O universo em um clique

Massagem reduz inflamação e aumenta produção de mitocôndria

Por em 4.02.2012 as 15:00

Massagem não é brincadeira. Bem sabem os atletas, que contam com profissionais para aliviarem sua dor, se recuperarem, entre outros efeitos vantajosos e relaxantes da massagem.

Agora, uma base científica apoia uma boa sessão de massagem: segundo um novo estudo, a nível celular, a massagem reduz a inflamação e promove o crescimento de novas mitocôndrias no músculo esquelético.

O estudo envolveu a análise genética de biópsias musculares realizadas no quadríceps de onze homens jovens depois deles terem se exercitado até a exaustão em uma bicicleta estacionária.

Uma das pernas de cada participante foi aleatoriamente escolhida para ser massageada. As biópsias foram feitas em ambas as pernas antes do exercício, após 10 minutos de tratamento de massagem, e depois de um período de 2,5 horas de recuperação.

“Nossa pesquisa mostrou que a massagem diminui citocinas inflamatórias nas células musculares e promove a biogênese de mitocôndrias, que são as unidades produtoras de energia nas células”, disse Simon Melov.

O pesquisador acrescentou que a redução da dor associada com a massagem pode envolver o mesmo mecanismo de drogas anti-inflamatórias convencionais.

A pesquisa fornece a validação necessária para uma prática que está crescendo em popularidade. Os potenciais benefícios da massagem podem ser úteis para um amplo espectro de pessoas, incluindo idosos, pessoas com lesões músculoesqueléticas e pacientes com doença inflamatória crônica – nesses casos, terapias manipulativas, como massagem, podem ser justificáveis na prática médica.[ScienceDaily]

email

Natasha Romanzoti tem 23 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

7 comentários

  1. claudemir da silva /

    a massagem desde de milênio q ela é benefica para a saúde humana

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. É gente e funciona mesmo! Eu vivia tendo caimbras quando voltava dos Bailes … mas um dia desses depois de pular por mais de 6 horas e antes que me desse caimbra cheguei em casa e fiquei massageando meu pé e pernas com uma solução da Raco, tipo dotorzinho, com óleo e canfora ….eu não tive caimbra nenhuma e dormi bem à noite toda! Agora descobri a solução! Perco uma meia hora massageando os pes e pernas … mas durmo na boa! Pois ficar com caimbras não dá! Fala sério!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Já tive dor nas costas, que anti-inflamatório não tirou… mas que em 15 min… um massagista japa profissional, exterminou… e ficou totalmente bom..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Flor de Lis /

      Eita, Evandro… pois to precisando de um japa desses.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Flor de Lis /

    Ô coisa boa é uma massagem… Boas mãos fazendo uma boa massagem são semelhantes a um bom chocolate. Hummmmm!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  5. MASSAGEM REDUZ INFLAMAÇÃO E AUMENTA PRODUÇÃO DE MITOCÔNDRIAS: Segundo o pesquisador desse tema, diz:”nossa pequisa mostrou que massagem diminui citocinas inflamatórias nas células musculares e promove a biogênese de mitocôndrias, que são as unidades produtoras de energia nas células(SIMON MELOV:2012). O pesquisador acrescentou que a redução da dor associada com a massagem pode envolver o mesmo mecanismo de drogas anti-inflamatórias convencionais. É uma pesquisa que deve ser levada a sério, em se tratando de doenças inflamatórias crônicas; por exemplo: na velhice (…). Ana Lourenço da Rosa/ Fitoterapeuta/ Tocantins/BRASIL.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • romilda /

      Otima esta informacao,,,,,Por que eo trabalho nesta area 20 anos ,Mas tambem recomendo as pessoas fazerem a fazerem junto Relaxamento com musica,ou praticarem Meditacao.ou Reiki.Posso ajudar este e o meu Trabalho….moro em Massachustrs,

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2

Reponder

Leia o post anterior:
wine-couple-toast-11121202
Não beba ainda! Benefícios de 1.000 garrafas de vinho tinto podem vir num remédio

Um composto do vinho tinto, resveratrol, mostrou efeitos antidiabetes em pessoas, mas era preciso ingerir cerca de 1.000 garrafas por dia para ver benefícios. Uma nova droga pode ser a solução para isso

Fechar