Experimento da física de U$ 8 bilhões não vai destruir o planeta

Publicado em 8.09.2008

large hadron collider

Apesar de ameaças de morte, temores e raiva de algumas pessoas pelo mundo, os cientistas do Grande Colisor de Hadrons, de U$ 8 bilhões, não recuam.

O equipamento que se chama Large Hadron Collider em inglês, ou LHC, entrará em operação na próxima quarta-feira e será o acelerador de partículas mais poderoso do mundo, que promete responder muitas perguntas até hoje elusivas. Entre elas está a legendária partícula da natureza chamada de bóson de Higgs, uma partícula teorizada há muito tempo, mas nunca observada, que se pensa ser responsável por determinar a massa de cada coisa que existe. O colisor — que consiste em eletromagnetos que coletam 7 raios de prótons TeV que colidirão no túnel circular de27 km de comprimento — deverá descobrir muitos mistérios como as diferenças entre a matéria a antimatéria.

Apesar de muito potencial, muitas pessoas pelo mundo protestaram contra a construção do colossal equipamento, acreditando que ele destruirá o planeta. Muitos têm medo de que o colisor possa criar buracos negros que devorariam a Terra. Os criadores do LHC, alguns dos cientistas mais proeminentes do mundo, dizem que tais preocupações são infundadas e é resultado da falta de entendimento sobre o projeto.

De acordo com o professor Brian Cox, da Universidade de Manchester, a animosidade do público é tão severa que o físico Frank Wilczek, ganhador do Prêmio Novel e pesquisador do Massachusetts Institute of Technology, recebeu ameaças de morte. O professor Cox, que costuma ser calmo, diz irritado que “Qualquer um que pensa que o LHC irá destruir o mundo é um ‘idiota’”. (O professor usou, na realidade, um palavrão muito mais pesado.)

James Gillies, o gerente de relações públicas do LHC disse que recebeu ligações de pessoas que estavam literalmente chorando e pedindo para parar o projeto. Ele disse que “Eles me ligavam e diziam: ‘Eu estou preocupadíssimo. Por favor, me diga que meus filhos estão em segurança.’”

enquanto alguns simplesmente imploravam para James convencê-los que o mundo não acabaria quando o LHC fosse ligado, outros tomavam uma postura mais raivosa. Ele disse que “Há uma quantidade de pessoas que disse: ‘Você é mau e perigoso e irá destruir o mundo.’ Eu acabei ficando um pouco bravo… O que nós estamos fazendo é enriquecer a humanidade e não colocá-la em risco.”

Tem havido também numerosas tentativas legais de frustrar a construção, nenhuma delas obteve sucesso. Aqueles que prevêem o fim dos tempos argumentam que há uma pequena mas séria chance de que o LHC crie um cataclismo que possa acabar com o mundo. Desde 1994, quando o projeto foi visionado, lutaram contra ele. Os opositores inclusive citam livros de outros cientistas que apontam para o “juízo final”, enquanto os próprios autores afirmam que foram tirados de contexto.

Os cientistas explicaram pacientemente, muitas vezes, que as pesquisas mais recentes mostram que os raios cósmicos que atingem a Terra diariamente criam colisões de partículas muito mais poderosas do que o LHC poderá realizar. Dessa forma o perigo adicional do colisor é insignificante de acordo com estudos atualizados em 2003 pelo Grupo de Análises de Risco do LHC. Ele dispersa preocupações de que o reator possa criar um buraco negro mortal. O estudo conclui que “A natureza já conduziu o equivalente a cem mil programas experimentais LHC na Terra, e o planeta ainda existe.”

Enquanto o reator pode ser capaz de criar buracos negros, de acordo com os físicos, eles seriam minúsculos e não teriam capacidade de crescer. O estudo afirma que “Cada colisão de um par de prótons no LHC irá liberar uma quantidade de energia comparável ao de dois mosquitos colidindo, portanto qualquer buraco negro produzido seria muito menor do que aqueles conhecidos pelos astrofísicos.”

Além disse o LHC será incapaz de produzir strangelets (pequenos fragmentos de material estranha), baseados na informação experimental reunida pelo Brookhaven National Laboratory’s Relativistic Heavy-Ion Collider, em New York, EUA.

No entanto, apesar dos cientistas mais brilhantes do mundo estarem confiantes na segurança do sistema, e a mídia constantemente procurando acalmar as preocupações do público neste assunto, muitos ainda são evidentemente opostos ao projeto. [DailyTech, Boston]

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

large hadron collider

Veja as imagens acima com maior resolução

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

44 Comentários

  1. Não podemos continuar nesse velho pensamento apocaliptico, a ciência não pode ficar presa opiniões de leigos. Sou totalmente a favor do projeto e do progresso do conhecimento humano.

    Thumb up 8
  2. O homem, não é muito diferente dos insetos, ele é atraido pela fonte da luz, pela energia, reparem os insetos voadores sempre se chocam contra vidros ou queimam-se nas lâmpadas, reparem as formigas de roem os fios dos equipamentos, atraidos pela radio frequência, captaram???, somos assim também, buscamos a Luz de Deus, a Energia primordial, igual aos insetos, bateremos contra vidraças e nos tostaremos em lâmpadas… e não encontraremos as respostas que tanto procuramos… De uma coisa pode ter certeza, mais cedo ou mais tarde essa tecnologia trabalhada com tanto investimento pode ser usada em tecnologia militar, já viram as armas em ficção que fazem o indivíduo desintegrar-se ao receber um feixe de luz, já imaginaram uma energia que faz e desfaz um mini buraco negro em segundos, estabelecido vetorialmente e manipulado por ondas eletromagnéticas, EUREKA, pensem, tudo tem um propósito, não se entra em grandes negócios ou empreitadas, se não houver um retorno, ainda mais em nações de primeiro mundo!!!!!!!!! Gostaria que o Einstein estivesse presenciando esse momento, qe careta ele faria???????

    Thumb up 2
  3. essa parada chega a 10 trilhoes de graus ele pode engolir a terra sim eu so um professor de fisica e eu esplicos pros alunos sobre buracos negros e se essa maquina ficar entre 10 trilhoes de graus nao da nada mais se ela chegar a 10,5 trilhoes ai pode se formar um buraco negro do tamanho de uma burquina que ira almentando e engolir a terra em poucos segundos. Mais eu tenho sertesa que ja criaram um mini buraco negro que esta bwm no nucleo da terra engolindo protons e atamos na minha calcula se esse mini buraco negro estiver la mesmo se for mini ele pode engolir a terra nos prossimos 10 anos mais não to aqui pra assustar vcs só é um alerta VLW ESPERO TER AJUDADO OBRIGADO TCHAU

    Thumb up 1
    • GUI
      professor de física ? que escreve “e eu esplicos” “sertesa” “atamos” “na minha calcula”
      na minha calcula se esse mini buraco negro estiver la mesmo se for mini ele pode engolir a terra nos prossimos 10 anos mais não to aqui pra assustar vcs só é um alerta

      DISHUISDHSIUDHFSIUFHSIUFSHDUISHFIUSHDDUHDSIUHIUDSHIUDSHIDSHDSIUHSDUISHIUFSHFSUHSDIUFSHUIFSHFSUHFSIUHFIUFHSDUIFHUFSIHSIHFSUIFS

      Thumb up 11
    • esse cara que se diz professor e um analfabeto e assassino de portugues pra mim.
      “sertesa”certeza,”atamos”acho que e atomos,”na minha calcula”na minha calculadora
      pronto acertei os erros desse cara,satisfeitos?

      Thumb up 0
  4. Não existem programas capazes de simular as consequências de tal experimento?>por mais “preparo” que este ci~entistas e seus auxiliares possam ter – Além de recursos financeiros e materiais.A experiência não deixa de ser arriscada.

    Thumb up 1
    • Não, “pesquisador”.

      Um programa de simulação vai apenas mostrar como funciona o modelo, mas se você estiver procurando alguma coisa que não é prevista pelo modelo, ou se você quiser validar o modelo, não pode usar o modelo para isto, tem que fazer a experiência…

      Um “pesquisador” deveria saber disso…

      Thumb up 0
  5. eu acho que isto é muito arriscado !! eles deveriam tomar precauções antes de ligar o LHC !! mas é precizo saber como nós estamos aqui !!

    Thumb up 1
  6. Tantas coisas pra se preocupar, o mundo está diante das pessoas.
    Na verdade o que eles querem é ter o controle de
    até da criação de tudo.

    Enquanto isso muitas pessoas passam fome e necessidades.
    Parabéns Cientistas. Essa Maquina vai resolver os problemas, do mundo…

    Achou que vou construir um LHC tambem.

    Thumb up 9
  7. É necessário que se mantenha o calendário de experimentos com o LHC, pois precisamos descobrir como se originou o Big.Bang para criar o próprio universo. Também saberemos se o universo é cíclico, isto é, sempre existiu e sempre existirá, apenas com espaço de tempo de alguns bilhões de anos a cada contração e explosão nova.
    A medida que a ciência avança, diminui o território de Deus.

    Thumb up 4
  8. Questionar experimentos científicos é desconhecer a realidade das coisas, tudo que está em nossa volta foi criado através de experimentos, muitos pesquisadores se feriram e tantos outros morreram para que hoje nós possamos usufruir das experiências que foram feitas no passado.
    Deus é uma questão de opinião, o fim do mundo nós já vivemos no dia a dia.

    Thumb up 5
  9. O HOMEM SEMPRE VAI EVOLUIR NEM QUE SEJA PARA SUMIR DO PLANETA.
    ESTÁ NA ALMA HUMANA PROCURAR A RESPOSTA QUE ESTA DENTRO DE NÓS.

    Thumb up 8
  10. Não é de hoje que o ser humano tem medo do desconhecido, tanto que bruxas foram caçadas e mortas por conhecerem algo diferente. O Cern neste seu projeto de mais de 1 década procura trazer o conhecimento que não temos… escrevi no http://ruben.zevallos.com.br alguns artigos sobre o que a ciência poderá trazer para nosso dia-a-dia e digo… tudo que você usa, veste e até como tem haver com a ciência… até o seu computador é tudo isso… e de onde veio? Pesquisas e mais pesquisas sobre tudo… física nuclear, quântica, materiais, sub-partículas entre tantas coisas… o futudo da computação será na física quântica… o LHC deverá provar certas teorias importantes quanto a criação.

    Deus… ele existe sim, mas quem existia antes dele? A existência é algo muito além da nossa compreensão… digo que a existência não tem sentido, mas estamos ai questionando tudo… então o impossivel aconteceu, a existência acontenceu… o ser humano por sua vez, questiona para ir além… e tudo isso só teorizando, pesquisando e provando…

    Fim do mundo??? A ciência já mostrou que a Terra já passou por várias destruições da vida em massa… secas e frio são cíclicos e normalmente duram dezenas de milhares de anos… o suficiente para acaber com os vestígios da nossa civilização.

    Thumb up 6
  11. Pena que o Tesla não esteja presente, gostaria muito de ouvir a opinião dele…No minimo seria divertido, ou trajico mesmo…Agora, se tem um físico alemão protestando sobre o experimento, acho que no mínimo deveríamos ficar bem apreensivos, ou seria apenas jogada de marketing para que gere uma certa credibilidade para os experimentos que as evoluções que estão por vir, neste caso, então, seria dada a devida credibilidade ao que viesse pela frente sem ser questionado!
    Exemplo básico, RF-Id, o chip inteligente, que será instalado em seu carro, já tem em seu smart card, é do tamanho de um grão de arroz e pode ser injetado em sua pele (subcutânea), o famoso chip da besta, é um código, com seu único e exclusivo código, como seu cpf, só que eletrônico, a leitura é via rádio, não há nescedidade de contato físico, o leitor le a distância, detecta a presença, sua é claro, e mesmo que voce o deixe em sua carteira em casa, voce será rastreado! Acabou o anonimato, havia esquecido, esta palavra esta desuso!!

    Thumb up 2
  12. Olá amigos, sabemos que nos cálculos a humanidade já tenta provar que não há um DEUS, essa experiência é mais uma loucura humana de provar o inexplicável, só podemos esperar duas respostas uma boa e outra péssima. A boa é que DEUS existe e o brinquedinho frances não vai causar nenhum dano ao planeta, somente ao homem e a notícia péssima é que a cada tentativa do homem de querer ser DEUS, retrocede a humanidade a milhares de anos na sua busca eloquente e esse retrocesso acontece de várias formas; guerras, doenças epidêmicas, crises, etc.

    Thumb up 6
  13. creio na evoluçao dos mundos ha seres extraterrestres com alta tecnologia e nois estamos chegando la… deus e enrgia criadora e amor eterno tudo no universo e aprendizado… vamos em frente

    Thumb up 5
  14. se esta maquina fica mesmo na froteira da suiça ea frança tem muito politico corrupto brasileiro morrendo de medo do buraco negro engolir os bancos da suiça
    com suas fortunas rouba do povo do brasil.

    Thumb up 3
  15. Acho que o acelerador de hadrons vai esclarecer algumas teorias de duas particulas se colidindo a velodidade da luz, ou bem proximo dela. De acordo com teorias de Einstein, ao alcançar essa velocidade toda materia se torna ondas de energia. Quanto ao buraco negro seria muito improvavel porque a quantidade de materia necessaria para formar um, seria como se compactassemos a terra ate o tamanho de uma bola de basquete, e o acelerador não tem forca para gerar tanta energia assim, somente com um feixe de hadrons. Agora quanto a uma explosão, é provavel, por isso foi construido a 100m debaixo da terra.

    Thumb up 1
  16. Toda a oposição que os cientistas sofrem está baseada em sua própria arrogância. Não a arrogância de se julgarem deuses como dizem alguns. A ciência precisa desse tipo de arrogância ou não teríamos transplantes de coração por considerar tal coisa como pecado.
    É outra muito pior. A de não darem a devida importância aos cientistas que, como Carl Sagan, se dedicam a divulgar a ciência para aqueles que não são cientistas. Explicar de modo simples para o resto da humanidade o que as mentes privilegiadas criam. A ciência hoje parece uma empresa burra que insiste em não investir em publicidade.

    Thumb up 3
  17. Quando o homem foi para a lua, houve um grande investimento certo ??
    mais só do homem ter ido a lua não mudo nada na vida de ninguem; o que mudou foi a tecnologia desenvolvida com o grande investimento.

    Com o LHC não será diferente, não vai mudar nada na vida de ninguem em saber se existe ou não dimensões paralelas, o que irá mudar será a tecnologia adquirida pelo investimento (U$8 Bilhões até que é um bom investimento)
    Aguarde e verá

    um exemplo que eu vou citar, foi um professor meu de Química (Fernando Carcaça) que passou para a turma.[Não vai ficar IGUALZINHO ELE FALO, MAIS DA PARA ENTENDER]

    As pessoas que investiram no LHC, não investiram à toa, lógico que não,
    ninguem iria investir tanto, só para descobrir se é verdade ou mentira
    eles querem transformar isso em lucro. Vendendo a tecnologia futuramente para o mundo todo.

    “Através da tecnologia de locomoção das particulas, eles irão criar tuneis para trens que viajará o mundo todo, viajando tranquilamente a 2000 km/h”

    Não afirmo nada, apenas cito como exemplo
    mais acho que já está meio que respondida sua pergunta né eduardo :D ?
    grato!

    Thumb up 2
  18. Obrigada a todos que tentaram responder , mas ainda nao sei exatamente o que é anti-matéria, como ela é construida? Pq é destrutiva? Qual seu estado físico?

    Thumb up 1
  19. Carls Sagan adoraria ver isto. Estou curioso para apertar este botão e por pra funcionar.

    Thumb up 0
  20. 1. Desculpe gênios: afirmar que não vai acontecer coisa alguma é tão tolo como afirmar que vai. Se não, não seria um experimento.

    2. Favor não esquecer: A arte imita a vida. A vida imita arte.

    Thumb up 0
  21. Avião, bomba atômica, homem na lua e agora Colisor de Hadrons. Tudo isso em menos de 150 anos. Talvez todos nos estejamos a beira de uma magnifica descoberta em nossos dias, um destes grandes passos que mudam nossos conceitos. Eu acho que o homem esta no caminho certo pesquisando a partir do micro pro macro e veremos se as teorias são reis ou vão cair por terra.

    Thumb up 0
  22. A máquina já foi ligada, e todos ficaram mais calmos, mas, o perigo só começou, ele só será real daqui a alguns meses quando os cientistas fizerem colidir os dois prótons que estão sendo acelerados em rotação oposta, mas eu não acredito que vá acontecer alguma catástrofe.

    Eron

    Thumb up 0
  23. Realmente, fica no ar a resposta sobre as aplicações praticas
    dos conhecimentos gerados por essa experiencia. O que é fascinante é que a ciencia esta entrando cada vez mais no campo do que era considerado abstrato
    ou “espiritual” conferindo a este um ar mais transdimencional do que religioso.

    Thumb up 0
  24. Cephas, isso é de acordo com o Dan Brown até onde eu sei.
    Eu o considero um bom escritor DE FICÇÃO. E as histórias dele são apenas isso, histórias. Acreditar nelas seria a mesma coisa que acreditar em Alice no País das Maravilhas.

    Thumb up 0
  25. Strangelets e buracos negros..dessa a gente não escapa…11/9 é fichinha!!

    Thumb up 0
  26. São um bando de loucos…. estão querendo destruir o planeta aos poucos!
    Espero q naum. espero q eles achem as respostam q estão procurando sem, destruir o ser Humano. Estao querendo ser mais que Deus!

    Thumb up 0
  27. Muito bonito o que eles estão tentando fazer, mas …
    …(sobre buraco negro) À medida que o núcleo é comprimido, este se aquece e cria uma explosão, arremessando para o espaço a matéria e a radiação. … que horas será esta explosão, até onde ela poderia atingir, e se realmente explodir?

    Thumb up 0
  28. A anti materia em contacto com a materia que é o que consiste todo a nossa volta, cria uma reacçao muito mais forte que a de uma bomba nuclear ou de hidrogenio, liberta uma quantidade enorme de energia, destruindo muita materia…apenas uma grama de anti materia seria suficiente para destruir uma cidade, talvez mais…

    Thumb up 0
  29. O LHC está foi construído no CERN, um laboratório internacional localizado a 100 metros de profundidade entre a Suiça e a França. Na verdade, imagine que aceleradores de partículas são como grandes microscópios, capazes de perceber comportamentos em escala atômica. O LHC busca entender alguns fenômenos físicos que, pela complexidade e nível de energia, nunca foram observados pelo homem, embora já tenham sido teorizados pelos físicos. Quanto à existência de deus, isso nunca vai ser provado. Se você faz terapia ou algo do tipo, é melhor largar o livro de física quântica e ler a bíblia. E lembrando, Dan Brown e similares escrevem FICÇÃO, baseados em interpretações ignorantes de física. Jogue esses livros pela janela e vá ler Brian Greene, “O Universo Elegante”.

    Thumb up 0
  30. Em que país e cidade ele está sendo construído?
    Geneva, Suíça. Fronteira da Suíça com a França.

    “Tem algo a ver com “Spin” oposto quando as particulas se atraem?”
    Nada.

    “Isso pode provar a inexistência de Deus como se fosse afirmar que a vida surge do nada?”
    Não.

    “tem a ver com livro ‘ Anjos e Demônios de Dan Brown’ que dizia que a antimatéria era muito destrutiva e poderia destruir toda a humanidade?”
    Dan Brown escrevia ficções. Acreditar no que Brown escrevia é como acreditar que Marvin morreu com 47 vezes a idade do universo.
    Mas a anti-matéria de fato tem um poder destrutivo alto. Heh, porém, daí pra destruir a humanidade, precisa de uma evolução tecnológica tão grande simplesmente para transportá-la de alguma forma, que, não, não tem como destruir a humanidade.

    Thumb up 0
  31. Há um bom tempo eu venho me interessando pelo assunto sobre o LHC. Mas até agora não descobri quais serão os benefícios q a mákina oferecerá à humanidade (além de conhecimento científico sobre a criação do universo).
    Sempre q eu vejo as fotos dessa mákina eu lembro dakele jogo Half-Life qnd um acidente provoca a abertura de uma outra dimensão trazendo criaturas estranhas que se apossam dos cientistas do projeto…
    Eu aki torço para que a estréia seja um sucesso e os cientistas achem o q procuram…

    Thumb up 0
  32. Em que país e cidade ele está sendo construído???? Tem algo a ver com “Spin” oposto quando as particulas se atraem? Isso pode provar a inexistência de Deus como se fosse afirmar que a vida surge do nada? tem a ver com livro ” Anjos e Demônios de Dan Brown” que dizia que a antimatéria era muito destrutiva e poderia destruir toda a humanidade? Expliquem-me por favor!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sarah-carmen-g
Conheça a mulher que tem 200 orgasmos em apenas um dia

Um jovem britânica e...

Fechar