Massagem reduz inflamação e aumenta produção de mitocôndria

Publicado em 4.02.2012

Massagem não é brincadeira. Bem sabem os atletas, que contam com profissionais para aliviarem sua dor, se recuperarem, entre outros efeitos vantajosos e relaxantes da massagem.

Agora, uma base científica apoia uma boa sessão de massagem: segundo um novo estudo, a nível celular, a massagem reduz a inflamação e promove o crescimento de novas mitocôndrias no músculo esquelético.

O estudo envolveu a análise genética de biópsias musculares realizadas no quadríceps de onze homens jovens depois deles terem se exercitado até a exaustão em uma bicicleta estacionária.

Uma das pernas de cada participante foi aleatoriamente escolhida para ser massageada. As biópsias foram feitas em ambas as pernas antes do exercício, após 10 minutos de tratamento de massagem, e depois de um período de 2,5 horas de recuperação.

“Nossa pesquisa mostrou que a massagem diminui citocinas inflamatórias nas células musculares e promove a biogênese de mitocôndrias, que são as unidades produtoras de energia nas células”, disse Simon Melov.

A pesquisa fornece a validação necessária para uma prática que está crescendo em popularidade. Os potenciais benefícios da massagem podem ser úteis para um amplo espectro de pessoas, incluindo idosos, pessoas com lesões músculoesqueléticas e pacientes com doença inflamatória crônica – nesses casos, terapias manipulativas, como massagem, podem ser justificáveis na prática médica.[ScienceDaily]

1. É gente e funciona mesmo! Eu vivia tendo caimbras quando voltava dos Bailes … mas um dia desses depois de pular por mais de 6 horas e antes que me desse caimbra cheguei em casa e fiquei massageando meu pé e pernas com uma solução da Raco, tipo dotorzinho, com óleo e canfora ….eu não tive caimbra nenhuma e dormi bem à noite toda! Agora descobri a solução! Perco uma meia hora massageando os pes e pernas … mas durmo na boa! Pois ficar com caimbras não dá! Fala sério!

2. Já tive dor nas costas, que anti-inflamatório não tirou… mas que em 15 min… um massagista japa profissional, exterminou… e ficou totalmente bom..

• Eita, Evandro… pois to precisando de um japa desses.

3. Ô coisa boa é uma massagem… Boas mãos fazendo uma boa massagem são semelhantes a um bom chocolate. Hummmmm!

4. MASSAGEM REDUZ INFLAMAÇÃO E AUMENTA PRODUÇÃO DE MITOCÔNDRIAS: Segundo o pesquisador desse tema, diz:”nossa pequisa mostrou que massagem diminui citocinas inflamatórias nas células musculares e promove a biogênese de mitocôndrias, que são as unidades produtoras de energia nas células(SIMON MELOV:2012). O pesquisador acrescentou que a redução da dor associada com a massagem pode envolver o mesmo mecanismo de drogas anti-inflamatórias convencionais. É uma pesquisa que deve ser levada a sério, em se tratando de doenças inflamatórias crônicas; por exemplo: na velhice (…). Ana Lourenço da Rosa/ Fitoterapeuta/ Tocantins/BRASIL.

• Otima esta informacao,,,,,Por que eo trabalho nesta area 20 anos ,Mas tambem recomendo as pessoas fazerem a fazerem junto Relaxamento com musica,ou praticarem Meditacao.ou Reiki.Posso ajudar este e o meu Trabalho….moro em Massachustrs,