Gordo e saudável: Estudo prova que é possível

É possível ser gordo e saudável; ao menos para grande parte das pessoas em sobrepeso e boa fatia das pessoas obesas, afirma estudo. E ser magro não é necessariamente garantia de saúde.

“Nós realmente não sabemos tanto sobre a obesidade o quanto pensamos”, disse Judith Wylie-Rosett do Albert Einstein College of Medicine em New York, que supervisionou o estudo.

“Uma porção considerável dos adultos em sobrepeso e obesos nos EUA é metabolicamente saudável, enquanto uma porção considerável de pessoas de peso normal apresentam conjuntos de anormalidades cardiometabólicas”, pesquisadores escreveram em um relatório publicado na revista científica Archives of Internal Medicine.

Foram pesquisadas 5.440 pessoas cuja maioria não se exercitava muito. Pouco mais que a metade das pessoas que estavam em sobrepeso e 31,7% das obesas tinham níveis saudáveis de colesterol, glicose, pressão sanguínea e outras medidas ligadas a doenças cardíacas.

Mais de 23% das pessoas – que estavam com o peso saudável segundo o Índice de Massa Corporal (IMC) – tinham duas ou mais daquelas leituras indicando níveis não saudáveis.

O estudo mostram que você pode ser saudável mesmo se estiver obeso.

Estudos anteriores mostraram que a gordura armazenada na linha da cintura indica maior risco cardíaco. Porém mais de 36% das pessoas obesas que tinham o que deveria ser considerado cinturas perigosamente largas tinham resultados saudáveis nos exames de sangue.

Outro estudo mostra que a chave pode estar no fígado. Pessoas foram examinadas em equipamentos de ressonância magnética para determinar quanta gordura tinham e onde ela estava armazenada. Os dados sugerem que a acumulação de gordura ectópica no fígado pode ser mais importante do que a gordura visceral ao determinar a obesidade “benigna”.

De qualquer maneira é fundamental que estes índices sejam confirmados, no seu caso, por um médico. E lembre-se que exercício é sempre uma boa idéia. [Reuters]

Por: Alessandra NogueiraEm: 12.08.2008 | Em Bem-estar, Mistérios, Outras  | Tags:  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

3 respostas para “Gordo e saudável: Estudo prova que é possível”

  1. Essa sou eu. Embora esteja muito acima do peso ideal, com IMC chegando aos 38, clinicamente não tenho abosulutamente nada. Até a hipertensão desapareceu, embora ainda faça uso de medicamento. Meu único problema mesmo é gostar muito de comer e ter uma enorme preguiça de fazer qualquer movimento.

  2. OBS. ” …voce PODE ser saudavel…” , portanto é importante que tenhamos cuidado com a saúde , sendo gordo , magro ou seja la como for que se julge,
    Somos todos iquais e todos tem pontos fracos e fortes,

Deixe uma resposta