Como salvar uma vida com a manobra Heimlich

Publicado em 24.06.2009

como desengasgar

Não é sempre que temos a oportunidade de salvar a vida de alguém, mas, quando a situação aparece, é importante saber o que fazer. Quando Cody Gelling, de nove anos, encontrou seu irmão de três anos Logan engasgando, se lembrou de uma aula de primeiros socorros que tinha feito. Depois de tentar bater nas costas do irmão e não conseguir melhorar sua respiração, Cody realizou a manobra Heimlich – conseguindo tirar um pequeno anel que estava engasgando Logan. “Isso mostra que nunca sabemos quando precisamos (do conhecimento de primeiros socorros)”, afirmou o instrutor de primeiros socorros de Cody.

Logan Gelling faz parte agora de uma longa lista de pessoas que foram salvas pela manobra, criada pelo médico Henry Heimlich em 1974. Ele era um cirurgião torácico, e desenvolveu a técnica ao descobrir que o engasgamento era a sexta causa de morte mais comum nos Estados Unidos. Heimlich então criou a manobra que levou seu nome, que tenta tirar a obstrução da garganta ou traquéia ao utilizar a força do ar que fica preso nos pulmões.

A técnica induz uma tosse artificial que expele o objeto que esteja bloqueando a respiração da vítima.

Quando uma pessoa está engasgando, a técnica ensina que deve-se posicionar atrás na pessoa, fechar o punho e colocá-lo com o polegar estendido entre o umbigo e o osso externo, fazendo força com a outra mão. A pressão feita sobre o diafragma expulsa o ar dos pulmões, liberando as vias aéreas.

desengasgar outra pessoa a manobra de heimlich

Curiosamente, Heimlich, que atualmente tem 89 anos, só teve que realizar a manobra uma vez, em um restaurante. “Virei e vi um homem engasgando, então fiz a manobra e continuei com meu almoço”, afirma.

Para quem tiver o azar de engasgar sozinho, a manobra tem que ser adaptada, como a médica Marilyn Dover fez quando se viu sem conseguir respirar. “Fiquei em pé, coloquei minhas mãos fechadas no topo do meu abdômen, e contrai meu peito para expelir o ar dos meus pulmões”. Depois de fazer isso, Dover conseguiu tirar o pedaço de comida que estava fazendo com que ela engasgasse.

A foto no topo do texto é do filme Choke (Engasgar, em inglês), muito bom por sinal. [Telegraph]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Procurei esta matéria..graças a Deus encontrei..meu marido…começa a tossir..se engasga..fica vermelho…fecha os punho..cerra os dentes..apavoro-me..não sei nem a qual especialista procurar…não tem alimentos na boca..uma tosse desencadeia isto..não tem febre…não é asmático..já caiu..bateu a cabeça..perdeu um pedaço da orelha…preocupo-me..quando sei que ele está sozinho…tem 57 anos……agradeço se ajudarem-me ou indicarem-me um especialista.. a matéria está ótima

    Thumb up 8
  2. exelente manobra criada pelo médico Henry Heimlich em 1974.
    graças a deus ja tive o previlegio de usa em uma pessoa, e confesso que a satisfação é incalculavel quando a vitima volta a respirar normal!. Quero tambem dizer aos amigos que,essa manobra pode ser feita com a vitima deitada!,principalmente se ela estiver inconciente!.

    Thumb up 3
  3. Esses Dias Ei Me Engasquei com miogo e galinha a sorte que meu pai tava ali se eu estivesse sosinho o que deveria vazer?

    Thumb up 7
  4. Uma vez quando eu tava com uma dorzinha na garganta, minha mãe meu deu mel,só que o mel que ela estava me dando é muito doce, então eu só queria uma colher só, mas ela queria me dar duaas, ai eu bebir uma colher que ela me deu, quando eu percebir que ela tava colocando mais pra eu beber, eu fui tentar dize: “Mãe,não precisa ñ ,estar bom só essa colher” mas eu ñ tinha bebido totalmente ou mel, ou ele caio no lugar errado , ñ sei, só sei que quando eu virei e fui falar,derrepente minha voz não saiu,eu perdir o ar, eu ñ conseguir torcir,falar,respirar,nada! Minha mãe logo percebeu que eu ñ estava só engasgadaa,mas intalada… ela largou aa colher, e começou a me chamar,a bater nas minhas costas, ela me chamava e eu ñ conseguia responder, eu ficava com a boca aberta e com a cabeça pra baixo tentanto respirar,minha mãe entrou em pânico, continou batendo nas minhas costas, abriu minha boca,soprou,levantou minha cabeçaa, derrepentee eu conseguir torcir, e todo o mel q eu bebii começou a sair da minha boca, ai eu percebir q eu estava respirando, e comecei a choraar, choreei muito , pois isso jamais tinha acontecido comigo! Minha mãe ficou muito assustada! Quando contou para a amiga dela,a amiga disse q ela tinha q prssionar minha barriga por trás! Mas minha mãe ñ tinha conhecimento,eu lembrei que na aula de educação física o professor tinha ensinado, inclusive, ele passou um vídeo onde uma mulher faz esse procedimento com uma criança , que se engasga com carne! Mas eu, na hora não pensei em nada,e caso eu lembrasse, eu ñ saberia o que fazer,por que quem estava se engasgando fui eu, e ñ outra pessoa, a quem eu puderia ajudar! Depois disso, eu tenho medo até de engolir saliva, foi horríveel, eu tenho medo dee beber água, beber a saliva,comer arroz, por que engasga mt!Isso td por quee, eu me assusteei mt quando me engasguei! Será mesmo que da pra fazer esses procedimentos sozinhoo? fico apavorada, pois ,sei que a pessoa sem ar, fica sem consciência e eu ñ posso nem me imaginar assim! Sei que, caso alguém se engasgue perto de mim, posso fazer a manobra ,mas e eu? quando ninguém souber? Tenho um professor que diz que quando a gente engole, a gente ñ respira, ou desse ar, ou desse o alimento. Será que é por isso q a gente se engasga e fica sem respirar? Eu gostei mt das informações, espero que continue pesquisando e postando sobre isso, por que é muito interessante!! Um abraço!

    Thumb up 14

Envie um comentário

Leia o post anterior:
transformer-da-vida-real-g
Cirurgia do estomago diminui risco de câncer em mulheres

Os pesquisadores div...

Fechar