Inventor revela Jet Pack de ‘baixo custo’, assista

Publicado em 30.07.2008

jet pack jetpack

Jet packs não deveriam ter esta aparência, deveriam?

Essa maquina do tamanho de um piano, com 113 kg, não é exatamente do tamanho de uma mochila a jato. Em realidade não é um jato, mas usa duas enormes hélices para flutuar. Ele pode cobrir quase 50 km em 30 minutos com seu tanque que 20 litros de gasolina, em teoria.

O equipamento custa U$ 100 mil (R$ 150 mil) e está classificado como um ultraleve, nos EUA, portanto não necessita de nenhuma licença especial para ser pilotado.

Infelizmente não veremos as pessoas voando estes dispositivos na cidade tão cedo, pois não é permitido seu uso em áreas povoadas e devem ser utilizados “exclusivamente para esporte ou com propósito recreativo”.

O inventor neozelandês Glenn Martin prevê que o equipamento logo será utilizado por policiais (lembra as máquinas voadoras no filme Minority Report, não?), pelo exército, pelas patrulhas das fronteiras e em missões de busca e resgate.

Ele vem equipado com um pára-quedas de emergência e um equipamento de absorção de impacto para pequenas quedas.

Há mais de 50 anos que os inventores tentam tornar os Jet Packs comercialmente viáveis sem sucesso, geralmente por causa do alto custo e da pouca autonomia de vôo que a invenção de Martin já superou. Outros modelos utilizam peróxido de hidrogênio ou combustível de foguete e o preço começa em U$125 mil com autonomia máxima de 18 km.

O simples fato de estar voando a vários metros de altura já me preocuparia um pouco, mas nem pense que eu sairia flutuando por aí com um tanque cheio de combustível de foguete nas minhas costas. Eu me lembro da Challenger indo para os ares, aos pedacinhos. Já um pouco de gasolina e ventiladores gigantes não soa tão mal. E seria moleza chegar no trabalho a tempo. Pensando bem… Eu preferiria que o motor do meu carro — como é de costume — parasse no meio da avenida mais movimentada da cidade, na hora do hush, do que o motor dessa jeringonça morrer 5m sobre o solo, comigo dentro, e você?

O novo Jet Pack já tem centenas de pessoas esperando as suas encomendas. “Nós não colocaríamos um produto no mercado sem o verificarmos um milhão de vezes e resolvêssemos todos os problemas.” [CNN.com]

Assista abaixo o vôo de demonstação:

Autor: Miguel Kramer

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Há bem puco tempo – dois meses aproximadamente se em engano não incorro – invento do mesmo tipo mas com muito mais autonomia, capacidade e velocidade. O experimento foi chamdo de “Homem Voador”. Mostrava seu inventor
    no uso do “veículo” executando as mais audaciosas manobras e em alta velocidade.

    Thumb up 0
  2. Não é mais fácil colocar rodinhas e os caras empurram ele pra lá e pra cá, já que precisa de dois marmanjos pra segurar a “geringonça”?

    Thumb up 1

Envie um comentário