Estrela torna buraco negro visível na Terra

Por , em 27.06.2011

Só há uma maneira dos buracos negros se tornarem visíveis, sendo possível captar imagens do fenômeno aqui na Terra. Isso acontece quando uma matéria, como uma estrela, é puxada para dentro dele.

Eventos como esses são incrivelmente raros, mas um deles aconteceu recentemente. Astrônomos descobriram uma explosão cósmica que aconteceu quando uma estrela se aproximou de um buraco negro e foi sugada por suas gigantescas forças gravitacionais.

A explosão de energia é ainda visível por telescópio, mesmo dois meses e meio depois do acontecimento. A descoberta do fato só foi possível porque a nave espacial Swift varre o céu constantemente em busca de flashes de radiação.

Os buracos negros residem na região central da maioria das grandes galáxias. Alguns deles são cercados por matéria na forma de gases, e a luz é emitida quando eles são arrastados para dentro do buraco. Entretanto, a maioria das galáxias é desprovida de gás, portanto, esses buracos negros ficam invisíveis a Terra.

Quando uma estrela é puxada para dentro de um buraco negro, ela libera radiação que normalmente é visível na Terra por aproximadamente um mês. As explosões desse tipo – rápidas, únicas e com grande energia – geralmente indicam a implosão de uma estrela já envelhecida. [BBC]

• Francis Souza:

Será que é possivel existir um boraco negro que não possamos ver ja q ele não pode ta com matria luminosa sendo sugada? Se existir sera posivel um estar proximo do nosso sitema e não vermos, so quando ele tiver engolindo tudo =S da ate um arrepio se for possivel isso. =þ ksksksk

• Harllan Christyan:

Bom, acredito que não, ainda me considero leigo no assunto, mas pelo que li, se houvesse algum buraco negro a alguns milhares de anos-luz da gente, já teríamos sentido os efeito em nossas orbitas, eu imagino através disso, que, se existir algum buraco negro próximo da gente ele esteja a centenas de milhares de anos-luz , o que levará muitíssimo tempo até que possamos sentir os efeitos ou nos engula definitivamente. rs

• Janilton Miranda Silva:

Nascimento de buraco negro? Visto da terra?

• Oestudante:

Hum… Teoria dos “buracos brancos”… Notaram uma luz branca no centro negro? Quero ser mico se não for montagem

• ALFA:

Essa foto parece fake. Se for mesmo um buraco negro, provavelmente não daria para ver as estrelas que estão atrás dela, já que o buraco negro as sugaria no seu trajeto até a câmera que as tirou.

• Rodrigo Ferreira:

Essa “foto” é uma arte baseada em conhecimento científico. Na verdade, é impossível tirar fotos com essa definição e proximidade de eventos tão raros e distantes de nós. Por isso, quando for assim, já saiba que é uma arte e não faça comentários desinformados como esse!

Cometi um engano.
    Este buraco negro, maciço, pode criar um horizonte de eventos, como o buraco negro galáctico oco. Este planeta errante, frio e apagado, atrai gases e matérias do espaço a sua volta e ao passar perto de uma estrela, uma galáxia, etc. atrai gases, partículas e se transformar em uma galáxia. Pode até emitir luz, como uma galáxia normal ou tornar-se escura. Ao se fundir com outra galáxia, este buraco negro maciço pode transformar-se em um planeta de alguma estrela ou continuar como planeta errante.

Isto não me parece um buraco negro galáctico e sim um estelar ou planetário. O buraco negro galáctico produz um jato de energia e matéria ao se alimentar, já o planetário não.

• Julie:

No caso a burra foi você, Lola. Leia direito o comentário e saiba interpretar. =)

• enrico:

o buraco negro é uma falha no tempo-espaço não há como saber quando ocorreu o evento nem aonde mas se foi vísivel quer dizer que a terra estava perta

• Matheus Cardoso:

Meu Deus, qual é Enrico ? Horizonte de eventos é, dizendo numa linguagem q vc entenda, a “boca” do buraco negro. E, diferentemente do q vc disse, não dá pra saber com precisão o q exatamente é um buraco negro. Seria uma falha no tecido espaço-tempo se alguém entrasse nele e saísse no futuro ou no passado. Mas como não há como saber…

• NERDÃO:

sou fascinado pelo espaço… *-*

• Lola:

Jonatas-RE, vc é burro hein cara!!!Anos Luz, não é tempo!é distância!!!Ôh, inteligência rara!¬¬

+/-
      Anos-luz é uma medida de distancia SIM, mas baseada no TEMPO q a luz atravessa no vácuo em um Ano Juliano…
      Então quem quiser a definição (e não o nome em exato) para explicar algo envolvendo tempo vai fazer sentido.

• Marcos- DF:

Concordo com a Carmem. Todo mundo tem o direito de comentar e também tem o direito de não saber tudo a respeito de tudo.
    Abraço a todos e sejamos mais tolerantes …

• BARRIGUDO:

-Olha o buraco negro aí gente!!!!

• Bruno Rafaell:

Como agente ver esse buraco negro tão rapido se a luz demora centenas de anos para agente poder ver?

• Hanariel:

talvez pq esse evento aconteceu a centenas de anos atraz no seu respectivo espaço né? ¬¬

• Luiz Carlos:

Pode ser que o fenômeno tenha ocorrido a centenas de anos atrás, e só agora conseguimos captar a radiação emitida.

Tadinha da Estrela… Caiu naquele Ku Espacial…

• Coronel:

Esse evento não ocorreu agora no referencial da estrela,se fosse possível viajar para lá instantaneamente neste momento não observaríamos mais o fatídico encontro.

• Chacal:

Uma explosão nessa distância não seria observada daqui alguns anos luz? Ou a NASA descobriu uma forma de assistir in Real time os eventos astronômicos e nem divulga essa técnica!!!

• Marcos Souza:

Onde no texto foi dito que o evento foi assistido em real-time?

Foi dito apenas que o evento ainda podia ser “obervado” depois de dois meses e meio… mas isso diz respeito apenas ao tempo de duração do evento e não quando ocorreu… :-S

Pense em um lugar infinitamente grande, agora pense um raio cósmico vindo em sua direção(na velocidade da luz é claro)agora pense vc com um super telescópio olhando na direção dele!
      Think again!^^

• Eder:

Exatamente, leva anos luz para chegar aqui, então só podemos supor que ocorreu há muito e muito tempo atras e só agora estamos vendo (no caso a NASA).
      Cada comentário que até assusta.

“ano luz” é uma unidade de distância e não de tempo

• rodrigo gomes:

mede distancia, ams tb mede o tempo, pois assim q a luz chega aki, da rpa saber a quanto tempo o evento o correu

a regra eh clara!

rsrsrs

• Jonatas – RE:

Qual a distância em anos luz? Esse é o tempo em anos atráz que isso aconteceu e só estamos vendo agora. Olhar para o espaço é o lhar para o passado, tudo é passado, quanto de mais longe vem mais antigo é. Um objeto a 30 cm de ti é uma visão de um bilionésimo de segundos no passado, o Sol é uma visão de oito minutos atráz, e o que vemos de Próxima Centauro é como ela era a 4,2 anos no passado. Na ocasião o autor apenas diz que a visão já dura ainda dois meses e meio depois de ter sido detectada, e provavelmente vai durar mais.

• Lucas IF:

Fantástico o Universo e seus Enigmas.

Alguém pode dizer como um buraco negro, passou a ser visível se a característica principal é o fato dele absorver toda energia luminosa e por certo não refletir? Esse é mesmo um buraco negro?

• rodrigo gomes:

sabem q tem um buraco negro num local, da mesma forma q sabemos q ao redor do Sol giram planetas: pela tragetoria q a materia tem ao redor, é possivel definir onde existe um buraco negro. se houve uma explosão repentina nas proximidades, e de fato proximo ao buraco negro, é porque a estrela está sendo despedaçãda por ele, assim como uma melancia eh sugada por uma mangueira de ar comprimido muito forte, em algum momento do evento, espirra melancia pra tudo que é lado, da mesma forma nem toda a estrela atinge o horizonte de eventos do buraco negro em um só instante, quando isso ocorre a estrela colapsa e é engolida meio que lentamente, ao girar em torno do buraco negro e ir caindo nele, e parte da luz da estrela é emitida aqui pra nós,

podemos dizer q talvez seja um evento corriqueiro, porém esse foi captado pelo angulo q está em relação a nós, se fosse do outro lado do buraco negro nao viriamos.

espero ter ajudado a entender um pouco, n sou fisico, mas qualquuer um pode explicar com a imaginação..
      Einstein disse q esse era o segredo..

abraços!!!

• Marcos Souza:

A confusão acontece porque o texto diz que o buraco negro se tornou “visivel”… mas na verdade a essa distancia toda não temos como ver absolutamente nada de diferente, mesmo um telescopio como o Hubble nao mostra nada demais…

O que os cientistas fizeram foi detectarem uma emissão de energia que devido as suas caracteristicas refletem o que o modelo físico teórico diria que deveria acontecer com uma estrela que encontrasse um buraco negro…

Obviamente nao temos como ter certeza absoluta de nada, pode ter sido um aspirador de pó cósmico gigante que sugou a estrela e causou a mesma emissão de energia com as caracteristicas observadas… mas obviamente um aspirador de pó cósmico é muito menos provável do que o Buraco Negro… sendo assim admitimos este ultimo como sendo o causador das emissões percebidas.

• Matheus Cardoso:

Lucas If, um buraco negro passa a ser visível quando suga matéria, então seu horizonte de eventos, a boca do buraco negro, passa a conter matéria e o buraco negro, a jorrar um feixe eletromagnético de luz.

• WARA:

CARACA VAI SABER O QUE EXISTE DO OUTRO LADO!
    O SER HUMANO É MESMO MITO PREPOTENTE!

• Prego Mestre:

prepotente por que? por ter observado o fenômeno? acha que ele devia ficado com medo, rezado e sacrificado algum ser vivo em holocausto?

Essa teoria de que a tal superexplosão foi causada pela vitória do buraco negro numa briga com uma estrela ainda não me convenceu. Me parece uma resposta fácil para o evento, que se não me engano foi inédito (para o conhecimento humano). E se foi inédito, não dá para afirmar nada, apenas especular.

Na minha santa ignorância essa superexplosão se trata de um novo tipo de fenômeno cósmico, até agora desconhecido.

• karlloz:

logico que é teoria não tem como prova que os buracos
      negros existão, mais tambem não dar para nega esse corpos
      surpe maciço, nem acontecimento que apróxime nossa
      compreenção.

legal, um novo buraco negro e um novo big bang e tudo começa do zero novamente que tedio

novo buraco negro? think again!

• Andrew:

“mesmo dois meses e meio depois do acontecimento”

Garanto que aconteceu a milhares senão milhões de anos atrás… apenas estamos vendo agora… rsrs

• carmem oliveira:

tem que colocar os piores tambem mesmo porque nao consigo da uma dentro so os melhores e sacanagem afinal se tem esta pagina pra gente comentar . afinal comemtario e comemtario.