Maconha agrava a esquizofrenia

Publicado em 22.06.2010

Maconha todo mundo sabe o que é. Mas se você não é um psiquiatra formado ou um esquizofrênico, vale explicar basicamente de que se trata a esquizofrenia. Trata-se de um distúrbio mental que leva a sintomas como alucinações, delírios, alterações de pensamento e perda da realidade. De certa forma, é como um baque do efeito da maconha, mas mais constante e permanente. Ao que parece, fumar uma marijuana piora ainda mais as condições do esquizofrênico.

Pesquisadores na Holanda (onde mais?) reuniram 95 usuários da maconha, dos quais 48 eram pacientes com quadro de esquizofrenia e 47 eram pessoas saudáveis mentalmente. Durante seis dias, a missão dos voluntários era anotar o que estavam fazendo e como se sentiam, 12 vezes por dia. Os resultados mostraram que os esquizofrênicos eram mais sensíveis do que as pessoas normais aos efeitos da droga.

E não estamos falando apenas dos negativos: quem sofria de esquizofrenia também experimentou mais prazer do que os demais na hora do consumo. O problema é que o cérebro realmente sofre danos com a maconha, e estes também são maiores com os doentes mentais.

Seus quadros psicóticos se agravam, suas alucinações são mais frequentes e o tempo de recuperação e reação a terapias e medicamentos aumenta drasticamente. Em suma, quando o esquizofrênico fuma um cigarro de maconha, é como se fumasse uns cinco de uma vez só. Pode ser até econômico financeiramente falando, mas a viagem ao fundo do poço, para eles, é certamente muito mais profunda. [Live Science]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

27 Comentários

  1. Tem que ser liberda sim.Maconha nao é esse bicho de 7 cabeças que muitos pensam nao.so quem tem consciencia e responsabilidade sabe.Nao julguem sem conhecer;vao lutar contra o crack e a coca.

    Thumb up 13
    • quando o maconheiro não tiver dinheiro pra comprar maconha, vai pro crack que é mais barato. E quando não tiver grana pro crack, vai assaltar e matar. Nem todo maconheiro tem mesada dos país ou emprego.

      Thumb up 0
  2. O pessoal quer mesmo é lucrar com venda de maconha. Eu acho que o mundo não muda assim de um dia para o outro. O mesmo com a maconha, nunca vai acabar.

    Thumb up 1
  3. Na minha opnião maconha não causa esquizofrenia,a pessoa já nasce com ela que é uma doença retardada mais isso é a realidade da vida como qualquer outra doença.

    Thumb up 9
  4. Há muita confusão nas interpretações sobre certas pesquisas. Acham que a maconha aumenta a possibilidade de um jovem vir a ser esquizofrênico, mas não é isso que ocorre. Na verdade, o jovem que tem propensão à esquizofrenia é que gosta da maconha, pois a erva trás sensações positivas para esse grupo de risco. A prova disso é que não há um numero maior de esquizofrênicos em países com maior número de usuários quando comparado a paises com menor numero de usuários, nem havia uma maior numero de esquizofrênicos no passado, antes da erva ser proibida. A esquizofrenia atinge 1% da população mundial.
    Muitos acham que a maconha é a “erva do diabo” e tem pavor de falar sobre o assunto. A maconha, na verdade, é uma planta medicinal que foi proibida, não pelos seus malefícios, mas por questões politicas e de controle social. A maconha industrial, por exemplo, não dá “onda” ou “barato”, mas mesmo assim foi proibida na década de 30, pois a Dupont estava lançando o nylon que era concorrente direto da fibra de cannabis. Quem fumava a erva nessa época eram os negros (no Brasil), os mexicanos (nos EUA) e os árabes (na Europa) todos considerados subclasse.
    Vejam o poder da maconha medicinal nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=21LMeJy7W8o
    Assistam: “Cortina de Fumaça” de Rodrigo Mac Niven.

    Thumb up 15
  5. Tenho 63 anos. Graças ao BOM DEUS,nunca experimentei DROGA!
    Nem sequer FUMO ou BEBO em hípótese nenhuma! Infelizmente,
    tenho uma PESSOA muito PRÓXIMA dependente QUÍMICO á 22 anos!
    Desde 1989! Droga seja ela qual for,causa um DANO INCALCULÁVEL
    nas FAMILIAS, independente de NíVEL SOCIAL.O DEPENDENTE,nunca é
    confiável,nunca se pode prever o dia seguinte! Tenho CERTEZA,
    que todas (DROGAS) causam DANOS IRREPARÁVEIS em todo o ORGANISMO HUMANO!( DROGAS,o maior FLAGELO da HUMANIDADE )

    Thumb up 2
    • Mas de que tipo de droga vc está falando, Maria Esther?… óbvio, imagino q. seja das ilegais, mas há drogas “legais” q. podem provocar tantos males qtos as “ilegais”… um dia, vamos precisar rever tudo isto…

      Thumb up 1
  6. acho foda neguinho que reclama da maconha mas nunca deixou de fumar pq começou com 12 ANOS, FUMANDO MACONHA DESDE OS 12 ANOS TU NUNCA VAI DESENVOLVER SEU CEREBRO, SEU ANIMAL ESTUPIDO, ONDE ESTAVAM SEUS PAIS CARA???

    É muita ignorancia, com menos de 21 ce nem tem o cerebro formado e quer começar a meter fumaça nele?

    DEPOIS CULPA AS DROGAS PELA SUA CONDUTA, FALTA DE RESPONSABILIDADE MEU AMIGO, CE NUNCA CRESCEU

    Thumb up 4
  7. “… maconha não é agua não!…”

    Menor de 21 não deve fumar maconha (PONTO)

    Essa me parece uma boa razão pro estado controlar a produção e consumo…

    Thumb up 3
  8. Primeiramente gostaria de comentar que os psicotropicos são as drogas sintetizadas pela industria farmaceutica para tratar disturbios psiquicos como a esquizofrenia portanto um psicotropico não pode piorar o disturbio como citado aqui…segundo que a cannabis não é alucinogena e sim contém um composto- principio ativo que é alucinogeno, mas contem inumeros outros compostos canabionoides que agem no sistema nervoso e que a ciencia esta mostrando atualmente terem varias funçoes como contra ansiedade, depressão, regulação da pressão arterial..entre outros..ou seja, a ciencia esta provando agora o que a sabedoria ancestral já sabe a muito…que a cannabis é uma das plantas mais medicinais encontradas e deixadas por Deus em todo mundo…agora não podemos generalizar.. nem mesmo os sintomas da esquizofrenia são gerais ou semelhantes em todos os pacientes apresentando grande complexidade dependendo de pessoa pra pessoa…para o efeito da cannabis idem cada organismo vai reagir de um modo…se a pessoa estiver em sintonia e preparo astral e material ela poderá tirar o melhor do poder da planta…claro considerando somente a planta em si…e não ela maculada pelo sistema que insiste em manter este ideal de lucro a qualquer custo matendo realidades de medo e alienação como a trafico…

    Thumb up 6
  9. Uso maconha desde os 12 anos, hoje tenho 25 anos, e tenho sintomas de ezquizofrenia, a 3 anos… não me sinto bem em publico, com minha familia e amigos, preciso pensar em algo para falar por que nao sai MAIS naturalmente, Tonturas e tremederas em publico sempre aparece.

    A 8 anos fumo maconha em casa, sempre sozinho, tem semanas q fico dias sem falar com ninguem, quando fumo tenho pensamentos positivos, mas hoje em dia na pratica me sinto indisposto.

    Isso acontece quando estou e também quando não estou no efeito da Maconha.

    Já fiquei meses sem usar, mas mesmo assim não parou.

    Sempre trabalhei, sou formado em biologia, e consigo sentir os efeitos hoje atrapalhando bastante minhas ideias e pensamentos.

    O que percebo nesse tempo, tenho varios amigos que fuma maconha mesmo tempo que eu mas levam uma vida diferente, sao mais sociaveis, por fumar maconha com outras pessoas, eu fumo a bastante tempo sozinho, em casa, hoje percebo que isso ajudou a ter esses sintomas.

    Sou um Ezquizito, a maconha me deixou assim, ninguem dos meus amigos ou da familia, sabem que sou assim, sou uma pessoas por dentro e por fora sou outra, as pessoas me acham diferente mas nao ezquezito, por eu nao ter o q falar, por nao saber me expressar, e ser calado na maioria das vezes, mas nao fazem ideia do que esta passando na minha cabeça.

    Mesmo fumando, nao faço apologia, nao quero meus amigos e parentes assim.

    Se pudesse, mudar o pasado hoje faria diferente.

    Valeu

    Thumb up 26
  10. É interessante o homem se achar o dono da verdade pra afirmar alguma coisa, sendo que ele talvez nunca tenha certeza da onde veio. analizamos algum ciclo curto de alguma coisa e já achamos que conhecemos toda sua rotina. mais humildade..

    Quem controla suas vontades? seus impulsos? as batidas do seu coracao? a consciencia é a menor parte ativa da mente ao meu ver, a maconha é vista como expansora da mente por quem realmente mais entende, os usuarios. Então logicamente, essa expansão gera um atrito com o subsconciente, dai a “impressao” esquizofrenia. o individuo passa a lutar com seus instintos primatas. e a maior prova de que mal controlamos a nossa vida é que 99% das pessoas NÃO conseguem se abster de sexo e continuar com qualidade de vida. vc consegue??

    Concluindo, é mentiiiiira, tu tu ru, é meentiraaa! hauhuahuahua

    Thumb up 1
  11. naum falei sobre a matéria.. heheh.. esquizofrenia pode desencadear sim, em que já é predisposto para tal.

    Thumb up 1
  12. Bel falou bonito, concordo e muito com seu pensamento. Vivemos trancafiados em nós mesmos, muitas crises de panico inclusive são desencadeadas por não estarmos preparados para diversas situações, consumo eventual da “maconha” nos mostra isso, percebemos coisas das quais nosso cérebro se adaptou a bloquear.. Sociedade ridícula essa nossa em..

    Thumb up 0
  13. O Delta-9-Tetrahidrocannabinol (THC) é psicotrópico, e como qualquer remédio psicotrópico pode sim complicar um quadro de esquisofrenia, por isso só um médico pode avaliar se a droga vai causar algum transtorno futuramete.

    Quem bom! que na dita “maconha” também tem o Cannabidiol (CBD) possivelmente poderá ser usado para tratar o câncer…

    Noticia antiga e incompleta! só para causar mais pânico nos bebês assustados…

    Thumb up 0
  14. Este artigo mostra o óbvio, que a maconha usada em exesso, pode agravar a esquisofrenia (não aquela ocasional, mas a contínua, permanente).
    Ai os que usam ou são a favor da legalidade podem dizer: “mas isso só acontece para quem a usa em altas quantidades!”
    Francamente, quem vocês conhecem que utilizem em quantidades pequenas ou descontinuamente?

    Thumb up 2
  15. Tiago, não se ouve que a maconha é alucinógena porque a maioria das pessoas não usa o suficiente, mas é alucinógena sim.

    Thumb up 4
  16. cara, quem foi que falou que maconha é alucinógeno?

    nem alcool, nem maconha, nem ecstasy

    Thumb up 0
  17. Bel… leia o livro Confissões de um comedor de ópio de Thomas de Quincey ou Paraísos Artificiais de Baudelaire. Não se engane com esse papo de “despertar” chapado ;)

    Thumb up 2
  18. Me parece que a esquizofrenia é assim como conceito teorico, num tendo como vela materialmente falando.
    é como escolha de sexo para um bebe trangenero, quem decide não sabemos ainda pois não admitimos nem sequer que existem mais sexos… assim como não entendemos que PODE HAVER MAIS TIPOS DE ´CEREBRO´… E não necessariamente doentes.

    MANIA DE MEDICO ADOECER A TODOS NOS.

    Thumb up 2
  19. O que é alucinação? o que é realidade? Se no fundo estamos todos sonhando. Maconha assim como drogas naturais alucinogenas desperta. Será o esquizofrenico alguém que despertou mas não estava preparado, por isso não se controla? Quando todos acordarem, veram que minha teoria não faz sentido no mundo de ilusão que vivemos, colocamos limites de mais para parecermos “normais” e “sãos”, para mim isso que é loucura. Como querem acabar com diversos preconceitos raciais, xenobicos efim, se ainda tem vergonha de si mesmo e limites para si mesmo. Livre-se, redesenhe sua realidade, questione autoridade …dizia Timothy Leary

    Thumb up 3
  20. As alucinações dos esquizofrênicos que consomem alucinógenos são mais devastadoras e muitas religiões empregavam alucinógenos como formas de “entrar em contato” com os deuses, pois os alucinógenos e a esquizofrenia seriam o “motor” dos que tiveram visões, epifanias ou estados alterados de consciência.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
furacao
Como nasce um furacão?

Mas afinal, o que or...

Fechar