realizados por grandes empresas.
      Basta dar uma pesquisada.

      O que falta é mais incentivo financeiro e educação de qualdiade. Mas isso é um problema político.

      Sabe porque a ideia anti bulling ficou tão difundido?
      Não foi por causa do Brasil. Se comparar a violência da juventude brasileira e americana vai se surpreender?
      Lembra do garoto carioca que atirou em sala de aula? Pois nos EUA isso acontece com muito mais frequência.
      A educação média americana é ruim. E eles possuem cultura de opressão. Os adolescentes, literalmente sofrem na escola.
      Já viu propaganda brasileira de uma marca falando mal de outra? indiretamente sim. É proibido. Nos Eua é permitido.
      Isso reflete a cultura deles.

  29. Pena que estou no serviço, mas tinha uma foto do 9gag que mostrava 2 fotos, dessa garota que inventou a “cura para o cancer” segurando o cheque de 100mil dollares, e outra abaixo que ganhou 1 milhao de dollares por apenas rodar uma roda em um jogo de televisao(tipico silvio santos)… complementando, pessoas dao mtu valor para coisas futeis e por isso que temos esse bando de tapados alienados em futebol que quando o time perde sai por ai dando porrada e quebrando tudo, e quando um politico rouba e faz oq quer aonde quer, eles ficam calados, bando de macacos!

    • É verdade…. Janotas, os grandes atribuidores de prêmios, não é que perderam a cabeça, mas sim já não tem cabeça. por isso tem que resgatar o passado e começarem aprender a pensarem novamente, porque a moça tem um pensamento dinâmico, construtor pós embora precisa de inovações, mas já é bom… Mas para os fulanos o que é bom não presta. …

    • É realmente muito triste saber que um jogador de futebol ganha milhões por mês, e uma adolescente que contribui para a a cura de um dos maiores males atuais da humanidade, ganha uma merreca dessas, tomara que isso não a desestimule.

    • Não só isso.

      A inspiração dos jovens de hoje tem sido o cabelinho do Neymar… Ande pela rua e verá jovens de 17 anos com pentiado moicano falando na gíria. Acho que o dia que um jogador de futebol resolver usar cuecas por fora da claça essa pirralhada vai fazer igual, uma lástima. E o que dizem dessa moça? NERD, CDF, e outras coisas mais pejorativas que prefiro nem falar.

      Mas são as justiças sociais que a própria humanidade cria:
      Beije atrizes lindas nas novelas e ganhe 100.000 por mês, arrisque a vida como bombeiro e ganhe 1.000; Jogue num time russo e ganhe 4.000.000 por mês, invente a cura pro câncer e ganha um mísero prêmio.

  30. Nossa ela é um orgulho para humanidade! Mais bem que o prêmio poderia ser maior! Tem muitas garotas que ganha muito mais só para rebola,

    Temos que valorizar mais essas atitudes!

    • Cada qual no seu espaço. As realizações, o sucesso e outras peculariedades têm um espaço pequeno na pirâmede. De qualquer forma todos são importantes no teatro da vida. Você não é, não foi e nunca será menos por isso.

    • Quando completar os 17 anos você já deve ficar esperta e apresentar algo que já está em sua cabeça desde agora.

    • Eu também curioso.
      A religião é o problema que nos afasta do conhecimento e de práticas como a dessa menina.

    • Concordo com vocês. Mas é um mal necessário para os poderes dominantes.

    • Qual a sua definição de religião?
      Creio eu que ela serve para guiar o ser humano, com o objetivo de fazer do mundo um lugar melhor.
      “Se Deus não existe, então tudo é permitido?”

  31. com 17 anos eu era auxiliar administrativo, porque no Brasil eles não dão oportunidade para gênios como essa moça, ou seja meus sonhos e ambições morreram porque se eu ficasse sonhando como ela sonhou, morreria de fome. Obrigado Brasil!

    • com 12 anos desmontava meus brinquedos eletronicos para fazer experiencias, naquela epoca fiz uma maquina de cortar papel apenas com as engrenagens de um relogio, na minha mente ja passaram dezenas de inventos legais, agora a idade ja chegou, quem sabe meu filho tenha uma oportunidade melhor.

    • Rapaz o tempo nunca passa idéias brilhantes sempre tem que ser boladas se você tiver, as crie sem exitar. Olha aquela mulher que crioue patenteou o escorredor de arroz, filha da mãe ta rica só isso Ahahaha

    • Meu sonho era ser astronauta, me tornei Analista de Sistemas. Minha esperança está no futuro tecnológico, quando a Space X finalmente começar a vender passagens espaciais, até lá, só preciso ficar muito rico, tenho tempo…

    • Você sabe o que se faz de pesquisas na USP, UNICAMP, UFRJ, UFPE, UFRN?

      Então procure se informar…

    • Cara eu fui em Santos no Porto esses dias com a Fatec de Logistica de Guarulhos, e lá tava o Navio de Pesquisa de Geografia e Oceanografia da USP SP, rapaz não tem noção de o quão grande é aquele navio pelo amor de Deus enorme, equipamentos de otima qualidade. Tem muita gente que só reclama quando não sabe de nada e nem procura saber como você disse Léo. Oportunidades existem para quem sabe onde procurar e pra quem batalha por elas. Aquela Garota ao invés de sentar e reclamar do País dela que ta com a taxa de desemprego nas alturas, estudou se empenhou e fez o nome dela brilhar ao invés de falar mal de politicos, ou de sair para encher a cara, logico o sistema de ensino de lá pode ser melhor do que o do Brasil mas quem se empenha mesmo tem destaque em qualquer lugar do mundo!

    • UNICAMP UFRJ EFPE e EFRN eu não sei, mas acho que TODO MUNDO aqui sabe oque a USP faz =)

    • Essa pessoas que ficam falando mal do Brasil são um exemplo de ignorância. Pois existem muitas pesquisas e realizações de brilhantes jovens brasileiros.

      Acordem e valorizem o seu país. Só assim o exterior vai valorizá-lo também.
      O EUA tem muito mais problemas sérios que o Brasil.
      Aqui o erro é político. Só.
      Nação é nação. Política é política.
      É isso que os EUA fazem de melhor: Valorizar sua nação.

      Ou você acja que não existe religiosismo, gravides na adolescência e funk (RAP) nos eua??????

    • Não generalize!
      Apesar de quase não existir investimento no Brasil em educação(quando comparado aos países desenvolvidos), temos excelentes projetos, muitos conhecidos internacionalmente, devemos parar de falar mal do nosso país com base no que vemos uma parte da população fazendo, pois só assim conseguiremos ajudar tratar os problemas da nossa nação.

    • Ainda bem que você citou “virar crente” por último.
      Na realidade, depois que as pessoas fazem tudo de errado com conhecimento de causas e opções de não fazer, chega lá na frente e entra numa de crente, bate no peito com arrogância e diz que estão salvo. Passam a criticar e falar mal dos outros que não segue sua última decisão e ainda querem impor suas verdades idículas cheia de testemunhos falsos.
      O ser humano é sarcástico mesmo.

    • Brasileiro se ilude porque tem poucos projetos bons e acham que são muitos.

      Também era besta assim, feliz com meu curso de engenharia na UFBA, até passar um tempo na Coréia do Sul e China (leste, claro) e ver Crianças de 12-15 anos construindo robôs, muita gente com mestrado (as vezes até PhD) antes dos 25 anos, jovens ganhando mais do que aqui o pessoal ganha no topo da carreira…

    • Hugo, e o que é que esses jovens sofreram na pele para chegarem a essa excelência?
      Por outro lado, será que essa excelência é de facto real ou é mais uma fachada do regime chinês?

    • Não disse que era a favor disso, tsc.

      Depende do que você chama de sofrer. Se for estudar muito, sofrem sim rsrs. Também é um povo que tem uma história muito sofrida e que muitas partes do país ainda sofre, no lado oeste da China principalmente. Por outro lado, atualmente com este regime chinês de filho único faz com que cada família viva em função desta criança. Não tem noção do que cada criança recebe de amor e carinho dos pais e avós, difícil virar traficante assim.

      Brasileiro prefere ficar no funk do que estudar. Estão no direito deles, talvez sejam mais felizes que os china. O que não podem é escolher o funk e ficar reclamando que o Brasil não cresce.

Deixe uma resposta