Pílula constrói músculos e queima gordura sem exercícios

Por , em 3.08.2008

Os cientistas estão cada vez mais perto de criarem a pílula da boa forma, que permitirá músculos mesmo nas pessoas sedentárias.

A revista científica Cell publicou um artigo de pesquisadores dos EUA que criaram possíveis pílulas que parecem ‘construtoras’ de músculos, que também aumentam o vigor e ainda queimam gordura.

Em testes, roedores puderam correr 44% mais longe sem treinamento, sugerindo que a pílula poderia fazer o mesmo com humanos.

Já existem exames para detectar os compostos no sangue ou urina de desportistas, para evitar o mau uso.

O professor Ronald Evans, do Howard Hughes Medical Institude, na Califórnia, disse que a droga poderá ajudar pessoas com perda muscular e ajudar a melhorar os benefícios do exercício para a saúde para pessoas em condições de risco de saúde como diabetes.

Resistência instantânea

Os compostos chamados de AICAR e GW1516 parecem ter efeito em um gene envolvido na construção e regulação muscular. Este “gene mestre” – PPAR-delta – tem a habilidade de controlar a atividade de muitos outros genes. Ajustá-lo poderia ter efeitos generalizados no funcionamento do corpo.

Ratos com esse gene alterado desenvolveram mais músculo e queimaram mais calorias da gordura do que do açúcar. Os roedores ‘maratonistas’ também puderam correr distâncias muito maiores em uma esteira.

O próximo passo seria produzir efeitos similares usando compostos químicos ao invés de alterações genéticas.

A primeira versão foi, a pílula GW1516, produziu efeitos de ‘queimar gorduras’, mas não melhorou o desempenho até que a equipe começou a treinar os ratos com sessões longas de esteira. Os ratos passaram a correr 77% mais tempo do que aqueles treinando sem a pílula.

A outra droga, chamada de AICAR, vai ainda mais longe ao atuar de uma maneira diferente nas mesmas células musculares. Desta vez os roedores não precisaram de treinamento para correr 44% mais longe nas suas esteiras, sem qualquer exercício anterior.

Resultados no exercício

Ambas as versões poderão ser usadas um dia em humanos, Segundo Ronald. Se você gosta de fazer exercícios, ótimo, mas se não gostar certamente vai adorar receber os mesmos benefícios em uma pílula, segundo ele.

O uso potencial mais importante é para portadores de diabetes, onde o exercício se provou benéfico.

“Quase ninguém faz os 40 minutos a uma hora de exercício diários”. Essa pílula poderia tornar a qualidade do pouco exercício que eles realizam mais eficaz. [BBC News, WebMD]

28 comentários

  • Lincoln Gonçalves Battaglia:

    bom texto,faltou dizer que essas duas substancias possuem diversos efeitos beneficos a saude geral,e sem praticamente nenhum efeito colateral,faço musculaçao e ciclismo e fico contente a saber que existem essas substancias,continue postando textos sobre este tipo de assunto.vou atras e vou testar o quanto antes,valeu

    • Cesar Grossmann:

      Lincoln, eu tenho ficado de olho, e parece que o AICAR precisa ser mantido refrigerado, é caro e difícil de obter, e é só para pesquisas, ou seja, provavelmente falhou em algum teste.

  • Marcos:

    Gente, pra que discutir um assunto tão pessoal, ” Cada macaco no seu Galho”, quem gosta de ter uma vida sedentária se está feliz assim, Òtimo então curta, se vai viver muito ou pouco, problema da pessoa. Quem gosta de ter uma vida saudável, exercicios físicos, corpo escultural, parabéns continue assim, não adianta ditar algo que a pessoa não curte, é como discutir politica e religião cada um tem seu coneito e nunca vai aceitar mudar de opnião, então desejo Paz e amor para ambas as opiniões. Enquanto a mim, hoje me considero um sedentário que não está feliz, e vou fazer o tratamento com esse medicamento e quero me tornar alguem mais saudavel, bonito e com alta estima.

  • Luizão:

    André Rodrigo,
    Não te conheço, e nem sei se você vai ler o que estou escrevendo aqui mas quando você disse:ela não serve para pessoas sedentárias, para vagabundos como você, que não tem disposição pra nada. Perdoe-me, esqueci que vc argumentou que ela serviria para “pessoas que tem mais o que fazer” do que ir pra academia. Pessoas procrastinadoras inventam sempre uma desculpa esfarrapada: é o trabalho, a família, etc. etc. Aí não sobra tempo nem pra fazer pelo menos 20 min. de atividade física!!! Quando saio do trabalho para a academia, no trajeto canso de ver os barzinhos lotados desses vagabundos preguiçosos fazendo levantamento de copo todo santo dia. É o famoso happy hour.
    Sei que não foi pra mim, mas…
    Não me leve a mal , mas aí mexeu comigo também.
    Sabe, eu não posso ser acusado de procrastinador , já que jamais entrei numa de “amanhã começo minha academia”. Eu NUNCA perderei um segundo de minha vida numa academia, puxando ferro , suando como um porco e depois me sentindo maravilhoso ao exibir um corpo parecido com um gorila barbeado. Sou ideologicamente SEDENTÁRIO e me orgulho disto.
    Odeio esportes/ginástica desde minha infancia e até hoje não tive nem a mínima vontade de mudar de opinião. A verdade é que exercícios físicos são prazerosos para aqueles que tem uma disposição genética pra coisa, ao que parece produzem endorfinas e tal, eu devo ter uma resistência a esta substância. Só sinta desconforto. AOS 7 ANOS TOMEI UMA DECISÃO: QUE SE DANEM OS EXERCÍCIOS FÍSICOS !!!Nunca mais perdi meu tempo livre com este aborrecimento.
    Pra caras como eu, são pior que uma tortura,são um estorvo a ser evitado de todas as formas. Algo intolerável, antes não fazer NADA que fazer algo sem prazer ao qual não se dá valor. Desculpe a comparação , é transar sem gozar . De que adianta??? É o principio do prazer, totalmente diferente da visão apolínea e autoritária dos ginastas de plantão.
    Também não me considero um dos vagabundos preguiçosos (sic), já que não sou preguiçoso muito menos vagabundo. Mas te asseguro, o dia que você esquecer suas neuras e quiser tomar um chopp, pode estacionar e sentar num dos happy hours, talvez você posa descobrir que levantar um copo pode ser mais saudável para a mente do que levantar pesos no covil do schazamburgger.Pelo menos ninguém fica se olhando em espelhos e sacando os colegas do lado com o canto dos olhos. Caras que fazem isto nos bares só podem ser gays.Hé!Hé!Hé!Hé!Hé!Hé!

  • Cesar:

    André Rodrigo

    Vejo que você além de sofrer de analfabetismo funcional, tem a boca suja e uma falta crônica de educação e civilidade.

    Você por acaso procurou o trabalho que foi feito sobre a AICAR? Você leu o abstract? Acho que não. Acho que você só leu este artigo e acha que sabe tudo sobre o GW1516 e o AICAR. Só para sua instrução, vou postar um pedaço da matéria da Wikipedia sobre o AICAR:

    In 2008, researchers at the Salk Institute discovered that AICAR given to experimental mice significantly improves their performance in endurance-type exercise, apparently by converting fast-twitch muscle fibers to the more energy-efficient, fat-burning, slow-twitch type. They also looked at the administration of GW 501516 (also called GW1516) in combination with AICAR. Given to mice that did not exercise, this combination activated 40% of the genes that were turned on when mice were given GW1516 and made to exercise. This suggests it may be possible to obtain some of the benefits of exercising without actually exercising.[4] Because of the enhanced endurance effects, this could potentially be used by athletes to enhance their performance. One of the lead researchers from this study has developed a urine test to detect it and has made the test available to the International Olympic Committee, and the World Anti-Doping Agency has added AICAR to the prohibited list from 2009 onwards.[5]

    Como não sei se você sabe inglês, vou traduzir o trecho que eu destaquei em negrito:

    “Eles também testaram a administração do GW 501516 (também chamado GW1516) em combinação com o AICAR. Administrado a ratos que não se exercitavam, esta combinação ativou 40% dos genes que eram ligados quando os ratos recebiam GW1516 e faziam exercício. Este resultado sugere que talvez seja possível obter os benefícios de exercícios sem realmente fazer exercícios.”

    O estudo de que o trecho está falando foi publicado aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2706130/?tool=pmcentrez

    Finalmente, eu não sei por que você está tão indignado comigo. Se você gosta de ir para a academia é problema seu. Se eu não gosto, é problema meu. Aliás, você mesmo disse que a academia não é lugar para mim, então por que fica estressado?

    Você pode pedir desculpas, se quiser.

  • Cesar:

    André Rodrigo, se você ler o artigo, vai ver que são dois compostos com ações diferentes. O GW1516 potencializa o resultado de exercícios, e o AICAR substitui exercícios.

    Nenhum rato ficou “poderoso” no teste. Os que tomaram o GW1516 se saíram bem em testes de resistência depois de treinar. Os que tomaram o AICAR se saíram bem em testes de resistência sem treinar. Dizer que o teste é um treino é bobagem: ninguém melhora a resistência por que testou ela uma única vez (caso dos ratos que tomaram AICAR).

  • André Rodrigo:

    E só pra complementar: o título da matéria é fantasioso. Se lerem a matéria vão perceber que a pílula potencializa o efeito da atividade física, tornando o resultado mais eficaz para as pessoas que treinam pouco. Os ratos correram mais mesmo sem treinamento, disso podemos tirar a conclusão de que foi eficaz. Mas, uma vez feito o teste, houve atividade física, ou não? (os ratos sonharam que correram?). Conclusão: é o mesmo que dizer que fulano levantou mais peso ou conseguiu correr mais na esteira mesmo sem treinar da mesma forma que o beltrano que não tomou a pílula. É o estímulo mínimo com resultado potencializado pela pílula. Seu músculo não vai crescer se vc ficar deitado na cama.

  • André Rodrigo:

    César.
    Parabéns, eu nunca vi um cara escrever tanta merda. Academia não é lugar só de superficialidade e nem lugar de boiola, tem bastante mulher lá. Mas principalmente é para cuidar da saúde. Vc falou muita besteira. A tal pílula não substitui a prática de exercícios, apenas potencializa os efeitos. Leia novamente a matéria, último parágrafo: diz que a maioria das pessoas não faz o mínimo de 40 min. de atividades diárias. Nesse caso, ela poderia potencializar os efeitos da atividade física praticada aquém daquele mínimo, tornando, assim, mais eficaz o resultado. Mas é preciso fazer alguma atividade física. Portanto, sem querer decepcioná-lo, ela não serve para pessoas sedentárias, para vagabundos como você, que não tem disposição pra nada. Perdoe-me, esqueci que vc argumentou que ela serviria para “pessoas que tem mais o que fazer” do que ir pra academia. Pessoas procrastinadoras inventam sempre uma desculpa esfarrapada: é o trabalho, a família, etc. etc. Aí não sobra tempo nem pra fazer pelo menos 20 min. de atividade física!!! Quando saio do trabalho para a academia, no trajeto canso de ver os barzinhos lotados desses vagabundos preguiçosos fazendo levantamento de copo todo santo dia. É o famoso happy hour. Tira essa bunda mole do sofá e cria vergonha na cara. Depois esses pangarés vão passar o fim da vida freqüentando consultório médico ao invés de curtir uma velhice tranqüila, feliz e saudável.

  • Marta:

    Puxa! Essa Pilula e Revolucionaria! Mas quando mais ou menos podera esta sendo vendido para consumo humano^!…

  • Cesar:

    Para quem acha que a gente tem que fazer as coisas de forma rústica e natural, que tal abandonarem casas, roupas, caçarem seus próprios alimentos, irem para os lugares à pé, etc? Não dá, né?

    Já faz um tempo que o homem tem feito o próprio ambiente, tem criado seu próprio nicho.

  • Cesar:

    Edu, acho que já temos conhecimento suficiente para começar a hackear o corpo humano. Cada vez conhecemos mais sobre a bioquímica, e não tem por quê não utilizarmos este conhecimento a nosso favor. Todo mundo sabe que exercícios físicos fazem bem ao corpo, mas a causa disso não são os exercícios físicos em si, mas os hormônios que são liberados. Se der para liberar os hormônios sem precisar fazer exercícios, e sem efeitos colaterais, eu não vejo por que não usar isto. Manter o pessoal saudável apesar de um estilo de vida não muito saudável é interessante: imagine só quanta gente que vai escapar de ter diabetes e problemas cardíacos só por conta de uma pílula que simula os benefícios do exercício?

    Outra coisa é que uma pílula destas vai permitir ao ser humano a conquista do espaço. Um dos problemas da permanência prolongada no espaço são os danos aos músculos e ossos, causados pelo esforço menor necessário para movimentar o corpo. Em um ambiente natural, isto estaria legal, a pessoa está morando em um ambiente com baixa gravidade, não tem por que ser musculosa nem ter uma estrutura óssea reforçada, só que a natureza não sabe que estamos temporariamente no espaço e que voltaremos para Terra, então uma pílula que diminua a perda muscular é algo extremamente desejável. Seria também o bilhete de volta para quem ficar na Lua, por exemplo, por um tempo prolongado: além de fazer exercícios normalmente, tomar estas pílulas talvez signifique a diferença entre descer da espaçonave sobre suas próprias pernas ou usando uma maca, quando voltar à Terra.

    Finalmente, o temor de que aconteçam efeitos colaterais é válido, mas é para isto que existem os testes clínicos. É por isto que uma substância destas é anunciada em um ano e só é liberada para consumo dali a dez anos, para verificar efeitos colaterais, todos os possíveis. Não vai conseguir pegar todos os efeitos colaterais, mas com certeza vai dar às pessoas capacidade de avaliar prós e contras (embora as pessoas tenham uma tendência a sobreavaliar os contras, às vezes tomando decisões que podem ser classificadas de erros).

  • Edu:

    Concordo com o André e o César…se não for para fins medicinais, para pessoas com problemas de atrofia, distrofia e outras coisas do gênero, é bom tomar muito cuidado.
    Nosso corpo foi preparado há milhares de anos para o trabalho, o movimento, a ação. Se formos substituindo o que a natureza demorou tanto tempo para aprimorar por “pílulas”, não sei não o que poderá acontecer de efeitos colaterais.

  • Cesar:

    Jacques, e quem tem mais o que fazer na vida do que ficar olhando marombeiro suado? Zeus, aquilo é um ambiente que fede a boiolice. Se pelo menos as academias fossem frequentadas por pessoas normais…

  • Jacques:

    Bando de frangos dos infernos! Vão puxar ferro e comer bem. Quem é pró pílula se assemelha muito aos camundongos. Ratinhos na mão das indústrias.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Interessante… só precisam ver as reações adversas com o seu uso…

  • Cesar:

    Eu vejo um outro uso para a pílula: impedir a atrofia muscular que acomete astronautas e pacientes de doenças incapacitantes como a esclerose lateral amiotrófica, que vitimou o Dr. Stephen Hawking, para que não percam a musculatura como acontece. E também pacientes em coma.

    Enfim, há um campo enorme de possibilidades, além da estética e saúde dos obesos e sedentários.

  • André:

    Daqui a pouco vamos virar uma nova espécie… Homo pilulas…

    Tá deprimido? Toma uma pílula
    Tá cansado? Toma uma pílula
    Tá estressado? Toma uma pílula
    Tá fraco? Toma uma pílula
    Tá com dores de amor? Toma uma pílula
    Tá burro? Toma uma pílula

    Estão transformando a gente em máquinas… Ao invés de reduzir a carga de trabalho e dar mais tempo para o lazer e o desenvolvimento intelectual / físico / espiritual do ser humano, estamos consumindo cada vez mais tempo de nossas vidas com uma carga de trabalho inútil, que só gera crises, e para compensar nossa falta de tempo para cultivar nossas características humanas vão nos entuchando de química braba.

    Em breve seremos todos zumbis na frente de um computador…

  • Cláudia:

    Bem… uma ótima notícia! Eu adorei… Entretanto acho q o consumo dessa pílula não deve dispensar os exercícios de sempre, pois, a pílula vai dar somente um efeito estético, e não o condicionamento físico, flexibilidade que precisamos para termos saúde. Eu usaria, sem dúvida, mas apenas para auxiliar o ganho de músculos e perda de gordura…
    É interessante também observar, os prós e os contras dessa droga… bom, tudo te efeito colateral né.
    E parabéns à ciência!!!

  • Diego:

    Adorei a novidade. Existe alguma previsão da chegada das pílulas ao mercado?

  • LUCIANO ALVES:

    GOSTEI , POIS NÃO TENHO TEMPO DE PRATICAR ESPORTES , COM ISSO ESTOU FICANDO SEDENTÁRIO , NESCESSITO GANHAR MUSCULOS E PERDER CALORIAS …

  • ketima roberta:

    Nossa!
    Vai ser tudo de bom essa pílula… !
    com certeza vou tomar , para ficar maravilhosamente linda! rsrs
    Meu marido é quem vai adorar! kkkkk
    E eu, vou ter mais descanço …!! rsrs
    Pois não aguento mais malhar para manter a forma!
    e serei um violão sem sacrifícios… rsrssrrsrssrs

  • Luis Fernando:

    Caramba =S assim perde a graça, os nerds vão ser ricos e musculosos =S eu vo começa a vira 1 nerd antes que acabe o tempo…vc já penso em um Bill Gates rico nerd e musculoso LoL!

  • Wanderson:

    Ora,ora…quem diria.

    Uma pílula que causa o “efeito popeye” no metabolismo das pessoas…

    Sem dúvida isso é uma boa notícia pra todos,tanto para pessoas com alguma atrofia tanto para os sedentários e preguiçosos de plantão,sem falar na bagunça que essa pílula irá causar no meio dos atletas de alto nível e nos jogos Olímpicos em relação ao doping.

    Realmente é a panacéia que faltava.Ou não.

  • Ideraldo luis:

    Muito interessante! Gostei desta notícia! É a ciência indo cada vez mais longe.

  • wilson roberto:

    favor reservar algumas caixinhas para mim!!!!

  • Karla:

    Puxa! Amei essa pílula, quando vai ser lançada no mercado mesmo? Tomara que seja logo, já pensou quantas pessoas essa pílula poderá ajudar? É o máximo mesmo.

  • mara:

    olá eu a dorei tomara que essa pilula seja lançada logo para o consumo humano .espero que ela chegue as farmácias antes de eu ter 100 anos.sou afavor das pesquisa que venha somar para a sáude do ser humano.

  • Douglas Miranda:

    É… não gostei muito não! Nunca fiz academia, porém faço exercícios físicos diariamente: corrida, abdominais, flexões de vários gêneros, enfim, exercícios naturais. Demorei cerca de dois anos pra chegar no corpo em que estou, e então, só agora me dizem que poderia ter feito tudo isso da noite pro dia.
    Só me falta agora que comprei um bom carro, eles inventarem o teletransporte. Seria muita ironia comigo! rss

Deixe seu comentário!