Gigantesco buraco negro é catapultado para o espaço

Por , em 30.04.2008

Um colossal buraco negro foi flagrado saindo de sua galáxia natal, expelido depois de uma imensa fusão cósmica a uma velocidade inimaginável.

O evento, visto pela primeira vez, foi anunciando ontem.

Quando galáxias em colisão finalmente fundem se supunha que os buracos negros em seus centros pudessem se fundir também. Astrônomos já teorizaram que a liberação de energia resultante poderia propelir o novo buraco negro para fora de sua galáxia de origem, para o espaço vazio, mas ninguém havia observado o evento.

“Nós já observamos os estágios de pré-fusão de buracos negros”, disse Stefanie Komossa do Instituto Max Planck de física extraterrestre, parte da equipe que fez a nova descoberta. “Mas não havíamos visto a o evento da fusão em si.”

Stefanie e sua equipe agora detectaram as conseqüências de tal fusão: um buraco negro em processo de deixar a sua galáxia de origem.

“A conseqüência foi de que o buraco negro fundido, o produto final, o novo buraco negro foi expelido da galáxia”, disse Stefanie, Os resultados da equipe serão detalhados na edição de 10 de maio da revista científica Astrophysical Journal Letters.

Singular velocidade

“Na coalescência final, ou fusão, destes dois buracos negros é emitido um estouro gigante de ondas gravitacionais”, ela disse. “Como estas ondas são emitidas em uma única direção, o buraco negro então é expulso na outra direção”.

De acordo com algumas simulações teóricas o “chute” que o buraco negro toma é similar ao recuo de uma arma podendo propelir o buraco negro a muitos milhares de quilômetros por segundo. Este buraco negro foi observado correndo a 2.650 km/s (9,5 milhões de km/h).
Como a atração da galáxia não é páreo para esta incrível velocidade o buraco negro “inevitavelmente irá para o espaço intergaláctico”, disse Stefanie. [Fonte]

• Jeferson Carlos Machado:

Eu posso estar errado pois nao sou nenhum estudioso no assunnto,mas, acho que se algum Buraco negro fosse parar “perto” os suficiente para tragar nosso sistema solar,a vida na Terra se extinguiria antes mesmo deste chegasse a começar a drenar o nosso planeta

Se nossos olhos só consegue ver a luz e buracos negro dizem que não tem luz para refletir…. isso só é teorias e especulação baseado em algo que não pode ser provado…

• Jean P. Carvalho:

A observação é indireta. ver: https://hypescience.com/estrela-torna-buraco-negro-visivel-na-terra/

• Jeórgio Carvalho:

Até onde entendi, existem maquinas que estudam a quantidade de massa em determinado lugar, e que o buraco negro tem milhares de vezes mais massa do que o nosso sol, e tem várias maquinas especificas que a detectam. O misterioso é que essa massa não tem corpo, dando ao buraco negro um dos maiores mistérios da humanidade. Por favor, alguém me corrija se eu estiver errado u.u

• Nilo Nogueira:

Acredito que tenha corpo sim, mas que a gravidade é tão grande que a luz é absorvida junto, sendo assim é impossível de se detectar.
      Os cientistas só detectam os buracos negros pela observação do comportamento da galáxia ao redor, e se passa uma estrela ou galáxia por trás do buraco negro dá pra ver a luz se distorcendo.

• Jeferson Carlos Machado:

Nossa que bosta ein, só por que não emite luz e não se pode ser enxergado diretamente pelo homem, algo vira apenas especulação baseado em algo que não se pode provar???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O buraco negro não pode ser catapultado para o espaço. Ele é um centro oco e não maciço. Este centro oco é o centro de gravidade da galáxia (não tem massa). Só possui uma forte energia gravitacional. O escuro do buraco negro é devido ao forte campo magnético existente neste espaço. O campo magnético desvia o fóton (que também tem magnetismo), e provoca este escuro, como também acontece com o sol cujas manchas negras são produzidas pelos campos magnéticos do sol.
    Só pode ser catapultado se ele desaparecer, mas não é isso que se fala aqui.

• Misterioso Matemático:

Santa burrice… ¬¬

• Nilo Nogueira:

Desculpe, mas acho que você está falando besteira…

• Heraldo Henrique:

Confundiu tudo, buraco negro tem nada de oco não

• Diego Carvalho da Costa:

(Eu acho…) que os buracos negros nada menos que desfiguram as matérias e as deixam no modo que agente vê, matéria escura do universo, isso explicaria o fato de as coisas que eles sugam não serem vistas e de o universo se expandir rapidamente. Talvez se criarem um “conversor de matérias” poderia se reutilizar a matéria negra e transformalas matérias mais orgânicas e bens de consumos, para depois serem infinitamente tragadas no universo (O.o) 🙂

• Eloyr:

NEGATIVAÇÃO DE COMENTÁRIOS…
    É uma pena que isto não exista aqui!

• Misterioso Matemático:

Concordo plenamente!

• Eloyr:

NEGATIVAÇÃO de comentários…
    É uma pena que isto não exista aqui!

• paulo:

para os religiosos de plantão.

a ciência só se consolidou de verdade à pouco mais de meio século.

não tem como o ser humano em 50 anos explicar algo que data de bilhôes de anos.

para todos as outras pessoas

os buracos negros na via láctea são muito pequenos então é baixa as chances de qualquer catastrofe na nossa galáxia.

• Dummy:

Cara, se dedica a falar de ciência, deixa a religião pra lá já que nem consegue terminar uma idéia sobre ela. Alias, dizer que a ciência se consolidou em verdade a apenas 1/2 século, esse deve ser o tempo em que tu aprendeu a acreditar na ciência. Tua visão do conhecimento humano é muito pequena.

• josé carlos:

e houve saraiva e fogo misturado…que foram lançados na Terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva… e foi lançado no mar um grande monte ardendo em fogo…”
    Apocalipse, Capitulo 8 versiculos 7 e 8..precisa dizer mais?

• kewen leite:

Por favor alguem abre um site chamado “HYPERELIGION pros nossos colegas aqui, pq acho q ele ta meio impreciso. kkkkkk brinks

• A máquina do Fim do Mundo « JORNAL DA GENTE:

[…] que ainda espantam os astrónomos  ( o que indica que quase nada se sabe sobre o tema )veja: Buraco negro gigantesco é catapultado para o […]

• Marcos Yuri:

Blz Pessoal!
    E como fica a profecia de Nostradamus??!!!
    Perceberam que às vesperas de acontecer a profecia estamos sendo bombardeados de acontecimentos cosmicos que os cientistas nao entendem ou nao sabem explicar??!!
    Eles dizem que a inversão dos polos da terra é impossivel!
    Já não duvido de mais nada…
    Só sei que algo está prestes a acontecer…
    Com certeza todos esses eventos poderá trazer alguns efeitos indiretos ao nosso planeta…

Que Deus nos abençoe!…

• Taka:

É… A profecia dele pro ano 2000?

Olha… já perdi as contas de quantos fins do mundo já assisti…

Bora pro próximo em 2012… Ah, é mesmo… Hoje teve um…

Se não lincharem o cara lá q tomou dinheiro de todo mundo que acreditou nele (denovo) não vai ter graça…

• Kayto:

FOGO

Com certeza o universo é um organismo vivo.

A resposta somos nós mesmos, só não enxerga quem não quer mesmo.

• FOGO:

QUANDO VEJO UMA MATERIA COMO ESSA, PASSO A PENSAR SE O UNIVERSO NAO SERIA UM ORGANISMO VIVO QUE REPELE AQUILO QUE O PODE PREJUDICAR. A LUZ REPELINDO A ESCURIDAO, TB PENSO SOBRE O TEMPO E O ESPAÇO O QUE REALMENTE ESTARIA ACONTECENDO NAQUELE LUGAR? QUANDO ANALIZAMOS TEORIAS PODEMOS DEIXAR DE VER O QUE DE REAL ACONTECE A NOSSA VOLTA. ACREDITO QUE ESTAMOS ESTUDANDO O EFEITO E NAO A CONSEQUENCIA POR ISSO SO VEMOS O QUE NOSSOS OLHOS PODEM VER. O QUE ESTA ACONTECENDO LA FORA PODE ESTAR ACONTECENDO DENTRO DE NOS, SENDO ASSIM SOMOS PARTE DO UNIVERSO OU SOMOS O UNIVERSO. IMAGINE QUANTAS EXPLOSOES ACONTECEM DENTRO DE NOS, QUANTA ENERGIA E GERADA E ORGANIZADA SEM QUE SAIBAMOS COMO. O QUE SERIA A CONSCIENCIA DO HOMEM? DE ONDE ELA VEM? DO COSMOS? DE DENTRO DE NOS? SE ENTENDESSEMOS ISSO ENTENDERIAMOS OS BURACOS NEGROS? O SOL? A VIDA BIOLOGICA OU CELESTE? ACREDITO QUE O HOMEM ESTA CHEGANDO NO LIMITE DA RAZAO E VAI PRECISAR EVOLUIR PARA ENTENDER O MUNDO A SUA VOLTA. O UNIVERSO E LINDO DEMAIS PRA SER VISTO ATRAVEZ DE TEORIAS.

• JLR:

Pô gente, não dá pra ver. Mas relaxem que quando a Terra for engolida pelo buraco negro que existe no centro da Via Láctea a gente vai olhar do outro plano. Como será ver a matéria sumindo num ponto desconhecido do espaço? Bizarro.

Esse nem o Julio César conseguiria segurar

• isabele:

eu to estudando isso na escola o professor até mostrou umas imagens

• CARLOS DOS ANJOS:

TOMARA QUE TENHAM FILMADO O OCORRIDO E PUBLIQUEM O MAIS RAPIDO POSSIVEL. ESTOU ANSIOSO PARA VER ESTA MATERIA.

• Daniel Esperidião Pinho:

Buracos negros tem esse nome, exatamente por absorverem toda a luz… Eles NÃO podem ser vistos, normalmente são encontrados ao se observar o desaparecimento de estrelas, planetas, ou sistemas inteiros (o que responde a pergunta da Pryslla). Buracos negros são ‘devoradores’ de sistemas, estrelas, planetas, e de tudo o que se aproxima deles.
    Normalmente são detectados também pela enorme quantidade de energia concentrada em um pequeno ponto.
    Espero ter ajudado 😀

• bruno:

mas se este coisa for jogada para ca é so chamar o Chuck Nóia…. ele pega de peito e re bicicleta manda para KIPITON… a hahah

Fico imaginando se acontecer de um desses passarem perto da nossa estrela… babau para a Terra e tudo mais…

• pryslla axyon:

olá pessoal.
    se alguem souber me responda, é possível um buraco negro ”engolir” planetas??
    no caso a nossa terra.
    obrigada

• Evandro:

VC REPAROU QUE VC FOI O 12º A COMENTAR SOBRE O ASSUNTO E FOI NO DIA 11-12 A RESPEITO DE 12-12-12
    AFFFFFFF

• MARCOS:

Olá, B. Dia

Será mesmo que em 12/12/2012, haverá o alinhamento dos planetas

O que poderá acontecer com nossa Terra, e os outros planetas?
    Alguém poderia me esclarecer tal data.

• carlos eduardo:

po nao intendo muito sobre esse assunto nao mais keria ver videos ou imagens sobre o buraco negro se houver posten ai ou mande pro meu email

• El César:

Oh uai, aqui em Minas tem disso não, esse tá de buraco negro!!

• Timoteo Lourenço:

Bom dia, tarde ou noite a quem lêr isto, pensem apenas nisto e se conseguissemos aproveitar 0,0000000001% da energia libertada neste processo quanto anos de energia electrica teriamos aproveitado sem ter que a produzir, é um pensamento simples com muitas implicações, como que: e se pudessemos “culher” a energia tal como um agricultor colhe o fruto ou resultado da arvore da qual cuidou e protegeu? Pensem nisto como ideia de “modus operandus”.

• Jonas:

karaka realmente é imprecionante.
    mais gostaria de saber uma coisa!!
    “Buracos Negros se desfazem ?”
    como??

• zuadormaluco:

kramba, caso chutem um buraco negro pra k, vamos precisar de um bom golero se ñ ja era!?!?!?!?!!?!?!?!?

• Milton Mourão:

É interessante também notar que à parte do evento singular sendo observado , este na verdade como esta situado num passado muito remoto devido a distância, então já pode até ter se concretizado realmente. Depende de quão longínqua estas galáxias estão de nós.
    Qando olhamos para o cosmos, tudo o que vemos é a imagem de um passado muito remoto!

• Leandro:

Naum tem como uma galaxia proxima manda um pra perto da gent
    a mais proxima de nos eh a andromeda e ela ta a 2 milhoes d anos luz
    intaum veio num precisa c preocupa com isso
    shuahsuashuashuashasuhsus

• DNEWTON:

Fica dificil ate de imaginar pois o cinema nunca chegou nem perto do que seria algo tao espetacular,parabens a equipe materias como esta valen a pena.

• admin:

Um buraco negronão pode ser observado diretamente pois ele absorve a luz. Mas as consequencias deles podem, o que é chamado de horizonte de eventos.

• Danilo:

Bem acho muito bom…que isso aconteça….

Isso ajudará os nossos cientistas…..

Mas fala serio….bom mesmo seria a gente poder ver isso acontecendo

Não tem uns videos não…????????

• bd:

Caraca! já pensou se uma galaxia aki perto joga essa bola pra ca o.O

denada

bd