Medicamento anti-câncer pode eliminar 70% da gordura corporal

Por , em 24.04.2013

Tumores, da mesma forma que tecidos “normais”, precisam de vasos sanguíneos para sobreviver, e inibir o crescimento desses vasos é uma maneira de tratar certos tipos de câncer – e, possivelmente, de eliminar gordura corporal também.

Inspirados por um estudo realizado há pouco mais de dez anos, pesquisadores do Centro Médico da Universidade do Mississipi (EUA) analisaram como o Sunitinib (medicamento normalmente usado em terapias contra câncer de rim e do sistema gastrointestinal) pode servir para combater obesidade. “Neste exato momento, não temos bons medicamentos que levem a uma perda significativa de peso, e nenhum que não cause outros problemas”, conta Jian-Wei Gu, líder do grupo.

Para isso, Gu e sua equipe deram Sunitinib a ratos com obesidade pós-menopausa induzida (tiveram seus ovários removidos e passaram por uma dieta rica em gordura) durante duas semanas. A perda de peso foi impressionante: os animais perderam 70% da gordura, sem alterar a chamada massa magra (que não envolve gordura). Além disso, mesmo depois que o tratamento foi encerrado, os ratos passaram a comer menos, o que contribuiu para manter o peso reduzido.

Apesar dos resultados promissores, a equipe enfatiza que ainda são necessários mais testes antes de se pensar em usar Sunitinib para tratar obesidade humana – já que a reação do organismo pode ser muito diferente da que foi observada nas cobaias.[Medical Xpress, American Physiological Society]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

3 comentários

  • Tibulace:

    Se os RESULTADOS dos estudos futuros, em humanos, forem tão animadores como esse e sem efeitos colaterais significativos, ESSE medicamento, vai ser utilizado, na modalidade de tratamento/promoção, ou seja:Perca peso, se tiver com um câncer incipiente, o tratamento é feito ao mesmo tempo, gratuitamente.

  • Frederico Augustos:

    Olha só o efeito colateral desse remédio:

    Sutent pode causar hemorragias gastrointestinal, respiratório, cerebral, tumor no trato urinário e epistaxe.

    Disfunção da tiróide

    Pacientes com hipotireoidismo ou hipertireoidismo devem receber o tratamento para essas anomalias antes do início do tratamento com o Sutent. Na vigência do tratamento com Sutent, os pacientes deverão ser cuidadosamente observados para sinais e sintomas de disfunção da tireóide.

    Reações adversas a Sutent:

    Alopecia, Anemia, Artropatia Colelitíase, Constipação, Diarréia e Dor abdominal, Dor de cabeça, Dores gerais, Dor Musculoesquelética, Dor nas costas, Dor no local da injeção, Dor ou desconforto abdominal, Epistaxe, Erupção cutânea, Fadiga, Flatulência, Hipertensão, ITRS, Mialgia, Náuseas, Prurido, Sintomas de gripe, Sinusite, Tonturas, Vômitos.

    Preço:

    18.568,22, caixa com 28 comprimidos.

  • Ricardo Fuzetto Fuzetto:

    Será?

Deixe seu comentário!